Assaré: Révellion em casa com artistas da casa
Este ano, as secretarias de Cultura e de Governo da Gestão Municipal resolveram apostar em um jeito diferente de fazer o Révellion, ou seja: fazer uma passagem de ano somente com atrações residentes na cidade. A ideia, de início, não soou bem aos ouvidos daquelas pessoas que gostam de coisas exageradas, como a contratação de grandes bandas e shows caros.
Reunidos, o prefeito Evanderto Almeida, o Secretário de Cultura Vagner Gois (Vavá) e o Secretário de Governo Francisco Paulo (Popô) decidiram comemorar a virada do ano com apresentações dos artistas locais e o bom, que deu certo. Até a nossa chuva fez parte da grande festa.
A incerteza que rondava aos organizadores do evento, vinham por conta da chuva que caiu sobre a cidade a partir das 7 e meia da noite, prolongando-se até às dez. Com isso a abertura da festa atrasou em mais de uma hora. Mas, por outro lado, o público ia chegando lentamente. Quando o prefeito Evanderto Almeida recebeu o ano novo em companhia do público, a Praça já estava lotada.
A primeira atração foi o show do padre Paulo Costa, que movimentou a multidão com os cantos populares cristãos e da religiosidade popular. Na sequência vieram as apresentações engajadas dos cantores Cícero do Assaré e Banda; Alencar e Banda; Hélio Rodrigues, Cy Vila Nova e a noite terminou com o cantor também da terra, Caninana do Forró, que sustentou o público até as 7 e meia da manhã.
Diante do resultado positivo, em se fazer uma festa de passagem de ano apenas com as atrações da terra, ficou-se sabendo que a chuva não atrapalhou em nada, porque na verdade, ela foi a atração de abertura do révellion assareense de 2020.
“Fiquei muito contente. Tivemos um révellion em casa e o pessoal de casa deu conta do recado, animando alegremente a noite. Falo dos artistas da terra, a quem devemos valorizar. A festa foi muito mais aconchegante do que se tivéssemos contratado bandas caríssimas para este evento. E todos saíram satisfeitos”, avaliou o prefeito Evanderto Almeida.
O Secretário de Cultura Vavá Gois também compartilhou da alegria. “O importante agora é saber que o povo assareense gosta dos seus artistas também. A prova disso é que todos os shows foram aplaudidos. O público começou a se movimentar com o Padre Paulo Costa e terminou com o Caninana. Acertamos em cheio. E até nos sentimos mais assareenses ainda por sentir a nossa terra em cima e embaixo do palco. E como diz o dito do povo, ‘foi só alegria’. Agora, partiremos rumo ao aniversário do Patativa, que já tem uma programação muito assareense também”, disse Vavá.
_________________________________________________________________
Com o objetivo de valorizar a Cultura Afrodescendente, que mesmo sendo vivenciada no cotidiano, passa sempre por despercebida ou então massacrada, as secretarias de Educação, Cultura e Administração Municipal resolveram sair em defesa desta temática, que entrou, não somente na programação para do Dia da Consciência Negra, mas nas políticas sociais e educacionais do ano inteiro.
A essência da I Mostra da Cultura Afrodescendente tem raízes na Escola Batistina Braga, que já desenvolve um projeto interno neste sentido, ao explorar o tema junto aos seus alunos. Pegando esse gancho, as pastas se uniram diante do impactante tema e resolveram dá grandiosidade ao Projeto, retirando as suas experiências bem sucedidas de dentro das quatro paredes da Batistina Braga para ampliar o público, ao levar a outras escolas.
Para dá o formato pedagógico ao Projeto, as secretarias foram em busca de parceiros. E nesta busca, encontraram a Escola de Saberes Ave e Poesia e as Escolas: Moacir Mota, Maria Isabel, Joaquim Neco da Costa, Ananias Ferreira de Melo, Antonio da Silva Leal, Patativa do Assaré, Antonio Ângelo da Silva e Batista de Assaré.
O evento teve o seu ponto culminante na noite desta quarta-feira, (20), na Praça Gomes de Matos, quando as escolas desenvolveram uma programação de repercussão nacional. Todas as atividades foram desenvolvidas pelo alunado das escolas parceiras e se detiveram no mesmo objetivo: refletir e mostrar a sociedade o significado e importância desse dia, através de manifestações culturais, desde desfiles, dramatização, roda de capoeira, construção de acessórios afro, danças, como ainda, músicas, poesias entre outras.
A Praça foi previamente preparada com palco. Tendas, cadeiras e som para receber este grande projeto. Sob cada tenda, a escola expunha o seu tema. Algumas delas, apresentaram cenas vivas com os alunos e outras através de fotografias também de alunos afro-descendentes. Na tenda da Escola Joaquim Neco da Costa, de Genezaré, os alunos narraram a história da Casa Grande do Infincado, onde a mão de obra escrava foi explorada abundantemente, nas fazendas do Barão de Aquiraz.
A gastronomia negra foi igualmente lembrada neste projeto. A Escola Batistina Braga levou comidas típicas. O público lotou a praça como ocorre nos grandes eventos desta cidade. A perfeição na exploração do tema a cada apresentação era recompensada por salvas de palmas intermináveis.
Em suas falas, os secretários Vavá Gois, (cultura) e Eldevanha de Souza (educação) sentiram firmeza quanto a receptividade do projeto pela sociedade ali representada pelo grande público. Para os núcleos gestores, professores e alunos das escolas envolvidos na I Mostra da Cultura Afro – assareense também não foi diferente.
Como de fato. A repercussão positiva rapidamente tomou conta do País pelas redes sociais. Mensagens parabenizavam os organizares do evento, em especial ao prefeito Evanderto Almeida.
E por falar em Evanderto, o mesmo não pode comparecer porque se encontrava em Fortaleza, tentando liberação de recursos. Mas, telefonou em seguida, para dizer que não perdera um lance sequer das apresentações. E aproveitou para elogiar as escolas e as secretarias de Educação e Cultura pelo brilhante trabalho.
____________________________________________
Assaré recebe a Mostra SESC de Culturas numa parceria de
sucesso.
Presente no Município
através de inúmeras ações, a Unidade do SESC Crato se consolida como um dos
maiores parceiros da Gestão Assaré de Todos, principalmente nas áreas do
esporte e da cultura. Graças a essa parceria de sucesso, o ano de 2019 não
poderia ser diferente, o Assaré orgulhosamente volta a ser palco de
apresentações da Mostra SESC de Culturas, que chega a sua 21ª edição.
O evento faz do Cariri seu
maior berço com a missão de manter viva a chama da tradição e a potência
criativa das artes contemporâneas, convidando as pessoas a irem às ruas
vivenciar a cultura popular local, experimentar novas estéticas artísticas, bem
como apreciar produções de outros locais, já que também abre espaço para
artistas de todo o País.
O encontro tem programação
gratuita, com shows musicais, mostras de cinema; exposições; rodas literárias;
espetáculos de teatro, dança e circo; debates e outras ações formativas. São
cinco dias intensos de troca de saberes entre público, artistas, pesquisadores,
mestres e brincantes, celebrando um encontro plural e democrático.
Crato e Juazeiro do Norte
são os polos principais da Mostra, recebendo, respectivamente, os shows de
abertura e encerramento. Em Assaré, a Mostra Sesc de Culturas esteve presente
de forma intensa. No dia 08 de novembro, sexta-feira, à tarde, um grupo de
Caretas da Vila Bonita participou do cortejo de abertura do evento, pelas
principais ruas do Crato, um reconhecimento do SESC a uma das mais bonitas
manifestações culturais presentes na terra de Patativa. Ao anoitecer, já em
solo assareense, precisamente na Praça da Matriz de Nossa Senhora das Dores, o
teatro deu o ar da graça: o Grupo Asavessa do Rio Grande Norte apresentou o
espetáculo Julieta mais Romeu, encantando o público que compareceu em massa.
No sábado, dia 09, a
Vice-prefeita Professora Maria É, representando o Prefeito Evanderto Almeida,
junto ao Secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Vavá Góis,
participaram de um café da manhã especial para prefeitos da Região do Cariri,
onde foram apresentados temas sobre Patrimônio Histórico e Gestão Pública, num
momento interativo, de debates e trocas de experiências. Na mesma ocasião,
também, foram firmadas parcerias importantes para o Assaré em Arte e Cultura, a
tradicional Festa de Patativa.
A noite de sábado foi
festiva! O Calçadão Municipal Mário Gomes de Matos recebeu um dos mais belos
shows musicais de todos os tempos. No palco, três nomes consagrados, do mais
autêntico forró pé de serra: Valdir Santos, Flávio Leandro e Petrucio Amorim,
com o show baião de nós três. O público, amante da boa música curtiu, cantou e
dançou ao som do melhor repertório já apresentado na Terra da Poesia. Fica o
gosto da saudade e já a expectativa para que, em 2020, Assaré e SESC possam,
juntos, proporcionar muito mais aos assareenses.
Matéria: Denin Vieira
PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE CARETAS DA VILA BONITA _ SERRA DE SANTANA _ ASSARÉ NO CORTEJO DE ABERTURA DA MOSTRA SESC DE CULTURAS EM CRATO.
APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL JULIETA MAIS ROMEU NA NOITE DO DIA 08 DE NOVEMBRO NA PRAÇA DA MATRIZ DE ASSARÉ.
PARTICIPAÇÃO DA VICE-PREFEITA MARIA É E DO SECRETARIO DA CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER NA REUNIÃO COM OS DIRIGENTES DO SISTEMA FECOMÉRCIO EM JUAZEIRO DO NORTE - CE.
SHOW MOSTRA SESC EM ASSARÉ COM "BAIÃO DE NÓS TRÊS" COMPOSTO POR FLÁVIO LEANDRO, PETRUCIO AMORIM E VALDIR SANTOS NO CALÇADÃO DE ASSARÉ NO DIA 09 DE NOVEMBRO.
____________________________________
SARAU LITERÁRIO COM O TEMA
“PATATIVA DO ASSARÉ” É REALIZADO NA CIDADE DE TARRAFAS COM A PARTICIPAÇÃO DA SECULT ASSARÉ.
A Creche Pingo de Gente, da
cidade de Tarrafas, realizou nesta terça-feira última (29/10) um Sarau
Literário, com o tema Patativa do Assaré. O evento aconteceu na Praça Dona
Tereza Moreira, às 19:00hs, com várias apresentações: Dramatização, coreografia
e poema.
Teve a participação especial do aluno Paulo
Henrique, que representou a secretaria Municipal de Cultura de Tarrafas, com a
música Asa Branca. Participação do poeta Adaildo Silva, do poeta e mestre de
cultura Antonio Rafael.
Participou também, o
Violeiro e poeta Manoel do Cego, representando a Secretaria de Cultura de
Assaré.
Estiveram presentes no
SARAU, o Prefeito de Tarrafas Tertuliano Martins (Taiano), acompanhado da
Primeira Dama Paloma Rodrigues, dos secretários: Hildete, Tonozinho, entre
outros. O Secretário de Cultura de Assaré, Vavá Gois, esteve presente,
valorizando a cultura, agradecendo a homenagem ao Patativa do Assaré, além está
fortalecendo os laços entre os dois municípios
“Tarrafas e Assaré”.
Toda a equipe de gestão e demais funcionário da escola realizadora do sarau, estavam presentes e colaboraram muito para o evento acontecer, “afirmou a Diretora Ana Maria”.
Já o Prefeito Taiano
Martins, agradeceu a presença de todos, pais, alunos, funcionários e
autoridades. A cultura precisa ser trabalhada diariamente nas escolas com as
crianças, pois uma sociedade só consegue se desenvolver, quando o povo valoriza
e conhece a cultura local e regional, a escola faz a sua parte, mas só terá
crescimento se nós “pais e mães” acompanharmos,
a vida escolar e cultural de nossos filhos, “frisou o Prefeito Taiano”.
O Secretario da Cultura de
Assaré Vavá Gois fez uso da palavra agradeceu o convite da administração do
município vizinho e em especial agradeceu a Diretora Ana Maria e ao Prefeito
Taiano. Falou da importância de trabalharmos a cultura e o social através de
ações como esta e reafirmou o compromisso de parceria entre Assaré e Tarrafas.
_______________________________________
Assaré se fez presente em programação que homenageou Patativa em Juazeiro do Norte.
O Projeto intitulado “Patativa em todo canto: festa de linguagens e códigos” ocorreu dia 18, na Escola Dom Antonio Campelo de Aragão, no bairro Frei Damião em Juazeiro do Norte. Os palestrantes de Assaré foram o jornalista e pesquisador Jesus Leite, o Secretário de Cultura Vavá Gois, o poeta e neto de Patativa, Daniel Gonçalves e o poeta cantador Manoel do Cego e o professor Pedro Nunes. O público era composto pelos alunos do Ensino Médio.
Através do tema “Patativa em Todo Canto” os alunos ficaram conhecendo mais a arte e a obra do “poeta da mão” calosa assareense, que hoje, é um patrimônio da humanidade.
Texto da página: Assaré News
__________________________________________
Festa Social nos festejos de Nossa Senhora das Dores superou todas as expectativas com recordes de públicos.
Ainda hoje, o prefeito Evanderto Almeida e
sua equipe estão muito felizes por proporcionarem tão grande evento para o
povo assareense e cidades circunvizinhas. O palco foi montado no local de
costume, ou seja, no lado oeste da Praça Mário Gomes de Matos. Até às 7 horas
da noite, os organizadores esperavam contar com um público nem tão grande, mas
também não muito pequeno, superando todas as expectativas .
Aconteceu que após as 21 horas a Praça Mario
Gomes estava lotada, muito antes das bandas subirem ao palco. Daí por diante o
público foi só crescendo, tomando a Rua Padre Emílio Cabral, parando o trânsito
de veículos naquela artéria. Depois, foi a vez da Praça em frente ao antigo prédio da Prefeitura receber outra
multidão.
Por outro lado, quem foi não se decepcionou.
“Os artistas contratados deram conta do recado direitinho. Primeiro, Zé Cantor
levando o público ao delírio depois o cantor Iohannes, que vem a Assaré pela
primeira vez, mas agradou bastante. Eu nunca vi tanta gente”, comenta o
secretário de Cultura Vavá Gois.
O secretário Vavá, que foi o responsável pela
organização da festa, se diz também satisfeito porque o evento foi tranquilo e
os barraqueiros e ambulantes venderam tudo.
Já o prefeito Evanderto Almeida, comentou: “A
festa foi maravilhosa. Na parte religiosa, que é a principal, os fiéis lotaram
a Matriz e o patamar da mesma, para assistirem as novenas, as missas e
participarem com piedade e fé das caminhadas matutinas. Quero destacar o
belíssimo show católico, que teve como atração principal o nosso padre Paulo
Costa, que atraiu multidão. Quanto a parte social, uma realização da
Prefeitura, devo dizer que, do meu conhecimento para cá, nunca vi tanta gente
assareense numa mesma festa. Estou feliz por tudo. E agradeço a Deus pela paz
que reinou durante os festejos”.
Os secretários Vavá Gois ( cultura) e Popô Almeida (gabinete),
mesmo cansados disseram-se gratificados. E não é pra menos. Desde o dia 7 que
eles estão em ação, conduzindo a parte social da Festa da Padroeira Nossa
Senhora das Dores.
____________________________________________
A SECULT Assaré marcou presença e levou cultura à festa da Padroeira.
Como noitário do 3º dia dos festejos da Padroeira Nossa Senhora das Dores, a Secretaria de Cultura, Turismo, Desportos e Lazer de Assaré levou todo o seu potencial artístico-cultural à novena e depois, ao centro da Praça da Matriz, participando das atividades da programação.
Em companhia do secretário Vavá Gois, da ativista Vandinha Almeida e do prefeito Evanderto Almeida, artistas do povo (poetas, sanfoneiros, percussionistas), membros de instituições como o Memorial Patativa do Assaré e Fundação Balceiro, Biblioteca João Bantim de Souza e Banda Manuel de Benta assistiram a novena e a missa do dia na Igreja Matriz, celebrada pelo Padre Ronaldo Oliveira.
Após os atos litúrgicos, A Banda Manuel de Benta executou vários números musicais, enquanto eram dados os últimos retoques ao desfile de moda, organizado pelos comerciantes da cidade, patrocinados pelo Banco Santander, agência Campos Sales, responsável pelo atendimento ao empresariado de Assaré. Como apoiadores do evento, estavam a Secretaria de Cultura, o prefeito Evanderto Almeida e a ativista social Vandinha Almeida.
Antes do desfile, houve o momento solene, quando discursaram Vavá Gois, Vandinha e Evanderto Almeida, tendo estes, abordados os temas relacionados ao trabalho do Banco Santander em Assaré, abrindo suas linhas de créditos aos micros e pequenos empresários que necessitam de capital para crescer. Evanderto agradeceu ao gerente Santiago pela atuação do Santander em Assaré e se colocou aberto a promover outras parecerias com aquela instituição financeira. Participaram também desse momento solene a Vice-prefeita maria É e Secretária de Educação Edelvanha Souza.
O desfile foi bastante concorrido, os manequins levaram à passarela a moda para todas as idades e ocasiões.
Assaré 154 anos: uma
festa histórica dentro da história.
No dia 19 de
julho, o Assaré completou 154 anos de emancipação total, quando os filhos de
Alexandre Silva Pereira, conseguiram vencer a ira dos coronéis que se opunham a
instalação na Vila no lugar onde hoje se encontra.
Diante da crise
financeira que passa o Município, o prefeito Evanderto Almeida e seu
secretariado apostaram na criatividade para gastar menos e deu certo.
A programação
festiva foi aberta no dia 15, no epicentro da feira semanal, quando foi lançado
mais um cordel pelo Programa Cordel na Feira, projeto executado em parceria,
Prefeitura de Assaré – Sesc Crato desde 2017. Poetas populares, grupos de forró
e artesãos atenderam ao chamado da Secretaria Municipal
de Cultura e deram
conta do recado, proporcionando ao público uma manhã alegre e participativa. No
mesmo local que ocorre também a “Feira da Agricultura Familiar” um projeto da
Secretaria Municipal de Agricultura de Assaré, que vem dando certo desde o seu
lançamento no início do ano. O cordel lançado de autoria do poeta Daniel
Gonçalves, explorava como tema, a arte em couro no Município de Assaré. A obra
foi bem recebida pelo público. No mesmo espaço a Secretaria de Agricultura
montou uma tenda para orientações relacionadas a preservação do
meio ambiente.
No dia 16, a
partir das 8 horas da manhã, a
Secretaria Municipal de Educação, através das escolas Antônio Ângelo da Silva,
da Bonita, Batistina Braga e José Daniel da sede, montaram
uma tenda cultural e pedagógica para levar ao
conhecimento da sociedade local, as didáticas usadas para melhorar a
aprendizagem dos seus alunos. Sob a tenda foram desenvolvidas as seguintes
atividades: apresentação de fanfarra, exposição de trabalhos do II AMACIC,
(pelos alunos da Escola Batistina Braga), recital de poesias, interpretações de
músicas com autorias de Patativa e
Geraldo Gonçalves) e música do PETECA, (vencedora da etapa municipal). Foram
estas atividades apresentadas pelos alunos da Escola Antonio Ângelo – escola
nota 10. A contação de estória ficou com
núcleo gestor da Escola José Daniel.
Na programação do
dia 17, foram desenvolvida as atividades
da Secretaria de Trabalho e Assistência Social dentro da programação para
homenagear o Assaré nos 154 anos de emancipação. Simultaneamente, ocorreram ações na Praça
Mario Gomes de matos, (centro da cidade) e no CRAS (Centro de Referência da
Assistência Social) que se iniciaram às 8 horas da manhã, recebendo um grande
público.
No CRAS, foram
emitidos documentos pela Casa do Cidadão e pela própria Secretaria e ofertados
serviços de beleza, como maquiagem e manicure.
E na Praça,
aconteceu a abertura da Colônia de Férias, as crianças se envolveram em diversas atividades lúdicas.
Compareceram todos os alunos dos projetos do Centro Social, do Instituto “O
Canto do Patativa” e do Projeto AABB
Comunidade.
A programação
para o dia 18, ficou sob a responsabilidade da
Secretaria
Municipal de Saúde que realizou o
Projeto SAÚDE NA PRAÇA com diversos atendimentos ao público:
Fisioterapia
Aferição de
Pressão
Aferição Auditiva
Tipagem Sanguinea
Aplicação de
Flúor
Avaliação IMC
Vacinação
Alongamento
Entrega de
Preservativos
Aferição de
Glicemia.
Todas as ações
foram bem procuradas pelo público.
Nesta
oportunidade, o prefeito Evanderto Almeida fez a entrega de mais duas
ambulâncias novas, adquiridas por emendas parlamentares dos deputados Anderson
Palácio e Nizo Costa e a contrapartida do Município.
Dia 19 de julho:
Dia do Município.
A programação
teve início às 5 horas da manhã, com queima de fogos, leitura da crônica da
cidade e a Banda Municipal Manoel de Benta ajudou a despertar a população ao
executar a música “Parabéns pra você” e dobrados cívicos. Após este momento na
Praça da Matriz, os vaqueiros profissionais, (aqueles que lidam diariamente com
o gado nas fazendas, que contribuem significativamente com a economia local e
são assim homenageados no dia do Município) saíram em cavalgada, iniciada na
Praça do bairro da Moêda e concluída no Parque de Vaquejadas, local em que o
padre celebra a missa em homenagem ao Município e ao vaqueiro. A cavalgada
deste ano ficou conhecida como a maior desde que o evento foi criado em 1987.
Outra atração
vinculada a esta manhã, foi o desfile dos Projetos Sociais, Culturais e
Educacionais. Ao passarem pelas
principais ruas da cidade, as crianças e adolescentes dos projetos, como os
vaqueiros foram aplaudidos pelo público que se postava nas calçadas e no
Parque. A celebração da Missa e a solenidade de hasteamento dos pavilhões e a
palavra oficial do prefeito foram acompanhados por centenas de pessoas.
Após a
celebração, a mesa solene foi composta pelas seguintes autoridades: Prefeito -
Evanderto Almeida, Vice – prefeita – Professora Maria É, presidente da Câmara –
vereador Anísio David, deputado federal Idilvan Alencar, Secretário Executivo
de Turismo do Estado – Anderson Palácio e o padre Paulo Costa. Falando
oficialmente, o prefeito Evanderto Almeida saudou o Município pelo aniversário
e reforçou o seu compromisso de permanecer lutando para novas conquistas. No
final da manhã, também no Parque de vaquejadas houve a tradicional corrida de
jumento e o concurso para o jegue mais enfeitado.
Na parte da
tarde, a vaquejada dos vaqueiros profissionais, oferecida pelo Município. À
noite, aconteceu a festa dançante , também no Parque de Vaquejadas, com as
bandas: Victor Meira \ Edson Lima e Gatinha Manhosa \ Arreio de Ouro \ Arnaldo
Farias.
DIA 20 DE JULHO
Vaquejada no
Parque Vicente Gonçalves Liberalino
Festa dançante
com: Casadões do Forró \ Hélio Rodrigues \ Marlon Morais
DIA 21 DE JULHO
Vaquejada no
Parque Vicente Gonçalves Liberalino
18:00 horas Festa
dançante com: Alencar \ Normando do Acordeon \ Estouro de Paredão
_________________________________________
III Edição do Circuito Patativa do Assaré /Sesc é realizada com sucesso pela Secult Assaré no Distrito de Aratama com a parceria da Escola Antônio da Silva Leal.
Na tarde deste último dia 15 de maio no Distrito de Aratama aconteceu mais uma edição do projeto Circuito Patativa do Assaré do Sesc Crato com apresentações de peça de teatro e circense, nos municípios da região.
Em Assaré a parceria do projeto foi coordenada pela Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte que fez toda mobilização de parceria, de divulgação e neste ano contou com o apoio da Escola Antônio da Silva Leal, do Distrito de Aratama /Assaré.
O espetáculo ficou por conta da Companhia Laguz Circo (Brasil e Argentina) que levou para todo o público presente, composto de crianças, adolescentes, jovens e adultos, também professores e funcionários da escola que tiveram um momento de encantamento, com o colorido e a encenação dos artistas. A companhia conta com a apresentação um artista brasileiro e uma argentina.
O público ficou encantado e pôde interagir com os artistas e participar diretamente do momento cultural.
Estiveram presentes ao evento o Secretário de Cultura Vavá Gois, o Vereador João Laércio, o Diretor da Escola Rudge e a produtora Cultural do SESC Suzana, que é uma grande parceira das ações do SESC em Assaré.
A Secretaria de Cultura de Assaré e o SESC Crato juntamente com a Direção da Escola agredecem imensamente a presença de todos que se fizeram presentes a este momento cultural e marcante no Distrito de Aratama.
SINOPSE:
A história baseia-se na relação o palhaço Suspiro, o artista, e a palhaça Burbuja, faxineira do teatro. Suspiro entra em cena para apresentar o show, mas é interrompido pela faxineira que se preocupa em fazer o seu trabalho. Com uma sequência de truques clássicos de palhaço, Suspiro e Burbuja direcionam o espetáculo para um final divertido, poético e surpreendente.
Os palhaços comunicam-se essencialmente através da linguagem corporal, gestos e expressões acompanhados pela trilha sonora instrumental feita especialmente para o espetáculo. Um convite a mergulhar na singela e encantadora arte do palhaço clássico.
________________________________________
Município de Assaré participa do cortejo de abertura do II Festival Internacional de Máscaras em Crato /CE com o Grupo de Caretas do Parque de Vaquejadas com o apoio da Secult Assaré e a parceria da Coordenadoria de Políticas Públicas Sociais do Município de Assaré.
Elemento
habitual das artes cênicas e do universo brincante, a máscara ganha um sentido
maior além do prático. Segundo
Dane de Jade, diretora geral do FIMC, o projeto possibilita uma
"vivência" para a troca de experiências entre os participantes, para
além da realização dos espetáculos.
Está
acontecendo na cidade do Crato – Ce o II Festival Internacional de Mascaras do
Cariri um evento organizado pela instituição BEATOS e ATO com o total apoio da
Vila da Música, Instituto Dragão do Mar, Secretária da Cultura do Estado do
Ceará e Governo do Estado do Ceará e que também conta com a parceria de muitos
grupos de manifestações culturais do Cariri e várias prefeituras e Secretarias
de Cultura da região.
Com
a execução do projeto e as apresentações dos Grupos de Caretas no cortejo da
Festa do Patativa do Assaré - 2018, a Coordenadora do Escritório Regional da
SECULT Ceará no Cariri, Dani de Jade, lançou o convite para o grupo de caretas,
que tem como coordenador Antonio Ferreira Costa, mais conhecido como “Evandro Borracheiro” para participar do
Festival Internacional de Máscaras de
2018 e solicitou o apoio do município de Assaré em conversa com o Secretário de
Cultura Vavá Gois, a Coordenadora de Políticas Públicas e Sociais Vandinha
Almeida e o Prefeito Evanderto Almeida, no sentido de viabilizar parceria com o
grupo e a logística necessária para que o grupo participasse do evento.
A
solicitação de Dani de Jade foi acatada de imediato, para que o grupo pudesse
participar do evento, como de fato neste último dia 04 de novembro de 2018 o
grupo se deslocou até a cidade do Crato e participou do cortejo de abertura
oficial com concentração na praça São Vicente e fez o trajeto até o largo da
RFFSA. O grupo de caretas realizou uma bonita apresentação no evento e foi
bastante elogiado pelos organizadores e público presentes, que puderam ver de
perto a roupa colorida dos brincantes feita com retalhos de tecidos, o barulho
dos chocalhos amarrados a cintura dos caretas, as máscaras feitas em couro de
bode, o som das conchas e do zabumba que por onde passam, chamam a atenção e encantam a uns, e faz medo a outros.
Assim,
participando do Festival Internacional de Máscaras, a gestão Assaré de Todos
mantêm o seu compromisso com a
manifestação dos caretas de Assaré e ver a oportunidade no convite feito
pela organização do evento, como reconhecimento de um trabalho que vem sendo
desenvolvido pela gestão através da Secult Assaré e com várias parcerias dentre
elas, com a Coordenadora Social Vandinha Almeida.
A
Secretaria de Cultura de Assaré se fez presente ao evento juntamente com os
brincantes do grupo de caretas do Parque de Vaquejada, onde contou com a
presença do agente cultural Natanael Bertoldo, que foi como agente de apoio da
secult com o grupo, e também contou com a presença do Secretário Vavá Gois, que
compareceu ao evento na cidade acompanhado de sua esposa Bruna Oliveira.
______________________________________________
Mestres da Cultura de Assaré participaram do XII Encontro dos Mestres do Mundo que aconteceu no município de Aquiraz – Ceará.
Do dia 21 a 24 de novembro de
2018 aconteceu o XII Encontro dos Mestres do Mundo na cidade de Aquiraz, estado
do Ceará e os Mestres Tesouros Vivos da Cultura Cearense que mantêm os
seus ofícios no município de Assaré
participaram de toda a programação do evento.
O encontro foi uma iniciativa da
SECULT CEARÁ que anualmente realiza o Encontro dos Mestres do Mundo e lançou o
convite a todos os Mestres Tesouros Vivos reconhecidos pelo Estado do Ceará e a
grupos de manifestações culturais, prefeituras e secretarias municipais de
cultura.
Por mais um ano a parceria foi
mantida entre SECULT CEARÁ e a Administração Assaré de Todos, através da Secretaria de Cultura, Turismo,
Desporto e Lazer de Assaré que deu todo apoio com a ida e vinda dos mestres ao
local regional de partida e chegada dos mesmo, que foi em Juazeiro do Norte e
toda a articulação e logística para a ida dos mesmos ao Encontro dos Mestres do
Mundo realizado pela Secretaria de Cultura do Ceará.
Mestre Deca Pinheiro acompanhado do seu filho Antonio e a Mestra Zenilda Ferreira acompanhada de sua neta Iara.
CONFIRA FOTOS DOS MESTRES NO EVENTO:
Fotos registradas por: Antonio filho de Deca Pinheiro e por Iara neta de Zenilda Ferreira.
__________________________________________
XX Mostra SESC conclui programação em Assaré - (Novembro de 2018).
A banda “Na base da Chinela”
e o cantor Jorge de Altinho fecharam a programação da XX Mostra SESC Cariri
2018, etapa de Assaré. As duas apresentações ocorreram na noite desta
segunda-feira, (19), na Praça Mário Gomes de Matos, conhecida por Calçadão do Mercado.
O evento foi realizado
através da parceria entre o Sistema Fecomércio / SESC Crato juntamente com a
Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Assaré.
A programação destinada à
população assareense começou no dia 17,
sábado último, na Praça da Matriz de Nossa Senhora Das Dores com uma
apresentação do Coletivo Nopok, da cidade do Rio de Janeiro, com o “Espetáculo
Carrilhão: vende-se coisas velhas de palhaço”. O espetáculo é uma fusão de
linguagens do circo e do teatro. Foi um sucesso de público.
Na manhã de segunda-feira a
programação foi reiniciada na Praça do Calçadão, quando realizou- se mais uma
edição do Projeto Cordel na Feira de Assaré, com o lançamento do Cordel:
"EU E O VIOLÃO" de autoria de Rosinha Neves. No mesmo contexto, houve
apresentações culturais de artistas da terra, apresentações culturais do
Instituto O Canto do Patativa e do Projeto da Melhor Idade do Centro Social.
E à noite, a Banda Na Base da
Chinela, formada por músicos do Cariri que se apresentaram pela primeira vez em
nosso município e o compositor e cantor pernambucano Jorge de Altinho, fizeram
a alegria do público, apresentando um repertório totalmente cultural.
“O público surpreendeu. Ficou
acima do esperado, porque há de se considerar que o dia, uma segunda-feira, não
é muito convidativo para festa. Mas, quem assistiu ficou maravilhado com os
dois shows. Uma coisa que encantou mesmo. Queremos em nome da Gestão, da qual
faço parte como secretário de Cultura, comemorar a nossa parceria com o SESC,
que tem nos rendido muitas coisas boas para a cultura do nosso povo”, comentou
Vavá Gois, Secretário de Cultura.
O prefeito Evanderto Almeida,
na abertura do show usou a palavra para falar sobre o evento. “Em todas as
nossas gestões somos parceiros do SESC – Crato. Isso desde em que fui prefeito
pela primeira vez. Somos constantes parceiros no Programa Mesa Brasil, na festa
de Patativa e na Mostra SESC Cariri. Só tenho que agradecer ao SESC pela
atenção que tem com o nosso Município e por ser assim, nos colocarmos sempre à
disposição para novas parcerias”, concluiu.
A próxima parceria com o SESC
já está selada: será para a distribuição do chester da Perdigão, para o Natal
das famílias carentes.
Fotos do dia 19 de Novembro:
Fotos do dia 17 de novembro:
_____________________________________________
Assaré 153 anos de Emancipação Política.
Festa do município e 33ª Vaquejada de Assaré.
Registros fotográficos da tradicional cavalgada, cortejo pelas ruas da cidade com os projetos sociais, culturais e educacionais, missa do vaqueiro, corrida de jumentos e festas dançantes para a população nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2018.
_______________________________________________________________
PROJETO ARTE EM CENA DO
SESC FOI AO DISTRITO DE GENEZARÉ – ASSARÉ/CE COM A PEÇA TEATRAL “TROCA-SE
HISTÓRIAS POR BRINCADEIRAS”
Mais
uma ação cultural é realizada em Assaré com a parceria do SESC Crato e apoio da
Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer. Desta vez aconteceu no
Distrito de Genezaré, na Escola Joaquim Neco da Costa, onde a equipe do SESC
representada por Suzana trouxe uma linda apresentação teatral, que encantou a
todos e fez com que os presentes ao evento participassem diretamente no
acontecimento da peça.
Com
o título “Troca-se histórias por brincadeiras” fez com que alunos, professores,
funcionários, núcleo gestor e comunidade participassem de forma bem especial do
espetáculo, onde depois que o público contasse uma história de vida os atores
realizavam uma brincadeira ou uma contação de história, levando assim a alegria
e descontração a todos que se fizeram presentes na Escola Nota 10 Joaquim Neco
da Costa.
Para
o Secretário Vavá Gois a parceria com o SESC tem uma importante finalidade, que
é a de levar junto a SECULT ASSARÉ, cultura, lazer e entretenimento a todos os
assareenses em todo território do nosso Assaré. E com a ação do SESC Arte
Encena “Circuito Patativa do Assaré” que a cada ano percorre os municípios do
Cariri está firmada a parceria de atender todos os distritos de Assaré. Em 2017 atendeu a sede do município, em 2018
o Distrito de Genezaré e nos próximos anos da gestão atenderá os outros dois
Distritos.
O
evento de hoje teve o apoio direto do Núcleo Gestor da Escola Joaquim Neco, na
pessoa do nosso Diretor Orlando Costa e toda sua equipe, e teve junto a equipe
do SESC a parceria da SECULT ASSARÉ, parceria esta de Nádia Cardoso que esteve
presente ao evento representando o Secretário Vavá Gois e toda equipe da
secretaria.
As
fotos por si só falam, a emoção e a alegria das crianças e do público presente
ao evento de teatro na escola:
_________________________________________________
Evento do resgate das
manifestações culturais Caretas e Bumba-Meu-Boi foi realizado com grande
sucesso na Serra de Santana – Assaré/CE.
No último dia 16 de junho, a comunidade serrana do Sítio
Cercada presenciou uma noite de muita cultura e resgate com apresentação de
Caretas e Bumba-Meu-Boi, que concentrou no terreiro do Rafas Bar, na Serra de
Santana - Assaré um grande público, onde puderam assistir de perto o encanto da
dança do boi, a representação das senhorinhas, a companhia dos caretas da Serra
junto a essa manifestação, e também muita musicalidade do sanfoneiro que
acompanha todo evento, animando a todos e principalmente fazendo o boi dançar
muito.
O evento teve a organização dos coordenadores Rafael e Cicero
de Pedrina, que tiveram o apoio da administração Assaré de Todos, na pessoa do
Prefeito Evanderto Almeida e também da Secretaria de Cultura do município, da
qual tem a frente o Secretário Vavá Gois que há alguns meses esteve mantendo um
diálogo frequente com os coordenadores e incentivando os mesmos para que o
evento inicial acontecesse.
Agora, depois desse primeiro evento realizado a SECULT ASSARÉ
estará no apoio de poder realizar estudos, documentários de fotografias e
vídeos e criar arquivos, para que em lançamentos de projetos e editais de
instituições que apóiam a cultura, juntos possamos inscrever o novo grupo
cultural regatado em Assaré.
Confira algumas fotos registradas durante o evento, que
contou com grande público e a presença do Prefeito Evanderto Almeida. O
Secretário de Cultura Vavá Gois não pode comparecer ao evento, pois estava no mesmo dia organizando a final da
Copa Luana Móveis e foi representado pela professora e repórter Jeane Neres.
Acervo de fotos: enviado por Rafael.
______________________________________________________________
Assaré dá o último adeus ao sanfoneiro Chico Paes: o Sanfoneiro do povo.
O Assaré levou ao túmulo nesta última quinta-feira, (8), um dos seus mais ilustres filhos: o acordeonista Francisco Paes de Castro, popularmente conhecido por Chico Paes. O artista contava com 92 anos e deixa uma filha do primeiro casamento, duas filhas e um filho do segundo consorte.
O Assaré levou ao túmulo nesta última quinta-feira, (8), um dos seus mais ilustres filhos: o acordeonista Francisco Paes de Castro, popularmente conhecido por Chico Paes. O artista contava com 92 anos e deixa uma filha do primeiro casamento, duas filhas e um filho do segundo consorte.
Familiares, amigos, músicos
e centenas de fãs passaram pelo local
onde o corpo de Chico Paes foi velado, na Rua São Francisco, aqui em Assaré.
Não seria necessário dizer que todos estavam muito abalados. E não é para
menos: o sanfoneiro do Rio Felipe animou o sertão por 80 anos.
A morte de Chico Paes repercutiu
em todo o Brasil. Tinha ele um relacionamento pacífico entre os colegas de
profissão, por isso era muito querido. Os artistas mais jovens o tratavam
carinhosamente por Pai Chico. Era do seu feitio ajudar aos colegas.
Chico Paes aprendeu também com o
seu pai, além de puxar o fole de 8 baixos, a profissão de afinador de sanfona.
A sua incrível afinidade ligada à arte musical era tão sensível, que chegou a
tocar percussão, como pandeiro, triângulo, zabumba, pratos e ainda tocava
violão.
As mais expressivas homenagens
ocorreram na Matriz de Nossa Senhora das Dores. Delas participaram Dani de Jade representante da SECULT-CE, muitas
lideranças políticas e sociais do Município de Tarrafas, como: Os vereadores
Tunes Antonio, Wadir Guerreiro, Valdeci Lêu, Bogó, Chicão do Crediário, a
ex-prefeita Teca Lopes, o ex-prefeito Tertuliano Cândido, o líder político e
empresário Cláudio Germano, secretário de cultura Tonozinho e o mestre Antonio
Rafael.
Aqui de Assaré, registramos as presenças do Secretário de Cultura Vavá
Gois, da Secretária de Educação professora Eldevanha Souza, Secretário de
Finanças Erasmo Rodrigues, Secretária de Saúde Roberta Almeida, vereador Itamar
Pio, a ex-vereadora Aninha Palácio, que representou o deputado Anderson
Palácio, o líder comunitário Lourismar do Amaro entre outros. O prefeito
Evanderto Almeida não pode comparecer ao velório, porque participava do
encontro de prefeitos em Fortaleza.
__________________________________
Patativa do Assaré recebeu homenagens e Título de Dr.
Honoris Causa durante o 4º Congresso Internacional do Livro, Leitura e
Literatura no Sertão – CLISERTÃO da UPE, Campus Petrolina PE.
O 4º CLISERTÃO – Congresso Internacional do Livro, Leitura e
Literatura no Sertão, aconteceu de 7 a 11 de maio na Universidade de
Pernambuco, Campus Petrolina, sertão de Pernambuco. O evento contou com mesas
redondas, conferências, oficinas, mini-cursos, feiras de livros, passeios de
ecoleitura, contação de histórias e apresentações artísticas. Este ano tinha
como tema: “As Margens da/na Literatura, Linguagem e leitura”. Entre os
homenageados do congresso estavam o poeta Patativa do Assaré, a professora e fundadora
do curso de Letras da UPE em Petrolina, Yeda Barros e a Poeta Zilda Alves.
Dentro da programação entre os convidados se fizeram presentes grandes
escritores como Gilmar de Carvalho, Maria Valéria Rezende e Chacal, o artista
popular Jota Borges e o Mestre da Cultura do Ceará, Espedito Celeiro, o
secretário de cultura do Estado de Pernambuco Marcelino Granja. Além de
refugiados da Síria, Venezuela e República do Congo.
Mesmo depois de ter assumido a vida eterna há 15 anos, o
poeta Patativa do Assaré, continua a receber expressivas homenagens, como a que
lhe fora prestada nesta segunda-feira (7), na cidade de Petrolina, quando a
Universidade de Pernambuco, lhe concedera o título de Dr. Honoris Causa. Na sua
justificativa o professor Dr. Peterson Martins pontua que a obra de Patativa
permanece viva e presente onde quer que exista injustiça, isso faz dele um dos
poetas mais estudado e referenciado no que diz respeito à crítica e injustiça
social que assola a vida do sertanejo. Diante disso, o poeta foi diplomado em
Dr. Honoris Causa (in memorian) através do seu neto Daniel Gonçalves.
O Poder Executivo de Assaré mandou a sua representação à
solenidade, que participaram de dois dias de congresso, onde no dia 7
vivenciaram de perto e com muita emoção a entrega do título de Doutor Honoris
Causa ao nosso saudoso poeta, contando com a presença da vice-prefeita Dra.
Maria É Braga Mota e do Secretário de Cultura, Desportos e Turismo Vagner Gois,
o poeta e neto de Patativa, Daniel do Assaré e do Mestre da Cultura Jesus
Leite. A noite, durante o evento reconhecendo o valor do Município onde nasceu
o poeta, a UPE passou a presidência dos trabalhados à vice-prefeita Maria É e
em seguida, o reitor diplomou o gênio da poesia.
Já no dia 8 de maio, ainda dentro da programação visitaram a
Ilha do Rodeadouro (rio São Francisco), com roda de conversa acerca da
literatura, música, pintura e livro didático que têm o Velho Chico como cenário
ou foco temático.
A cultura popular em Assaré tem na
manifestação dos Caretas da Semana
Santa um dos seus pontos
marcantes de preservação dos costumes do povo. Ao se aproximar da quaresma eles
surgem nas comunidades de forma espontânea com muita dedicação. Organizados em grupos,
percorrem cidades vizinhas e a sede do Município recolhendo donativos para
compor a Quinta do Judas.
Depois que assumiu a Secretaria
Municipal de Cultura em 2017, Vavá Gois, mostrou interesse em manter viva esta
tradição. Fez um projeto, levou ao Prefeito Evanderto, que aprovou de imediato,
para oferecer apoio logístico, como
ainda, preparando um grande cortejo que sai pelas ruas da cidade no domingo de
páscoa. Dele participam todos os grupos de caretas tanto da cidade como das
comunidades rurais.
O Projeto Caretas da Semana Santa de
Assaré reuniu os seguintes grupos este ano: Cercada - coordenado por Cícero
Macedo; Bonita - coordenado por Marlene; Barreiros - coordenado por Leudo; os
mirins (crianças e adolescentes) coordenado pelo menino Gabriel; Banguê -
coordenado por Mazin, Parque de Vaquejadas -
coordenado por Evandro e São José – coordenado por César. As quintas
ocorreram no sábado e no domingo.
O cortejo do Domingo de Páscoa ocorreu
na sede, saindo da Estação Rodoviária, percorrendo ruas e teve como destino
final a Churrascaria Rancho do Boy. No local foi montada a Quinta do grupo de
caretas mirins e depois uma festa dançante.
Este foi o segundo ano que a
Prefeitura deu apoio ao projeto. “Queremos fortalecer esta tradição. É uma
manifestação que permanece muito
viva e vai muito longe, porque ela se desperta também dentro das crianças.
Basta ver as crianças correndo nas ruas fantasiadas de caretas” disse o
secretário Vava Gois.
Confira as fotos do evento.
REGISTRO DE IMAGENS DO CORTEJO PELAS RUAS DA CIDADE COM OS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ NO DOMINGO DE PÁSCOA DE 2018.
REGISTRO DE IMAGENS DAS QUINTAS DOS JUDAS NAS COMUNIDADES NO SÁBADO DE ALELUIA E DOMINGO DE PÁSCOA. ( GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ. 2018 )
VISITAS AS COMUNIDADES NA SEMANA SANTA PELOS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ. 2018
__________________________________________________________________________________________
MESTRE DA CULTURA POPULAR DE ASSARÉ, DECA PINHEIRO PARTICIPA DO XI
ENCONTRO MESTRES DO MUNDO PROMOVIDO PELA SECULT CEARÁ NA CIDADE DE LIMOEIRO DO
NORTE.
Aconteceu na cidade de Limoeiro
do Norte – CE o XI Encontro Mestres do Mundo, que teve sua abertura oficial na
noite do dia 29/11, com mais de 50 mestres e mestras da cultura do Ceará, onde
após um belo cortejo pelas ruas da cidade foram recebidos no palco principal do
evento, na Praça Odílio Silva, pelo Secretário de Cultura do Estado do Ceará,
Fabiano dos Santos Piúba e pelo Senhor Otacílio Macedo, superintendente do
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde este
parabenizou a iniciativa da SECULT CE em promover um evento de tamanha
grandiosidade e valorização dos mestres da cultura cearense, onde dedicou o
mais importante prêmio do Brasil em patrimônio cultural, em reconhecimento a
realização do Encontro Mestres do Mundo, que durou até o dia 2/12 em Limoeiro e
cidades vizinhas.
O Encontro Mestres do Mundo é um
evento de iniciativa da SECULT CE, realizado desde 2005, durante todos esses
anos se vem percebendo cada vez mais o processo de interiorização da cultura
popular. Algumas cidades já foram palco de uma vasta riqueza cultural, dentre
elas Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, esse ano foi à vez da cidade de
Limoeiro que em diálogo com os mestres vivos da nossa cultura, estudantes,
professores, pesquisadores e mestres de outros estados e países compartilharam
experiências numa vasta riqueza de trocas de saberes e fazeres populares.
Foram quatro dias de oficinas com
o mote “Saber dos Encantados”, ministrados pelos próprios mestres e mestras ou
pelos membros dos seus grupos. Além dessas oficinas aconteceram aulas
espetáculos e oficinas itinerantes, que contemplou as cidades de Tabuleiro,
Quixeré, Russas, Alto Santo e Morada Nova que foram realizados em espaços
socioeducativos, disseminando assim principalmente a educação patrimonial,
artística e cultural, bem como ressaltar a importância dos mestres, tesouros
vivos, na construção e disseminação da cultura popular no Ceará, Brasil e para
o mundo.
Assaré hoje conta com quatro
mestres da cultura popular, dois já faleceram, Dona Deusa e Joaquim de Cota (in
memoriam) e dois ainda estão nos transmitindo seus saberes e fazeres populares,
sendo estes Chico Paes e Deca Pinheiro. A Secretaria de Cultura, Turismo e
Desporto, secretário Vavá Góis e a Administração Assaré de Todos, prefeito Evanderto
Almeida não mediram esforços para que os dois mestres vivos pudessem participar
do Encontro Mestres do Mundo.
Infelizmente por motivos de força
maior o nosso querido Chico Paes não pode participar. Já o nosso grande Mestre
Deca Pinheiro, ofício religiosidade (Penitentes do Genezaré) foi juntamente com
seu filho Antonio representando todos os mestres da nossa cultura e a nossa
querida cidade de Assaré, Terra do nosso poeta maior, Patativa. O secretário
Vavá Góis comenta que não pode participar do evento, por está tratando de
projetos ligados a pasta da SECULT Assaré, como o Projeto Campinho Sesporte em
que Assaré foi contemplada, mas que ele e o prefeito Evanderto fizeram de tudo
para que o mestre pudesse participar desse grandioso evento, levando o mesmo e
o seu filho até a cidade de Juazeiro para irem até o a cidade de Limoeiro do
Norte, bem como a volta pra casa. Vavá ainda relata que durante os quatro dias
de evento ligava frequentemente para a organização, para ter notícias do
encontro e do nosso mestre Deca Pinheiro.
O Secretário de Cultura do Ceará
Fabiano Piúba pretende no ano de 2018 ampliar o número de mestres da cultura
cearense, isso vai de encontro com o que a Secretaria de Cultura de Assaré vem
fazendo ao longo do ano de 2017, com vistas ao ano de 2018, que é um estudo de
caso, levantamento biográfico de personalidades assareenses que têm toda uma
vida dedicada aos saberes e fazeres populares em Assaré com vistas também a
aumentar o número de mestres em Assaré.
___________________________________________________________________________________
IX MISSA DA CONSCIÊNCIA NEGRA FOI CELEBRA NA CASA DO BARÃO DE
AQUIRAZ, INFINCADO, DISTRITO DE GENEZARÉ - ASSARÉ
Aconteceu
no dia 24 de novembro, sexta-feira, no casarão do Barão de Aquiraz, Infincado,
distrito de Genezaré - Assaré a IX Missa da Consciência Negra, idealizada pela
CPT (Comissão Pastoral da Terra) e celebrada pelo Padre Vilecí Basílio Vidal,
que em suas palavras ressaltou a importância de resgatar esse espaço como lugar
sagrado marcado por tanta dor e resistência. Lembramos ainda que a missa tem
como objetivo, resgatar, valorizar e mostrar a importância dos NEGROS no
processo de formação da história e
identidade cultural do nosso país.
Além
da missa, o evento contou com várias apresentações artísticas e culturais
feitas pelos alunos da Escola Joaquim Neco da Costa, de Genezaré, dos alunos do
Sítio do Meio que contaram com muita maestria o histórico da casa do Barão de
Aquiraz no Inficado, lembraram também um pouco sobre a história de Zumbi, bem
como fizeram uma homenagem aoPadre Vileci, idealizador e celebrante da missa,
apresentações dos grupos de Capoeira e Maneiro-pau da Secretaria de Cultura,
Turismo e Desporto de Assaré, que foi grande parceira na realização do evento.
Contou também com o lançamento do Cordel “Mãe África Liberdade” do professor e
poeta Luizão, membro do núcleo de cultura da SECULT Assaré, cordel este que
relata um pouco da trajetória de sofrimento e glórias, bem como o legado que os
NEGROS deixaram para o nosso país, na busca incessante por Liberdade, Igualdade
e Fraternidade.
A
Secretaria de Cultura em nome do Secretário Vavá Góis e seu núcleo de Cultura
vêm agradecer a todos que contribuíram para que o evento acontecesse, a CPT na
pessoa do Padre Vileci, A Secretaria de Assistência Social em nome de Vandinha
Almeida que cedem o espaço da ação social para que o grupo de capoeira e
maneiro-pau façam os ensaios dos grupos, ao professor Maurício do grupo de
capoeira, a todos os alunos, professores e funcionários das escolas de Genezaré
e do Sítio do Meio em nome da professora Cidália, grande parceira do Padre
Vileci para a realização da missa, a Antonio de Eugênio e família que sempre
oferecem alimentação para todos que participam do evento, Seu Hélio, a Prefeita
em exercício Maria É, ao vereador Lanlan, enfim a todas as pessoas que se
fizeram presentes e prestigiaram a celebração da IX Missa da Consciência Negra.
_______________________________________________
7ª EDIÇÃO DO CORDEL DA FEIRA COM
O LANÇAMENTO DO CORDEL “MÃE ÁFRICA” DO POETA E PROFESSOR LUIZÃO
Aconteceu mais uma edição do
Projeto Cordel na Feira, desta vez a sétima edição teve um tom bem especial,
pois dentro das atividades da Secretaria de Cultura de Assaré referentes ao dia
da Consciência Negra, 20 de Novembro, o lançamento do cordel do poeta e
professor Luizão intitulado “Mãe África” veio de maneira singular relatar um
pouco da trajetória de sofrimento e glórias, bem como o legado que os NEGROS
deixaram para o nosso país, na busca incessante por Liberdade, Igualdade e
Fraternidade.
Luíz Dias de Pinho nasceu no dia
09 de março de 1961, no Sítio Timbaúba – Tarrafas (CE), filho de Manoel Dias de
Pinho e de Maria Izabel de Pinho. O gosto pela leitura ainda na infância foi o
que motivou o poeta a se encantar e apaixonar-se pela Literatura de Cordel,
ainda também, fonte de inspiração para escrever poesias, considerados pelo
professor Luizão são seus mestres: Patativa do Assaré, o poeta maior e seu
filho, o poeta Geraldo Gonçalves. O primeiro considerado um “monstro” na
crítica social em seus poemas, já o segundo, um mestre na arte de compor versos
líricos.
O evento tem total apoio da
Administração Assaré de Todos e grande parceria do SESC que tem incentivado e
valorizado a produção e publicação dos cordéis e contou também com a
participação de vários artistas da terra, dos quais os violeiros e repentista
Manel do Cego e Ceci do Amaro, Miceno Pereira e Chico Félix, Valter do
Cavaquinho, Geovane do Cavaquinho, sanfoneiros Seu Gilson, Sandoval, Normando,
Toninho da Serrinha, Tadeu da Serra, Dé de Belo, Raimundinho do Juá, Seu Cildo,
Forró Farra de Vaqueiro, cantor Sandro Pegador.
Em suas palavras o professor e
poeta Luizão ficou muito feliz por ter um cordel seu publicado e agradeceu a
oportunidade de mostrar o seu trabalho, bem como ressaltou a importância de
incentivar, valorizar e fomentar a produção da literatura de cordel em Assaré.
Na oportunidade a SECULT Assaré agradece a presença de toda a comunidade que se
fez presente para prestigiar o lançamento cordel, agradece também à presença de
seu Afonso Gonçalves, Filho de Patativa, do cantor Tony Camargo, filho ilustre
de Assaré, bem como do grupo de alunos da Escola Batistina Braga, que
acompanhados da coordenadora Núbia também foram prestigiar o grandioso evento,
Cordel na Feira.
___________________________________________________
APRESENTAÇÃO DA CIA. DE THEASTAI ARTES CÊNICAS - DOURADOS – MS, COM O TRABALHO
“DANDYS ACROBÁTICO” ATRAVÉS DA XIX MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA 2017 EM PARCERIA COM A SECULT
ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE ASSARÉ.
Na noite do último sábado, dia 11\11\2017 aconteceu em Assaré uma apresentação da XIX
Mostra Sesc Cariri de Cultura, onde a Companhia Theastai de artes cênicas, da
cidade de Dourados, Estado do Mato Grosso do Sul, com o trabalho Dandys
Acrobático realizaram um belíssimo espetáculo na praça da Igreja Matriz, que
recebeu um numeroso público de diversas gerações, com a interação de todos com
o grupo.
Os artistas desenvolveram performances de artes cênicas e
também de equilíbrio e malabares, encantando assim, a todos que assistiam ao
espetáculo, como também chamando a
atenção e despertando o interesse de assistir no público que passava pelas ruas
ao redor do tão conhecido “ quadro da igreja “.
O grupo veio a Assaré, terra do Patativa, através da mostra
SESC Cariri de Cultura que leva arte e cultura a todas as cidades do Cariri. O
nosso município recebe a assistência do SESC Crato que tem a frente à gerente
Lúcia e sua equipe. Com a parceria entre a instituição e a administração Assaré
de Todos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer o evento
aconteceu em nossa cidade, tendo sido realizado com grande êxito, levando
entretenimento e diversão as famílias assareenses.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Cultura,
Turismo e Esporte Vavá Gois, a Secretária de Educação Edelvanha de Sousa, a
coordenadora do CREAS Joelma Onofre, o coordenador do NASF Werisleik Gois e também dos produtores culturais da Mostra
SESC Alan Alves e Kaiza Furtado.
_______________________________________________
SECULT ASSARÉ e Centro
Social Maria de Jesus Oliveira realizaram cerimônia de entrega do Livro Mestres
da Cultura do Estado do Ceará, produzido pela Fundação Waldemar Alcântara aos
mestres Assareenses e familiares dos mestres in memoriam, além do segundo lançamento do Cordel Paixão na
Terceira Idade. Evento realizado para os participantes do grupo da melhor idade
do Centro Social de Assaré.
A Secretaria de Cultura, através do
Secretário Vavá Gois, e a Coordenadora de Políticas Publicas Vandinha Almeida
realizaram sexta-feira passada, no Centro Social, a solenidade de entrega do
Livro dos Mestres, que fazem parte do projeto “Tesouros Vivos do Ceará”, da
SECULT do Estado. Até o momento, o Assaré emplacou 4 nomes neste projeto, que
são eles: Chico Paes (mestre de harmônica de 8 baixos), Deca Pinheiro (penitente), Joaquim de Cota
(seleiro) e Dona Deusa ( mestra de religiosidade popular). Das personalidades
citadas, as duas últimas já não mais estão conosco que são Dona Deusa e seu
Joaquim.
Além da entrega do Livro dos Mestres
a cada um dos mestres ou aos seus familiares, ocorreu o segundo lançamento do
cordel da poetisa Rosinha, com o título “Paixão na Terceira Idade”. É o segundo
porque este mesmo cordel fora lançado segunda-feira passada na Praça do
Mercado.
A solenidade foi prestigiada pelo
Secretário Municipal de Cultura Vagner Gois, pela coordenadora de políticas
sociais do Município Vandinha Almeida, Secretário de Governo Municipal Francisco Paulo e ainda pela vice-prefeita Maria É Braga.
Os mestre foram saudados em cordel
durante o cerimonial.
Hoje o centro social,
Em dignidade pura,
Recebe no seu recinto,
Na mais firme compostura,
Os guardiões da memória,
Que fizeram nossa história,
São os mestres da cultura.
Chico Paes – no pé de bode,
O dono da animação,
Há 80 anos ele,
Alegra o nosso povão,
Ainda toca aprumado,
Metido a cabra danado,
Na sua Arte é campeão.
O senhor Deca Pinheiro,
Sua missão é rezar,
Vive da casa prá roça,
Da roça para o altar,
O seu mundo é diferente,
De Jesus é penitente,
Sofre sem se reclamar.
O mestre Joaquim de Cota,
Sendo o maior dos seleiros,
Suas selas preferidas,
A paixão dos fazendeiros
Ao cavalgar nas estradas,
E em festas de vaquejadas,
Eram prendas dos vaqueiros.
Seu Joaquim já viajou,
Bem antes do combinado,
Mas, sua arte permanece,
Como um bem do nosso Estado,
A mestre, ele foi eleito,
O seu nome desse jeito,
Ficou imortalizado.
Dona Deusa ouviu na fé,
O chamado das missões,
Passou a rezar novena,
Terços e renovações,
O seu nome ganhou gloria,
Levando para a história,
As lindas coroações.
Dona Deusa agora esta,
Habitando outra mansão,
A mansão celestial,
Vivendo na comunhão,
Recebendo de Jesus,
Um forte fecho de luz
Para uma nova missão.
Dona Deusa e seu Joaquim,
Chico Paes, Deca Pinheiro,
Estão imortalizados,
Neste livro verdadeiro,
Feito para registra
Os mestres do Ceará,
Como orgulho brasileiro.
O lançamento do cordel Paixão na
Terceira idade de autoria da poetisa Rosinha das Neves Cunha ocorreu em
seguida. A autora Rosinha foi saudada com versos de gracejos.
Rosinha, que coisa boa,
A sua curiosidade,
Na linguagem do cordel,
Mostrar com sinceridade,
Um tabu que inda persiste,
Mas sabemos que existe,
Paixão na terceira idade.
Parabéns para Rosinha,
Seu cordel será bem lido,
Mas soubemos pessoal,
Que ele teve outro sentido,
Porque dentro deste enredo,
Rosinha guarda em segredo,
Um grande amor escondido.
Quem leu o cordel já viu,
Sua farta inspiração,
Tem muita facilidade,
Para falar da paixão,
Por ela falar tão bem,
Descobrimos que ela tem,
Uma no seu coração.
Que ela tenha ou não,
Uma paixão de verdade,
Que seja reconhecida,
Ela tem a liberdade,
De amar abertamente,
Viver feliz e contente,
Paixão na terceira idade.
Em suas palavras de agradecimentos, o
secretário Vavá Gois, parabenizou aos mestres que estão agora imortalizados
nesta grande obra publicada pela Fundação Valdemar Alcântara. Agradeceu aos
familiares dos mestres já falecidos e
elogiando o cordel de Rosinha das Neves.
Disse Vavá que a cultura tradicional,
que vem passando de gerações em gerações não poderá morrer, porque ela faz
parte da existência do nosso povo.
___________________________________________________________
HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DO ARTISTA ACONTECE EM ASSARÉ.
O dia Internacional do Artista foi comemorado na noite desta quinta-feira no Memorial Patativa do Assaré, Auditório Belinha Cidrão e contou com a presença de vários artistas assareenses, dentre eles, poetas, cantadores, escritores, violeiros, cordelistas, mestres da cultura, contou também com a presença ilustre de Paulo Ernesto, Jornalista da TV Verdes Mares Cariri.
O evento foi uma idealização da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, com o propósito de homenagear os artistas locais, no dia Internacional do Artista, conferindo-lhes um certificado de menção honrosa pelo seu dia. A abertura se deu com a fala da Coordenadora de Políticas Públicas do município, Vandinha Almeida, em seguida o Secretário desta Pasta, Vavá Góis, agradeceu a todos os artistas que se fizeram presentes e disse mais, que a cultura é feita por todos e que temos a missão de ser e fazer cultura em nossa terra. O poeta Daniel do Assaré, representante do memorial, agradeceu a realização do evento, que como artista e neto de Patativa, ressaltou a importância do reconhecimento dos artistas pela secretaria de cultura.
Já Paulo Ernesto proferiu uma palestra sobre a cultura popular, sobretudo a cultura do nosso poeta maior Patativa, do seu legado e da sua contribuição para a cultura local e do nosso país. Ressaltou a importância de se comemorar o dia do artista, de valorizar e reconhecer essa figura tão importante, que com o seu trabalho nos deixa um grande legado, que ultrapassa gerações. Em sua página no facebook, Paulo Ernesto diz que divide o diploma que recebeu no evento com todos os artista do Cariri e divide também o troféu com os colegas de trabalho e todas as pessoas que foram solidárias com os moradores da Terra do Patativa.
Muitas apresentações artísticas aconteceram durante o evento, recital de poesias, voz e violão, apresentações de sanfoneiros, apresentações de artistas mirins, dos projetos do Instituto o Canto do Patativa, logo em seguida a certificação a todos os artista presentes, finalizando com o coquetel.
A SECULT agradece a família do Poeta Patativa por ceder o auditório do memorial, para a realização do evento, pela parceria que os mesmos sempre têm com a secretaria, ao núcleo de cultura do nosso município, as coordenadoras Norma Santana e Maura, do Programa de Agentes de Leitura do Ceará, aos artistas que contribuíram com sua presença e apresentações, bem como do total apoio da Prefeitura Municipal de Assaré.
Acolhida ao público.
Início da cerimônia de homenagens.
__________________________________
Patativa do Assaré recebeu homenagens e Título de Dr. Honoris Causa durante o 4º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão – CLISERTÃO da UPE, Campus Petrolina PE.
O 4º CLISERTÃO – Congresso Internacional do Livro, Leitura e
Literatura no Sertão, aconteceu de 7 a 11 de maio na Universidade de
Pernambuco, Campus Petrolina, sertão de Pernambuco. O evento contou com mesas
redondas, conferências, oficinas, mini-cursos, feiras de livros, passeios de
ecoleitura, contação de histórias e apresentações artísticas. Este ano tinha
como tema: “As Margens da/na Literatura, Linguagem e leitura”. Entre os
homenageados do congresso estavam o poeta Patativa do Assaré, a professora e fundadora
do curso de Letras da UPE em Petrolina, Yeda Barros e a Poeta Zilda Alves.
Dentro da programação entre os convidados se fizeram presentes grandes
escritores como Gilmar de Carvalho, Maria Valéria Rezende e Chacal, o artista
popular Jota Borges e o Mestre da Cultura do Ceará, Espedito Celeiro, o
secretário de cultura do Estado de Pernambuco Marcelino Granja. Além de
refugiados da Síria, Venezuela e República do Congo.
Mesmo depois de ter assumido a vida eterna há 15 anos, o poeta Patativa do Assaré, continua a receber expressivas homenagens, como a que lhe fora prestada nesta segunda-feira (7), na cidade de Petrolina, quando a Universidade de Pernambuco, lhe concedera o título de Dr. Honoris Causa. Na sua justificativa o professor Dr. Peterson Martins pontua que a obra de Patativa permanece viva e presente onde quer que exista injustiça, isso faz dele um dos poetas mais estudado e referenciado no que diz respeito à crítica e injustiça social que assola a vida do sertanejo. Diante disso, o poeta foi diplomado em Dr. Honoris Causa (in memorian) através do seu neto Daniel Gonçalves.
O Poder Executivo de Assaré mandou a sua representação à solenidade, que participaram de dois dias de congresso, onde no dia 7 vivenciaram de perto e com muita emoção a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao nosso saudoso poeta, contando com a presença da vice-prefeita Dra. Maria É Braga Mota e do Secretário de Cultura, Desportos e Turismo Vagner Gois, o poeta e neto de Patativa, Daniel do Assaré e do Mestre da Cultura Jesus Leite. A noite, durante o evento reconhecendo o valor do Município onde nasceu o poeta, a UPE passou a presidência dos trabalhados à vice-prefeita Maria É e em seguida, o reitor diplomou o gênio da poesia.
Já no dia 8 de maio, ainda dentro da programação visitaram a Ilha do Rodeadouro (rio São Francisco), com roda de conversa acerca da literatura, música, pintura e livro didático que têm o Velho Chico como cenário ou foco temático.
A cultura popular em Assaré tem na
manifestação dos Caretas da Semana
Santa um dos seus pontos
marcantes de preservação dos costumes do povo. Ao se aproximar da quaresma eles
surgem nas comunidades de forma espontânea com muita dedicação. Organizados em grupos,
percorrem cidades vizinhas e a sede do Município recolhendo donativos para
compor a Quinta do Judas.
Depois que assumiu a Secretaria
Municipal de Cultura em 2017, Vavá Gois, mostrou interesse em manter viva esta
tradição. Fez um projeto, levou ao Prefeito Evanderto, que aprovou de imediato,
para oferecer apoio logístico, como
ainda, preparando um grande cortejo que sai pelas ruas da cidade no domingo de
páscoa. Dele participam todos os grupos de caretas tanto da cidade como das
comunidades rurais.
O Projeto Caretas da Semana Santa de
Assaré reuniu os seguintes grupos este ano: Cercada - coordenado por Cícero
Macedo; Bonita - coordenado por Marlene; Barreiros - coordenado por Leudo; os
mirins (crianças e adolescentes) coordenado pelo menino Gabriel; Banguê -
coordenado por Mazin, Parque de Vaquejadas -
coordenado por Evandro e São José – coordenado por César. As quintas
ocorreram no sábado e no domingo.
O cortejo do Domingo de Páscoa ocorreu
na sede, saindo da Estação Rodoviária, percorrendo ruas e teve como destino
final a Churrascaria Rancho do Boy. No local foi montada a Quinta do grupo de
caretas mirins e depois uma festa dançante.
Este foi o segundo ano que a
Prefeitura deu apoio ao projeto. “Queremos fortalecer esta tradição. É uma
manifestação que permanece muito
viva e vai muito longe, porque ela se desperta também dentro das crianças.
Basta ver as crianças correndo nas ruas fantasiadas de caretas” disse o
secretário Vava Gois.
Confira as fotos do evento.
REGISTRO DE IMAGENS DO CORTEJO PELAS RUAS DA CIDADE COM OS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ NO DOMINGO DE PÁSCOA DE 2018.
REGISTRO DE IMAGENS DAS QUINTAS DOS JUDAS NAS COMUNIDADES NO SÁBADO DE ALELUIA E DOMINGO DE PÁSCOA. ( GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ. 2018 )
VISITAS AS COMUNIDADES NA SEMANA SANTA PELOS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ. 2018
__________________________________________________________________________________________
MESTRE DA CULTURA POPULAR DE ASSARÉ, DECA PINHEIRO PARTICIPA DO XI
ENCONTRO MESTRES DO MUNDO PROMOVIDO PELA SECULT CEARÁ NA CIDADE DE LIMOEIRO DO
NORTE.
Aconteceu na cidade de Limoeiro
do Norte – CE o XI Encontro Mestres do Mundo, que teve sua abertura oficial na
noite do dia 29/11, com mais de 50 mestres e mestras da cultura do Ceará, onde
após um belo cortejo pelas ruas da cidade foram recebidos no palco principal do
evento, na Praça Odílio Silva, pelo Secretário de Cultura do Estado do Ceará,
Fabiano dos Santos Piúba e pelo Senhor Otacílio Macedo, superintendente do
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde este
parabenizou a iniciativa da SECULT CE em promover um evento de tamanha
grandiosidade e valorização dos mestres da cultura cearense, onde dedicou o
mais importante prêmio do Brasil em patrimônio cultural, em reconhecimento a
realização do Encontro Mestres do Mundo, que durou até o dia 2/12 em Limoeiro e
cidades vizinhas.
O Encontro Mestres do Mundo é um
evento de iniciativa da SECULT CE, realizado desde 2005, durante todos esses
anos se vem percebendo cada vez mais o processo de interiorização da cultura
popular. Algumas cidades já foram palco de uma vasta riqueza cultural, dentre
elas Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, esse ano foi à vez da cidade de
Limoeiro que em diálogo com os mestres vivos da nossa cultura, estudantes,
professores, pesquisadores e mestres de outros estados e países compartilharam
experiências numa vasta riqueza de trocas de saberes e fazeres populares.
Foram quatro dias de oficinas com
o mote “Saber dos Encantados”, ministrados pelos próprios mestres e mestras ou
pelos membros dos seus grupos. Além dessas oficinas aconteceram aulas
espetáculos e oficinas itinerantes, que contemplou as cidades de Tabuleiro,
Quixeré, Russas, Alto Santo e Morada Nova que foram realizados em espaços
socioeducativos, disseminando assim principalmente a educação patrimonial,
artística e cultural, bem como ressaltar a importância dos mestres, tesouros
vivos, na construção e disseminação da cultura popular no Ceará, Brasil e para
o mundo.
Assaré hoje conta com quatro
mestres da cultura popular, dois já faleceram, Dona Deusa e Joaquim de Cota (in
memoriam) e dois ainda estão nos transmitindo seus saberes e fazeres populares,
sendo estes Chico Paes e Deca Pinheiro. A Secretaria de Cultura, Turismo e
Desporto, secretário Vavá Góis e a Administração Assaré de Todos, prefeito Evanderto
Almeida não mediram esforços para que os dois mestres vivos pudessem participar
do Encontro Mestres do Mundo.
Infelizmente por motivos de força
maior o nosso querido Chico Paes não pode participar. Já o nosso grande Mestre
Deca Pinheiro, ofício religiosidade (Penitentes do Genezaré) foi juntamente com
seu filho Antonio representando todos os mestres da nossa cultura e a nossa
querida cidade de Assaré, Terra do nosso poeta maior, Patativa. O secretário
Vavá Góis comenta que não pode participar do evento, por está tratando de
projetos ligados a pasta da SECULT Assaré, como o Projeto Campinho Sesporte em
que Assaré foi contemplada, mas que ele e o prefeito Evanderto fizeram de tudo
para que o mestre pudesse participar desse grandioso evento, levando o mesmo e
o seu filho até a cidade de Juazeiro para irem até o a cidade de Limoeiro do
Norte, bem como a volta pra casa. Vavá ainda relata que durante os quatro dias
de evento ligava frequentemente para a organização, para ter notícias do
encontro e do nosso mestre Deca Pinheiro.
O Secretário de Cultura do Ceará
Fabiano Piúba pretende no ano de 2018 ampliar o número de mestres da cultura
cearense, isso vai de encontro com o que a Secretaria de Cultura de Assaré vem
fazendo ao longo do ano de 2017, com vistas ao ano de 2018, que é um estudo de
caso, levantamento biográfico de personalidades assareenses que têm toda uma
vida dedicada aos saberes e fazeres populares em Assaré com vistas também a
aumentar o número de mestres em Assaré.
___________________________________________________________________________________
IX MISSA DA CONSCIÊNCIA NEGRA FOI CELEBRA NA CASA DO BARÃO DE
AQUIRAZ, INFINCADO, DISTRITO DE GENEZARÉ - ASSARÉ
Aconteceu
no dia 24 de novembro, sexta-feira, no casarão do Barão de Aquiraz, Infincado,
distrito de Genezaré - Assaré a IX Missa da Consciência Negra, idealizada pela
CPT (Comissão Pastoral da Terra) e celebrada pelo Padre Vilecí Basílio Vidal,
que em suas palavras ressaltou a importância de resgatar esse espaço como lugar
sagrado marcado por tanta dor e resistência. Lembramos ainda que a missa tem
como objetivo, resgatar, valorizar e mostrar a importância dos NEGROS no
processo de formação da história e
identidade cultural do nosso país.
Além
da missa, o evento contou com várias apresentações artísticas e culturais
feitas pelos alunos da Escola Joaquim Neco da Costa, de Genezaré, dos alunos do
Sítio do Meio que contaram com muita maestria o histórico da casa do Barão de
Aquiraz no Inficado, lembraram também um pouco sobre a história de Zumbi, bem
como fizeram uma homenagem aoPadre Vileci, idealizador e celebrante da missa,
apresentações dos grupos de Capoeira e Maneiro-pau da Secretaria de Cultura,
Turismo e Desporto de Assaré, que foi grande parceira na realização do evento.
Contou também com o lançamento do Cordel “Mãe África Liberdade” do professor e
poeta Luizão, membro do núcleo de cultura da SECULT Assaré, cordel este que
relata um pouco da trajetória de sofrimento e glórias, bem como o legado que os
NEGROS deixaram para o nosso país, na busca incessante por Liberdade, Igualdade
e Fraternidade.
A
Secretaria de Cultura em nome do Secretário Vavá Góis e seu núcleo de Cultura
vêm agradecer a todos que contribuíram para que o evento acontecesse, a CPT na
pessoa do Padre Vileci, A Secretaria de Assistência Social em nome de Vandinha
Almeida que cedem o espaço da ação social para que o grupo de capoeira e
maneiro-pau façam os ensaios dos grupos, ao professor Maurício do grupo de
capoeira, a todos os alunos, professores e funcionários das escolas de Genezaré
e do Sítio do Meio em nome da professora Cidália, grande parceira do Padre
Vileci para a realização da missa, a Antonio de Eugênio e família que sempre
oferecem alimentação para todos que participam do evento, Seu Hélio, a Prefeita
em exercício Maria É, ao vereador Lanlan, enfim a todas as pessoas que se
fizeram presentes e prestigiaram a celebração da IX Missa da Consciência Negra.
_______________________________________________
7ª EDIÇÃO DO CORDEL DA FEIRA COM
O LANÇAMENTO DO CORDEL “MÃE ÁFRICA” DO POETA E PROFESSOR LUIZÃO
Aconteceu mais uma edição do
Projeto Cordel na Feira, desta vez a sétima edição teve um tom bem especial,
pois dentro das atividades da Secretaria de Cultura de Assaré referentes ao dia
da Consciência Negra, 20 de Novembro, o lançamento do cordel do poeta e
professor Luizão intitulado “Mãe África” veio de maneira singular relatar um
pouco da trajetória de sofrimento e glórias, bem como o legado que os NEGROS
deixaram para o nosso país, na busca incessante por Liberdade, Igualdade e
Fraternidade.
Luíz Dias de Pinho nasceu no dia
09 de março de 1961, no Sítio Timbaúba – Tarrafas (CE), filho de Manoel Dias de
Pinho e de Maria Izabel de Pinho. O gosto pela leitura ainda na infância foi o
que motivou o poeta a se encantar e apaixonar-se pela Literatura de Cordel,
ainda também, fonte de inspiração para escrever poesias, considerados pelo
professor Luizão são seus mestres: Patativa do Assaré, o poeta maior e seu
filho, o poeta Geraldo Gonçalves. O primeiro considerado um “monstro” na
crítica social em seus poemas, já o segundo, um mestre na arte de compor versos
líricos.
O evento tem total apoio da
Administração Assaré de Todos e grande parceria do SESC que tem incentivado e
valorizado a produção e publicação dos cordéis e contou também com a
participação de vários artistas da terra, dos quais os violeiros e repentista
Manel do Cego e Ceci do Amaro, Miceno Pereira e Chico Félix, Valter do
Cavaquinho, Geovane do Cavaquinho, sanfoneiros Seu Gilson, Sandoval, Normando,
Toninho da Serrinha, Tadeu da Serra, Dé de Belo, Raimundinho do Juá, Seu Cildo,
Forró Farra de Vaqueiro, cantor Sandro Pegador.
Em suas palavras o professor e
poeta Luizão ficou muito feliz por ter um cordel seu publicado e agradeceu a
oportunidade de mostrar o seu trabalho, bem como ressaltou a importância de
incentivar, valorizar e fomentar a produção da literatura de cordel em Assaré.
Na oportunidade a SECULT Assaré agradece a presença de toda a comunidade que se
fez presente para prestigiar o lançamento cordel, agradece também à presença de
seu Afonso Gonçalves, Filho de Patativa, do cantor Tony Camargo, filho ilustre
de Assaré, bem como do grupo de alunos da Escola Batistina Braga, que
acompanhados da coordenadora Núbia também foram prestigiar o grandioso evento,
Cordel na Feira.
___________________________________________________
APRESENTAÇÃO DA CIA. DE THEASTAI ARTES CÊNICAS - DOURADOS – MS, COM O TRABALHO
“DANDYS ACROBÁTICO” ATRAVÉS DA XIX MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA 2017 EM PARCERIA COM A SECULT
ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE ASSARÉ.
Na noite do último sábado, dia 11\11\2017 aconteceu em Assaré uma apresentação da XIX
Mostra Sesc Cariri de Cultura, onde a Companhia Theastai de artes cênicas, da
cidade de Dourados, Estado do Mato Grosso do Sul, com o trabalho Dandys
Acrobático realizaram um belíssimo espetáculo na praça da Igreja Matriz, que
recebeu um numeroso público de diversas gerações, com a interação de todos com
o grupo.
Os artistas desenvolveram performances de artes cênicas e
também de equilíbrio e malabares, encantando assim, a todos que assistiam ao
espetáculo, como também chamando a
atenção e despertando o interesse de assistir no público que passava pelas ruas
ao redor do tão conhecido “ quadro da igreja “.
O grupo veio a Assaré, terra do Patativa, através da mostra
SESC Cariri de Cultura que leva arte e cultura a todas as cidades do Cariri. O
nosso município recebe a assistência do SESC Crato que tem a frente à gerente
Lúcia e sua equipe. Com a parceria entre a instituição e a administração Assaré
de Todos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer o evento
aconteceu em nossa cidade, tendo sido realizado com grande êxito, levando
entretenimento e diversão as famílias assareenses.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Cultura,
Turismo e Esporte Vavá Gois, a Secretária de Educação Edelvanha de Sousa, a
coordenadora do CREAS Joelma Onofre, o coordenador do NASF Werisleik Gois e também dos produtores culturais da Mostra
SESC Alan Alves e Kaiza Furtado.
_______________________________________________
SECULT ASSARÉ e Centro
Social Maria de Jesus Oliveira realizaram cerimônia de entrega do Livro Mestres
da Cultura do Estado do Ceará, produzido pela Fundação Waldemar Alcântara aos
mestres Assareenses e familiares dos mestres in memoriam, além do segundo lançamento do Cordel Paixão na
Terceira Idade. Evento realizado para os participantes do grupo da melhor idade
do Centro Social de Assaré.
A Secretaria de Cultura, através do
Secretário Vavá Gois, e a Coordenadora de Políticas Publicas Vandinha Almeida
realizaram sexta-feira passada, no Centro Social, a solenidade de entrega do
Livro dos Mestres, que fazem parte do projeto “Tesouros Vivos do Ceará”, da
SECULT do Estado. Até o momento, o Assaré emplacou 4 nomes neste projeto, que
são eles: Chico Paes (mestre de harmônica de 8 baixos), Deca Pinheiro (penitente), Joaquim de Cota
(seleiro) e Dona Deusa ( mestra de religiosidade popular). Das personalidades
citadas, as duas últimas já não mais estão conosco que são Dona Deusa e seu
Joaquim.
Além da entrega do Livro dos Mestres
a cada um dos mestres ou aos seus familiares, ocorreu o segundo lançamento do
cordel da poetisa Rosinha, com o título “Paixão na Terceira Idade”. É o segundo
porque este mesmo cordel fora lançado segunda-feira passada na Praça do
Mercado.
A solenidade foi prestigiada pelo
Secretário Municipal de Cultura Vagner Gois, pela coordenadora de políticas
sociais do Município Vandinha Almeida, Secretário de Governo Municipal Francisco Paulo e ainda pela vice-prefeita Maria É Braga.
Os mestre foram saudados em cordel
durante o cerimonial.
Hoje o centro social,
Em dignidade pura,
Recebe no seu recinto,
Na mais firme compostura,
Os guardiões da memória,
Que fizeram nossa história,
São os mestres da cultura.
Chico Paes – no pé de bode,
O dono da animação,
Há 80 anos ele,
Alegra o nosso povão,
Ainda toca aprumado,
Metido a cabra danado,
Na sua Arte é campeão.
O senhor Deca Pinheiro,
Sua missão é rezar,
Vive da casa prá roça,
Da roça para o altar,
O seu mundo é diferente,
De Jesus é penitente,
Sofre sem se reclamar.
O mestre Joaquim de Cota,
Sendo o maior dos seleiros,
Suas selas preferidas,
A paixão dos fazendeiros
Ao cavalgar nas estradas,
E em festas de vaquejadas,
Eram prendas dos vaqueiros.
Seu Joaquim já viajou,
Bem antes do combinado,
Mas, sua arte permanece,
Como um bem do nosso Estado,
A mestre, ele foi eleito,
O seu nome desse jeito,
Ficou imortalizado.
Dona Deusa ouviu na fé,
O chamado das missões,
Passou a rezar novena,
Terços e renovações,
O seu nome ganhou gloria,
Levando para a história,
As lindas coroações.
Dona Deusa agora esta,
Habitando outra mansão,
A mansão celestial,
Vivendo na comunhão,
Recebendo de Jesus,
Um forte fecho de luz
Para uma nova missão.
Dona Deusa e seu Joaquim,
Chico Paes, Deca Pinheiro,
Estão imortalizados,
Neste livro verdadeiro,
Feito para registra
Os mestres do Ceará,
Como orgulho brasileiro.
O lançamento do cordel Paixão na
Terceira idade de autoria da poetisa Rosinha das Neves Cunha ocorreu em
seguida. A autora Rosinha foi saudada com versos de gracejos.
Rosinha, que coisa boa,
A sua curiosidade,
Na linguagem do cordel,
Mostrar com sinceridade,
Um tabu que inda persiste,
Mas sabemos que existe,
Paixão na terceira idade.
Parabéns para Rosinha,
Seu cordel será bem lido,
Mas soubemos pessoal,
Que ele teve outro sentido,
Porque dentro deste enredo,
Rosinha guarda em segredo,
Um grande amor escondido.
Quem leu o cordel já viu,
Sua farta inspiração,
Tem muita facilidade,
Para falar da paixão,
Por ela falar tão bem,
Descobrimos que ela tem,
Uma no seu coração.
Que ela tenha ou não,
Uma paixão de verdade,
Que seja reconhecida,
Ela tem a liberdade,
De amar abertamente,
Viver feliz e contente,
Paixão na terceira idade.
Em suas palavras de agradecimentos, o
secretário Vavá Gois, parabenizou aos mestres que estão agora imortalizados
nesta grande obra publicada pela Fundação Valdemar Alcântara. Agradeceu aos
familiares dos mestres já falecidos e
elogiando o cordel de Rosinha das Neves.
Disse Vavá que a cultura tradicional,
que vem passando de gerações em gerações não poderá morrer, porque ela faz
parte da existência do nosso povo.
___________________________________________________________
HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DO ARTISTA ACONTECE EM ASSARÉ.
O evento foi uma idealização da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, com o propósito de homenagear os artistas locais, no dia Internacional do Artista, conferindo-lhes um certificado de menção honrosa pelo seu dia. A abertura se deu com a fala da Coordenadora de Políticas Públicas do município, Vandinha Almeida, em seguida o Secretário desta Pasta, Vavá Góis, agradeceu a todos os artistas que se fizeram presentes e disse mais, que a cultura é feita por todos e que temos a missão de ser e fazer cultura em nossa terra. O poeta Daniel do Assaré, representante do memorial, agradeceu a realização do evento, que como artista e neto de Patativa, ressaltou a importância do reconhecimento dos artistas pela secretaria de cultura.
Já Paulo Ernesto proferiu uma palestra sobre a cultura popular, sobretudo a cultura do nosso poeta maior Patativa, do seu legado e da sua contribuição para a cultura local e do nosso país. Ressaltou a importância de se comemorar o dia do artista, de valorizar e reconhecer essa figura tão importante, que com o seu trabalho nos deixa um grande legado, que ultrapassa gerações. Em sua página no facebook, Paulo Ernesto diz que divide o diploma que recebeu no evento com todos os artista do Cariri e divide também o troféu com os colegas de trabalho e todas as pessoas que foram solidárias com os moradores da Terra do Patativa.
Muitas apresentações artísticas aconteceram durante o evento, recital de poesias, voz e violão, apresentações de sanfoneiros, apresentações de artistas mirins, dos projetos do Instituto o Canto do Patativa, logo em seguida a certificação a todos os artista presentes, finalizando com o coquetel.
A SECULT agradece a família do Poeta Patativa por ceder o auditório do memorial, para a realização do evento, pela parceria que os mesmos sempre têm com a secretaria, ao núcleo de cultura do nosso município, as coordenadoras Norma Santana e Maura, do Programa de Agentes de Leitura do Ceará, aos artistas que contribuíram com sua presença e apresentações, bem como do total apoio da Prefeitura Municipal de Assaré.
Acolhida ao público.
Início da cerimônia de homenagens.
________________________________________________________
GALERIA DE FOTOS DE AÇÕES DOS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ NO ANO DE 2017.
DOMINGO ( DESFILE DOS CARETAS PELAS RUAS DE ASSARÉ COM A PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES DO: BANGUÊ \ SERRA DA EMA\ CERCADA \ BONITA \ GRUPO DE CARETAS MIRIM \ PARQUE DE VAQUEJADAS BARREIROS E SERRINHA. FESTA NO BAR DA FEIJOADA NA SERRA DA EMA)
____________________________________________________________
GALERIA DE FOTOS DE AÇÕES DOS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ NO ANO DE 2017.
GRUPOS: DOMINGO ( FESTA DOS CARETAS DAS COMUNIDADES BARREIROS E SERRINHA. FESTA NO BAR DE ZEZÃO NOS BARREIROS)
___________________________________________________________________
GALERIA DE FOTOS DE AÇÕES DOS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ NO ANO DE 2017.
GRUPOS: SÁBADO DE ALELUIA ( MONTAGEM DO CIRCO E FESTA DOS CARETAS NO SÍTIO BONITA NO BAR DE MARLENE NA SERRA DE SANTANA)
__________________________________________________________
GALERIA DE FOTOS DE AÇÕES DOS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ NO ANO DE 2017.
GRUPOS: SÁBADO DE ALELUIA ( MONTAGEM DO CIRCO DOS CARETAS NO SÍTIO CERCADA NO BAR DE DEUS NA SERRA DE SANTANA)
MONTAGEM DO CIRCO DOS CARETAS NO SÍTIO CERCADA NO BAR DE DEUS NA SERRA DE SANTANA |
__________________________________________________________________
GALERIA DE FOTOS DE AÇÕES DOS GRUPOS DE CARETAS DE ASSARÉ NO ANO DE 2017.
GRUPOS: BANGUÊ \ SERRA DA EMA\ BARREIROS \ CERCADA \ BONITA \ PARQUE DE VAQUEJADAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário