domingo, 1 de outubro de 2017

SECRETARIAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO PRESTIGIAM O I SARAU DE POESIAS DA ESCOLA ANTONIO FRANCELINO EM CAJAZEIRA

As Secretarias de Cultura e de Educação se fizeram presentes no I Sarau de Poesias da Escola Antonio Francelino, na noite do dia 28 de setembro, quinta-feira, na Vila de Cajazeiras dos Simiões, o qual estava a frente a coordenadora do Mais Educação e professora Aurilene Pereira.
O Sarau de Poesias da Escola Antonio Francelino segundo a professora Aurilene já era um sonho de muitos anos, mas que somente há um ano foi que começou a desenvolvê-lo em sala de aula com os alunos. Todas as atividades trabalhadas estavam voltadas para a vida e obra do Poeta maior, Patativa do Assaré. A professora relata que a idéia de trabalhar com Patativa surgiu ainda no mestrado, quando a mesma produziu um artigo sobre Patativa, bem como da necessidade de trabalhar no aluno a importância e valorização da cultura popular e da cultura local.
O evento contou com várias apresentações e com a participação de todas as turmas de alunos da escola, desde o 1º ano do fundamental I até o 9º do fundamental II. Muitas foram às apresentações que encantaram a todos os presentes. Apresentações de canto, recital, esquete teatral, desenho, pintura, paródia, tapete cronológico, apresentações estas que foram trabalhadas em sala de aula, como o objetivo de melhorar a aprendizagem e tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para o aluno.
Em seu discurso a Vice-prefeita e professora Maria E parabenizou a escola pelo projeto desenvolvido, disse a comunidade presente que os alunos estão entregues em boas mãos, pois a instituição de ensino tem uma excelente equipe, competente e comprometida com o processo ensino e aprendizagem.
Ressaltou da importância do sarau, de sua grandiosidade em trabalhar as poesias de Patativa do Assaré, levando ao alunonado esse sentimento de pertença, de valorização da cultura da nossa terra, da nossa gente e mais, que a escola continue trabalhando projetos como esse, com o propósito de melhorar cada vez mais a aprendizagem dos educandos e preparando-os para a vida.

A escola Antonio Francelino está de parabéns por tão grandioso projeto apresentado para toda a comunidade da Vila de Cajazeiras. Ao final das apresentações o Secretário de Cultura Vavá Gois procurou os responsáveis pelo Sarau, falou das ações da SECULT, do trabalho que a secretaria vem fazendo do resgate e valorização da cultura local, bem como convidar os alunos da escola para fazerem outras apresentações em outras localidades e sede do município, pois segundo Vavá as apresentações foram belíssimas e de uma riqueza cultural enorme. Todos estão de parabéns, pais, núcleo gestor, professores, toda comunidade escola e principalmente os alunos que foram os protagonistas do Sarau de Poesias e fizeram um show de apresentações culturais.