Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

SECULT ASSARÉ CRIA APOSTILA SOBRE MESTRES DA CULTURA ASSAREENSE

Umas da ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré em parceria com a Secretaria Municipal de Educação é a criação de uma apostila sobre os Mestres da Cultura de Assaré, a qual foi entregue pelo Secretário Vavá Góis para a equipe da área de humanas da SME, que serão distribuídas em todas as escolas do município com o objetivo de trabalhar esta apostila, na disciplina de cultura popular, a vida e obra desses grandes mestres da nossa cultura, criando no alunado a idéia de pertencimento e de valorização do que é cultura em nosso município, bem como todo o legado que os mestres nos deixam e que ultrapassam gerações.
Em um primeiro momento Vavá que está à frente da pasta e sua equipe do núcleo de cultura, através do blog da SECULT-ASSARÉ fizeram todo o levantamento e organização de dezenas de mestres da cultura nesta apostila, organizados por categorias e manifestações culturais que servirá de base de pesquisa para os alunos das escolas da rede municipal.
Outra etapa de entrevistas e busca de informações das biografias de outros mestres que estão faltando, será feita por uma equipe da Secretaria de Cultura e da SME. Toda a pesquisa feita é baseada em uma planilha de perguntas do Ministério da Cultura. Todo o trabalho de pesquisa realizado pela Secretaria de Cultura e as biografias dos mestres estão disponíveis no blog site Secult Assaré.
A SECULT está bastante feliz e honrada em poder contribuir com a educação do nosso município, levando uma apostila a todas as escolas com as biografias dos nossos mestres da cultura, acreditando assim que o papel da educação é perpetuar a cultura do povo em nosso município.


terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dia Internacional do Artista será comemorado em Assaré.

Um grande evento está marcado para a próxima quinta-feira (24), às 18:30 horas, no auditório do Memorial Patativa do Assaré, com a participação de artistas populares assarenses de várias linguagens e convidados, com o objetivo de comemorar festivamente o Dia Internacional do Artista.
O secretário Municipal de Cultura e Desportos Vavá Gois, juntamente à sua equipe de cultura, está ultimando os detalhes para a realização do espetáculo.
A programação está assim definida:
- Palestras.
- Apresentações artísticas.
- Certificado de homenagem a todos os artistas.

O SECULT ASSARÉ conclama aos artistas a participarem deste momento de confraternização e valorização da cultura de nossa terra.

4ª EDIÇÃO DO PROJETO ASSARÉ NO RESGATE DAS CORDAS E VIOLAS ACONTECEU NO BAIRRO CASAS POPULARES

Aconteceu nesta sexta-feira, 18 de agosto, na Praça do Bairro Casas Populares, em frente a Capela de São José, a 4ª edição do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas, contando com a participação de toda a comunidade e um expressivo público, que foram prestigiar os cantadores Joás Rodrigues, Jonas Bezerra, um dos mais renomados poetas e violeiros do nordeste, Zé Alves e Chico Chagas que substituiu Misseno Pereira, que por conta de saúde não pôde participar do evento.

 O projeto vem ganhando grandes proporções no nosso município, a cada edição as pessoas estão mais participativas, esta ação, visa o resgate da Cultura Popular da Cantoria. Tem total apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, e da Administração Assaré de Todos, que não medem esforços no que diz respeito ao incentivo e valorização da cultura popular.


A dinâmica do projeto é bem peculiar, conta com duas etapas, na primeira os poetas e cantadores vão até uma escola na comunidade ou próximo de onde acontece a cantoria, os quais levarão as crianças e jovens das escolas municipais, o conhecimento sobre a arte de versejar, além de conhecer os estilos usados nas cantorias improvisadas que são muitos. Na segunda etapa, os violeiros, repentistas convidados e contratados, têm o compromisso de cantar ao som da viola a cultura do povo, e assim, com seus improvisos, cantar e levar cultura aos quatro cantos do município assareense.  

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

TERREIRADA ASSAREENSE COM RODA DE CAPOEIRA E MANEIRO-PAU

O maneiro-pau é uma dança exclusivamente dançada por homens e de origem cearense, e a principal característica desta dança que chega a se assemelhar com a capoeira é o uso de bastões que são usados para acentuar a nota dominante do canto. Segundo o site Danças do Brasil, essa manifestação é oriunda do cangaço, possivelmente da região do Cariri e hoje manifestada em quase todas as programações festivas do interior do Ceará.
Já a capoeira é uma manifestação de origem africana, em que acompanha movimentos corporais ao som da música. No Brasil tem sua origem no século XVI, ainda quando o Brasil era colônia de Portugal. Surge aqui como uma necessidade de proteção contra os maus tratos que escravos sofriam dos colonizadores portugueses.
Diante dessas duas manifestações culturais que se aproximam, no tangente a dança e movimentos corporais, acompanhados de instrumentos musicais, a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré desenvolverá um projeto de resgate e valorização dessas manifestações culturais no município de Assaré, intitulado, TERREIRADA ASSAREENSE.

 A primeira Terreirada Assareense acontecerá no próximo dia 23 de agosto de 2017, quarta-feira, a partir das 18:30, na rua Maria Delfino, Vila Nildália, em frente a casa do mestre Zezé Minino. Sintam-se todos convidados, venham e participem desse grandioso projeto idealizado Pela SECULT Assaré, com total apoio da Administração Assaré de Todos.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

SECRETÁRIO DE CULTURA VAVÁ GÓIS PARTICIPOU NESTA SEMANA EM FORTALEZA DO ENCONTRO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DO CEARÁ - DICULTURA

Nos dias 08 e 09 de agosto o Secretário de Cultura Vavá Góis com o objetivo de buscar parcerias para a cultura do município participou do Encontro dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará, o qual teve como tema: Ferramentas básicas para o desenvolvimento de Sistemas Municipais de Cultura do Ceará.
No primeiro dia de encontro Vavá participou de duas oficinas, a primeira abordou questões referentes aos Sistemas Municipais de Cultura-composição e gerenciamento; e a segunda oficina na parte da tarde, tratou do Sistema de Parcerias entre Estado e Municípios no e-parcerias.

Já na quarta-feira, segundo dia de encontro, os Secretários de Cultura dos Municipios participaram do DICULTURA - Organismo de Representação dos Secretários Municipais de Cultura que está com uma nova Comissão Provisória, eleita neste mesmo dia, em Fortaleza, numa força conjunta entre os Municípios do Cariri para uma maior representatividade da Região. Os Municípios de Assaré, Nova Olinda e Potengi apoiaram a Chapa VENCEDORA com o Presidente oriundo da Cidade do Crato. Esses mesmos Municípios participaram do Lançamento do Edital Mestres da Cultura - Tesouros Vivos do Ceará. Nesta participação efetiva, o Município de Assaré recebeu o Kit Agentes de Leitura, respaldando as ações do Município e sua responsabilidade com as Políticas Culturais. Secretaria de Cultura sempre na busca incansável por melhorias para o nosso Assaré.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

4ª EDIÇÃO DO PROJETO CORDEL NA FEIRA ACONTECERÁ DIA 14 DE AGOSTO NA PRAÇA DO MERCADO PÚBLICO

Acontecerá no próximo dia 14 de agosto de 2017, segunda-feira, na Praça do Mercado Público a 4ª edição do Projeto Cordel na Feira com o lançamento do cordel “A mulher desmantelada e o corno conformado” de autoria do poeta e cordelista Rednê do Carmo, além de apresentações culturais na Praça do Mercado Público, a partir da 8:00 da manhã.
O Projeto faz parte de uma parceria entre a SECULT – ASSARÉ e o SESC – CRATO, com o objetivo de fomentar a produção da literatura de cordel na nossa região, bem como a valorização da cultura popular no nosso município, oferecendo subsídios necessários para que os nossos poetas e artistas da terra mostrem os seus talentos através de suas produções literárias, onde cada um dos cordelistas que publicam um cordel recebem uma quantia de 1000 (mil) exemplares de cordéis.

Este projeto é uma maneira que a Secretaria de Cultura de Assaré encontrou para que estes poetas pudessem divulgar as suas produções, ressaltou Vavá e a cada edição se percebe a grandiosidade do projeto e o quanto é importante valorizar, incentivar e produzir literatura de cordel em Assaré e região.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

PROGRAMA AGENTES DE LEITURA ITINERANTE VAI ATÉ A COMUNIDADE DA ANDREZA NESTE DIA 05 DE AGOSTO

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.
No Projeto, cada Agente acompanha o processo leitor de 25 famílias por ele cadastradas, dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 41 municípios em 188 localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado, determinados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, com base nos critérios técnicos e no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura/IFAL elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará/IPECE.
Em Assaré o Programa Agentes de Leitura funciona na Biblioteca Municipal, instalado em uma sala exclusiva e com acervo próprio. Como fruto de uma pareceria entre a SECULT do Estado e a Secretaria Municipal de Cultura, o qual segue os atendimentos nos bairros e localidades inseridas no sistema.
As atividades das oficinas desenvolvidas pelos Agentes de Leitura constam rodas de leituras, encenação de peças, leituras interativas, palestras, contagem de histórias, brincadeiras com a criançada e distribuição de brindes.
Além de atender a essas famílias a Secretaria de Cultura e os Agentes de Leitura desenvolvem outro projeto que é o Projeto Agentes de Leitura Itinerante, que tem como    objetivo levar conhecimento com o incentivo à leitura junto as pessoas residentes nas comunidades rurais mais distantes da sede, em qualquer idade, que freqüentem ou não uma escola.

Amanhã, a partir das 8:00, na praça da Capela, será a vez da comunidade da Andreza receber o Projeto Agentes de Leitura Itinerante, este será um momento muito rico, onde os agentes de leitura irão desenvolver atividades de leitura, com o intuito de democratizar o acesso ao livro e à leitura por meio dessas atividades. Aguardamos toda a comunidade da Andreza e adjacências para esse lindo momento de incentivo a leitura.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Assaré ganha Projeto AABB Comunidade.

Depois de intensa batalha, o Município viu-se vitorioso, na disputa para conseguir o Projeto AABB Comunidade. O referido projeto se consolida através de pareceria entre a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB e a Prefeitura Municipal, com  objetivo de desenvolver atividades esportivas, culturais e sociais, tendo como clientela os alunos matriculados nas escolas públicas, nas faixas de idades entre 7 e 17 anos.

As ações ocorrerão na sede da AABB, que possui as estruturas físicas apropriadas. O material esportivo, alimentação, transporte e o acompanhamento médico/odontológico serão custeados pela parceria. Inicialmente, 100 alunos contemplados. Para que eles tenham direito a participar do projeto terão que atender alguns critérios.

A notícia de que o Assaré fora contemplado deixou a Gestão de Evanderto Almeida muito entusiasmada. O Secretário de Cultura e Esporte Vavá Gois disse que ele e Coordenadora das Políticas Públicas do Município, Vandinha Almeida, se desdobraram para atender as exigências documentais que o Projeto exige. Mas, ele também reconhece o interesse e a força do presidente da AABB de Assaré, Rafael Alencar.
“Eu só quero dizer que o Projeto AABB Comunidade vai enriquecer as atividades esportivas e a socialização que o esporte proporciona entre os seus praticantes”, concluiu Vavá.