Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Secult Assaré realizará live cultural do projeto "Cordel na Feira em Casa", na próxima sexta-feira, dia 14/08/2020, a partir das 17h30min.

Na sexta-feira, dia 14 de agosto, a Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré irá realizar a primeira Live Cultural do projeto "Cordel na Feira On-Line em Casa", com o lançamento virtual do cordel “Coronavírus – Vamos vencer esse mal ”, de autoria do cordelista José Lopes.

O evento virtual contará com a presença de vários artistas populares do nosso Assaré, dentre eles o Poeta Daniel que fará a apresentação da live, o artista cultural Memé Embolador e o sanfoneiro Zé Neto. Será um grande evento transmitido pelo Facebook da Secretaria de Cultura de Assaré e retransmitido pelo Facebook da Tv Quixabeira do Assaré. Então fiquem ligados, será a partir das 17h30min, curta um pouco da nossa cultura, dos nossos artistas assareenses, contamos com a sua participação e compartilhem essa live em suas redes sociais. 

Realização: Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré
Parceiros: Fundação Memorial Patativa do Assaré e Tv e Rádio Quixabeira do Assaré

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Secult Assaré homenageia a Mestra da Cultura Assareense, Dona Francisca Louceira, pela passagem de seu aniversário.

Hoje a Secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Asseré parabeniza de modo bem especial a nossa Mestra da Cultura Assareense, Dona Francisca Louceira, no ofício de Artesanato pelo seu aniversário.

Que Deus possa estar lhe abençoando neste dia e em todos os outros dias de dia vida. Desejamos em nome da administração Assaré de Todos votos de muita saúde, sucesso e felicidades a nossa Mestra viva dos saberes e fazeres da cultura assareense.













MESTRA: Francisca Maria da Silva
Nome Artístico: Dona Francisca Louceira
Ofício: Artesanato em barro.

 BIOGRAFIA DA MESTRA.

Francisca Maria da Silva (Dona Francisca do Barro), nasceu em 05 de agosto de 1957, em Assaré - Ceará, onde também reside, sendo filha de Sebastião Martins de Moura e Maria de Jesus e tem como membros de sua família, 09 irmãos: Miguel Martins de Moura, Raimundo Martins de Moura, Antônio Martins de Moura, Manuel Martins de Moura, Terezinha Martins de Moura, Maria Martins de Moura, Zefinha Martins de Moura, Socorro Martins de Moura e Antônia Martins de Moura. Começou a fazer artesanato em barro com 07 anos de idade, ofício esse adquirido com sua avó, sendo, o artesanato em barro uma tradição, em sua família, que vem sendo passado a cada geração.
Suas incentivadoras foram sua mãe e sua avó, que era índia com nome de Maria. Com o passar dos anos, e com o seu aperfeiçoamento na arte de barro, ela foi se profissionalizando e iniciou a fase de comercializar suas peças, depois que casou e teve dois filhos: Luiz Alves da Silva e Maria Alves (Toinha), e assim gerando uma renda familiar, através das vendas das suas peças de artesanato em barro, herança indígena do Maranhão. Já são mais de 40 (quarenta) anos que Dona Francisca trabalha com barro (argila).
Todos os dias, pela manhã Dona Francisca se encontra, na Praça do Mercado Público de Assaré, vendendo obras de arte em barro. Nossa mestra, além de louceira, também é agricultora aposentada, e foi reconhecida como Mestra da Cultura no ano de 2007.
A Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e a Gestão Municipal reconheceram e atribuiram o título de Mestra da Cultura Assareense.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Assaré: SECULT – Assaré lança mais um cordel no formato virtual.

Mesmo em tempos da pandemia, a Secretaria Municipal de Cultura de Assaré permanece com o “Projeto Cordel na Feira”, lançando os trabalhos dos poetas assareenses, só que no formato virtual. Como se sabe, o Projeto Cordel na Feira é uma atividade conjunta entre a SECULT – Assaré e o SESC – Crato, que vem sendo desenvolvida desde 2017 com muito sucesso, garantindo assim o seu objetivo: acordar vocações poéticas, (tem gente que não sabia que era poeta e se descobriu depois deste projeto) e publicar as obras dos vates sem condições financeiras.   

O Secretário Municipal de Cultura, Vavá Gois, fala sobre o Projeto Cordel na Feira neste período de isolamento social.  “O Projeto Cordel na Feira nunca se acabou. Não ocorre presencialmente na Praça, com a participação dos artistas da música. Mas, as obras em si, estão sendo lançadas e divulgadas na nossa plataforma digital, ou seja: no Blog e nas páginas que a Pasta mantém na internet. 

Hoje, estamos lançando mais um cordel, desta vez, do poeta Irineu, um poeta assareense que foi descoberto pelo poeta Zé Lopes, seu colega no Conselho Tutelar. Zé Lopes, autor de muitos cordéis, ao descobrir que Irineu Alencar era poeta, passou a incentivá-lo a produzir. E Irineu compôs o seu cordel de estréia explorando um tema bem engraçado e interessante: A Traição Pelo WhatsApp. É este cordel que está sendo lançado na plataforma da SECULT- Assaré”.  

O cronograma de lançamento mensal de cordéis está mantido pelo Projeto, garante Vavá. “O cordel de Irineu Alencar é referente ao mês de julho. Agora, quando passar esta pandemia ,o Projeto volta à Praça do Mercado. E na reestréia, haverá um lançamento coletivo, com todas as obras publicadas na plataforma neste período. Quero também lembrar que todos esses cordéis estão impressos e serão distribuídos com os turistas, visitantes, escolas, bibliotecas e repartições públicas. A outra parte, será destinada ao autor”
afirma o Secretário.

Lei o Cordel acessando o nosso link abaixo: 

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Biografias dos Mestres da Cultura Assareenses no Ofício Vaqueiros Tradicionais de Assaré.

A CADA SEMANA VOCÊ TERÁ ACESSO AS BIOGRAFIAS DOS MESTRES ASSAREENSES POR OFÍCIO CULTURAL

Conheça as biografias dos mestres da cultura assareense e tenha acesso a todas as informações e imagens dos mestres nas suas respectivas áreas de atuação cultural:

Mestres / Vaqueiros Tradicionais de Assaré.

Mestre Doge Vaqueiro 
Mestre João Duarte
Mestre José Barata