Páginas

terça-feira, 27 de junho de 2017

OFICINAS DE CAPOEIRA TÊM INÍCIO EM ASSARÉ COM TOTAL APOIO DA SECULT ASSARÉ

Com o objetivo de desenvolver e valorizar a cultura africana em Assaré, a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, irão oferecer as crianças, adolescentes e jovens do município oficinas de capoeira, dentro desta arte serão trabalhados outros segmentos da capoeira, como: Maneiro Pau, Maculelê, Samba de Roda, Oficina de Pandeiro e Oficina de Berimbau.
Foi no dia 14 de junho de 2017, que aconteceu a aula inaugural em Assaré de mais uma oficina cultural e social para a nossa população. A Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, com o apoio da administração Assaré de Todos deram início com o professor Maurício a esta atividade que irá atender 40 crianças de 7 a 15 anos e 40 jovens de 16 a 30 anos nos dias de segunda, quarta e sexta no Centro social Maria de Jesus Oliveira.
O primeiro passo para o resgate dessa manifestação cultural se deu em uma reunião entre o Secretário de Cultura Vavá Gois, o professor Maurício e o prefeito Evanderto que abraçou este projeto e sabe da importância de projetos Culturais e esportivos para a nossa sociedade.
Visitas as escolas. 
O outro passo foi à visita em todas as escolas da sede que possuem alunos com a faixa etária que o projeto atenderá, em seguida foi informado o local de inscrições aos interessados e os documentos necessários.

Em seu início as aulas de capoeira, contaram com um bom número de alunos e pais de alunos. Portanto, não fiquem de fora deste grande projeto, corram e garantam a sua vaga nas oficinas de capoeira!

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Cordel na Feira em Assaré : um show à parte.

As sanfonas de Sandoval, Raimundinho do Juá, Dé de Belo, Tadeu, Toinzinho da Serrinha e Normando, o cavaquinho do mestre Giovane, o bandolim de Tonozinho, as zabumbas de Fransquinho e Gambá e o triângulo com vários batedores, a voz de Marquinho Vaneirão e a viola de Mané do Cego saudaram o lançamento do cordel do poeta Zé Lopes, que aconteceu neste dia 12 de junho na Praça do Mercado.
As publicações de cordéis e seus lançamentos fazem parte do Projeto Cordel na Praça, fruto de uma parceria entre a SECULT Assaré e o SESC Crato. 
No mês passado, foi lançado o primeiro trabalho de autoria do poeta Geraldo Alencar. A meta é para que todo mês ocorra um lançamento.  Vários cordelistas estão agendados para o ano todo. O secretário Vavá Gois, o Coordenador de Cultura Literária professor Edival e toda coordenação de Cultura Popular estão entusiasmados com o projeto que recebeu total apoio do prefeito Evanderto Almeida.
“A meta é dá a oportunidade para que os cordelistas possam publicar os seus trabalhos gratuitamente. Sabemos que a maioria destes poetas populares são pessoas sem posses e que precisam de incentivos para publicar as suas obras. Eles podem vender e faturar uma graninha”, disse Vavá sobre o projeto.
Na segunda-feira, foi a vez do poeta Zé Lopes lançar o seu trabalho, intitulado “Ciço de Vó e o Capeta”, com xilogravura de Ismael G. O registro foi marcado por uma terreirada com a participação dos artistas da música e do cordelista e poeta de Tarrafas Antonio Rafael. 

CONFIRA DEZENAS DE FOTOS DO EVENTO CLICANDO NO LINK ABAIXO: 

quarta-feira, 14 de junho de 2017

2ª EDIÇÃO DO “PROJETO: ASSARÉ NO RESGATE DAS CORDAS E VIOLAS” NO BAIRRO MOÊDA

Aconteceu no dia 8 de junho mais uma edição do Projeto: Assaré no Resgate das Cordas e Violas, desta vez na quadra poliesportiva da escola Ananias Ferreira de Melo no Bairro Moêda. O projeto é uma ação da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré, que tem como objetivo central, a valorização e o resgate da cultura popular da cantoria, levando cantadores repentistas aos bairros, vilas e distritos do município, a cultura do Repente.
Esta edição contou com um bom público, principalmente da comunidade local, como também da escola que foi grande parceira, com participação do núcleo gestor, professores, funcionários e alunos, que foram prestigiar os violeiros da noite, onde se apresentaram os repentistas Joás Rodrigues, Chico Alves, Mané do Cego, Chico Félix, contando também com a participação do garoto Thiago Lima, 10 anos de idade, que é uma grande promessa no mundo da cantoria e Violas.
O modelo do projeto compreende duas ações, a primeira, os cantadores vão até a escola local, levar conhecimento da arte de versejar, como também mostrar os vários estilos usados nas cantorias improvisadas aos educando e a segunda, a parte cultural, através da cantoria, baseada no improviso e acompanhada da viola para alegrar o público presente.


Confira Fotos do evento clicando no link abaixo: 
http://secultassareceara.blogspot.com.br/p/galeria-de-fotos.html

PROJETO JUNINO: CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ DA SECULT-ASSARÉ TEVE INÍCIO NO DISTRITO DE AMARO


Ao som dos acordes da sanfona, o ronco do fole de 8 baixos, o tinguelingui do triângulo, a pancada da zabumba e o grito de saudação festiva: “viva São João” e com o objetivo de preservar a cultura popular, a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré lançou o Projeto Assaré Junino: cante lá que eu canto cá, no distrito de Amaro. Projeto desenvolvido por esta secretaria, que conta também com o apoio da Secretaria de Educação e da Gestão Assaré de todos.
O projeto teve sua abertura no dia 08 de Junho e contou com o total apoio da Escola Maria Célia Ferreira que abraçou o projeto e fez bonito nas suas apresentações Juninas. As palavras de abertura do Secretário Vavá Gois vão de encontro ao discurso do prefeito Evanderto Almeida que falou da importância do resgate do São João tradicional, como forma de manter viva as tradições dos nossos avós que há muito estavam adormecidas e atualmente estão sendo substituídas pelo São João estilizado. 
Em Seguida a Secretária de Educação, falou sobre a importância da parceria entre as duas secretarias, que abraçou o projeto junto a todos que fazem a secretaria de educação do município, escolas, diretores, coordenadores, professores, funcionários e os mais importantes e protagonistas desse projeto que são os educandos e assim fazerem o trabalho acontecer.
Ainda da abertura dos festejos Juninos, as apresentações do Arraiá da Maria, contou com três apresentações dos alunos do fundamental I e II, que encantaram com suas músicas e danças o público que veio prestigiar em massa as apresentações da escola Maria Célia Ferreira. Além desta escola, participaram também com três apresentações os alunos da Escola Moacir Mota – Anexo Amaro, das quais um casamento matuto, uma dança Country e uma quadrilha maluca.
Já no sábado dia 10, foi a vez da Escola Maria Isabel, da sede, mostrar bonito com as apresentações das turmas do 1º ano, logo após foi a vez da quadrilha “Arraiá do Maria Isabel”, com os alunos do Novo Mais Educação e em seguida a quadrilha improvisada dos professores.
Agora ficamos ansiosos para as próximas apresentações, que acontecerão nas outras escolas municipais da sede, dos distritos e sítios, que se apresentarão nas suas escolas e nos dias 28 e 29 na culminância do Projeto Junino, na quadra da escola Batistina Braga. Fiquem atentos a programação!

CONFIRA DEZENAS DE FOTOS DOS EVENTOS JUNINOS DAS ESCOLAS: MARIA CÉLIA FERREIRA - AMARO E TAMBÉM DA ESCOLA MARIA ISABEL. 
Clique no Link abaixo: 
http://secultassareceara.blogspot.com.br/p/movimentos-juninos.html

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Secretário Vavá Góis prestigiou abertura do Escritório da SECULT CE na região do Cariri.

A solenidade ocorreu na manhã de sexta-feira (9), na Sociedade Lírica do Belmonte – SOLIBEL, local em que se encontra instalado a Vila da Música, na cidade do Crato e onde funcionará o Escritório Regional da SECULT, que foi aberto pelo próprio secretário estadual de cultura  Fabiano dos Santos Piúba.
                                                                               

“É uma alegria voltar à Vila da Música, após a inauguração do equipamento em março deste ano. Estamos realizando um trabalho para o desenvolvimento dos sistemas municipais de cultura e a inauguração desse Escritório Regional da Secult no Cariri  é muito importante para uma articulação com vocês”, destacou o secretário.
A inauguração do Escritório Regional da Secult no Cariri, na Vila da Música, no Crato terá a função de articular as políticas da Secult com a região. Sediado na própria Vila da Música, o escritório será coordenado pela gestora Dane de Jade.

Ainda sobre a abertura do Escritório Regional da SECULT.
Encerramento com festa
Ocasião esta em que os mestres receberam a carteira de identidade cultural, entregue pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos. A noite acabou em grande festa, com uma terreirada especial na Vila da Música. Deste evento que fechou a programação, participaram os mestres assareeses Chico Paes dos 8 Baixos e o Mestre Deca Pinheiro, penitente.

Capacidade de diálogos e ações.
Para o Secretário Municipal de Cultura de Assaré, Vavá Góis,  o escritório inaugurado na Vila da Música, será fundamental  para alinhar as parcerias entre as secretarias municipais da região e a SECULT- CE.  Afirma ele que, “o Assaré tem hoje à frente da sua gestão, um prefeito que prioriza a cultura como política de seu governo. Para Evanderto, a cultura popular é fundamental na vida de qualquer pessoa, que viva só ou em comunidade”.
Na próxima semana Vavá irá ao escritório para pleitear novas parcerias sobre projetos inclusivos.




quinta-feira, 8 de junho de 2017

SÃO JOÃO VOLTARÁ A SER A FESTA DA CULTURA DO POVO.

O São João produzido pela Gestão Evanderto Almeida, através das Secretarias de Cultura e Educação vai colocar no centro das atenções, no lugar que nunca deveria ter saído, as festas juninas que habitam a alma do povo. A alma que estava presa e sedada e que vai se acordar com os acordes da sanfona, o ronco do fole de 8 baixos, o tinguelingui do triângulo, a pancada da zabumba e o grito de saudação festiva: “viva São João”.
Preservar a cultura popular é necessário, porque ela representa a verdadeira identidade de um povo. Com esta verdade na cabeça, Evanderto Almeida, colocou nas mãos do secretário Vavá Gois a incumbência de montar um projeto de quadrilhas juninas, sem competitividade, envolvendo todas as escolas da rede pública e particulares, tanto da cidade como das comunidades rurais. Diante do desafio, Vavá conseguiu a principal parceira: a Secretaria de Educação. Com o apoio de Eldevanha Sousa, o projeto se consolidou. Então, Vavá repassou a tarefa ao Núcleo de Cultura Popular da sua Secretaria que agiu junto as escolas, buscando o apoio dos núcleos gestores. A ultima etapa de construção do projeto se deu com os alunos, que aceitaram ao convite. Vieram os ensaios em cada escola, obedecendo ao regimento do certame, que recomenda os passos tradicionais, motivando o sentido puro desta cultura.
As músicas uitilizadas são todas voltadas para as tradições juninas de compositores e cantores imortais como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Marinês, Jacson do Pandeiro e muitos outros nomes populares da tradição nordestina. Cada escola terá um grupo de forró, com artistas da terra, para fazer a animação das quadrilhas.
Todos os povos civilizados do Mundo inteiro preservam a sua cultura popular. Como os países europeus, sem exceção. Os próprios Estados Unidos são ricos, cheios de modismo, mas defendem a sua cultura a ferro e fogo. E como diz Evanderto: “Vivemos na terra da cultura popular. A poesia é a nossa marca maior. Então, que governante seria eu desprezando o que de mais sagrado existe no povo, que é sua cultura? Tenho certeza que se Patativa estivesse vivo, nos apoiaria”, concluiu o prefeito. 
O Festival junino que recebe o nome de “Assaré Junino, cante lá que eu canto cá”, será desenvolvido com o seguinte formato:
As quadrilhas se apresentarão primeiro nas suas comunidades e a culminância do festival ocorrerá na sede do Município nos dias 28 e 29 de junho. Veja o quadro abaixo.

ESCOLAS E COMUNIDADES PARTICIPANTES / CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

DIA/MÊS
ESCOLA
SANFONEIRO
LOCAL
09/06
MARIA CÉLIA /  DISTRITO DO AMARO
ANTONIO MAGUIM
FORRÓ LÁ DE CASA
QUADRA POLIESPORTIVA
10/06
MARIA ISABEL
DÉ DE BELO E TADEU
QUADRA DO CENTRO COMUNITÁRIO
16/06
CRECHE  PADRE MANOEL
NÍCOLAS SANTOS
CRECHE
20/06
CRIANÇA FELIZ
NÍCOLAS SANTOS
EM FRENTE À ESCOLA
21/06
ANANIAS FERREIRA
NÍCOLAS SANTOS
QUADRA DA ESCOLA
22/06
RAUL ONOFRE
DÉ DE BELO E TADEU
PRAÇA DA ESCOLA
22/06
NEDINA ONOFRE
ANTONIO DA SERRINHA
QUADRA DA ESCOLA
23/06
ARATAMA
ANTONIO DA SERRINHA
QUADRA DA COMUNIDADE 
23/06
JOSÉ DANIEL
DÉ DE BELO E TADEU
ESCOLA
23/06
SERRA DE SANTANA
NORMANDO DO ACORDEON
QUADRA DA ESCOLA  PATATIVA
27/06
BATISTINA BRAGA
ANTONIO DA SERRINHA
QUADRA DA ESCOLA
28/06
JOAQUIM NECO / DISTRITO DE GENEZARÉ
ANTONIO DA SERRINHA
QUADRA DA ESCOLA
29/06
PADRE ORLANDO TAVARES/VARJOTA
FORRÓ NORDESTE
QUADRA DA ESCOLA
30/06
ANTONIO FRANCELINO / DISTRITO  CAJAZEIRAS DO SIMIÃO
NORMANDO DO ACORDEON
QUADRA DE ESPORTE


CULMINÂNCIA DO PROJETO

DIA
MODALIDADE
SANFONEIRO
LOCAL
28 DE JUNHO
TODAS AS QUADRILHAS
INFANTIS
NORMANDO DO ACORDEON
ESCOLA BATISTINA BRAGA
29 DE JUNHO
TODAS AS QUADRILHAS 
ADULTO
ANTONIO DA SERRINHA
ESCOLA BATISTINA BRAGA

 IMPORTANTE:

DIA 28 DE JUNHO AS QUADRILHAS INFANTIS SE CONCENTRARÃO NO CALÇADÃO/CENTRO DA CIDADE  PARA SAÍREM  EM DIREÇÃO À ESCOLA BATISTINA BRAGA PARA O EVENTO JUNINO.
DIA 29 DE JUNHO AS QUADRILHAS DOS ADULTOS SE CONCENTRARÃO NA PRAÇA DA  IGREJA/MATRIZ  PARA SAÍREM  EM DIREÇÃO À ESCOLA BATISTINA BRAGA PARA O EVENTO JUNINO.


terça-feira, 6 de junho de 2017

Bairro Moêda recebe nessa sexta feira dia 09 o Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas.

O projeto visa o resgate da Cultura Popular da Cantoria. Nesse sentido a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer com o apoio da Administração Assaré de Todos, irá promover a 2ª edição do Projeto “Assaré no Resgate das Cordas e Violas”, que acontecerá nesse próximo dia 09 de Junho (sexta-feira) na quadra da Escola Ananias Ferreira de Melo, localizada no Bairro Moêda, a partir das 18:30 h.
Ressaltamos que o projeto acontece em duas etapas. Na primeira etapa são contratados violeiros repentistas, os quais já estão confirmados para esta edição Joás Rodrigues, Jonas Bezerra, Mané do Cego e Chico Felix. Que terão o compromisso de cantar ao som da viola a cultura do povo.

A segunda etapa do projeto acontecerá nas escolas do município, aonde os cantadores levarão aos jovens o conhecimento da arte de versejar. Como ainda a conhecer os estilos usados nas cantorias improvisadas que são inúmeros.

ASSARÉ VENCE SAN ANTONIO SACATEPÉQUEZ, CIDADE DA GUATEMALA NO DIA DO DESAFIO 2017

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.
Realizado no dia 31 de maio de 2017, o dia do Desafio reuniu representações de 12 países e envolveu mais de 300 cidades. Evento idealizado e promovido pelo Serviço Social do comércio Ceará (SESC) conseguiu articulações em todos os 184 municípios do Estado.
Na edição deste ano, Assaré participou com muitas atividades que mobilizaram servidores (as) públicos, alunos, além de instituições públicas durante todo o dia. De acordo com dados do SESC, a terra do Patativa, venceu a cidade San Antonio Sacatepéquez, da Guatemala com uma porcentagem de 62.90% de participação. Esta última não informou o relatório em tempo hábil, obtendo assim 0.00%.

Dessa forma a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, vem agradecer aos alunos, professores, profissionais da educação física, secretarias de Saúde e Educação, demais secretarias,  NASF e Academia Popular e por todos juntos termos vencido este desafio.













CONFIRA TODAS AS FOTOS DO DIA DO DESAFIO NAS ESCOLAS E REPARTIÇÕES DE ASSARÉ. CLICK NO LINK ABAIXO: 
http://secultassareceara.blogspot.com.br/p/galeria-de-fotos-esportes.html


segunda-feira, 5 de junho de 2017

OFICINA DE CAPOEIRA EM ASSARÉ

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, com acrobacias em solo ou aéreas.
Com o objetivo de desenvolver e valorizar a cultura africana em Assaré, a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, irão oferecer as crianças, adolescentes e jovens do município oficinas de capoeira, dentro desta arte serão trabalhados outros segmentos da capoeira, como: Maneiro Pau, Maculelê, Samba de Roda, Oficina de Pandeiro e Oficina de Berimbau.
As oficinas ocorrerão segundas, quartas e sextas-feiras das 18:00 as 21:40 h. O público alvo serão crianças e adolescentes com idades de 7 a 15 anos, com aulas das 18:00 as 20:00 h. Já para o público-alvo de 16 a 30 anos, as aulas acontecerão das 20:00 as 21:40 h. Lembrando que as aulas serão totalmente grátis.
As inscrições acontecerão no Centro Social Maria de Jesus Oliveira, no período de 05 a 09 de junho, de segunda a quinta das 7:00 às 11:00 h e das 13:00 às 17:00 h e nas sextas das 7:00 as 12:00 h. E para efetuar sua inscrição é necessário levar cópias dos seguintes documentos: Registro Civil, Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do bolsa família, duas fotos 3x4 e referenciamento do CRAS, caso tenham. Para maiores informações procurar o local das inscrições.
Não fiquem de fora, corram e garantam a sua vaga na oficina de capoeira em Assaré com o professor Maurício.