Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Festa de Patativa: por conta do Carnaval programação sofre modificações.


Mesmo sendo um fato raro, este ano, o Carnaval e o Dia da Cultura Assareense se encontram na mesma data: 5 de março. Enquanto milhares de municípios brasileiros se entregam à folia momina, no Assaré, o dia 5 de março é reservado para comemorar o aniversário de nascimento do imortal poeta Patativa do Assaré.

Em anos anteriores a programação para lembrar a ilustre personalidade, que recebe a denominação de “Patativa do Assaré em Arte e Cultura” durava de 3 a 5 dias, com atividades culturais ininterruptas, ocorrendo nas escolas, nas ruas, nos distritos, no Auditório do Memorial do poeta e na Praça da Matriz. Ao se advertir para esta situação atípica, a Gestão municipal, através da sua Secretaria de Cultura, identificou inúmeros obstáculos, para realizar o evento em 2019, no formato desejado. Observou que em função do recesso carnavalesco, não contará com os principais colaboradores, o que impossibilitaria a execução de uma programação arrojada. “A complicação maior começa em casa, porque os professores e outros serventuários do Município que participam diretamente do evento, costumeiramente não trabalham neste período. A maioria viaja para visitar familiares, fazer compras em outras cidades ou se refugiar em algum sítio. Então, tudo se complica. Até mesmo a SECULT do Estado, nossa principal parceira, encontra o mesmo obstáculo. E o SESC, outro importante colaborador, encontra também a mesma dificuldade”, justificou o prefeito Evanderto Almeida.

O Secretário Municipal de Cultura, Vavá Gois, afirma que, a programação do dia 5, não será adiada por hipótese alguma. “A solução foi fragmentar a programação, de forma que todas as instituições que participam anualmente não deixem de realizar os seus eventos. Este ano o projeto “Patativa do Assaré em Arte e Cultura” chega a sua 15ª edição e o poeta, 110 anos. Será um ano muito significativo e com uma programação que agradará a todos,” garante.


Programação do XV Assaré em Arte e Cultura para o dia 5 de março.
5:00  - Salva de Fogos na Praça da Igreja Matriz.
6:30  – Encontro de Bandas de Música.
8:00 – Abertura Oficial no Auditório Memorial Patativa do Assaré. - Lançamento do Livro “Histórias do Assaré” do Professor Crispim. - Entrega do Título de Mestres da Cultura Assareense ao Professor Crispim, Dorge Vaqueiro e Seu Elizeu.
13:00 – Tarde de Lançamentos de Cordéis com o kit de 10 cordéis. Autorias de: Professora Renata, Paulo Soares, Ceci do Amaro, Professor Luisão, José Lopes, Miceno Pereira, Mané do Cego, Patativa do Assaré (In Memória), Poeta Daniel, Francy Freire. (Auditório Memorial)
16:00 – Lançamento Filme “A Muié Que Eu Mais Amei” – Escola de Saberes Ave Poesia. (Auditório Memorial)
17:00 – Missa em Ação de Graças (Igreja Matriz);
18:30 – Abertura da Exposição “Violas” – pelo Poeta Daniel. (Memorial Patativa do Assaré)
21:00 – Show artístico com as Bandas Caninana do Forró, Flávio Leandro, Hélio Rodrigues e Cesar Júnior. (Calçadão Público)

Enquanto isso, durante o mês de março, escolas, entidades culturais e projetos sociais homenagearão o poeta, com programações desenvolvidas em suas sedes, a saber:

01 de março de 2019 – às 8 horas. A Escola Moacir Mota realizará o X Café Literário. Anualmente uma personalidade cultural é homenageada. A Escola Estadual Moacir Mota funciona na sede do Município. O Café Literário tem como foco o poeta Patativa do Assaré.

08 de março de 2019, a partir das 7:30 h será levado a efeito o “Projeto Inspiração Nordestina” na Escola Maria Isabel.

11 de março de 2019 – Projeto “Aqui Tem Coisa” na Escola Batistina Braga com participação do Projetos Sociais e Culturais de Assaré e do Instituto O Canto do Patativa às 7:30 horas.

29 de março de 2019 – Projeto EXPOARTE na Escola Antonio Ângelo na Serra de Santana às 7:30 horas.

A SECULT CEARÁ e Governo do Estado do Ceará durante o mês de março estarão agendando o dia da entrega oficial da Comenda Patativa do Assaré na nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário