Projeto
Assaré no Regate das Cordas e Violas realiza a sua última edição de 2019 no
Sítio Catolé – Serra de Santana.
No último dia 20 de dezembro de 2019, na quadra de esportes da comunidade do Catolé, na grande Serra de Santana, a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré realizou a última edição deste ano 2019 do Projeto de Cordas e Violas.
Mais uma vez o projeto foi realizado com grande sucesso, onde de forma itinerante vem levando muita cultura e muito entretenimento para os assareenses com um bom público presente na Quadra de Esportes do Catolé, que puderam de perto assistir a uma ótima noite de cantoria e muita cultura com os 04(quatro) violeiros contratados pela administração através do projeto, sendo ele: Chico Felix, Ceci do Assaré, Sérgio Batista os três de Assaré e Expedito Pinheiro de Várzea Alegre que encantaram a todos com muita canção, desafio e muita cultura.
Além dos violeiros tivemos a participação do poeta Daniel Gonçalves, que fez uma belíssima apresentação ao público serrano, também a inédita apresentação do amigo Iran da Serra de Santana que tocou belas canções para todos os presentes.
O projeto contou com a presença do Secretário Vavá Gois e de toda a equipe da SECULT ASSARÉ, o mesmo fez uso da palavra e agradeceu a presença de todos, fez uma retrospectiva do projeto no ano de 2019, falou de forma particular da satisfação de poder todos juntos estarem encerrando o projeto no solo sagrado da cultura, que é a Serra de Santana, mais uma vez agradeceu a presença de todos e em especial dos colegas da secretaria que se fizeram presentes.
Estiveram presentes também o vereador Edson Silva e sua comitiva que estão sempre participando das ações culturais da Secult em nosso município, o Prefeito Evanderto Almeida que esteve presente em todos eventos do projeto nos três anos de realização do projeto. O prefeito Evanderto fez uso da palavra e parabenizou a todo o público presente, falou da importância do projeto em levar cultura por onde passou, parabenizou o trabalho da Secult que sempre está firme e forte atuando com belíssimas ações e projetos no município com o apoio da administração Assaré de Todos.
Os 04(quatro) violeiros fizeram um belíssimo show, tocando belas canções, atendendo aos pedidos do público, fazendo ótimos desafios e acima de tudo levando muito entretenimento para as famílias presentes.
Logo após o término da cantoria os profissionais da SECULT Assaré juntamente com o prefeito Evanderto e o vereador Edson Silva foram até a casa do músico e amante da cultura, Flávio Gonçalves para lá fazerem a confraternização de fim de ano e de sucesso nos trabalhos realizados, e nesse espírito de muita união possam juntos unir forças para dar continuidade aos trabalhos no próximo ano de 2020 com as bençãos de Deus.
____________________________________________
Comunidade de Bezerra dos Maciéis recebeu nesta sexta-feira 13 um grande evento cultural denominado ASSARÉ NO RESGATE DAS CORDAS E VIOLAS.
A Prefeitura Municipal de
Assaré através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer executou mais
uma edição do projeto "Assaré no
Resgate das Cordas e Violas",
evento esse que tem como objetivo
levar duas duplas de violeiros para sede do município e as
comunidades circunvizinhas para abrilhantar as noites de sextas através
do som das violas. Ressaltamos ainda, que já percorremos quase todo o município
no decorrer dos três anos da administração ASSARÉ DE TODOS.
Nos Bezerra Maciéis,
participaram da grande cantoria os violeiros e cancioneiros Chico Félix, Ceci
do Assaré, Zé Francisco (Juazeiro do Norte) e Antônio Poeta (Campos Sales).
Defensor da cultura popular
e sempre presente nos diversos eventos culturais, o prefeito Evanderto Almeida
participou de toda a cantoria juntamente com o Secretário da Cultura, Turismo
Desporto e Lazer Vavá Gois e toda sua equipe. Registramos, no evento, a
presença dos vereadores Edson Silva, Lanlan, Anísio Davi, Itamar Pio e dezenas
de pessoas da comunidade.
É necessário encontros
culturais como esse, vamos defender sempre a cultura raiz, a cultura do povo,
vamos levar literatura de cordel, vamos levar a cantoria de pé de parede aos
quatro cantos do nosso município. O povo precisa se empoderar, precisa se
reconhecer nas suas raízes e não deixá-las desaparecer ao longo dos anos, e é
esse o nosso propósito, manter viva a nossa cultura, disse Vavá Góis.
Inicialmente tivemos uma
celebração católica – RENOVAÇÃO – na casa do senhor Chico Pereira, onde
calorosamente todos os participantes foram bem recepcionados.
A Secretaria de Cultura e o
governo municipal agradecem a todos que participaram direto ou indiretamente
desse encontro cultural.
Realização:
Prefeitura Municipal de
Assaré
Secretaria da Cultura,
Turismo, Desporto e Lazer de Assaré.
_______________________________________________
Resgate das cantorias: a cultura próximo ao povo.
O Projeto “Assaré no Resgate das Cordas e Violas”, da
Secretaria Municipal de Cultura, trouxe sexta-feira passada, (29), ao palco,
desta feita no Patamar de Capela de Jesus Maria José, no bairro Zé Dodô,
grandes nomes do repente da atualidade. Como cria da Casa, se apresentaram Zé
Alves e Sérgio Batista, em marcante versatilidade. De Iguatu, veio o repentista
Joás Rodrigues, e direto de Caruaru, a famosa dupla, de renome nacional,
Raimundo Caetano e Rogério Meneses.
A cantoria foi uma das mais movimentadas diante da
criatividade dos repentistas, que estavam nos seus melhores dias. Muitas
modalidades do repente foram exploradas, como temas em mote, martelos
agalopados, sextilhas, moirões entre outros. E como parte de memória fixa da
cantoria, Sérgio Batista e Zé Alves atenderam os pedidos de canções. Em
recital, Daniel Gonçalves declamou poesias de sua lavra e de Patativa.
Como sempre, os amantes da cantoria estavam lá, fixou sem
arredar sequer a visão. Em destaque seu Expedito Almeida, vereador Luizinho do
Sindicato, Izabel Gonçalves (presidente do Memorial de Patativa) e o prefeito
Evanderto Almeida.
O projeto tem toda uma estrutura que o acompanha, como
serviços de som, cadeiras, palco e assistência aos artistas. Tudo capitaneado
pelo Secretário Vavá Gois e equipe, que além de primar pela organização do
evento, é um eterno apaixonado pela cantoria.
A próxima cantoria já está marcada: será sexta-feira, dia 13 de dezembro,
no Sítio Bezerra dos Macieis. Estão confirmados os repentistas Zé Francisco,
Antônio Poeta, Cecí do Assaré e Chico Felix.
Novembro de 2019
_____________________________________________________________
Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas vai ao Bairro José Dodô
O evento ocorrerá na Praça do Bairro, com início marcado para as 6 e meia da noite, desta sexta-feira, 29, quando 5 cantadores se digladiarão no improviso em uma noite que será muito agradável. São nomes famosos na cantoria, como: Sérgio Batista, Zé Alves, Joás Rodrigues, Raimundo Caetano e Rogério Meneses.
O Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas é uma das iniciativas da SECULT – Assaré para manter a cultura popular viva, praticada e participada nas comunidades urbanas e rurais. Então, como se vê, a cultura popular vem perdendo muitas vocações artísticas por falta de incentivos para promover descobertas. Depois que o Projeto Cordel na feira passou a existir, muitos jovens descobriram que eram poetas e hoje recebem o incentivo para publicar suas obras.
Com a cantoria não será muito diferente. Além da expressão dos artistas ao se apresentar, alguém poderá descobrir que existe dentro de si a arte do improviso e se tornar um deles.
“O prefeito Evanderto Almeida me pediu que incluísse a cantoria como manifestação artística a ser resgatada pela programação da SECULT, ao lembrar que no passado, o Assaré possuiu grandes nomes do improviso ao som da viola. E assim fizemos e está dando muito certo”, afirma o secretário Vavá Gois.
Para cada edição do Projeto, a Secretaria de Cultura cria o ambiente apropriado: estrutura de som, palco e cadeiras para acomodar o público.
A SECULT – Assaré convida não somente a população do bairro Zé Dodô, mas também todos os moradores do Município para este grande evento de descontração e cultura.
_____________________________
Assaré: Mais uma edição de cordas e violas dá vida ao sertão.
O projeto “Assaré no resgate das cordas e violas” esteve na noite desta sexta-feira, (15), na comunidade de Araçás, na região serrana do Município. O evento faz parte das atividades da Secretaria de Cultura local, que vem sendo levado a efeito desde o ano de 2017, com total apoio da Gestão do prefeito Evanderto Almeida. Os cantadores e improvisadores se encontraram para este grande momento verdadeiramente cultural. Desta feita, na cantoria ao pé-de-parede se encontram em dupla, os improvisadores Manoel do Cego e Zé Alves; Antonio Poeta e Cícero Romário.
Um grande público se fez presente, em destaque também as presenças do Secretário Vavá Gois e do Prefeito Evanderto Almeida. São eles os chamados fãs de carteirinhas das cantorias e de outras manifestações populares.
Os artistas da viola cantaram inspirados na noite de ontem nos Araçás. Saíram-se muito bem nas sextihas, nas glosas, nos motes e outros temas solicitados pelos presentes, como nas canções.
“Como se trata de um evento da nossa Pasta, cuidamos da organização, desde os convites às comunidades que integram a região dos Araçás até a preparação do local da cantoria. O nosso objetivo é, como já diz o projeto, resgatar a cultura da viola, tão comum nos anos passados. E neste meio, até descobrir o talento de crianças e jovens na arte de cantar de improviso”, explica o Secretário de Cultura Vavá Gois.
Já o prefeito Evanderto Almeida, também não deixa por menos: “Eu sou de uma geração de cantorias. Eu não perdia uma na nossa região. Ficava sentado bem na frente dos cantadores a noite inteira, sem perder um lance do improviso. Portanto, é preciso saber que a cantoria é uma das mais belas manifestações da cultura do povo. E os cantadores dizem coisas essenciais até mesma para a nossa forma de pensar a vida. Por isso, sou um incentivador deste projeto enquanto eu for gestor municipal”, concluiu o Chefe do Executivo assareense.
____________________________
Retorno do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas (Edição 2019) aconteceu com um grande evento na comunidade do Sítio Baixa Queimada e região.
Na noite da última sexta-feira, dia 25 de outubro de 2019 se deu
início a mais uma edição do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas,
projeto esse criado pela administração municipal Assaré de Todos, através da
Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, que nas 02 (duas) primeiras edições
contemplou várias comunidades assareenses, levando muita cantoria, cultura e entretenimento aos
nossos munícipes em diferentes pontos do nosso Assaré.
O retorno do projeto aconteceu com uma grande cantoria na
residência da família de Antonio da Churrascaria e Das Dores Arraes que
recepcionaram de forma bem carinhosa toda equipe da SECULT, violeiros do
projeto e público que se fez presente em grande número no terreiro da casa, no
Sítio Baixa Queimada, região do distrito do Genezaré.
O projeto como sempre atende com 04 (quatro) artistas violeiros,
sendo 02 de Assaré e 02, (dois) da nossa região com seus cachês artísticos
pagos pelo projeto, através da administração municipal, que dessa forma
incentiva a nossa cultura, resgata e dar mais vida a cultura de cantoria de pé
de parede. Além dos violeiros com os seus cachês pagos pela administração os
eventos contam com a logística da secretaria, com sistema de som e cadeiras em
todos os eventos.
Na cantoria da Baixa Queimada a família da senhora Das Dores
ofertou um delicioso mungunzá e outras comidas típicas e refrigerantes a todos
que por lá se fizeram presentes. A organização do projeto e o público ficaram
bastante satisfeitos com a ótima parceria da família e da comunidade com o
projeto.
O prefeito Evanderto Almeida também fez uso da palavra com um
agradecimento especial ao casal Antonio e Das Dores e seus filhos, por receberem
tão bem o projeto da administração Assaré de Todos, também cumprimentou
a todo público presente que veio em grande
número, falou da importância do projeto de cantoria e de outros projetos
e ações que a Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer vem realizando
com o apoio direto da administração, levando muito entretenimento e cultura ao
povo assareense.
Para Fechar o ciclo de falas a senhora Das Dores Arraes falou
também a todos e agradeceu a presença do público, a parceria da Secult na
realização do evento e de modo especial ao prefeito Evanderto Almeida.
Após as falas os cantadores deram um verdadeiro show de cultura
popular, cantando belas canções, desafios, pedidos de motes e muito mais.
Fazendo assim com que todos participassem do evento e vissem de perto a beleza
e a riqueza que a cantoria de pé de parede traz por onde passa. Nesse evento
não seria diferente, um momento cultural que iniciou as 19:00 horas e encerrou
às 22:30 horas com a participação de ótimo público até o final.
Além da presença do prefeito Evanderto Almeida, do secretário Vavá
Gois e toda equipe da SECULT estiveram presentes os vereadores Edson Silva e
Anísio David , que juntamente com o público da Baixa Queimada e todos os sítios
vizinhos puderam assistir a linda
cantoria dos nossos violeiros e também apreciar lindas poesias de Daniel Poeta,
neto do saudoso Patativa do Assaré, que também sempre faz uma brilhante
apresentação nas noites de violas do projeto.
Agora é aguardar a próxima cantoria, que acontecerá no próximo dia
15 de novembro, nos Araçás, na quadra do nosso amigo Bucha, não mude juntos
realizaremos um grande evento para toda a comunidade dos Araçás e sítios
vizinhos.
___________________________________________________________________
Projeto Assaré No Resgate das Cordas e Violas terá o seu retorno em várias comunidades a partir desse mês de outubro.
O Projeto Assaré No Resgate das Cordas e Violas é uma ação da Prefeitura Municipal de Assaré através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer que já vem há três anos coordenando o projeto criado na administração Assaré de Todos do Prefeito Evanderto Almeida.
O objetivo do projeto é levar a cultura da Cantoria de Pé de Parede para os bairros, sítios, distritos e vilas assareenses, para que a tradição das cantorias seja apreciada pelos amantes das cantorias e vivenciada por toda e qualquer geração. O projeto em cada edição vem trazendo grandes nomes de poetas violeiros e repentistas da nossa terra e da nossa região, fazendo assim com que a cada ano esse encontro de violas seja tão disputado e aguardado pelas comunidades que irão fazer parte da programação.
O projeto desde 2017 já atendeu várias comunidades das quais: Genezaré, Moeda, Casas Populares, Viração, Aratama, Cajazeiras do Simião, Amaro, Lagoa de São José, Serrinha dos Amâncios, Serra de Santana (Casa de Patativa),
Varjota e Várzea Comprida. Grandes nomes da nossa cantoria fazem parte do projeto de resgate da cantoria de pé de parede como os Assareenses Sérgio Batista, Ceci do Assaré, Mané do Cego, Zé Alves e Chico Felix, além de grandes convidados da região, Espedito Pinheiro, Antonio Poeta, Joás Rodrigues, Jonas Bezerra, Cicero Cosmo, Chico Chagas, Netinho Macedo, Jonas Andrade, entre outros.
Para o ano de 2019 serão contempladas 05 (cinco) comunidades assareenses:
* Baixa Queimada e região \ Casa de Antonio e Das Dores Arrais, cantoria no dia 25 de outubro (sexta-feira), a partir das 18:30 horas, com os cantadores Zé Alves, Mané do Cego, Joás Rodrigues e Thiago Lima.
* Araçás e região \ Quadra do Bar de Bucho, cantoria no dia 15 de novembro (sexta-feira), a partir das 18:30 hora, com os cantadores Zé Alves, Mané do Cego, Antonio Poeta e Companheiro de viola..
* Bairro José Dodô e região \ Praça do bairro, cantoria no dia 29 de novembro (sexta-feira), a partir das 18:30 horas, com os poetas Joás Rodrigues e Companheiro de viola , Zé Alves e Sérgio Batista.
* Bezerra dos Macieis e região \ Quadra de Esportes da Comunidade, cantoria no dia 06 de dezembro (sexta-feira), a partir das 18:30 horas, com os violeiros Antonio Poeta e Companheiro de viola, Chico Felix e Ceci do Assaré.
* Sítio Catolé e região \ Quadra da comunidade do Catolé, na Serra de Santana, cantoria no dia 20 de dezembro (sexta-feira), a partir das 18:30 horas, com os poetas Expedito Pinheiro, Ceci do Assaré, Sergio Batista e Chico Felix.
Essa será toda a programação do projeto de cultura itinerante “Assaré No Resgate Das Cordas e Violas” da Secretaria de Cultura do município que ira percorrer as localidades, levando muita cultura, entretenimento e diversão aos amantes das cantorias.
Para o Secretário de Cultura Vavá Gois e toda sua equipe é motivo de muita felicidade dar inicio a III etapa do projeto cultural de violas e juntamente com o apoio e a presença do Prefeito Evanderto Almeida poder percorrer as localidades, participar desses momentos culturais junto aos artistas e ao povo das localidades, quando o projeto é totalmente bancado pela Prefeitura Municipal de Assare e os nossos artistas recebem o seu cachê cultural. Assim o público pode apreciar e participar do evento sem contribuir com nada na tradicional bandeja, pois os artistas já estão sendo pagos pelo projeto. Projetos que foi reconhecido no ano de 2018 com o Prêmio de Responsabilidade Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceara na categoria Diamante.
Assim, convidamos você e sua família a participar desse projeto que traz consigo a cultura sadia e de tradição, passando assim de geração em geração a arte da cantoria de pe de parede, que fez parte da vida e obra do nosso saudoso Patativa do Assaré. Contamos com vocês!
________________________________
Prefeitura de Assaré através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desportos realiza com êxito a última edição de 2018 do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas na comunidade de Várzea Comprida.
Sexta-feira, 14 de dezembro de
2018 a Prefeitura Municipal de Assaré através da Secretaria de Cultura,
Turismo, Desporto e Lazer realizaram a última edição de 2018 do Projeto Assaré
no Resgate das Cordas e Violas, que aconteceu na quadra de esportes da
comunidade de Várzea Comprida.
O evento teve a parceria da
escola da comunidade local, que tem como coordenadora a professora Kelly
Pequeno e de todos os professores e funcionários da referida escola que
realizaram um excelente trabalho em parceria com a equipe da SECULT ASSARÉ para
a realização deste lindo projeto da nossa cultura popular.
Este foi o último evento do ano
de 2018 do projeto de cordas e violas da Secult Assaré, o qual contou com um
bom público da Ribeira São Miguel que se fez presente na quadra de esportes da
Várzea Comprida para assistir a um verdadeiro show da cantoria pé de parede com
os cantadores Mané do Cego (Assaré), Chico Felix (Assaré), Joás Rodrigues
(Iguatu) e Jonas Bezerra (Iguatu). Estiveram presentes também o Secretário de
Obras de Assaré, Anísio Mota e sua esposa, os vereadores Itamar Pio e Zé de
Durico.
O secretário de cultura, turismo
e esportes Vavá Gois fez uso da palavra, agradeceu a parceria dos profissionais
da escola da comunidade, em especial a coordenadora Kelly Pequeno e toda sua
equipe, sua família e a presença de toda comunidade que vieram fazer parte
deste projeto cultural, encerrando o ciclo de 2018 na Várzea Comprida com
grandes nomes da cantoria.
O prefeito Evanderto Almeida que
não perdeu uma edição do projeto desde seu início em 2017 esteve presente e
como um grande parceiro e apoiador da cultura popular vem incentivando e
realizando o projeto junto a Secult Assaré.
Confira nas fotos os momentos
marcantes desta edição do projeto que aconteceu na última sexta-feira, dia 14
de dezembro de 2018, levando muita cultura e entretenimento as comunidade de
Assaré.
____________________________________________________________
Prefeitura Municipal de Assaré através da SECULT realizam com sucesso mais um evento do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas, desta vez na Vila Varjota, zona rural de Assaré.
No último dia 30 de novembro de 2018 a Prefeitura Municipal
de Assaré através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré
realizou mais uma edição do “Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas”. O
evento aconteceu na Vila Varjota, zona rural de Assaré, região do Distrito de
Genezaré e contou com a parceria do núcleo gestor, professores, funcionários da
Escola Padre Orlando Tavares, e também de moradores da comunidade.
O projeto contou com um grande público que se fez presente no
pátio da Escola Padre Orlândo Tavares, plateia essa da Vila Varjota e de diversos
outros sítios que foram convidados para o evento. O projeto contou com a
participação de excelentes poetas violeiros que fizeram uma belíssima
apresentação, foram eles: Zé Alves (Assaré), Chico Felix (Assaré), Antonio
Poeta (Campos Sales) e Netinho Macêdo (Padre Marcos – PI), contamos também com
a participação dos poetas Daniel Gonçalves e Professor Luizão recitando
poesias.
Com muitas canções, poesias, repentes de improvisos, desafios
e pedidos de motes os violeiros realizaram uma bonita e envolvente cantoria na
comunidade de Varjota, levando assim momento de lazer, descontração e de muita
cultura popular para o público presente.
Se fizeram presentes ao evento o senhor prefeito Evanderto
Almeida que fez uso da palavra e falou sobre a importância do projeto para o
município de uma forma geral e do objetivo principal, que é o de fortalecer a
cultura assareense, o nome e a memória do nosso saudoso poeta imortal, Patativa
do Assaré. O prefeito também reforçou o apoio que vem dando a SECULT ASSARÉ e reafirmou
para 2019 a continuidade do projeto Assaré no resgate das cordas e violas para
outras comunidades e bairros de Assaré que ainda não receberam o projeto.
Ainda fez uso da palavra o Secretário da Cultura, Turismo,
Desporto e Lazer Vavá Gois, que em nome de toda equipe da Secretaria da Cultura
de Assaré agradeceu imensamente a presença do público, a parceria da Diretora
Vandilma e toda sua equipe na realização da edição do projeto na comunidade e
também agradeceu o apoio e parceria que o prefeito Evanderto Almeida vem sempre
dando aos projetos e ações da SECULT ,
através da Administração Assaré de Todos.
No evento estiveram prestigiando também a vice-prefeita Maria
É, o vereador Edson Silva, Secretária de
Educação Edelvanha Souza, as Coordenadoras da SME Galega e Arlete, onde todos
puderam junto com a comunidade participar deste evento de resgate e valorização
da nossa cultura de cantorias pé de parede da Secult Assaré.
____________________________________________________________
Secult Assaré realiza
mais uma edição do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas, desta vez na
Serra de Santana, no terreiro da casa do grande Poeta Patativa do Assaré.
Na noite do último dia 26 de outubro de 2018 aconteceu no
terreiro da casa serrana, onde nasceu e viveu Patativa do Assaré mais uma
edição do projeto de cantorias “Assaré no Resgate das Cordas e Violas”. O
projeto é uma ação realizada pela
Prefeitura Municipal de Assaré, através da Secretaria da Cultura, Turismo,
Desporto e Lazer, o qual nesta edição teve a parceria total da Fundação
Memorial Patativa do Assaré e dos familiares do saudoso Patativa, que juntos
com a Administração Assaré de Todos realizaram com grande sucesso mais um
evento desse porte, rico projeto cultural de tradição e resgate das cantorias
pé de parede.
A cantoria contou com um grande número de público que vieram
de diferentes localidades do nosso município, dos moradores dos sítios que compõe
a Serra de Santana que vieram em grande número, também tivemos a presença de
muitas pessoas que vieram da sede do município, para prestigiar esse lindo
evento de cantoria, assistido tudo no terreiro da casa onde Patativa e sua
família presenciaram várias cantorias e declamações do grande mestre in
memoriam.
O evento teve a apresentação dos seguintes poetas/violeiros:
Joás Rodrigues, Chico Chagas e Carlos Vieira todos da cidade de Iguatu e também
do nosso poeta assareense Ceci do Assaré. Juntos os violeiros encantaram a todo
o público presente e aos familiares do Patativa do Assaré.
Seguindo o sistema de cantorias o apresentador professor
Luisão convidou a todos para se apresentarem e logo em seguida passou a palavra
para o Secretário de Cultura Vavá Gois que agradeceu a presença de todos e
também agradeceu em especial a parceria para realização desta cantoria junto a
Fundação Memorial Patativa do Assaré. O secretário falou da trajetória do
projeto e também conversou sobre projetos futuros do Assaré no Resgate das
Cordas e Violas. Depois foi a vez do Prefeito Evanderto Almeida dar o seu boa
noite e falar do compromisso da sua gestão com a cultura assareense que a cada
ano vem sendo trabalhada com força, pela SECULT ASSARÉ e, também falou dos
vários projetos que a secretaria vem desenvolvendo e que sempre intensificará
os projetos e ações culturais no nosso município, dentre eles o projeto de
cordas e violas.
Em seguida os poetas fizeram o seu show de viola, tocando
desafios, canções, repentes e muito mais, sempre atendendo aos pedidos do público . Abriram os trabalhos os poetas
Joás Rodrigues e Chico Chagas que envolveram a todos em sua participação
cultural, depois foi a vez de Ceci do Assaré e Carlos Viera que também
emocionaram a todos com lindas canções.
Ao passo que a cantoria estava acontecendo as portas do museu
do homem agricultor estavam abertas a visitação, para que o público pudesse
participar da cantoria e conhecer também a casa onde nasceu e viveu Patativa do
Assaré, na Serra de Santana.
A organização serviu a todos que se fizeram presentes um
delicioso mungunzá inteiramente gratuito patrocinado pela Gestão Assaré de
Todos, feito com todo carinho pela filha do poeta Patativa do Assaré a senhora
Inês, seu esposo Mundinho e suas filhas Fátima e Toinha Cidrão.
Tivemos também no evento a participação dos amantes da
cultura assareense, os mestres da cultura Manel do Cego que também é poeta e
violeiro e faz parte do projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas e do
Mestre da Cultura, o Senhor Jesus Leite que é guardião da vida e obra do
Patativa do Assaré.
____________________________________________________________
Secult Assaré realiza mais uma edição do Projeto de Cantorias “Assaré no Resgate das Cordas e Violas” desta vez na comunidade de Serrinha dos Amâncios, na tríplice divisa entre os municípios de Assaré, Antonina do Norte e Campos Sales.
No
último dia 28 de setembro aconteceu na comunidade de Serrinha dos Amâncios, no
extremo do município de Assaré entre os vizinhos municípios de Antonina do
Norte e Campos Sales mais uma edição do projeto de cantoria pé de parede
“Assaré no Resgate das Cordas e Violas”.
O
projeto foi realizado nesta comunidade na casa da professora Raimunda e de seu
esposo Mário Cesar que juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura,
Turismo e Desporto de Assaré fizeram o convite casa a casa na Serrinha e também
em sítios vizinhos.
A
população da comunidade atendeu ao convite e se fizeram presentes ao local do
evento, que teve o apoio dos proprietários da casa e toda a logística oferecida
pela Secult Assaré, com total apoio do Prefeito Evanderto Almeida. O evento
contou com as apresentações dos seguintes poetas violeiros: Manel do Cego e Zé
Alves de Assaré, Antonio Poeta de Campos Sales e Netinho Macedo da cidade de
Padre Marcos do Estado do Piauí, os quais fizeram uma belíssima apresentação.
Um
ótimo público se fez presente a cantoria, participando e interagindo
diretamente com os cantadores, se fizeram presentes também o Secretário de
Cultura, Turismo e Desporto de Assaré Vavá Gois e boa parte da Secult Assaré
que realizaram um ótimo trabalho na comunidade, também se fizeram presentes o
Vereador Lanlan de Alexandre e o Prefeito Evanderto Almeida que é amante das
cantorias e manifestações culturais e sempre está participando das ações da
Secretaria de Cultura de Assaré.
No
evento o público composto por senhoras, senhores, adultos, jovens e crianças
puderam pedir suas canções, seus motes, desafios e muito mais. Como a dinâmica do projeto tem o seu
diferencial da cantoria tradicional, o público fica a vontade para fazer os
seus pedidos e não precisam colocar valores na bandeja, pois os cachês dos
violeiros são pagos pelo projeto, através da Prefeitura Municipal de Assaré e
da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré.
_________________________________________________________________
Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas tem seu retorno com um lindo evento na comunidade de Lagoa de São José.
Revitalizar a cultura popular vem sendo um
compromisso da atual Gestão de Assaré, que tem à frente o prefeito Evanderto
Almeida. A proposta nasceu desde o dia em que Evanderto entregou a Secretaria
de Cultura ao desportista e folclorista Vavá Gois. Assim sendo, dentro da
proposta de revitalização da cultura, o secretário juntamente com sua equipe
incluiu o resgate das cantorias de pé de parede e de feiras.
“Todos nos lembramos que no
passado, ainda bem recente, nos dias de segunda, dia da feira livre, cantadores
violeiros atraiam um grande público para assistir as suas apresentações em
bares ou no meio da rua. Os cantadores foram presenças indispensáveis em
renovações, casamentos, batizados e aniversários em casas de famílias
residentes tanto na cidade como na zona rural. As cantorias em ‘pé de parede’
não desapareceram, mas diminuíram muito. Então, o nosso objetivo é trazê-las e
devolvê-las ao povo, porque elas fazem parte da alegria original da nossa alma,
por isso estão vivas. Iniciamos o projeto no ano passado e por onde passamos,
foi somente alegria. Ainda hoje as pessoas pedem outra edição do projeto em
suas comunidades”, lembra o secretário Vavá Gois.
Financiado totalmente pela
Prefeitura Municipal, o Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas, prioriza
nas suas apresentações os cantadores filhos de Assaré e que aqui residem. No
entanto, a cada edição, contrata-se um improvisador ou duplas de outras
cidades. Já participaram nomes como Jonas Bezerra, que está entre os melhores
violeiros do Brasil.
As cantorias realizadas pelo
Projeto no Resgate das Cordas e Violas seguem rigorosamente as etapas da
cantoria em ‘pé de parede’. A ‘baionada’ é aberta com as sextilhas, os elogios,
os pedidos de motes, martelos, moirões, gemedeiras entre outros estilos. Em
seguida, os pedidos de canções. Como a bandeja para arrecadar o cachê não se
torna necessária, porque o projeto é totalmente custeado pela Gestão, a parte
que se refere aos elogios estaria descartada.
No entanto, o público apreciador
das cantorias não concordou. Desde a primeira edição, que ocorreu em Genezaré,
a bandeja entrou em cena. Até porque, são os elogios a parte cômica da
cantoria, alegam os fãs da viola.
Na edição de sexta-feira passada, no Sítio
Lagoa de São José, o sucesso do Projeto se repetiu. A cantoria teve como palco
a Quadra da Capela de São José, naquela comunidade serrana, cedida gentilmente
pelos encarregados. Para o espetáculo foram contratados os cantadores Cecí do Assaré que se apresentou ao lado de
Zé Francisco de Juazeiro do Norte e a dupla composta por Sergio Batista, aqui de Assaré e Expedito
Pinheiro, de Várzea Alegre.
Ainda sobre o projeto, esclarece
Vavá Gois: “Quando montamos o projeto, algumas pessoas duvidavam de que ele
fizesse sucesso, porque poderia não ser
aceito pela juventude. Resultado: temos um recorde de público de todas as
idades. E o maior é composto por jovens. Isso prova que a cultura não morre,
ela mora dentro de cada um de nós. Precisa apenas despertá-la para que ela
renasça novinha em folha”.
Como eterno apreciador das
cantorias, o prefeito Evanderto Almeida não perde um evento. Além do prefeito,
compareceram ao evento os vereadores Anísio David, Lanlan de Alexandre e também
o Secretário de Governo Francisco Paulo.
______________________________________________________________
7ª
EDIÇÃO DO PROJETO “ASSARÉ NO RESGATE DAS CORDAS E VIOLAS” ENCERRA O CICLO DE
2017 COM CHAVE DE OURO NA COMUNIDADE DO DISTRITO DE AMARO.
Nesta
última sexta-feira dia 08 (oito) de dezembro de 2017 aconteceu no distrito de
Amaro a 7ª edição do projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas, que levou
para toda população do Amaro e sítios vizinhos muita música, poesia e cultura
popular para os amantes da cantoria de pé de parede.
O
evento vem sendo realizado pela SECULT – Secretaria da Cultura, Turismo,
Desporto e Lazer de Assaré com total apoio da Administração Assaré de Todos e o
7º (sétimo) evento contou com belas apresentações dos poetas Sérgio Batista,
Ceci do Amaro, Joás Rodrigues, Jeferson e João Batista que levaram ao público
presente na praça da igreja do distrito de Amaro todo o encanto das belas
canções e dos improvisos dos desafios das cantorias pé de parede.
O
poeta e cantador Joás Rodrigues foi muito feliz em suas palavras quando disse
que o último evento era de ouro, pois fechou com chave de ouro mesmo. Nos seus
versos exaltou aquela comunidade e as pessoas que nela habitam, comunidade de
povo feliz e hospitaleiro. Ainda em suas palavras exaltou também o incentivo
que a administração Assaré de Todos, prefeito Evanderto Almeida e o secretário
Vavá Gois estão dando a SECULT e disse que eram muito louváveis as ações e
projetos desta pasta na valorização e incentivo ao ser e fazer cultural do
nosso município, a exemplo do projeto “Assaré no Resgate das Cordas e Violas”,
que a cada edição vem ganhando grandes proporções. Vavá Góis disse que esse foi
o último de 2017, mas que em 2018 darão continuidade e com maior intensidade a
este maravilhoso projeto de resgate e fomento cultural em Assaré.
Fizeram-se
presentes neste evento toda equipe da SECULT Assaré que tem como Secretário
Vavá Gois, o Prefeito Evanderto Almeida, Senhor Expedito Almeida (Pai de
Evanderto), os vereadores Auricélio, Lalan de Alexandre e Branco. Toda a
comunidade participou assistindo ao evento com bastante entusiasmo, pedindo
canções e “dando motes” para os cantadores em suas apresentações que deixavam a
todos encantados.
Com
este 7º evento encerra-se o ciclo do ano de 2017 do nosso projeto que passou
por diversas localidades da nossa cidade e que também pôde dar oportunidades a
muitos poetas violeiros do nosso município e também da nossa região.
_________________________________________________
6ª EDIÇÃO DO PROJETO “ASSARÉ NO RESGATE DAS CORDAS E VIOLA” NA VILA CAJAZEIRAS DOS SIMIÕES
Nos últimos meses a Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Assaré vêm desenvolvendo uma série de ações que fazem parte do plano de ação traçado por esta secretaria para todo o ano de 2017. Ações voltadas para o esporte, cultura e lazer em nosso município. Uma das ações de grande destaque é o Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas que acontece uma vez por mês nos bairros e distritos do município de Assaré, com o objetivo de manter viva a arte e tradição de versejar, através dos nossos poetas, cantadores e violeiros.
A 6ª edição aconteceu na noite do dia 20 de outubro, sexta-feira, na vila Cajazeiras dos Simiões, na quadra de esporte daquela comunidade, contando com a participação de toda a comunidade e um expressivo público que foram para prestigiar as apresentações dos violeiros Joás Rodrigues e Chico Alves, ambos da cidade de Iguatu, Ceci do Amaro e Chico Félix.
O projeto vem ganhando grandes proporções no nosso município tem total apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, e da Administração Assaré de Todos, que não medem esforços no que diz respeito ao incentivo e valorização da cultura popular.
Em suas palavras o secretário Vavá Góis diz está uito feliz com todas as ações que a secretaria vem desenvolvendo em Assaré, ressaltou mais uma vez da importância do projeto e que fará de tudo para dar continuidade ao mesmo no ano de 2018, pois é um compromisso da SECULT ASSARÉ e da Administração do Prefeito Evanderto Almeida de dar maior atenção e valorizar cada vez mais o trabalho dos artistas da nossa Terra, levando cultura para toda a comunidade assareense.
______________________________________________
Cordas e Violas: uma inesquecível noite em Aratama.
Na noite desta sexta-feira (29), o distrito de Atarama
recebeu o “Projeto no Resgate das Cordas e Violas” da SECULT – Assaré. As
duplas de cantores formadas por Jonas Andrade - Manoel do Cego e Joás Rodrigues
– Sérgio Batista animaram os moradores daquela comunidade. O local escolhido
foi o Calçadão da Igreja, que ficou lotado para ouvir os cantadores se
desdobrar em repentes. O evento foi prestigiado pelo prefeito Evanderto Almeida
e o secretário de cultura Vavá Gois.
A própria comunidade organizou o espaço. Estiveram à frente
deste trabalho a equipe da SECULT, que fez o convite pessoal a cada morador, o
empresário Fan que se responsabilizou pelo som e
Os cantadores saíram sob aplausos. O próximo encontro do
Projeto no “Resgate das cordas e violas” será
no dia 20 de outubro, no povoado
de Cajazeiras do Simião.
3ª EDIÇÃO DO PROJETO ASSARÉ NO RESGATE DAS CORDAS E VIOLAS ACONTECEU NO SÍTIO VIRAÇÃO/ASSARÉ
Aconteceu nesta sexta-feira, 14 de julho, na quadra do Senhor Luiz Rogério, Sítio Viração, a 3ª edição do Projeto no Resgate das Cordas e Violas, contanto com um expressivo público, que foram prestigiar os cantadores Joas Rodrigues, de Iguatu, Sérgio Batista e Zé Alves, Geovani Coelho de Tauá e Chico Chagas de Piquet Carneiro. O projeto visa o resgate da Cultura Popular da Cantoria. Tem total apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer com e da Administração Assaré de Todos, que não medem esforços no que diz respeito ao incentivo e valorização da cultura popular. Ressaltamos que o projeto acontece em duas etapas. Na primeira etapa são contratados violeiros repentistas, os quais terão o compromisso de cantar ao som da viola a cultura do povo. A segunda etapa do projeto acontecerá nas escolas do município, aonde os cantadores levarão aos jovens o conhecimento da arte de versejar. Como ainda a conhecer os estilos usados nas cantorias improvisadas que são inúmeros.
___________________________________________
2ª EDIÇÃO DO “PROJETO: ASSARÉ NO RESGATE DAS CORDAS E VIOLAS” NO BAIRRO MOÊDA
Aconteceu no dia 8 de junho mais uma edição do Projeto: Assaré no Resgate das Cordas e Violas, desta vez na quadra poliesportiva da escola Ananias Ferreira de Melo no Bairro Moêda. O projeto é uma ação da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré, que tem como objetivo central, a valorização e o resgate da cultura popular da cantoria, levando cantadores repentistas aos bairros, vilas e distritos do município, a cultura do Repente.
Esta edição contou com um bom público, principalmente da comunidade local, como também da escola que foi grande parceira, com participação do núcleo gestor, professores, funcionários e alunos, que foram prestigiar os violeiros da noite, onde se apresentaram os repentistas Joás Rodrigues, Chico Alves, Mané do Cego, Chico Félix, contando também com a participação do garoto Thiago Lima, 10 anos de idade, que é uma grande promessa no mundo da cantoria e Violas.
O modelo do projeto compreende duas ações, a primeira, os cantadores vão até a escola local, levar conhecimento da arte de versejar, como também mostrar os vários estilos usados nas cantorias improvisadas aos educando e a segunda, a parte cultural, através da cantoria, baseada no improviso e acompanhada da viola para alegrar o público presente.
Confira Fotos do evento:
______________________________________________________________
Comunidade de Genezaré recebeu a estréia do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas.
O espaço interno do Mercado Público de Genezaré ficou lotado na noite desta sexta-feira, (26). Todas as cadeiras disponibilizadas foram ocupadas e parte do público assistiu em pé às apresentações dos cantadores - violeiros Sergio Batista, Chico Felix, Cícero Cosmo, Chico Alves e Joás Rodrigues, que estão engajados no Projeto Cordas e Violas.
O projeto visa resgatar cultura popular da cantoria. A Secretaria Municipal de Cultura da Gestão Evanderto Almeida, entende que no Assaré, celeiro de poesias, repentistas e cancioneiros possui estas atividades culturais vivíssimas, que estão apenas adormecidas. Disse Evanderto na abertura do Projeto: “No meio desta meninada existem vocações que precisam ser despertadas”.
O prefeito Evanderto, em companhia dos secretários Váva Gois, Eldevanha Sousa, Iésio Cavalcante, permaneceu do começo ao fim da cantoria, dando motes e pedindo temas.
O Projeto montado pela equipe da Secretaria de Cultura recebeu o seguinte formato: Foram contratados violeiros repentistas, sendo que nesse primeiro evento foram: Joás Rodrigues e Jonas Alves, de Iguatu, Sérgio Batista e Chico Felix, aqui de Assaré. O compromisso dos repentistas: cantar ao som da viola a cultura do povo, voltada ao estilo pé de parede, com a bandeja e atendimento de pedidos. As cantorias ocorrerão todos os meses em uma comunidade. O primeiro encontro teve como palco o Mercado de Genezaré, onde se reuniu um bom público. Vavá por sua vez adianta: “Os artistas serão contratados pelo Município. Mas não impedem que as pessoas peçam seus motes, desafios, canções e colaborem com a bandeja, como era feito no passado. Afinal, queremos ativar a cultura e tudo isso faz parte”.
A segunda parte do projeto será executada nas escolas. Os cantadores levarão aos jovens o conhecimento da arte de versejar. Como ainda, a conhecer os estilos usados nas cantorias improvisadas, que são inúmeros. Conclui Vavá:
O resultado de público no primeiro encontro encorajou mais ainda a Evanderto pensar em ampliar o Projeto. No final das apresentações, os cantadores e o prefeito saíram sob aplausos. (Confira as fotos).
__________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário