quarta-feira, 31 de maio de 2017

Assaré: Secretário Vavá Góis participa de reuniões em Crato sobre Cultura e Turismo



O Secretário de Cultura, Turismo Desporto e Lazer de Assaré Vavá Góis, participou nessa segunda feira (29) e terça (30), de duas importantes reuniões na Universidade Regional do Cariri-Urca. 
Um desses encontros  foi pela Cultura a convite da Pró Reitoria de Extensão da Urca- PROEX, para discutir a participação do Assaré com apresentações culturais no palco da Universidade durante a Expocrato. Na oportunidade a Vive Prefeita de Assaré Maria É também esteve presente. 
Para que o Município tenha acesso ao projeto, terá que atender as exigências contidas no edital de chamada pública, credenciando-se a ser analisado pela comissão formada pela Pró-reitoria de Extensão. 
A outra reunião foi pelo Ministério do Turismo para discutir e traçar metas ao programa de regionalização, priorizando o inventário municipal. Neste primeiro momento somente sete municípios foram contemplados, incluindo o Assaré.

domingo, 28 de maio de 2017

Comunidade de Genezaré recebeu a estréia do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas.


O espaço interno do Mercado Público de Genezaré ficou lotado na noite desta sexta-feira, (26). Todas as cadeiras disponibilizadas foram ocupadas e parte do público assistiu em pé às apresentações dos cantadores - violeiros Sergio Batista, Chico Felix, Cícero Cosmo, Chico Alves e Joás Rodrigues, que estão engajados no Projeto Cordas e Violas.
O projeto visa resgatar a cultura popular da cantoria. A Secretaria Municipal de Cultura da Gestão Evanderto Almeida, entende que no Assaré, celeiro de poesias, repentistas e cancioneiros possui estas atividades culturais vivíssimas, que estão apenas adormecidas.  Disse Evanderto na abertura do Projeto: “No meio desta meninada existem vocações que precisam ser despertadas”.
O prefeito Evanderto, em companhia dos secretários Váva Gois, Eldevanha Sousa, Iésio Cavalcante, permaneceu do começo ao fim da cantoria, dando motes e pedindo temas.
O Projeto montado pela equipe da Secretaria de Cultura recebeu o seguinte formato:
Foram contratados violeiros repentistas, sendo que nesse primeiro evento foram: Joás Rodrigues e Jonas Alves, de Iguatu, Sérgio Batista e Chico Felix, aqui de Assaré. O compromisso dos repentistas: cantar ao som da viola a cultura do povo, voltada ao estilo pé de parede, com a bandeja e atendimento de pedidos. As cantorias ocorrerão todos os meses em uma comunidade. O primeiro encontro teve como palco o Mercado de Genezaré, onde se reuniu um bom público. Vavá por sua vez adianta: “Os artistas serão contratados pelo Município. Mas não impedem que as pessoas peçam seus motes, desafios, canções e colaborem com a bandeja, como era feito no passado. Afinal, queremos ativar a cultura e tudo isso faz parte”.

A segunda parte do projeto será executada nas escolas. Os cantadores levarão aos jovens o conhecimento da arte de versejar. Como ainda, a conhecer os estilos usados nas cantorias improvisadas,  que são inúmeros. Conclui Vavá:
O resultado de público no primeiro encontro encorajou mais ainda a Evanderto pensar em ampliar o Projeto. No final das apresentações, os cantadores e o prefeito saíram sob aplausos. (Confira as fotos).

CONFIRAM MAIS DE 40 FOTOS DO EVENTO CLICANDO NO LINK ABAIXO: 


Amaro abre 9º Campeonato de Futebol de Campo


Presença em massa da torcida, paixão pelo esporte, festa na comunidade. Foi nesse clima, que o Amaro iniciou neste sábado (27) de maio de 2017, seu 9º campeonato de futebol de campo. Nesta edição participam do certame doze equipes, Amaro, Assaré, Canoas, Moêda, Serrano, CRB, Jacú, Cajazeiras, Açude Grande, Bonita Papamel e Andreza. Antes da abertura oficial, foi realizado um jogo entre as equipes SUB 13 do Amaro x Altaneira a qual terminou com a garotada amarense  vencendo pelo placar de 3x0. Como parte da programação, a Fanfarra Patativa, da Escola Antonio Angelo da Silva da Serra de Santana, deu um toque especial ao evento com belíssimas apresentações. Já com a bola rolando em campo pela primeira partida válida da competição, o time do Assaré venceu a equipe do Jacu por 4x2.  Neste domingo (28), as 16:00  jogam  Bonita x Moêda. O 9º campeonato do Amaro que é realizado pela própria comunidade na pessoa do organizador Gilnei Caldas, tem o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré, Secretário Vavá Góis, Diretor de Esportes Zé Robério, Gestão Assaré de todos, Prefeito Evanderto Almeida e que estiverem presentes, além do chefe de gabinete Popô Almeida e os vereadores Branco e Auricélio. A final do campeonato será no dia 15 de julho.


sexta-feira, 26 de maio de 2017

SECULT PRESTIGIA PROJETO FAMULC DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL MARIA ISABEL

A Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer esteve presente na abertura e no dia 25 de maio de 2017 no Projeto FAMULC (Fantástico Mundo da Leitura e do Conhecimento) da Escola Maria Isabel. O qual tem como objetivo levar conhecimento aos alunos e desenvolver competências e habilidades através da prática da Leitura. Na sua 5ª edição o projeto traz como tema: MINHA VIDA MINHA HISTÓRIA.
Este ano a escola optou por trabalhar as personalidades que fizeram parte da história do município e hoje dão nomes as escolas municipais, sendo elas: Ananias Ferreira de Melo, Batistina Braga, José Daniel, Maria Isabel, Padre Manoel Alves Feitosa e Raul Onofre.
O evento teve início na noite do dia 23 de maio, para apresentar o projeto à comunidade e entregar as comendas as famílias dos homenageados. A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Cultura Vavá Góis, que nas redes sociais teceu elogios a toda a escola – “Parabéns a todo corpo docente e discente da Escola Maria Isabel pelo lindo projeto que está sendo realizado “FAMULC”. O qual está homenageando as pessoas que deram nomes as escolas de Assaré e fiquei bastante feliz de ter participado da abertura do projeto e poder entregar em mãos a comenda de homenagem a família de José Daniel.”

Já no dia 25 de maio toda a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer juntamente com a coordenadora de Políticas Públicas Sociais Vandinha Almeida estiveram presentes na escola para ver de perto o lindo trabalho apresentado pelos alunos, que são os protagonistas deste projeto.
A secretaria de Cultura parabeniza toda a Escola pelo excelente projeto desenvolvido, ressaltando a importância do tema trabalhado, pois mostrou para toda a sociedade assareense muito da história das grandes personalidades da nossa cidade, que eram desconhecidas por muitos, como também deram nome ao nosso maior patrimônio que é a escola, local de trocas de saberes, necessários ao desenvolvimento humano e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O Secretário Vavá entrou em contato com a Escola Maria Isabel, com o intuito de publicar no blog da SECULT – ASSARÉ todas as biografias dos homenageados no V FAMULC, com o objetivo de levar a história dos mesmos ao conhecimento de todos por meio da internet, disponibilizando assim um link com fotos e os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos durante o projeto.

Banda de Música Manoel de Benta volta para alegrar a cidade.

O retorno das atividades da Banda Manoel de Benta ficou acertado na noite desta quinta-feira, (25), após uma reunião com a participação do prefeito Evanderto Almeida, do Secretário de Cultura Vavá Góis e dos 19 componentes que permanecerão naquela composição musical.
O prefeito Evanderto Almeida iniciou a reunião reconhecendo a importância da banda para o Município e lamentou que muitas pessoas, querendo confundir a realidade dos fatos, usaram redes sociais para dizer que ele teria dissolvido aquela ferramenta cultural. Disse Evanderto que: “A Banda de Música Manoel de Benta ninguém acaba, porque ela é um patrimônio do povo do Assaré. O que queremos é apenas adotar novas regras para melhorar o seu funcionamento. Já autorizei ao departamento jurídico a criação de um projeto de lei, que antes de passar pela Câmara, será discutido com vocês, para que tudo fique bem claro sobre os deveres e direitos, tanto do Executivo como dos componentes da Banda”.
Em seguida, o secretário Vavá Góis reforçou as palavras do prefeito e disse que o Gestor estava tão ansioso  em ver a Banda alegrando a cidade, que  já trouxera de Fortaleza todas as peças necessárias ao reparo dos instrumentos.
Os 19 componentes que irão permanecer na formação, mostraram-se satisfeitos. Naquele momento foram feito alguns acertos, como:
- Pintura da sede.
- Volta aos ensaios.
- Reunião para elaborar o projeto de Lei da Banda.
- Contratação do maestro, indicado pelos músicos.
- Confecção do novo uniforme de acordo com os músicos.

No final da reunião foi apresentada mais uma componente, egressa do Projeto.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Projeto Assaré no Resgate das Cordas, Violas e Repentes vai ao povão e às escolas.

Será este mais um projeto de resgate da cultura popular. A Secretaria Municipal de Cultura da Gestão Assaré de Todos, entende que no Assaré, celeiro de poesias, repentistas e cancioneiros está com estas atividades culturais vivíssimas, apenas adormecidas. “No meio desta meninada existem vocações que precisam ser despertadas”, disse Evanderto amante da arte da oralidade e da poesia.

A Secretaria de Cultura está com o projeto pronto, com o seguinte formato:
Foram contratados 4 violeiros repentistas, sendo Joás Rodrigues e Jonas Alves, de Iguatu e Sérgio Batista e Chico Felix, aqui de Assaré. O compromisso dos repentes: uma cantoria cultural, voltando ao estilo pé de parede, bandeja e pedidos, a cada mês. O primeiro encontro será na próxima sexta-feira, 26, no Mercado Público de Genezaré. Vavá por sua vez adianta: “Os artistas serão contratados pelo Município. Mas não impedem que as pessoas peçam seus motes, desafios, canções e colaborem com os cantadores, como era feito no passado. Afinal, queremos ativar a cultura e tudo isso faz parte”.


A segunda parte do projeto será executada nas escolas. Os cantadores levarão aos jovens o conhecimento da arte de versejar. Como ainda, a conhecer os estilos usados na cantoria que são inúmeros. Conclui Vavá: “O primeiro compromisso será em Genezaré, no próximo dia 26, sexta-feira, a partir das 19 horas, estejam todos convidados”.

Programa Agentes de Leitura realiza oficina Cultural no Sítio Pocinhos.


Sábado passado, 20, a comunidade do Sítio Pocinhos recebeu o pessoal do Programa Agentes de Leitura, que realizou uma oficina cultural naquela localidade, envolvendo todos os públicos.
Nas atividades da oficina constaram rodas de leituras, encenação de peças, leituras interativas, palestras, contagem de histórias, brincadeiras com a criançada e distribuição de brindes.

Como funciona.


O Programa Agentes de Leitura funciona na Biblioteca Municipal, instalado em uma sala exclusiva e com acervo próprio. Como fruto de uma pareceria entre a SECULT do Estado e a Secretaria Municipal de Cultura, o qual segue os atendimentos nos bairros e inseridas no sistema.

Atendimento da Região do agente:

Bia

Pedra de Fogo
Canto Alegre
Moêda

Atendimento da Região do agente:

Caio Gerson

Alto
Banguê
Serragem
Vila Feliz

Atendimento da Região do agente:

Sâmila Calixto

Todas as ruas da Vila Nildália
Atendimento da Região do agente:

Lucélio

Articulador








Foto de um atendimento nos bairros nas casas das famílias
cadastradas no projeto. 
Os agentes lotados no programa atendem 25 famílias por comunidade. As oficinas são parte coletiva do projeto e serão realizadas em todos os bairros cadastrados .

Outra ação da Secretaria de Cultura é o Projeto Agentes de Leitura Itinerante, que tem como    objetivo levar conhecimento com o incentivo à leitura junto as pessoas residentes nas comunidades rurais, em qualquer idade, que freqüentem ou não uma escola.


Segundo o Secretário de Cultura Vavá Gois, que esteve o tempo todo acompanhando as atividades, a oficina de Pocinhos, a primeira da série, foi espetacular. “A comunidade participou o tempo inteiro. O nosso objetivo foi alcançado. Acredito que as outras também serão proveitosas. Os agentes são ótimos, sabem lidar e sensibilizar a se atentarem para o prazer e a importância da leitura para a vida de todos”, disse Vavá.

Confira o Link completo com dezenas de fotos do evento no sítio Pocinhos clicando neste link abaixo: 
http://secultassareceara.blogspot.com.br/p/agentes-de-leitura.html



quinta-feira, 18 de maio de 2017

Projeto Cordel na Feira ocorreu nesta última segunda feira dia 15 de maio na praça do Mercado Público de Assaré.


O projeto faz parte de uma parceria entre o SESC – Crato e a Secretaria de Cultura de Assaré. O evento ocorreu na Praça do Mercado, na manhã dessa segunda-feira.
Na programação constou o lançamento de Cordel do poeta Geraldo Alencar, que tem como título “Romão cabeça de ouro e as saudades de sinhá”, publicado pelo SESC – Crato. Em seguida aconteceu uma apresentação de bonecos do projeto “Distintas Miradas” que faz parte do Circuito Patativa do Assaré. Na terceira parte da programação constou apresentações de artistas populares da terra e a conclusão com a distribuição gratuita de cordéis, tanto de Geraldo como de outros cordelistas.

Click no link abaixo em destaque na cor azul e confira dezena de fotos do evento:
http://secultassareceara.blogspot.com.br/p/galeria-de-fotos.html


segunda-feira, 8 de maio de 2017

Projeto Cordel na Feira está marcado para 15 de maio em Assaré.

O projeto faz parte de uma parceria entre o SESC – Crato e a Secretaria de Cultura de Assaré. O evento ocorrerá na Praça do Mercado dia 15 de maio, segunda-feira a partir das oito da manhã, portanto, o dia da feira popular da cidade. Tudo ficou acertado depois de uma reunião que a Secretaria de Cultura manteve com os articuladores culturais do SESC – Crato.
Na programação consta o lançamento de Cordel do poeta Geraldo Alencar, que tem como título “Romão cabeça de ouro e as saudades de sinhá”, publicado pelo SESC – Crato. Em seguida acontecerá uma apresentação de bonecos do projeto “Distintas Miradas”  que faz parte do Circuito Patativa do Assaré. Na terceira parte da programação constam apresentações de artistas populares da terra e a conclusão será com a distribuição gratuita de cordéis, tanto de Geraldo como de outros cordelistas.
Para a Secretaria de Cultura, a publicação dos cordéis pelo SESC – Crato dará um impulso significativo na arte dos poetas populares. “Muitos poetas cordelistas não têm como publicar os seus trabalhos, por falta de condições financeiras. Vale lembrar que de cada milheiro publicado, o SESC fica com cinquenta cordéis. Mas queremos criar um programa na Secretaria para ampliar o número de exemplares, no sentido de  beneficiar o autor, que precisa comercializar o seu trabalho.