Programa Agentes de Leitura


Projeto itinerante da Secult Assaré com Programa Agentes de Leitura do Estado Ceará realizam ação no Distrito do Amaro - Assaré.


A equipe do Programa Agentes de Leitura do Estado do Ceará / núcleo Assaré juntamente com o secretário municipal de Cultura Vavá Gois e professores e núcleo gestor da Escola Maria Célia Ferreira e da Creche do Amaro realizaram neste último sábado dia 24 de novembro mais uma ação itinerante do projeto Agentes de Leitura. O evento contou com uma grande participação de alunos, professores e pais das duas instituições de ensino municipal localizadas no Distrito. 


O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva do Amaro, com  muitas atividades desenvolvidas pelos agentes, tais como: tapete de livros, leitura de livros, contação de histórias, rodas de conversas e vivências, brincadeiras, jogos educacionais, gincanas, distribuição de brindes e gulosemas que as crianças adoram, como pipoca, chiclete, pirulito, choclotes e outros.
A ação foi acordada entre o Secretário Vavá Gois e a professora Silvana Belizário que levou a idéia para os professores e núcleos gestores da creche e da escola para serem parceiros dos agentes com esta ação.
O evento tem o total apoio da Gestão Assaré de Todos, através da Secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré, Governo do Estado do Ceará através da SECULT Ceará com o programa Agentes de Leitura e a parceria das comunidades que recebem o evento.

Esta ação que foi realizada no Amaro, conta como a última do ciclo de 2018 da forma itinerante. Sendo que o contrato de parceria do projeto está se encerrando depois de quase dois anos de atuação em parceria no nosso município. No final do mês de dezembro o projeto encerra tanto na parte itinerante como nos bairros assistidos pelo projeto semanalmente. Depois de encerrado, o município ficará no aguardo do novo edital dos Agentes de Leitura do Estado do Ceará para que possamos firmar uma nova parceria para a atuação nos próximos dois anos.
































Agradecemos o apoio do Vereador Auricélio e sua família que proporcionou um delicioso almoço para a equipe dos Agentes de Leitura. 


_______________________________________

Programa Agentes de Leitura do Estado do Ceará / Núcleo Secult Assaré participam de ação com crianças na comunidade de Cajazeiras Dos Simiões.

Aconteceu no dia 27 de outubro de 2018 na linda comunidade de Cajazeiras dos Simiões mais um dia de lazer e comemoração ao dia das crianças, organizado pela líder comunitária Mariula Francelino e amigos. Onde a mesma todos os anos realiza esse evento e sempre convida e conta com a pareceria do programa Agentes de Leitura do Núcleo de Assaré. 

A ação contou com a participação direta dos agentes que foram articulados pela Secult Assaré, através do Secretário de Cultura Vavá Gois que esteve presente ao evento, levando 04 agentes do programa. Na solenidade foram desempenhados diversos trabalhos com as crianças e pais, tais como, tapete de livros espalhados pela quadra, para leitura das crianças junto aos seus pais, contação de histórias pelos agentes, exposição oral e troca de conhecimentos entre todos os presentes sobre o livro lido, pinturas de rosto, brincadeiras tradicionais como: estoura balão, morto e vivo, corrida de sacos e muitas provas em uma divertida gincana e ao final distribuição de guloseimas.

Estiveram presentes ao evento muitos pais, educadores voluntários do Amaro e Cajazeiras, autoridades de Assaré, entre elas: o Prefeito Evanderto Almeida, os vereadores Auricélio do Amaro, Lanlan de Alexandre e Edson Silva. 

Além do momento com os Agentes de Leitura as crianças puderam se divertir e participar bastante com toda programação articulada por Mariula Francelino e seus parceiros, teve lanche para todos, com cachorro quente e refrigerante, brincadeiras no pula-pula e por último um bolo em homenagem as crianças para todos,  distribuição de presentes e brindes para a garotada da comunidade com o apoio dos amigos. 

Nesse espírito solidário mais um evento em comemoração ao dia das crianças foi realizado pela líder comunitária Mariula Francelino e seus parceiros, juntamente com o projeto Agentes de Leitura do Ceará / Núcleo Secult- Assaré e apoio da Administração Assaré de Todos.







































__________________________________________________________


Ação itinerante do projeto Agentes de Leitura do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Cultura de Assaré acontece na Serra de Santana.



Aconteceu nesse último dia 14 de abril, no Sítio Catolé, região da Serra de Santana, no município de Assaré o retorno do Projeto Ação Itinerante dos Agentes de Leitura. O projeto contou com a presença de várias mães e suas crianças que foram participar do evento, que tem em suas ações itinerantes muito conhecimento, leituras de livros, contação de histórias, brincadeiras, gincanas e entrega de brindes, tudo realizado pelos Agentes de Leitura do Ceará com total apoio da Prefeitura Municipal de Assaré, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Assaré. Esse momento de entretenimento e conhecimento literário aconteceu na Quadra Poliesportiva do Sítio Catolé e teve a participação dos Agentes Lucélio Ferreira, Caio Gérson, Samela Calixto, Beatriz Oliveira, Rafael Vieira e do Secretário de Cultura de Assaré Vavá Gois.

Nas ações itinerantes que são realizadas uma vez por mês pelos sítios e comunidades do nosso Assaré podemos ver e sentir de perto a alegria das crianças quando tem um pouco de contato  com esse lindo projeto que é desenvolvido semanalmente com as famílias e de casa a casa em 05 (cinco) bairros  da sede do nosso município, fazendo assim com que as famílias assareense possam ter acesso ao livro, a leitura e ao conhecimento, através desse importante projeto que é  o programa Agentes de Leitura do Ceará, da SECULT CEARÁ,  que funciona em parceria com a Biblioteca Municipal,  Secretaria de Cultura do município e da Administração Assaré de Todos.

Momento de convidar as famílias da Serra de Santana casa a casa no Sítio Catolé e região. Dia 13 de abril de 2018.





Momento do evento da Ação Itinerante do Programa Agentes de Leitura do Estado do Ceará ( Secult - Ceará ) em parceria com a Prefeitura Municipal de Assaré, Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré e Biblioteca Publica Dr. João Bantim de Sousa.















































Reunião com os Agentes de Leitura veteranos no projeto e também com os dois novos agentes que farão parte do programa em nosso município.


________________________________________________________________

Agentes de Leitura do município de Assaré realizam ações nas Escolas municipais da nossa cidade.

Durante o mês de novembro de 2017, os Agentes de Leitura de Assaré realizaram os seus trabalhos diários de visitas às famílias beneficiadas com o projeto nos bairros que são cadastrados e assistidos pelo programa. Essa ação itinerante desperta a leitura, o conhecimento e acima de tudo o exercício da prática da cidadania para os participantes.

Além das visitas diárias que os agentes realizam, nesse mês de novembro, a equipe recebeu convites de 02 (duas) escolas municipais, que solicitaram os trabalhos dos Agentes de Leitura à Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, órgão do município que é responsável pela parceria entre SECULT CEARÁ e administração municipal local. A solicitação foi encaminhada para a coordenadora da Biblioteca Municipal, a senhora Luzilane Pinheiro, que repassou para o grupo de agentes e já realizaram o planejamento para realização das duas ações que aconteceram da seguinte forma:

No dia 23 de novembro, no turno da tarde, os Agentes de Leitura realizaram sua primeira ação na Escola José Daniel, que fica localizada no bairro José Dodô. O tema trabalhado por eles foi a “ Consciência Negra “ onde teve roda de leitura para todos os alunos, com o livro “Menina Bonita do Laço de Fita”. Logo após a leitura, houve contação de histórias e muitas brincadeiras lúdicas e tradicionais.

Já no dia 28 de novembro, foi a vez da Escola Maria Isabel, que fica localizada no bairro Parque de Vaquejadas. O evento solicitado pelos coordenadores e professores do 2º ano aconteceu no espaço do “Art’s Festa Bufet”, que cedeu o local para esta ação de descontração e relaxamento entre alunos e professores da referida série que irão participar da avaliação do SPAECE 2017.

Nesta manhã de ação dos agentes em parceria com os professores da Escola Maria Isabel, foram trabalhadas: rodas de leitura, contação de histórias e diversas brincadeiras como: dança das cadeiras, morto vivo, dança da serpente e outras. Desta forma os alunos tiveram uma manhã diferente e recreativa para que durante essa semana de avaliação os alunos ficarem menos tensos.


A Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré, Biblioteca Pública Municipal e os Agentes de Leitura agradecem o convite das escolas acima citadas e reafirmam o compromisso de parceria com instituições que trabalham a leitura, educação, social e cidadania em nosso município.

AÇÕES DOS AGENTES DE LEITURA NA ESCOLA JOSÉ DANIEL 








AÇÕES DOS AGENTES DE LEITURA NA ESCOLA MARIA ISABEL. 











_________________________________________________


4ª AÇÃO ITINERANTE DOS AGENTES DE LEITURA DE ASSARÉ E DIA DAS CRIANÇAS ACONTECERAM NO ÚLTIMO SÁBADO NA VILA DE CAJAZEIRAS DOS SIMIÕES.

Mais uma ação itinerante do Projeto Agentes de Leitura aconteceu no município de Assaré, dessa vez foi realizada a 4ª Ação Itinerante do projeto que foi realizado na comunidade de Cajazeiras dos Simiões no último dia 28 de outubro de 2017, a partir das 8:30 horas da manhã, na quadra poliesportiva da referida comunidade.
O projeto Agentes de Leitura é um projeto da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará que acontece em várias cidades do estado, o projeto acontece em parceria com as prefeituras municipais contempladas com o projeto. No município de Assaré vem sendo realizado em parceria com a Administração Assaré de Todos, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer que juntamente com a Biblioteca Pública de Assaré vem dando total apoio de parceria a este projeto.
Com a contemplação do projeto para o nosso município a administração Assaré de Todos teve a iniciativa de criar e dar total apoio na Ação Itinerante do projeto que 01 (uma) vez por mês vai até a comunidade Rural, Sítios, Vilas, povoados ou distrito do nosso Assaré e através da SECULT ASSARÉ o projeto tem todo o suporte logístico como transporte, sistema de som, brindes para crianças entre outros e a SECULT CREARÁ colabora com a sua valorosa parceria, que é o material humano, através dos trabalhos dos 04 (quatro) agentes que fazem parte do projeto com toda sua experiência e didática que os mesmos foram adquirindo em diversas formações e estudos oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
A Ação Itinerante fez parte da programação do dia de lazer e cultura em comemoração ao mês das crianças da comunidade de Cajazeiras dos Simiões, evento esse realizado pela senhora Maríula Francelino e seu esposo Zé Neto, que juntamente com os seus familiares, amigos e toda comunidade realizaram esse importante momento para as crianças da Cajazeiras. No evento teve muitas brincadeiras, distribuição de brindes, pula-pula, casinha de bolinhas e cachorro quente, tudo grátis para a criançada.
Essas ações foram todas conseguidas através de uma grande articulação da senhora Maríula e sua equipe de colaboradores e parceiros. A parceria dos Agentes de Leitura se fez através da ação itinerante com acesso a leitura dos livros que são levados em um lindo baú de leitura, onde as crianças tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo encantado dos livros, tiveram também o momento de pintura de rosto, brincadeira da serpente, corrida de saco e muitas outras ações.
Nesse dia tão especial para a criançada se fizeram presentes ao evento o Secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré Vavá Gois, que não mede esforços para sempre se fazer presente e acompanhar de perto todas as ações, que segundo ele são importantes e imprescindíveis para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, o Vereador Lanlan de Alexandre e sua esposa. Os mesmos juntamente com a organizadora Maríula e sua equipe participaram junto com as crianças das brincadeiras e ações desenvolvidas no evento.









































__________________________________________________________

DIA DAS CRIANÇAS É COMEMORADO PELAS SECRETARIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE CULTURA EM ASSARÉ

Ser criança é o estado mais puro do ser humano! E foi assim, pensando na pureza da criança que as secretarias de Assistência Social e de Cultura de Assaré, nos dias 09, 10 e 11 de outubro, no Centro Social Maria de Jesus Oliveira proporcionaram as crianças do nosso município momentos de muita alegria e diversão em alusão ao dia das crianças. Momentos estes direcionados para alunos ativos nas oficinas do Centro Social, como também alunos da Escola Ananias Ferreira de Melo e da Creche Padre Manoel Alves Feitosa que foram agraciados a participarem destas festividades. Na ocasião estavam presentes os doadores e representantes de instituições que se dispuseram a ajudar na realização do evento e entrega de brinquedos.
A parceria da Secretaria de Cultura se deu com a presença dos Agentes de Leitura do nosso município que atenderam as crianças com rodas de leituras, brincadeiras e pinturas durante os três dias de evento, só que no dia 11 foi o dia específico dos agentes para atender as crianças que fazem parte do projeto Agentes de Leitura. Projeto este da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em parceria com o município de Assaré, desenvolvido em nossa cidade com atividades semanalmente, aonde as crianças são atendidas pelos agentes em suas casas com rodas de leitura para toda a família.

Para o Secretário de Cultura Vavá Góis e a Coordenadora de Políticas Públicas do Município Vandinha Almeida, proporcionar momentos como este para as crianças de Assaré é muito gratificante, pois sentimos de perto o quanto foi especial para todos, pois o sorriso no rosto de cada criança demonstrava o quanto foi bom esse momento dedicado a elas. E são ações como estas, pensadas para atender nossas crianças e adolescentes que nos fazem cada vez mais buscar projetos e políticas públicas que atendam cada vez mais este público tão especial no nosso município.

















______________________________________________________



AGENTES DE LEITURA ITINERANTE NA COMUNIDADE DA SERRINHA DOS AMÂNCIOS.
O Projeto Agentes de Leitura Itinerante chega a mais uma edição e dessa vez a comunidade contemplada foi Serrinha dos Amâncios, localizada na divisa entre os municípios de Assaré e Campos Sales. Estiveram presentes no evento o Secretário Vavá Gois, a coordenadora da Biblioteca e dos Agentes de Leitura Luzilane Pinheiro e os Agentes Caio Gerson, Lucélio Ferreira e Samêla Calixto.  Inicialmente falaram sobre o projeto Agentes de Leitura do Ceará e também falaram do Projeto Agentes de Leitura Itinerante elaborado pela Secult Assaré com o total apoio da Prefeitura Municipal, bem como da sua importância para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, logo após aconteceu uma contação de histórias para todas as pessoas presentes e para finalizar um dos momentos mais esperados pelas crianças, a hora das brincadeiras.

Nessa edição contamos com uma grande participação não só de crianças, mas de pessoas de todas as idades que se envolveram de forma empolgante nas atividades propostas. O grande objetivo da Leitura Itinerante é levar a leitura ao maior número possível de famílias e mostrar como a leitura é capaz de transformar a vida das pessoas e inseri-las no mundo.


O Projeto Agentes de Leitura Itinerante é uma ação que acontece uma a duas vezes por mês em comunidades da Zona Rural de Assaré,  o qual contemplam famílias que não são atendidas pelo projeto base, Agentes de Leitura, onde os agentes estão atuando todos os dias de forma intercalada em alguns bairros da sede do município. Cada agente tem uma meta de 25 famílias contempladas com o projeto.



















































___________________________________________________________

PROGRAMA AGENTES DE LEITURA ITINERANTE DE ASSARÉ PROMOVE A DEMOCRATIZAÇÃO E O ACESSO AO LIVRO E À LEITURA NA COMUNIDADE DA ANDREZA


O Projeto  Leitura Itinerante é um projeto 100% assareense, tem total apoio da SECULT e Prefeitura Municipal, pois foi pensado pela Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer de Assaré, junto com os Agentes de Leitura do Município e está sendo trabalhado nas localidades mais distantes da sede do município e de difícil acesso, com o objetivo de promover a democratização do acesso ao livro e à leitura.
Esta é uma ação que acontece a partir do Programa Agentes de Leitura, da SECULT-CE, em parceria com os municípios que funciona na Biblioteca Municipal, em uma sala exclusiva e com acervo próprio. Pensando na necessidade de atingir um número maior de famílias e de pessoas, o Secretário Vavá Gois e sua equipe, juntamente com os agentes de leitura pensaram em desenvolver esse outro projeto levando os livros e a leitura aos quatro cantos do município de Assaré, para pessoas em qualquer idade, que freqüentem ou não uma escola,
As atividades acontecem uma, duas vezes por mês em comunidades distante da sede do município, as primeiras atividades aconteceram no mês de Junho no Sítio Pocinhos. Hoje, dias 05 de agosto foi a vez da comunidade da Andreza receber os agentes de leitura, que através de oficinas e atividades lúdicas, levaram os livros e oportunizaram o acesso à leitura de forma prazerosa as famílias e principalmente as crianças daquela comunidade, que participaram muito entusiasmadas das atividades propostas pelos grupo.
Os agentes de leitura e o Secretário Vavá estão muito felizes diante do número expressivo de famílias e crianças que estão participando das oficinas, eles acreditam que os objetivos propostos pelo grupo estão sendo alcançados a cada edição, pois de forma lúdica, estão promovendo o contato dessas famílias com o livro e levando essas pessoas a lugares que nunca estiveram antes, através das leituras, que o livro proporciona a cada um, e mais percebem no rosto de todos a felicidade a cada leitura e cada livro lido.
A próximo encontro já tem data marcada, acontecerá no último sábado do mês de agosto, dia 26, na comunidade de Serrinha dos Amâncios, que fica na divisa entre os municípios de Assaré e Campos Sales.





































_________________________________________

Programa Agentes de Leitura realiza oficina Cultural no Sítio Pocinhos.

Sábado passado, 20, a comunidade do Sítio Pocinhos recebeu o pessoal do Programa Agentes de Leitura, que realizou uma oficina cultural naquela localidade, envolvendo todos os públicos.
Nas atividades da oficina constaram rodas de leituras, encenação de peças, leituras interativas, palestras, contagem de histórias, brincadeiras com a criançada e distribuição de brindes.

Como funciona.


O Programa Agentes de Leitura funciona na Biblioteca Municipal, instalado em uma sala exclusiva e com acervo próprio. Como fruto de uma pareceria entre a SECULT do Estado e a Secretaria Municipal de Cultura, o qual segue os atendimentos nos bairros e inseridas no sistema.

Atendimento da Região do agente:

Bia

Pedra de Fogo
Canto Alegre
Moêda

Atendimento da Região do agente:

Caio Gerson

Alto
Banguê
Serragem
Vila Feliz

Atendimento da Região do agente:

Sâmila Calixto

Todas as ruas da Vila Nildália
Atendimento da Região do agente:

Lucélio

Articulador








Foto de um atendimento nos bairros nas casas das famílias
cadastradas no projeto. 
Os agentes lotados no programa atendem 25 famílias por comunidade. As oficinas são parte coletiva do projeto e serão realizadas em todos os bairros cadastrados .

Outra ação da Secretaria de Cultura é o Projeto Agentes de Leitura Itinerante, que tem como    objetivo levar conhecimento com o incentivo à leitura junto as pessoas residentes nas comunidades rurais, em qualquer idade, que freqüentem ou não uma escola.
Segundo o Secretário de Cultura Vavá Gois, que esteve o tempo todo acompanhando as atividades, a oficina de Pocinhos, a primeira da série, foi espetacular. “A comunidade participou o tempo inteiro. O nosso objetivo foi alcançado. Acredito que as outras também serão proveitosas. Os agentes são ótimos, sabem lidar e sensibilizar a se atentarem para o prazer e a importância da leitura para a vida de todos”, disse Vavá.










































________________________________________________________________



Projeto Agentes de Leitura inicia seus trabalhos em Assaré na edição 2017.

O projeto Agentes de Leitura é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parcerias com os municípios contemplados e dentre esses municípios Assaré é um deles.
O projeto teve seu primeiro passo nessa edição de 2017 com as inscrições de vários agentes em nosso município de diferentes localidades, após o período de inscrições a SECULT CE em parceria com os municípios realizaram os testes de seleções da região em nossa cidade e foram contemplados 06 (seis) Agentes de Leitura em Assaré.
O próximo passo do projeto foi uma semana de capacitação dos Agentes de Leitura, esse evento aconteceu de forma regional, com a presença dos municípios de: Antonina do Norte, Salitre, Santana do Cariri, Altaneira, Tarrafas, Farias Brito e Assaré participaram desta formação no Memorial Patativa do Assaré.
No  dia 10 de janeiro aconteceu a primeira reunião com os 06 (seis) agentes,com a nova coordenadora municipal do projeto Luzilâne Pinheiro, o Secretario da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer Vavá Gois e a professora Naizete de Oliveira. O objetivo principal desta  reunião foi a apresentação da nova equipe de trabalho, nesse momento os agentes puderam conhecer a sua sala de estudos do projeto que fica localizada na Biblioteca Municipal Dr. João Bantim de Souza e entrar em contato com os livros que serão utilizados no decorrer do projeto.
A partir do dia 11 de janeiro os agentes irão iniciar os trabalhos de cadastramentos das mais de 125 ( cento e vinte e cinco famílias) que serão contempladas com este projeto. Conheça os nomes dos Agentes de Leitura e suas respectivas áreas de atuação:
LUCÉLIO FERREIRA DA SILVAAGENTE ARTICULADOR
CAIO GÉRSON PEREIRO NUNES – ÁREA DE ATUAÇÃO : ALTO \ BANGUÊ \ SERRAGEM \ VILA FELIZ \ SERRA DA EMA.
SÂMILA CALIXTA DE ARAÚJO  – ÁREA DE ATUAÇÃO : BAIRRO VILA NILDÁLIA POR COMPLETO.
JULIA SOUZA DE AQUINO LEITE – ÁREA DE ATUAÇÃO : POPULARES COHAB \ RAPOUSA \ MONTES.
BEATRIZ DE OLIVEIRA SILVA – ÁREA DE ATUAÇÃO : PEDRA DE FOGO \ CANTO ALEGRE \ MÔEDA.

 NAGELA DE OLIVEIRA SILVA – ÁREA DE ATUAÇÃO : PARQUE DE VAQUEJADAS \ TABOLEIRO \ CORUJA.


___________________________________________________



















Nenhum comentário:

Postar um comentário