terça-feira, 23 de maio de 2017

Projeto Assaré no Resgate das Cordas, Violas e Repentes vai ao povão e às escolas.

Será este mais um projeto de resgate da cultura popular. A Secretaria Municipal de Cultura da Gestão Assaré de Todos, entende que no Assaré, celeiro de poesias, repentistas e cancioneiros está com estas atividades culturais vivíssimas, apenas adormecidas. “No meio desta meninada existem vocações que precisam ser despertadas”, disse Evanderto amante da arte da oralidade e da poesia.

A Secretaria de Cultura está com o projeto pronto, com o seguinte formato:
Foram contratados 4 violeiros repentistas, sendo Joás Rodrigues e Jonas Alves, de Iguatu e Sérgio Batista e Chico Felix, aqui de Assaré. O compromisso dos repentes: uma cantoria cultural, voltando ao estilo pé de parede, bandeja e pedidos, a cada mês. O primeiro encontro será na próxima sexta-feira, 26, no Mercado Público de Genezaré. Vavá por sua vez adianta: “Os artistas serão contratados pelo Município. Mas não impedem que as pessoas peçam seus motes, desafios, canções e colaborem com os cantadores, como era feito no passado. Afinal, queremos ativar a cultura e tudo isso faz parte”.


A segunda parte do projeto será executada nas escolas. Os cantadores levarão aos jovens o conhecimento da arte de versejar. Como ainda, a conhecer os estilos usados na cantoria que são inúmeros. Conclui Vavá: “O primeiro compromisso será em Genezaré, no próximo dia 26, sexta-feira, a partir das 19 horas, estejam todos convidados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário