Manoel José de Alencar – cujo nome artístico é Mané do Cego, viveu de tudo (ou de quase tudo viveu um pouco ou muito) tem tantas profissões, que ninguém sabe como ele carrega. Além de trabalhador rural, (que se orgulha de nunca ter deixado de ser, mesmo carregando no peito 4 pontes de safena), é pedreiro, carpinteiro, vaqueiro, sanfoneiro, relojoeiro, compositor, cantador de viola e aboiador, entre outras. Mas, as que se destacam ao conhecimento público são as de cantador-violeiro e aboiador. Foi ele quem criou a primeira cavalgada de vaqueiros que correm em vaquejadas. Realizou a primeira em 1973, quando a vaquejada de Assaré acontecia no Sítio Boqueirão, nos arredores da cidade de Assaré.
Quando foi criada a grande vaquejada para fazer parte da programação de aniversário do Município de Assaré, em parque próprio, Mané do Cego e Jesus Leite deram continuidade à tradição da cavalgada, sendo hoje uma das maiores do Ceará. E Mané participou de todas como abaiador.
De lá para cá, o cantador assareense recebe inúmeros convites de outras localidades que inspiradas na cavalgada de Assaré, criaram as suas, sendo ele o aboiador principal.
Hoje, o “poeta do gado”, que é Mestre Oficial da Cultura assareense, aniversaria. E nesta data expressiva, recebe os nossos parabéns e pedimos a Deus que o conserve por aqui por muitos anos. Ele tem muito ainda o que fazer nas suas vocações artísticas.
Parabéns, grande mestre. Recebe o nosso abraço e admiração por sua importância na missão para manter viva a nossa cultura popular.
Evanderto Almeida
Prefeito Municipal
Vavá Gois
Secretário Municipal de Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário