PROJETO CORDEL NA FEIRA DE ASSARÉ I


*
Secult Assaré realiza com grande festa cultural o lançamento do 41º Cordel na Feira de Assaré de autoria do Mestre Cicero Batista e a brilhante apresentação do Grupo Cacimba Nova de Petrópolis – Rio de Janeiro.
Na manhã do dia 11 de novembro de 2019 aconteceu na linda Assaré mais uma edição do projeto Cordel na Feira, do qual todos os meses a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer realiza no Calçadão Mário Gomes de Matos em plena  feira livre. Com o objetivo de fortalecer a cultura local e principalmente descobrir e lançar novos cordelistas e seus trabalhos, a Prefeitura Municipal de Assaré através da SECULT vem desde o início do ano de 2017 realizando esse grande evento com a parceria do SESC Crato.

Nessa 41ª edição lançamos o Cordel “Os Seres Nocivos do Meio Ambiente” de autoria do poeta Cicero Batista, Mestre da Cultura Assareense, nos versos apresentados ele traz um saudosismo de sua terra natal, rememorando o local onde morava, lugar simples, mas que ostenta, pois tem o necessário para viver feliz e com dignidade, e contrasta com os versos seguintes apresentando uma sequência de bichos nocivos à vida humana, logo, finaliza com uma ironia, quando nos últimos versos diz “Falei positivo / Dos seres nocivos / Do meio ambiente.

O evento contou com a participação de um grande público e teve a presença de muitas autoridades e amantes da cultura. Estavam  presentes a Vice-prefeita, Maria É, o Secretário de Finanças, Erasmo Rodrigues, a Secretaria de Educação, Edelvanha Sousa, o Secretário do Trabalho e Assistência Social, Beny Pontes, O Secretario de Obras e Infraestrutura, Anísio Mota e o Secretario de Cultura, Vavá Gois. 

Na fala de abertura Vavá agradeceu a todo o público presente, bem como  as autoridades que prestigiaram mais um lançamento do Cordel na Feira. O secretário também falou dos trabalhos desenvolvidos pela administração municipal através da SECULT Assaré, fez um breve relato da programação da 21ª Mostra SESC Cariri de Culturas, que aconteceu no fim de semana, também falou da programação que ainda está por vir durante o mês de novembro e num misto de felicidade anunciou a participação do grupo Cacimba, da Orquestra Sanfonada Brasileira, que vieram da cidade de Petrópolis - Rio de Janeiro para fazer uma belíssima apresentação no projeto Cordel na Feira e fazer também uma bela homenagem ao saudoso mestre Chico Paes. 

A Secretária de Educação, Edelvanha Sousa também fez uso da palavra e falou da importância do projeto para a cultura assareense e também da parceria da Secretaria de Cultura com a Educação, agradeceu o espaço e reafirmou a parceria de sempre. 

Logo em seguida os violeiros Manel do Cego e Ceci do Assaré, como já é de costume fizeram a abertura oficial do evento com  suas apresentações, em seguida o mestre Cicero Batista, autor do cordel junto ao seu filho Sérgio Batista fizeram uma apresentação memorável, tocando as suas violas e encantando a todos. O mestre Cicero Batista fez uso da palavra, recitou juntamente com o professor Luisão o cordel e agradeceu ao apoio e incentivo que a prefeitura vem  proporcionando aos cordelistas e artistas da terra. 

O mestre Cicero Batista juntamente com o Secretário Vavá Gois fizeram a entrega gratuita de cordéis a todos os presentes na praça e ao mesmo tempo os artistas se apresentavam na tenda principal com muito forró, repente e poesia. O poeta Daniel do Assaré declamou algumas de suas poesias e em seguida o grupo Cacimba Nova fez uma brilhante apresentação, encantando  todas as pessoas que ali estavam, parando os que por ali passavam ao chamar a atenção com o toque de oito baixos, ao passo que relembraram músicas do saudoso mestre Chico Paes. 


Outros artistas da nossa terra deram continuidade ao evento, fazendo suas participações, entre eles  Beto Moura, Toinho do Acordeon, Dé de Belo e muitos outros que sempre fazem suas apresentações no espaço do projeto Cordel na Feira de Assaré. 

























































________________________________________



Assaré – Projeto Cordel na Feira lança cordel de Reginaldo Poeta.

Desde em que foi lançado, o Projeto Cordel na Feira, que chega robustecido à 41ª edição, a equipe que se encarrega da sua execução, tem feito uma verdadeira varredura no Município à procura de poetas que estão no anonimato, para que tenham a oportunidade de lançar os seus trabalhos e tornarem-se conhecidos do púbico.

A proposta fundamental do Projeto Cordel na Feira, uma ação compartilhada entre a Secretaria Municipal de Cultura de Assaré, que tem a frente o Secretário Vavá Gois e toda equipe da SECULT Assaré e o SESC – Crato é criar oportunidades para que os poetas populares, de pequeno perfil financeiro, tenham a chance de ver as suas obras publicadas. E assim vem sendo feita, obtendo grande sucesso.

Como a poesia é uma das mais expressivas artes do sentimento, facilmente ela atrai outras manifestações artísticas, como a música, por exemplo. Por isso, a cada lançamento de um cordel, a Praça do Mercado vira um palco de alegria, que começa com os recitais, depois descamba para a música. O evento chama para si, instrumentos e instrumentistas. São sanfonas, violões, cavacos, percussões e o show se completa com o som das violas que dão ritmo aos improvisos dos cantadores improvisadores.

O Cordel lançado na feira desta segunda, 14, apresenta um novo poeta popular, que vem do distrito de Cajazeiras do Simião. Apreciado na sua comunidade, mas desconhecido do grande público assareense, Reginaldo Poeta viu o seu trabalho publicado e lançado pelo projeto, que com certeza, lhe deu asas para levar a sua expressão poética a lugares mais distantes, difundindo o seu estilo e espalhando as suas ideias, expressas pela poesia popular da sua lavra.

No seu cordel de estreia, Reginaldo fez um compartilhamento de temas, de conteúdo social porque são todos voltados à conscientização, como:  o respeito ao Direito do Idoso, expresso no Estatuto; a obrigação do homem se prevenir contra o câncer de próstata, destacando a campanha novembro azul; adverte à preservação do ecossistema e traz mais duas passagens poéticas líricas sobre a Mãe e a Escola Santa Tereza, onde estudou e aprendeu bem mais.

O Projeto Cordel na Feira recebe o incentivo do prefeito Evanderto Almeida, que comparece aos lançamentos na Praça do Mercado. Até o final do ano ocorrerão outros lançamentos dentro da escala mensal e será muito provável, que seja preparado um “pacote” para incrementar a Festa de Aniversário do poeta Patativa do Assaré.

Na programação desta segunda, se apresentaram os seguintes artistas populares: Os mestres da Cultura dos saberes e fazeres populares, Manoel do Cego, Miceno Pereira e Giovane do Cavaquinho; os cantores e sanfoneiros Cy Vilanova, Alencar, Antonio da Serrinha, Zé Neto, Seu Cildo e Raimundinho do Juá; o poeta cantador Ceci do Amaro e ainda  Chico do Pandeiro, Seu Assis do Pandeiro e Raimundo das Aroeiras e outros.



















































__________________________________________________

CORDEL NA FEIRA CHEGA A 40ª EDIÇÃO, COM A PUBLICAÇÃO DO CORDEL "HEMODIÁLISE E TRANSPLANTE", DO POETA GERALDO GONÇALVES

O Projeto Cordel na Feira, fruto da parceria entre a Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré e SESC Crato, chegou a 40ª edição,  neste dia 9 de setembro, ao lançar na Praça Mário Gomes de Matos o cordel com o título: "HEMODIÁLISE E TRANSPLANTE", de autoria do saudoso Poeta Geraldo Gonçalves. O inesquecível poeta faleceu sem publicar esta obra, por ele composta, para relatar a vida de um paciente renal. Uma experiência que ele viveu por mais de 18 anos. Geraldo fazia hemodiálise 3 vezes por semana na UNI-RIM de Crato.

A programação para o lançamento da obra do saudoso poeta começou às 8 horas da manhã, com apresentações culturais voltadas para a poesia e a música, em destaques os sanfoneiros Toinho da Serrinha, Sildo Bernardo, Sandoval da Ribeira, Damião do Forró na Calçada; o tecladista Mateusinho dos Teclados e o cantor Leo Moura; Giovane do Cavaquinho entre outros.

Mestre da Cultura Assareense, Geraldo Gonçalves, não se destacou somente pelo cordel, mas também pela poesia popular e clássica. “Fizemos este lançamento na feira neste dia 9, para lembrar que no mês de setembro é comemorado o aniversário de nascimento do poeta. Geraldo contribuiu muito com a produção artística da nossa terra. Além de poeta, era um excelente compositor. Ele hoje está imortalizado na nossa pasta, por ter recebido o título Mestre da Cultura Popular de Assaré e do Estado do Ceará. Ele mereceu tudo isso”, comentou Vavá sobre o poeta.

Muitos artistas se apresentaram na programação do Cordel na feira deste dia 9. O prefeito Evanderto Prestigiou e abraçou os familiares do poeta. O homenageado foi saudado por sua filha Poliana Gonçalves, que em companhia da irmã Geovana, agradeceu ao Projeto Cordel na Feira, que teve esta intenção de manter viva a arte do seu pai.

No final, Vavá Gois agradeceu a presença das autoridades, como o prefeito Evanderto Almeida, a Vice - prefeita Maria É, os vereadores Itamar Pio, Luizinho do Sindicato, João Laéssio e os secretários da Gestão Iésio Cavalcante, Roberta Norões e Anísio, Mota. Vavá ainda explicou que o cordel Hemodiálise e Transplante será distribuído também pela Secretaria de Saúde, especialmente com os pacientes renais.

Veja todas as fotos acessando o link abaixo: 






































___________________________________________



 Assaré lança 39º Cordel na Feira: Um grande evento que enaltece e divulga os nossos poetas cordelistas.


A gestão municipal por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desportos e Lazer de Assaré em parceria com o SESC Crato lançou na manhã desta segunda-feira,12, o 39º Cordel na Feira, que é um projeto cultural que tem como principal objetivo valorizar a nossa cultura, através de publicações de folhetos, bem como propagar e difundir a literatura de cordel e a xilogravura tão presentes na terra de Patativa, nosso Poeta maior.

O Cordel é de autoria do mestre da cultura assareense, cantador e violeiro Miceno Pereira e tem como título: “Vida e Luta de José Pereira”, uma homenagem ao irmão que reside em Goiás. Além deste, o poeta já teve dois outros cordéis lançados pela SECULT-Assaré: “Vaquejada na Fazenda Entre Serra” e “Cavalgada de Fé”.

O evento como de costume, é apresentado no centro da feira e abre espaço aos artistas da terra, como sanfoneiros, violeiros, repentistas, aboiadores, que se apresentam para um grande público que lota os espaços do calçadão do mercado público por toda a manhã. Nesta edição houve também apresentação de um artista mirim dos Projetos Sociais do Canto do Patativa que tocou pífano e fez embolada.

O prefeito Evanderto Almeida, mais uma vez prestigiou o evento e disse que o Projeto Cordel na Feira é um sucesso. “Como gestor, me sinto honrado em poder contribuir com a cultura do nosso município. Para nós que estamos à frente da gestão, é bastante gratificante perceber que estamos no caminho certo, porque estamos contribuindo com a alegria de tantos artistas que têm  os seus trabalhos lançados, e de tantos outros que têm o seu espaço de apresentação na feira de Assaré.” E acrescenta: “Isso nos deixa bastante entusiasmados a continuar incentivando e apoiando todos o projetos idealizados pela equipe da Secretaria de Cultura” concluiu o prefeito.

Para o secretário de Cultura Vavá Gois este Projeto é um sonho que se concretiza. “A Cultura está viva, temos diversos projetos que vêm dando certo, temos o SESC como parceiro e a gestão Assaré de Todos como a grande entusiasta. E temos os escritores dos folhetos que são os nossos protagonistas neste projeto maravilhoso” disse o secretário comemorando a recente edição lançada.

Além de um público recorde, o Projeto recebeu a visita dos alunos da Escola Antonio da Silva Leal de Aratama, dos alunos da Escola Batista de Assaré e de uma comitiva da cidade de Altaneira que veio acompanhada do fotógrafo Garoto Beleza. Os secretários da gestão também prestigiaram o evento cultural.



Boa parte dos cordéis são distribuídos no dia do evento que acontece uma vez a cada mês, outra parte dos cordéis ficam no banco de cordéis da SECULT Assaré e a outra parte é disponibilizada para todas as escolas da rede pública municipal, estadual e também para escolas privadas, através do Projeto Kit Cultural, o qual são distribuídos nas escolas, bibliotecas e projetos do nosso município.






























































___________________________________________

Assaré abre Semana do Município lançando o  38º Cordel na Feira” Assaré em Arte e Couro”, exposição de artesanato em couro e muito forró.


A Gestão Assaré de Todos abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 15 de julho, a semana do Município em homenagem aos 154 anos de emancipação política que ocorrerá no próximo dia 19 e durante esta semana, as secretarias estarão desenvolvendo várias atividades no calçadão municipal. O hino do município foi executado pela Banda Manoel de Benta que na sequência apresentou lindos dobrados.

O prefeito Evanderto Almeida falou em nome da municipalidade e declarou oficialmente aberta as homenagens ao município, disse que era um momento de felicidade e  sentia muito orgulho de ser assareense e de poder está comemorando a magnífica data junto ao seu povo. Também presentes ao evento os Secretários de Cultura, Vavá Gois; de Obras e Infraestrutura, Anízio Mota; da Agricultura, Iézio Cavalcante; Coordenadora de  Políticas Públicas e Sociais Vandinha Almeida; Professores, Artesãos em Couro, Sanfoneiros, Cantores e um grande público que aplaudiu e prestigiou as apresentações artísticas e culturais.

Na programação de hoje a gestão municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desportos e Lazer em parceria com o SESC-Crato lançou o 38º Cordel na Feira. Desta vez, a obra “Assaré em Arte e Couro” de autoria do Poeta Daniel Gonçalves que começou a escrever aos oito anos de idade, mas só deu seguimento na carreira de poeta na idade adulta, tendo como intuito narrar em seus versos a vida do povo e o cotidiano dos sertões. Ainda na parte da cultura houve exposição e venda de trabalhos dos artesãos em couro de Assaré.

A Secretaria de Agricultura apresentou ao público o Projeto do Meio Ambiente que está sendo desenvolvido nas escolas do município e foi realizada mais uma Feira da Agricultura Familiar, momento em que os  produtores rurais trazem à feira livre, alimentos orgânicos para serem comercializados.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura divulgou a realização do Lançamento Canal de Whtsapp Cidadão em sintonia com a limpeza pública agendada para o dia 19.Nesta data a Secretaria distribuirá folders informativos sobre limpeza pública e fará um mapeamento de novos locais para distribuição de nova coletoras de lixo.

“Podemos dizer que  a abertura oficial da festa do município foi um momento rico de cultura através da poesia, recheado de músicas com o forró  pé de serra dos grupos locais. É muito gratificante para toda a nossa equipe que desenvolve esse trabalho de resgate cultural e vê que o povo interage, participa e aplaude. E a gestão do prefeito Evanderto incentiva todo o trabalho realizado”. disse o secretário Vavá.


Muitos artistas da terra se apresentaram na programação de abertura da semana do município. Os  Shows foram por conta dos artistas Edu Cantor, Kael e Osvaldinho dos Teclados, Sanfoneiros Tadeu, Toinho da Serrinha, Normando do Acordeon e Raimundinho do Juá, além do Geovane do Cavaquinho e Valter do Cavaquinho. Ainda tivemos a participação do dançarino Mauro de Fortaleza que através da dança alegrou o evento.




















































______________________________________________________



O 37º  Cordel “A Escrava Branca” de autoria dos alunos da Escola Batistina Braga é  lançado pelo Projeto Cordel na Feira da SECUL em parceria com a Prefeitura Municipal de Assaré e SESC Crato.

A Administração Assaré de Todos através da Secretaria Municipal da Cultura realiza o 37º lançamento de Cordel na feira livre de Assaré com o cordel “A Escrava Branca” de autoria dos alunos da Escola Batistina Braga, sob a orientação da professora Silvia Rodrigues e parceria do SESC Crato.

O cordel do mês de junho foi uma criação dos alunos do 8º “F” da Escola Batistina Braga e contou com a orientação da professora Silvia Rodrigues que juntamente com seus alunos fizeram uma belíssima produção no cordel “Escrava Branca”.

Brincando com as palavras, versos e rimas, o cordel de forma bem didática conta a história de vida de uma escrava branca, chamada Esperança, permeada de amor e ódio, entre homens da mesma raça, de raças diferentes, que pertencem ao seu convívio, toda a sua trajetória em busca de superar a ganância presente na vida do homem ao longo da narrativa. Porém, o AMOR é o sentimento mais puro e verdadeiro, capaz de vencer o ódio e ganância, o amor da família narrado logo nas primeiras estrofes, que dele nasce Esperança. Menina que na sua infância sofre o grande golpe de perder a sua família, vítima dos piores sentimentos e a partir de então se ver criada por sua ama, no quilombo, onde lá encontra os mais singelos sentimentos que uma família poderia lhe dar, bem como o seu primeiro amor, o de Miguel, com quem se casa. Diante de muitos embates, com a vida, a escrava branca, supera todas as dificuldades e consegue vencer o mal com o AMOR, pois onde reina o amor, a vitória é certa.

O lançamento do cordel contou com a presença de alunos das Escolas Batistina Braga e da Escola Batista de Assaré, professores e núcleo gestor das duas escolas, entre eles a coordenadora Dineide, professor Teodomiro, professores Caio Gérson e Anderson e a professora Sílvia Rodrigues que foi convidada pelo apresentador do projeto, o professor Luisão para fazer uso da palavra.

A professora juntamente com os alunos autores do cordel fez a leitura do mesmo e falaram sobre todo um trabalho de pesquisa e estudo até a escrita do cordel. Os autores e a professora Sílvia juntos  da Coordenadora Dineide agradeceram a parceria e a oportunidade da Secult Assaré e da Gestão Assaré de todos em lançar mais um cordel com produção de alunos da Escola Batistina Braga.

Logo após a fala dos representantes da Escola fez uso da palavra o Secretário de Cultura Vavá Gois que agradeceu por mais uma vez a parceria com a Escola Batistina Braga, que tem como diretor o professor Mário Daniel, que não pode estar presente ao evento de lançamento do cordel por está a frente da organização do AMACIC – Amigos do Meio Ambiente, Ciência e Cultura da referida escola.  O secretário fortaleceu ao público presente a missão da secretaria em levar a nossa cultura aos quatro cantos da cidade e de abrir as portas da secretaria para novos cordelistas em nome da gestão municipal, que através do Prefeito Evanderto Almeida vem a cada mês dando mais forças aos projetos.

Após as falas tivemos várias apresentações culturais e artísticas, com apresentação junina do Arraiá da Escola Batistina Braga que despertou a todos os presentes o espírito junino e depois da apresentação foi falado para todos sobre o projeto Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá que terá duração de 15 dias no mês de junho e atenderá varias comunidades e  culminância nos dia 26 e 27 de junho, na quadra da Escola Batistina Braga.


Em seguida os artistas da terra fizeram a festa com as emboladas do garoto “Memé embolador” aluno da  escola Batistina, as poesias do Poeta Daniel Gonçalves e Mané do Cego, o som do acordeon dos sanfoneiros: Toinho da Serrinha, Raimundinho, Mateusinho dos Teclados e a participação de Severino das Aroeiras, Seu Cildo, Walter do cavaquinho e muitos outros artistas que sempre abrilhantam a festa da cultura popular na feira livre de Assaré.




































______________________________________________________________

SECULT ASSARÉ: Projeto Cordel na Feira de Assaré tem seu 35º cordel lançado no evento da Feira Livre de Assaré.  Cordel  “Tarrafas:  Casos e Causos” de autoria do cordelista Rednê do Carmo.
Aconteceu  no último dia 27 de maio mais uma edição do projeto Cordel na Feira de Assaré,  coordenado pela Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer  com a parceria do SESC Crato e total apoio da Prefeitura Municipal de Assaré. Desta vez com o lançamento de mais um cordel do professor, poeta e coordelista Rednê do Carmo intitulado “Tarrafas: Casos e Causos”.
Com o mote “Tarrafas ó terra amada / Melhor lugar do Brasil, o cordel traduz o saudosismo do poeta do Romantismo Gonçalves Dias, quando em seus versos exalta sua terra amada, seus encantos e suas belezas naturais, traduzindo um retrato fiel da Tarrafas amada, ambiente bucólico e pastorial, que transcende ao longo dos anos. Vai desde os causos e casos contados em rodas de amigos e vizinhos sentados na calçada de casa, estórias de trancoso, memória e cultura de toda uma gente e a saudade desse tempo que se perde ao longo dos tempos com os avanços tecnológicos, mas ficam as lembranças dos belos tempos.

Francisco Rednê do Carmo, filho dos agricultores Manoel Sacramento do Carmo e Francisca Felizarda do Carmo nasceu  aos quatorze dias do mês de março de mil novecentos e setenta e dois no Sítio Malhada da Areia a 17 km da sede do município de Assaré. Através de sua mãe, semi-analfabeta teve seu primeiro contato com as letras aos três anos de idade e foi aos sete anos de idade, na escola e contato com a sua primeira professora, Antonia Ivandir, que aprendeu muito do pouco que sabe “usar as palavras, para ensinar cantar  e encantar com seus versos”. Sempre foi um sonhador e viu na educação uma forma de enxergar melhor o mundo e de conquistar o mundo. “Sou feliz pelo que tenho. Pois tenho o mais essencial em um homem: Deus, minha família, composta de pai e mãe, dois irmãos, esposa e um casal de filhos, o suficiente para que os meus dias sejam valiosos”, disse Rednê.

O evento contou com a participação de alunos das escolas do município, que sempre prestigiam os evento do Projeto Cordel na Feira, desta vez com a participação dos alunos da Escola Criança Feliz, professora Aparecida Carvalho, participaram também as coordenadoras da SME, os Secretários Municipais Iezio Franklin e Anisio Mota, que sempre aguardam ansiosos pelas edições deste importante projeto cultural.

Fizeram uso da palavra o Secretário de Cultura Vavá Gois que em mais uma edição agradeceu ao poeta Rednê do Carmo por participar do projeto e ressaltou que o projeto e a secretaria estão abertos  para cadastro, seleção e publicação de cordéis dos escritores do município e região circunvizinhas.
Em sua fala Rednê agradeceu ao Secretário Vavá Gois e todos da  equipe da SECULT Assaré pela oportunidade de estar lançando o seu 2º cordel no projeto, falou um pouco da essência do  cordel e apresentou também a banda de forró que o seu filho Accel do Acordeon faz parte e que veio abrilhantar ainda mais o evento.

No momento artístico do evento tivemos a participação de vários artistas da terra, dentre eles: o poeta Daniel Gonçalves, os violeiros repentistas Mané do Cego e Ceci do Amaro, os sanfoneiros Accel, Raimundinho do Juá e Zé Neto, o cantor Valdeir, o músico Geovane do Cavaquinho e a participação de Raimundo das Aroeiras, dentre muitos outros músicos tradicionais do  Assaré.

Com este lançamento a SECULT Assaré já possui em seu acervo 35 (trinta e cinco) cordéis lançados com o projeto Cordel na Feira de Assaré.





























____________________________________________

Projeto Cordel na Feira realiza sua reabertura em 2019 com o lançamento do Cordel “Dicionário Cearense” de autoria da aluna Maria Fernanda, da Escola Patativa do Assaré. 


Na manhã da segunda-feira, do dia 22 de abril de 2019 aconteceu no espaço do Calçadão Público de Assaré a reabertura do projeto Cordel na Feira de Assaré. Projeto esse que já lançou 35 cordéis de diferentes cordelistas de Assaré e região amantes da Literatura Popular, cultura e arte local.

Nesta edição de relançamento tivemos o belíssimo cordel da poetisa Maria Fernanda, da comunidade da Lagoa de São José, município de Assaré e estuda na Escola Patativa do Assaré, localizada na Serra de Santana. O cordel traz em sua mensagem principal as diferentes formas de falar e de se expressar do povo cearense, foi assim que nasceu a ideia da poetisa Maria Fernanda de criar o seu Cordel “O Dicionário Cearense”, ela brinca com as palavras para falar da linguagem de sua gente, e com humor e amor o tornou especial.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Evanderto Almeida que sempre participa do projeto Cordel na Feira e dos demais projetos organizados pela gestão, através da Secult Assaré, o Secretário Vavá Gois e toda equipe da secretaria. Os professores e alunos da Escola Patativa do Assaré também vieram prestigiar o lançamento do cordel de sua colega e cordelista, entre  os professores presentes esteve o Professor Júnior Vieira, grande incentivador para a produção de cordéis de alunos na escola serrana com um projeto de incentivo a literatura de cordel, que juntos com a Secult Assaré e o SESC Crato fizeram essa importante parceria com o lançamento de mais um cordel para o projeto.

Várias escolas com seus professores e alunos assistiram o relançamento do projeto para este ano de 2019 como: Escola Raimundo Moacir de Alencar Mota(Sede), Escola Antonio Ângelo (Serra de Santana) e Escola Batista de Assaré que além de assistiram ao lançamento do cordel receberam um exemplar do mesmo e puderam ver de perto as apresentações de vários artistas da nossa terra, que fizeram um lindo show cultural em plena feira livre de Assaré.

Participaram do momento cultural o Poeta Daniel Gonçalves, o violeiro Mané do Cego, os sanfoneiros Raimundinho do Juá, Adão, Zé Neto, Antonio Saturnino, Tadeu da Serra, e muitos outros músicos do nosso querido Assaré.

O projeto além de seu momento na praça também atende os autores com a distribuição de uma boa quantidade de cordéis para os mesmos, boa parte fica na escola, onde será distribuído para as escolas e instituições do município de Assaré, como também terá o seu cordel hospedado na plataforma “Cordel On Line” no site da Secult Assaré.


































_______________________________________________________________________



PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSARÉ ATRAVÉS DA SECULT EM PARCERIA COM O SESC CRATO REALIZAM A 22ª EDIÇÃO DO PROJETO CORDEL NA FEIRA DE ASSARÉ COM O LANÇAMENTO DO CORDEL “A FEIRA” DE AUTORIA DO PROFESSOR LUIZÃO.

Aconteceu no Calçadão Público de Assaré, no dia 17 de dezembro de 2018 mais uma edição do Projeto Cordel na Feira  no município em que a poesia brota espontaneamente. O evento chega ao seu 22º lançamento  na Gestão Assaré de Todos, que oportuniza  e valoriza o folheto dos  poetas assareenses. Esse Projeto divulga a escritura dos cordelistas através do lançamento em praça pública, onde todo o público presente recebe a obra do artista de forma prazerosa e gratuita,  como também são trabalhados nas escolas do nosso município através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura, a Secretaria de Educação e escolas  particulares.

O evento, mais uma vez, teve a presença registrada dos violeiros Mané do Cego e Ceci do Assaré, como marca de registro da abertura do Projeto.

Zeloso e apoiador da nossa vasta cultura, mais uma vez o PREFEITO EVANDERTO ALMEIDA abrilhantou o espaço público cultural marcando presença ao lado dos nossos queridos artistas.

Nesse dia, registrou-se também uma apresentação do folgueto denominado Bumba Meu Boi sob a coordenação do Mestre Elizeu, cultura essa que por mais de duas décadas se encontrava no anonimato. De pé, e em bom tom, o público aplaudiu essa grande apresentação.

Contamos também com a participação de um recital de dois jovens  do Centro Social sob a coordenação da professora Kely Rodrigues.

Logo após o professor LUIZÃO fazer o lançamento do cordel A FEIRA, tivemos a tradicional participação de artistas da terra, em que vários artistas e amantes da cultura se apresentaram, entre eles, Valdeir, Giovani do Cavaquinho, Antônio Saturnino, Sanfoneiro Adão.

Fechamos o ano com um grande evento público no aguardo de boas produções para o ano vindouro. Para o Secretário de Cultura Vavá Góis o Cordel na Feira é um dos maiores e mais importantes projetos de incentivo a produção de Lireratura de Cordel em nosso município, bem como no Estado do Ceará. Ainda nas suas palavras parabeniza os cordelistas assareenses, e diz que como secretário, junto a sua equipe irão dar continuidade a esse grandioso projeto e que em 2019 darão mais oportunidades aos escritores e poetas à publicarem os seus cordéis, compromisso da Gestão Assaré de Todos com a terra da Poesia Polupar.

Segue a relação dos nossos cordelistas contemplados nestes dois anos, a saber:

01 PATATIVA ( IN MEMORIAM)
02 MAURÍCIO GONÇALVES ( IN MEMORIAM)
03 GERALDO GONÇALVES
04 POETA DANIEL
05 JOSÉ LOPES
06 PROFESSOR REDNÊ
07 POETA BEBÉ
08 DONA ROSINHA
09 TOINHA DO CARMO
10 JESUS LEITE
11 PROFESSOR LUIZÃO
12 PROFESSOR EDIVAL
13 SEBASTO DOS CORREIOS
14 JOÃO SÉRGIO
15 MANÉ DO CEGO
16 MICENO PEREIRA
17 ANTÔNIO RAFAEL
18 DANYELE – ALUNA DO BATISTINA BRAGA



























________________________________________________________________________


Prefeitura Municipal de Assaré através da SECULT em parceria com o SESC Crato realizam a 21ª Edição do Projeto Cordel na Feira de Assaré com o lançamento do cordel “Eu e o Violão” de autoria de Rosinha Neves.



Aconteceu no Calçadão Público de Assaré, no dia 19 de novembro de 2018 mais uma edição do Projeto Cordel na Feira de Assaré, o evento chega ao seu 21º lançamento de cordel na Gestão Assaré de Todos, que oportuniza para poetas, escritores cordelistas o lançamento de suas obras e a impressão gratuita de cordéis, que são distribuídos no dia do evento em praça pública e, também são trabalhados nas escolas do nosso município, através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré escolas públicas e particulares, bem como com a Secretaria de Educação. 

Neste último dia 19 de novembro tivemos o lançamento do cordel “Eu e o Violão” de autoria da poetisa Rosinha Neves que teve no dia da publicação um grande público presente para prestigiar o trabalho da autora. 

O evento contou com a presença de alunos das Escolas Raimundo Moacir de Alencar Mota, Batistina Braga e da Escola Antonio Ângelo da Serra de Santana, também participaram do evento os integrantes do projeto social “Pra Ser Feliz Não Tem Idade” que são colegas da poetisa Rosinha. 

Logo após o lançamento do cordel tivemos a tradicional participação de artistas da terra, em que vários artistas e amantes da cultura se apresentaram. O evento contou com a participação do Padre Paulo Evangelista que é fã do nosso projeto, de uma comissão de professores da SME representada pela Coordenadora Rosimar Vitorino. Contamos com lindas apresentações culturais, como: grupo de forró regional com crianças do Instituto O Canto do Patativa, que tem como professor o Gordo do Acordeon e a coordenadora Kely, se apresentaram os sanfoneiros Raimundinho do Juá, Toinho da Serrinha, Sandoval do Acordeon, Seu Cildo e o sanfoneiro Inácio Canuto. Também tivemos a participação dos violeiros Manel do Cego e Ceci do Amaro, do poeta Daniel Gonçalves, Geovane do Cavaquinho entre outras participações. 

Assim, com muita festa e cultura popular aconteceu a 21ª edição do Projeto Cordel na Feira de Assaré, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Assaré - Gestão Assaré de Todos, através da SECULT  e SESC Crato.






































__________________________________________________________________

Secult Assaré realiza lançamento do Cordel João 3.16 de autoria da aluna Danielly Ramos da Escola Batistina Braga.

Poesia é arte, é música, é amor, é cultura, poesia popular é vida. È com esse sentimento que a   Secretaria da Cultura, Turismo, Desportos e Lazer de Assaré em parceria com o SESC Crato vem a cada mês realizando grandes eventos de lançamentos de cordéis de poetas assareenses através do Projeto Cordel na Feira de Assaré.  Com o apoio da administração Assaré de Todos, o evento vem sendo realizado a cada mês e o mesmo em cada edição vem crescendo e conquistando grande público que participam diretamente do momento cultural.

Neste mês de outubro de 2018 a SECULT Assaré, juntamente com o Sesc Crato e em parceria com a Escola Batistina Braga realizaram o lançamento do Cordel João 3.16 de autoria da aluna Danielly Ramos. A Escola Batistina se fez presente ao evento com um grande número de alunos, professores e membros do Núcleo Gestor. Para abrir os trabalhos do evento a Fanfarra da Escola realizou uma belíssima apresentação cultural com muito som e dança, a qual tem  como maestro o jovem Raonir Leite.

Logo em seguida tivemos a abertura oficial do evento com a apresentação do agente cultural da SECULT, o professor Luisão, que fez a acolhida aos presentes e em seguida tivemos a fala oficial das autoridades, abrindo com as palavras do Secretário de Cultura Vavá Gois, que falou da importância do projeto para a nossa cultura e falou da felicidade de ver que as escolas e alunos estão procurando a SECULT ASSARÉ para apresentar seus trabalhos e terem os mesmos lançados no Projeto Cordel na Feira de Assaré, isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo, valorizando a nossa cultura, a nossa gente, a nossa poesia popular, que hoje é patrimônio cultural do Brasil, ressaltou Vavá. O prefeito Evanderto Almeida, amante da poesia popular e grande incentivador da literatura de cordel esteve presente para prestigiar a aluna Danielly e o lançamento do Cordel.

Depois fizeram uso da palavra o Diretor da Escola Batistina Braga Mário Daniel, a autora do cordel a jovem Danielly Ramos, o professor Teodomiro e a Secretária de Educação Edelvanha Souza, que se fez presente ao evento acompanhada de coordenadores e agentes de sua pasta e contamos com a presença do vereador Itamar Pio.   O cordel foi recitado por um grupo de alunos da Escola Batistina, que juntamente com a autora do cordel passaram todo encanto dos versos escritos para o público presente. Em seguida a autora e os agentes culturais da SECULT realizaram a distribuição do cordel a cada presente.
A literatura de Cordel está sendo cada vez mais valorizada e trabalhada no ambiente escolar, nessa perspectiva e dentro das ações do Cordel na Feira  tivemos o recital de poesia da Escola Antonio Ângelo da Silva e Escola Patativa do Assaré com alunos vindos da Serra de Santana que falaram sobre o projeto de pesquisa “Viva a Poesia – Ponha mais poesia na sua vida”, que irá representar a escola na XI Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da CREDE 18, no mês de novembro e tem como coordenador o professor Júnior Vieira.

Após o lançamento do Cordel tivemos várias apresentações artístico-culturais, dentre elas a belíssima apresentação do tecladista Mateusinho, aluno da Escola Batistina Braga, que fez sua apresentação junto ao cantor Beto Moura e outros artistas da terra.

Se apresentaram também os artistas: Raimundinho do Juá, Raimundo das Aroeiras, Walter e Geovani do Cavaquinho, seu Cildo do acordeon, Daniel do Assaré, Toinho da Serrinha, Sandoval do Acordeon, Manel do Cego, Ceci do Assaré e muitos outros.


Com o sucesso deste lançamento toda a equipe da Secult Assaré ficou bastante satisfeita, e assim, já se programam para o próximo lançamento do mês de novembro, que será o cordel da Poetisa Rosinha Cunha. Viva a poesia viva, viva a literatura popular.















































________________________________________

Geraldo Gonçalves de Alencar “O Poeta” recebe homenagem do poeta e professor Edival em mais uma edição do Projeto Cordel na Feira, através da Secretaria de Cultura de Assaré e SESC Crato.


Manifestação literária nordestina, mais precisamente dos estados do Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a Literatura de Cordel no Brasil, como herança dos portugueses. Aqui a divulgação e disseminação dessa prática, acontecia de forma oral, passa da de geração a geração, bem como nas feiras em Praça pública.

Assaré, berço da poesia popular, Terra do Poeta maior, Patativa do Assaré é palco de fomento a produção de Literatura de Cordel. Muitos poetas, pássaros, cantadores dos versos, cantam sua terra, sua gente, do torrão natal aos mais variados temas. Assim o fazia o nosso grande mestre da Poesia e cultura cearense, Geraldo Gonçalves, o qual (in memoriam) recebe as mais belas homenagens do Professor Edival, com a publicação de um cordel, da Secretaria de Cultura Assaré, de sua família e amigos que tanto o admiravam e valorizavam o seu trabalho enquanto poeta e amante da Literatura Popular.

As homenagens se deram logo às 6h da manhã na casa do Poeta com o Café com Poesia, organizado pela família e os Agentes de Leitura do Município, onde recitaram as mais lindas trovas escritas por Geraldo Gonçalves. Em seguida às 7:30 da manhã, na praça do Calçadão do Mercado Público, promovido pela SECULT Assaré e SESC Crato aconteceu mais uma edição do Cordel na Feira, com a publicação do Cordel Geraldo Gonçalves de Alencar “O Poeta”, de autoria do poeta e professor Edival. Neste mesmo dia aconteceu também a exibição do Filme “Um Poeta na Terra dos Passarinhos – de Txai Costa e Mendes”, no Memorial Patativa do Assaré, também em homenagem ao nosso mestre da cultura Popular.

O incentivo e reconhecimento dados aos nossos poetas populares é marca da nossa gestão, disse Vavá Gois Secretário de Cultura de Assaré. Isso se faz dando o incentivo financeiro e devido valor ao que temos de mais precioso em nossa terra, a literatura de cordel, os nossos poetas, nossos mestres, são tesouros vivos da nossa cidade, ressaltou Vavá. Vamos manter a nossa marca e em parceria com O SESC Crato e com a Gestão Assaré de todos vamos dar continuidade a esse grande e importante projeto em nosso município.


Com o Título Geraldo Gonçalves de Alencar “O Poeta” em seus versos e de poeta para poeta Edival consegue resumir a vida e o amor que Geraldo tinha pela poesia popular. Traz em cada verso, em cada melodia, traços que marcaram a vida poética do Poeta, o saber e o fazer literatura de cordel, o uso  recorrente das figuras de linguagens, que de verso a verso se metaforizavam, se personificavam e davam a cada leitor um misto de sensações e emoções a cada leitura dos seus versos. Edival relembra o quanto o poeta fazia referência a sua infância, a sua terra natal, o quanto personificava a figura feminina, marca da sua família, relembra ainda que além do popular Geraldo escreveu Sonetos, os mais belos poemas e que poucos têm o dom e domínio desse estilo poético, o que lhe rendeu entre o popular e o clássico alguns prêmios literários.

Francisco Edival da Silva nasceu a 25 de julho de 1967 na cidade de Tarrafas. Filho de Emídio Sebastião da Silva (o conhecido Midor, em Tarrafas) e de Maria Alves da Silva. Casado com Antônia Eliana Alves e tem uma filha chamada Rebeca. Professor de Língua Portuguesa e Literatura, formado em Letras pela (URCA) Universidade Regional do Cariri. Especialista em Língua e Literatura pela (URCA), Crato, Ceará e especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Juazeiro do Norte, (CE). Entre os cursos realizados pelo autor, na área de Linguagens, destacam-se: 80 anos de LUZ E VIDA de PATATIVA DO ASSARÉ (URCA), Curso de Literatura Popular, Curso Quadrinhos em Sala de Aula e Justiça em Sala de Aula pela Fundação Demócrito Rocha. Escreveu algumas poesias e esse é o terceiro cordel lançado pelo professor. Leitor de Patativa do Assaré e de Geraldo Gonçalves de Alencar com quem mantinha uma boa conversação. Professor Edival zela e propaga a cultura popular e é detentor de um grande acervo da cultura Assareense, de forma diversificada.

Estiveram presentes no lançamento do Cordel Norma Santana, representante da SECULT CE, Edival Professor e autor do Cordel publicado, o prefeito Evanderto Almeida, a vice-prefeita Maria É, Poliana filha do poeta Geraldo, representando a família, Daniel do Assaré, Vandinha Almeida, Bebé do Assaré, poeta Jota Alves, violeiros Manel do Cego, Ceci do Amaro e J. Jordão com uma canção gospel que fez junto ao mestre Geraldo, professores, alunos e comunidade em geral.

Aproveitando a oportunidade do Cordel na Feira, a SECULT Assaré em parceria com o Memorial Patativa do Assaré lançaram a abertura da Exposição de Arte em MDF do artista Aldízio Nogueira, que estará com suas obras expostas do dia 10 de setembro ao dia 10 de outubro, no primeiro piso do Memorial, com funcionamento de terça a sábado, das 8h às 16h, e aos sábados das 8h às 12h.

Após o momento oficial de lançamento do cordel os artistas da terra fizeram literalmente a festa, mostrando os seus trabalhos em praça pública e contagiando a todos com as suas músicas e ao som do solado de seus instrumentos. O público teve a oportunidade de assistir à apresentação do poeta Manel do Cego, a música envolvente do grupo Farra de Vaqueiro com os amigos Accel e Valdeir, sanfoneiro Inácio Canuto do Sítio Mameluco, Walter, Toinho da Serrinha e o Mestre Geovane do Cavaquinho.


















































___________________________________

Secult Assaré realiza com sucesso mais uma edição do Projeto Cordel na Feira, com o lançamento do cordel “Vaquejada na Fazenda Entre Serra” de autoria do poeta Miceno Pereira. 

Neste último dia 20 de agosto de 2018, no Calçadão Público de Assaré aconteceu mais uma edição do Projeto Cordel na Feira de Assaré. Projeto esse que a cada realização mensal de lançamento de cordéis vêm crescendo e conquistando mais público e amantes da cultura popular que lotam a praça.

Com o sucesso total do projeto o Secretário da Cultura, Turismo e Desporto de Assaré Vavá Gois juntamente com sua equipe optaram por mudar o local do evento, onde por mais de um ano e meio o evento acontecia na praça do Mercado público da cidade, o crescimento do projeto e a participação intensa de artistas locais, poetas, repentistas e público em geral que apreciam muito a nossa cultura fez com que o evento desde o mês passado fosse realizado em um espaço maior e com mais comodidade para todos, sendo agora realizado no Calçadão Público de Assaré, palco de grandes festas assareenses e não poderia deixar de receber a grande festa da literatura popular de cordel e seus cordelistas e artistas da música do nosso nordeste.

Esta edição teve o lançamento do cordel de autoria do Mestre da Cultura Assareense o poeta Miceno Pereira, com o cordel “Vaquejada na Fazenda Entre Serra”. O poeta nasceu no dia 10 de agosto de 1937, no Sítio Cedro, Distrito de Amaro, município de Assaré, Ceará. Filho de Antônio Pereira da Silva e de Maria Félix P. Ribeiro, cresceu com os seus pais na labuta do campo e, devido os afazeres na lavoura e o pouco acesso à escola, não concluiu nem o Primeiro Grau na época. Foi casado com Maria Sucena da Silva, após 32 anos de convivência  ficou viúvo e casou novamente, com Francisca Batista Silva, que era também viúva. Quanto ao lado artístico, começou a cantar e tocar viola aos 27 anos, com grandes violeiros e, sobretudo, ao lado de Patativa do Assaré.

O cordel é um misto de saudosismo e recordações da infância de Miceno Pereira, onde o mesmo conta a história de um renomado e destemido vaqueiro, chamado Caboclo Ribeiro, considerado o melhor vaqueiro da região. Em suas lembranças ele exalta o ofício deste vaqueiro, suas conquistas nas vaquejadas, pegas de bois e disputas de carreira de cavalo, o qual sempre se consagrava campeão. Ao lado desse grande vaqueiro, outros nomes de vaqueiros vão surgindo em seus versos singelos, recorda o vaqueiro e fazendeiro Petu, José, irmão de Caboclo ribeiro, Santana e Duquinha. Em seus últimos versos Miceno Pereira dedica os mesmos com prazer e dedicação ao grande homem, vaqueiro e herói do sertão Caboclo Ribeiro.

A festa do cordel teve a presença de diversos artistas e amigos do nosso poeta Miceno Pereira, dentre os participantes tivemos a abertura oficial com os violeiros repentistas Mané do Cego e Ceci do Amaro, a Banda Farra de Vaqueiro com o cantor Valdeir, o tecladista Adrimar e o sanfoneiro Accel do Acordeon, o som do acorde de Toinho da Serrinha, a voz de Rafael Cantor, o som do fole de Tadeu da Serra, o som do cavaquinho de Walter e Geovane, o forró tradicional do sanfoneiro Raimundinho do juá, o xote do sanfoneiro seu Cildo, o toque do zabumbeiro Gambá e a dança de Mauro Fortaleza que faz a todos encantar.

O evento contou com presença dos alunos das Escolas da Serra de Santana Antônio Ângelo e Patativa do Assaré, da Escola Batistina Braga,  do Prefeito Evanderto Almeida, dos vereadores Anísio David,  Lanlan de Alexandre e Branco do Amaro, contou também com a presença do reverendo Padre Paulo Costa e de um grande público que recebeu das mãos do mestre Miceno Pereira seus exemplares do cordel.

















































___________________________________________________


SEMANA DO MUNICÍPIO EM ALUSÃO AOS 153 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ASSARÉ TEM INÍCIO COM AS AÇÕES DA SECULT ASSARÉ, COM A PUBLICAÇÃO DE DOIS CORDÉIS, LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO “POESIA PRA TODO LADO”, DO POETA PAULO SOARES E APRESENTAÇÕES DA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL E DO GRUPO DOS CARETAS DE BUMBA-MEU-BOI NO CALÇADÃO PÚBLICO.

Assaré comemorou 153 anos de emancipação política no dia 19 de julho e para comemorar essa data tão especial a Semana do Município começou com muita poesia popular, pois se deu início com as ações da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto publicando dois cordéis do Projeto Cordel na Feira, em parceria com o SESC Crato, o evento aconteceu concomitante com a 1ª Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu também na Praça do Mercado Público.

Foi no dia 16 de julho, na Praça do Mercado Público de Assaré que aconteceu a realização de mais uma edição do Projeto Cordel na Feira. Desta vez com o lançamento de 02 cordéis o Poeta Daniel do Assaré e o Poeta João Carlos dos Santos (Lambaia)  tiveram seus trabalhos lançados na feira livre de Assaré,  o primeiro com o título “Ao Mestre Espedito Seleiro” e o outro com o título “Assombração no Memorial. Além da publicação dos cordéis aconteceu o lançamento da Exposição Fotográfica “Poesia pra todo Lado” do Poeta e Professor Paulo Soares que estará aberto a visitação até o dia 16 de agosto. Ainda dentro das ações, durante a noite aconteceu as apresentações da Banda Manoel de Benta e do Grupo de Caretas Bumba-meu-boi, da comunidade da Serra de Santana.


O cordel do Poeta Daniel faz referência ao grande Mestre do Couro, que com o seu saber e talento dão vida a esta matéria-prima que encanta a todos com seus traços e cores, onde sua arte está presente na vida do homem sertanejo até o homem da cidade, conquistando e deixando seu legado por todo o país.

Já o cordel do Poeta Lambaia faz referência ao grande mestre da poesia popular, ao nosso Poeta Maior Patativa do Assaré, com um toque de humor e história de assombração, o poeta consegue através dos seus versos com muita irreverência e simplicidade trazer um pouco de Patativa e das Estórias que se contam sobre o Memorial.





O Secretário da Cultura, Turismo, Desportos e Lazer de Assaré Vavá Gois fez uso da palavra, agradeceu a presença de todos, em especial aos poetas Daniel e Lambaia, por tão belíssimas obras e por está na Semana do Município fazendo o lançamento de 02 cordéis, isso é muito gratificante, ressaltou Vavá. Falou do compromisso da secretaria para com a cultura popular e para as outras áreas de atuação da secretaria, bem como do compromisso que a Administração Assaré de Todos está tendo em estar sempre junto, apoiando a Secult em suas ações. Estavam presentes o Mestre Espedito Seleiro, a Secretária de Educação, Edelvanha Souza, o Secretário de Agricultura Iézio, Padre Paulo, Agentes de Leitura e Equipe de Reportagem do Diário do Nordeste.

Daniel Gonçalves da Silva (Poeta Daniel), nascido 15/06/1986 no sítio Serra de Santana, distrito da cidade de Assaré. Segundo filho de Maria Gonçalves da Silva e Valdemiro Paulino da silva e neto do imortal Patativa do Assaré.

Começou a escrever aos oito anos de idade, mas só deu segmento na vida de poeta na idade adulta, tendo como intuito usar a poesia em defesa do nordeste versejando o dia-a-dia de sua gente. No ano de 2017 iniciou os registros de sua obra com cordéis, livro e programa de rádio. Reside atualmente em Assaré e trabalha no Memorial Patativa Do Assaré.

João Carlos dos Santos,(Lambaia) reside à rua Mundico Eufrázio, bairro José Dodô, em Assaré(CE). LAMBAIA, costumeiramente, se encontra com amigos na Praça da Igreja Matriz de Assaré sempre pela manhã com o objetivo de dialogar com seus pares da MELHOR IDADE através das boas prosas, contações de histórias. Seu primeiro trabalho veio ao público em 2008 quando lançou o cordel sobre A MORTE DE ISABELLA, acontecimento esse, que chocou todo o país. Seus escritos fluem naturalmente e ele aprendeu a versejar ouvindo e lendo boas poesias. É também, um bom declamador.

Após o momento oficial da abertura da Semana do Município e  de lançamento dos cordéis os artistas da terra fizeram literalmente a festa, mostrando os seus trabalhos em praça pública e contagiando a todos com as suas músicas e ao som do solado de seus instrumentos. O público teve a oportunidade de assistir às apresentações do poeta Manel do Cego e do poeta Ceci do Amaro, a música envolvente do grupo Farra de Vaqueiro, Antonio Saturnino, Dé de Belo, Anotnio da Serrinha, Sanfoneiro Edses, Valter do Cavaquinho, Geovane do Cavaquinho, Forró Pé de Moleque com Mateusinho dos Teclados, Raimundinho do Juá e Sandoval Sanfoneiro.







































 





NOITE CULTURAL DO DIA 16 DE JULHO DE 2018. 
SEMANA DO MUNICÍPIO - SECULT ASSARÉ. 
* Apresentação da Banda Manoel de Benta
* Apresentação do Grupo Caretas de Bumba-meu-boi. 

































_______________________________________________________

SECULT – ASSARÉ em parceria com o SESC - Crato realizam mais uma edição do Projeto Cordel na feira com o lançamento do Cordel Biográfico de Caninana do Forró, de autoria do Mestre da Cultura Jesus Leite.

No dia 04 de junho aconteceu na Praça do Mercado Público de Assaré a realização de mais uma edição do Projeto Cordel na Feira. Desta vez o Mestre da Cultura Jesus Leite teve o seu trabalho lançado na feira livre de Assaré, com o título “Cordel Bibliográfico de Caninana do Forró”. Um cordel autorizado pelo cantor, compositor e artista Caninana do Forró que por motivo de força maior não pode comparecer ao evento, o qual foi representado pelo seu empresário Clérison Arrais. 

O professor Edival fez uso da palavra e fez uma leitura da lista geral de cordéis já lançados pela SECULT Assaré e deixou em aberto o espaço para que novos cordelistas procurem a Secretaria da Cultura de Assaré, para que possam compor a grade de trabalhos a serem lançados no projeto durante todo o ano de 2018. 

O Secretário da Cultura, Turismo, Desportos e Lazer de Assaré Vavá Gois também fez uso da palavra, agradeceu a presença de todos, em especial ao Mestre Jesus Leite e a Clérison Arrais representando a pessoa do Artista Caninana do Forró. Falou do compromisso da secretaria para com a cultura popular e para as outras áreas de atuação da secretaria, bem como do compromisso que a Administração Assaré de Todos está tendo em estar sempre junto, apoiando a Secult em suas ações. Estavam presentes a Secretária de Educação, Edelvanha Souza e a Vice-prefeita Maria É, que fez uso da palavra e mostrou sua felicidade em prestigiar esse momento, ressaltando a importância de se valorizar, publicar e propagar o trabalho dos poetas e cordelistas assareenses.

O professor e jornalista José Jesus Leite nasceu no Município de Tarrafas, então distrito de Assaré, no dia 23 de dezembro de 1954, sendo filho de Moacir Pereira Leite e Maria Pereira Leite. Fez o curso primário na sua terra natal e concluiu o ginasial e científico em Fortaleza. Na capital cearense entrou para o jornalismo em 1974, escrevendo para jornais e rádios. Na mesma época fundou a assessoria de imprensa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará – FETRAECE. Em 1977 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Usina Nuclear de Angra dos Reis e depois em jornais da região Sul-fluminense.

O Mestre Jesus Leite em sua fala agradeceu o espaço e empenho de toda equipe da SECULT em lançar o cordel de sua autoria, que traz em rimas e encantos a saga de um grande cantor, Caninana do Forró que desde criança tem sua vida dedicada à música e encanta a todos com seu canto, acompanhado de sua sanfona jamais desistiu de seus objetivos e hoje tem conquistado todo o Brasil com suas composições. Na oportunidade também agradeceu aos artistas presentes que foram prestigiar o seu trabalho e publicação do Cordel Bibliográfico de Caninana do Forró, os quais em seguida fizeram suas apresentações artísticas.


Após o momento oficial de lançamento do cordel os artistas da terra fizeram literalmente a festa, mostrando os seus trabalhos em praça pública e contagiando a todos com as suas músicas e ao som do solado de seus instrumentos. O público teve a oportunidade de assistir à apresentação do poeta Manel do Cego, a música envolvente do grupo Farra de Vaqueiro com os amigos Accel e Valdeir, Forró Pé de Moleque com Mateusinho dos Teclados, os sanfoneiros Zé Neto, Raimundinho do Juá, Sandoval, Toinho da Serrinha e o Mestre Geovane do Cavaquinho. 






































_______________________________________

CORDEL NA FEIRA 2018, MISTO DE MUITA POESIA E ARTE DA CULTURA ASSAREENSE

Projeto Cordel na Feira volta com muita poesia e apresentações artísticas, na manhã desta segunda-feria, 30 de abril, na Praça do Mercado Público de Assaré. A primeira edição de 2018 foi sucesso e contou com o lançamento do Cordel A PELEJA DE SEU QUELÉ COM O DOUTOR, do poeta Sebastião Pereira Soares (Sebasto dos Correios).
O projeto é uma idealização da Secretaria de Cultura de Assaré, nascido início do ano passado, na gestão Assaré de Todos, do prefeito Evanderto Almeida, quando Vavá Góis, Secretário de cultura e toda a sua equipe desta pasta resolveram lançar um projeto que fomentasse a produção e publicação da Literatura de Cordel no município de Assaré, e que essa ação cultural despertasse também em nossos leitores, principiantes ou não, o gosto espontâneo pela leitura dos folhetos.
 Ao longo do ano de 2017 foram muitos cordéis lançados, muitos poetas tiveram suas poesias publicadas, recitadas e apresentadas em praça pública, o que deu maior visibilidade, credibilidade e sucesso ao projeto, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Assaré e do grande parceiro SESC Crato.
Um pouco sobre o autor do cordel. Sebastião Pereira Soares é natural de Assaré (Terra do poeta maior). Nasceu em 27 de setembro de 1955 e cresceu neste torrão frutífero da poesia popular, tendo como pais José Pereira de Carvalho e Heleni Soares Pereira. Sebasto diz que o amor pela Literatura de Cordel quando cursou  Curso de Letras na Universidade Regional do Cariri, na disciplina de Literatura Popular, naquele momento sentiu-se incentivado pelos encantos do cordel e logo depois pela construção do folheto, afirma o cordelista.
A peleja de Seu Quelé com o Doutor é de uma riqueza tamanha, pois o autor faz uso da linguagem literária para abordar de um assunto que ainda hoje é visto com um olhar diferente pelo homem, que é o Câncer de Próstata. E num tom poético o cordelista chama a atenção do leitor, mostrando os problemas e causas desta doença para aqueles que não procuram o médico para fazer o exame, muitas vezes por vergonha, medo. O autor do cordel ainda fala da  importância da prevenção, que é fundamental para a saúde do homem e que não deixem de ir ao médico, pois quem tem amor a vida se cuida.
O evento contou com a presença do Poeta Cícero Batista, que recitou poesias do seu livro, lançado e patrocinado pela SECULT Assaré, com a presença do poeta Daniel do Assaré, do senhor Geraldo Gonçalves, mestre da Cultura do Estado, além de um grupo de alunos da Escola Batistina Braga que estão desenvolvendo um projeto sobre Literatura de Cordel, com orientação dos professores Teodomiro e Kiki.

A animação artística ficou por conta de Mané do Cego e Ceci que sempre fazem a abertura do projeto, estiveram presentes o sanfoneiro Sandoval, Marquinhos Vaneirão, Forró pé-de-moleque, Toinho da Serrinha, Grupo Farra de Vaqueiro, Geovane do Cavaquinho, o cantor e compositor Cy Vilanova e os jovens sanfoneiros Zé Neto e Accel.












































______________________________________________________________________



“ADELIDO E A NOVILHA ENCANTADA” DO POETA E REPENTISTA MANÉ DO CEGO É O CORDEL QUE FOI LANÇADO NA 8ª EDIÇÃO DO PROJETO CORDEL NA FEIRA, ENCERRANDO ASSIM O CICLO DO ANO DE 2017 COM MUITA FESTA E ALEGRIA NA PRAÇA DO MERCADO PÚBLICO DE ASSARÉ.
A Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto de Assaré vem se destacando no município pelos grandiosos projetos e ações que vem desenvolvendo durante todo o ano de 2017. Dentre os projetos destacamos o “Cordel na Feira”, que em sua essência visa compreender o universo da Literatura de Cordel, reconhecer, valorizar e fomentar a produção de cordel em nossa cidade, berço de um dos grandes nomes da Literatura Popular, brasileira e universal, o grande mestre Patativa do Assaré.
Este projeto encerra seu ciclo com 08 edições e 08 publicações de poetas e cordelistas assareenses e de cidades vizinhas, que com muita sabedoria e maestria, através da arte do verso encantaram a todos com suas publicações. Vale relembrar aqui todos os cordéis que foram lançados durante todos esses meses de projeto no corrente ano, sendo eles:
1º cordel “Romão cabeça de ouro”- Poeta Geraldo Gonçalves;
2º cordel “Ciço de vó e o capeta” – Poeta José Lopes;          
3º cordel “Ao meu avô” – Poeta Daniel do Assaré;
4º cordel “A mulher desmantelada e o corno conformado” – Professor e poeta Rednê do Carmo,
5º cordel “Paixão na terceira idade” Poetisa Rosinha das Neves Cunha,
6º cordel “Cada um com sua mania” – Poeta Bebé.
7º cordel “Mãe África” – Professor e poeta Luizão,
8º cordel “Adelido e a novilha encantada” – Poeta e repentista Mané do Cego.

 Manoel José de Alencar, este é o nome do cordelista da 8ª edição do Projeto Cordel na Feira, nascido em 12 de março de 1945, em Conceição do Piancó, estado da Paraíba. Mané assim como é popularmente conhecido tem muitos dons, cordelista, relojoeiro, agricultor, vaqueiro, pedreiro, sanfoneiro, mestre de maneiro-pau, esteve sempre presente durante todas as edições do projeto e sempre encantou a todos com os seus repentes como só ele sabe fazer, pois é um grande mestre dos saberes e fazeres populares de Assaré.

Encerrando assim, no dia 11, de dezembro o ciclo de apresentações e lançamento de cordéis durante o ano de 2017 com muita alegria e satisfação, pois o cordel lançado foi o do nosso mestre, poeta e repentista Mané do Cego com o título “Adelido e a novilha encantada”.  O cordel conta a história de uma novilha encantada e do vaqueiro Adelido, vaqueiro como um gato nas terras do Assaré,  que conseguiu domar a rês encantada e levá-la até o seu dono, ganhando assim a competição e ficando conhecido como um grande vaqueiro na região, história essa verídica e que aconteceu no ano de 1957.
O evento tem total apoio da Administração Assaré de Todos e grande parceria do SESC que tem incentivado e valorizado a produção e publicação dos cordéis e contou também com a participação de vários artistas da terra, dos quais Antonio Saturnino, Alencar Felix (filho de Mané do Cego), Miceno Pereira, Tadeu, Raimundinho do Juá, componentes da banda Night Forrozeira, Seu Cildo, Zé de Enoque e família, Geovane do Cavaquinho, Francimar do Acordeon e Banda Farra de Vaqueiro.
O Secretário Vavá Góis em suas palavras falou da importância do projeto, de incentivo e valorização a produção de cordel em Assaré, bem como da grande parceira que a SECULT tem com o SESC, que incentiva financeiramente a tiragem dos cordéis para distribuição e disseminação da Literatura de Cordel, junto com a Administração Assaré de Todos, ressaltou ainda o quanto é gratificante estar desenvolvendo e difundindo a cultura, de fato, como dever ser, uma vez que Assaré é a terra da poesia e não poderia ficar de fora de um projeto de tamanha grandiosidade, pois o projeto vem crescendo a acontecendo em nosso município e que além do lançamento do cordel, o projeto envolve outras manifestações culturais com muita música e poesia. Na oportunidade Vavá, através da SECULT e da Administração Municipal reiterou a continuidade do Projeto Cordel na Feira em 2018, muitos outros cordéis serão lançados, muitos cordelistas com seus cordéis já enviaram seus trabalhos para que os mesmos sejam publicados no ano vindouro, isso é muito gratificante.























































































































___________________________________________________________

Edição do Projeto Cordel na Feira aconteceu com a publicação do cordel "Cada um com sua mania" do poeta Bebé

Desde que a gestão municipal Assaré de Todos, do prefeito Evanderto Almeida assumiu a prefeitura de Assaré, vem dando total apoio a pasta da Secretaria de Cultura Turismo e Esportes, a qual tem a frente o Secretário Vavá Góis, que vem desenvolvendo com seu núcleo de cultura várias ações voltadas para o resgate, valorização e incentivo as práticas culturais em nosso município.
Uma das ações de maior destaque vem se dando com o Projeto Cordel na Feira, fruto da parceira entre SECULT-ASSARÉ e o SESC CRATO, que tem como objetivo fomentar a produção da literatura de cordel na nossa região, bem como a valorização da cultura popular no nosso município, oferecendo subsídios necessários para que os nossos poetas e artistas da terra mostrem os seus talentos através de suas produções literárias.
Nesse sentido, aconteceu no dia 23 de outubro, segunda-feira, na Praça do Mercado Público de Assaré a 6ª edição do Projeto Cordel na Feira, com a publicação do Cordel “Cada um com sua mania, de autoria do poeta José Humberto Monteiro, o conhecido Bebé, que nasceu no dia 12 de Janeiro de 1963, nascido de uma união conjugal de Expedito Sabino Braz e de Margarida Monteiro Braz.
Seus dons poéticos se deram aos 25 anos quando começou a compor suas primeiras letras musicais e tempos depois despertando esses dons poéticos na área dos cordéis, sendo bastante reconhecido pelo seu trabalho e bem solicitado para ministrar palestras nas escolas do município sobre a arte de versejar. Em seu cordel Bebé tem a honra e orgulho de falar de pessoas bem peculiares da sua terra, Assaré, ressaltando as peculiaridades de cada uma das personagens eternizadas em seu cordel, como Joaquina, mulher destemida; Felipe, homem sábio nas conversas; Papaú, home de bom coração;  Antonio Mineiro, homem muito orridente.
A abertura do evento se deu com a apresentação do grande escritor e cordelista “Bebé”, prosseguindo com as falas dos professores Edival e Luizão, que fazem parte do núcleo de Cultura, como também a fala do Secretário Vavá Góis, que não cansa de repetir em seus discurso que a SECULT ASSARÉ e a Administração Assaré de Todos não medem esforços no que diz respeito a valorização dos artista das nossa terra, e que esse projeto é de grande importância para o nosso município, e, faz questão de dar continuidade em 2018, pois o número de cordéis que aparecem para publicação vem aumentando significativamente.

 Logo após aconteceu a abertura do projeto com a participação dos violeiros Ceci do Amaro e Manel do Cego, ao som de suas violas, repentes e poesias. Apresentações de poetas da nossa terra, apresentação da banda Farra de Vaqueiro do sítio Riacho Verde da Cidade de Tarrafas, mais forró com uma apresentação da banda composta por jovens músicos assareenses de nome Forró Pé de Moleque. Em seguida tivemos várias apresentações de grupos pé-de-serra, animados pelos sanfoneiros: Raimundinho do Juá, Normando do Acordeon, Dé de Belo, Tadeu da Serra e Seu Cildo, pelo zabumbeiro Gambá,  Pedro do Pandeiro e outros amigos. Também tivemos uma bonita apresentação de cavaquinhos tocados pelo mestre Geovane  por Walter do cavaquinho para encerrar este grandioso evento. 









































































_________________________________________________________________

Lançamento da 5ª edição do Projeto Cordel na Feira com  o título "Paixão na Terceira Idade" é lançado em Assaré.


A 5ª edição do Projeto Cordel na Feira aconteceu no dia 25 de Setembro de 2017, na Praça do Mercado Público de Assaré com a publicação do Cordel “Paixão na terceira idade”, de autoria da poetisa Rozinha das Neves Cunha, nascida aos 29/08/59, na cidade de Assaré e filha de Antonio Clementino das Neves e de Antonieta Paes da Silva.
A Cordelista tomou conhecimento de suas habilidades poéticas aos 15 anos de idade, com influências do cordelista, cancioneiro Irineu Teotônio dos Santos. Atualmente a mesma vem tomando conhecimento da literatura de cordel através do trabalho das duas filhas cordelista, Maria Regina e Marta Rejane, isso mostra que a poesia popular está presente no sangue da família.
A abertura do evento se deu com uma roda de capoeira e maneiro-pau, que tem a frente o professor Mauricio, essas manifestações culturais são de iniciativas da Secretaria de Cultura do município e contam com total apoio da Administração Assaré de Todos e tem como parceira a coordenação dos projetos sociais do município. Logo após aconteceu a abertura oficial do evento com a participação dos violeiros Ceci do Amaro e Manel do Cego, que encantaram a todos ao som de suas violas, lindos repente e poesias. Ainda da abertura, o professor Edival, do núcleo de Livro e Literatura da Secult, falou um pouco sobre o cordel que a ser lançado e em seguida o secretário de cultura Vavá Góis falou sobre o projeto, as edições anteriores, bem como do compromisso da Administração Assaré de Todos, juntamente com o SESC-CRATO em dar continuidade e incentivo a produção e lançamento de cordéis até o fim deste ano e durante todo o ano de 2018, ressaltou Vavá.
O professor Luizão e a cordelista Rozinha das Neves fizeram o recital do cordel “Paixão na terceira idade” a todos os presentes. Em seu cordel a poetisa fala sobre a paixão, como já está bem intitulado e, em seus versos, a mesma expõe que esse sentimento na terceira idade está fazendo muita gente sofrer, mas que apesar desse sofrimento devemos aproveitar bastante a vida, se apaixonar, amar, quando em seus versos ela nos revela que o amor não tem idade e nem prazo de validade.

A cada edição o evento só vem crescendo cada vez mais tanto de público, quanto de apresentações dos artistas da terra e das cidades vizinhas. Desta vez contou com as participações da Banda Farra de Vaqueiro, Geovane do cavaquinho, Tonozinho de tarrafas no Bandolin, Seu Assis, O Mestre Chico Paes, que chama a atenção de todos que param para ouvir e vê-lo tocar sua harmônica de oito baixos, Toinho da Serrinha no acordeon, Raimundinho do Juá, Sandoval, Marquinhos Vanerão, Gambá, Seu Cildo, Zé de Enoque, Tonho Saturnino, poeta Daniel do Assaré que com suas belíssimas apresentações encantaram ainda mais esta 5ª edição do Projeto Cordel na Feira, idealizado pela SECULT-ASSARÉ.














































































__________________________________________________________


4ª EDIÇÃO DO PROJETO CORDEL NA FEIRA ACONTECEU NO DIA 14 DE AGOSTO NA PRAÇA DO MERCADO PÚBLICO EM ASSARÉ.

Aconteceu no dia 14 de agosto de 2017, segunda-feira, na Praça do Mercado Público a 4ª edição do Projeto Cordel na Feira com o lançamento do cordel “A mulher desmantelada e o corno conformado” de autoria do professor e poeta Francisco Rednê do Carmo, o cordel conta a história de um casal, onde a mulher costuma colocar chifre no marido com vários homens, além de ser também muito valente e baderneira e do outro lado, o marido, que passa todo o tempo em casa cuidando dos filhos e afazeres domésticos e não liga para o que a mulher apronta, leva chifres até umas horas, o chamado corno conformado.
O Projeto Cordel na Feira é idealizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré e faz parte de uma grande parceria entre a SECULT – ASSARÉ e o SESC – CRATO e também conta com o apoio total da Prefeitura Municipal que juntos objetivam fomentar a produção da literatura de cordel na nossa região, bem como a valorização da cultura popular no nosso município, oferecendo subsídios necessários para que os nossos poetas e artistas da terra mostrem os seus talentos através de suas produções literárias, onde cada um dos cordelistas que publicam sua obra recebem uma quantia de 1000 (mil) exemplares de cordéis.
O evento deu-se início com a fala do Secretário Vavá Góis, que em suas palavras, agradeceu a presença de todos que estavam ali para prestigiarem o lançamento do cordel, como também a grandiosidade do evento e da importância de valorizar e incentivar a produção de literatura de cordel no nosso município. Finalizando suas palavras Vavá disse que no final do mês teremos novidades, um projeto que irá trabalhar com a roda de capoeira e terreirada com maneiro-pau, em frente a casa do mestre da cultura do ofício do maneiro-pau, Zezé Minino
Após a fala do secretário, foi à vez do autor do cordel, o poeta Rednê falar de sua produção, na sua fala inicial saudou a todos os presentes em nome do seu professor e incentivador Edival, proferiu palavras de agradecimentos aos idealizadores do projeto (SECULT-ASSARÉ), por resgatar essa cultura que estava adormecida há muito tempo e pelo compromisso da Secretaria de Cultural com o fomento da literatura de cordel em Assaré. Ainda em suas palavras Rednê disse que o título do cordel era muito forte, porém a história em si era muito boa.
Estiveram presentes para o lançamento do cordel, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Assaré, Iézio Franklin, o Secretário de Cultura de Tarrafas, Tonozinho, professores, poetas, artista e comunidade em geral.

O projeto contou também com a presença dos poetas Daniel do Assaré e Eliane Caldas que recitaram algumas poesias além de apresentações culturais com a Banda Farra de Vaqueiro, Banda Pé-de-moleuqe, Mateusinho do Forró, Sanfoneiro Accel do Acordeon, Cantor Beto Moura, Mestre Geovane, Raimundinho do Juá, Toinho da Serrinha, Zé de Satílio, Sérgio Batista, Manel do Cego e Ceci do Amaro.














































______________________________________________________


EDIÇÃO ESPECIAL DO PROJETO CORDEL NA FEIRA MARCA A ABERTURA DA SEMANA DO MUNICÍPIO EM ASSARÉ


Aconteceu no dia 17 de julho de 2017, segunda-feira, na Praça do Mercado público a 3ª edição do Projeto Cordel na Feira, edição esta mais do que especial, pois abriu a semana do município em alusão aos 152 anos de emancipação política de Assaré, como também o Cordel lançado fez uma homenagem ao nosso saudoso e Poeta maior, Patativa do Assaré.

O Projeto faz parte de uma parceria entre a SECULT – ASSARÉ e o SESC – CRATO, com o objetivo de fomentar a produção da literatura de cordel na nossa região, bem como a valorização da cultura popular no nosso município, oferecendo subsídios necessários para que os nossos poetas e artistas da terra mostrem os seus talentos através de suas produções literárias.
A programação desta 3ª edição contou com o lançamento do cordel “Ao meu avô” do poeta Daniel do Assaré, o qual faz uma linda homenagem ao seu avô, o grandioso Poeta Patativa. Na oportunidade tivemos várias apresentações de artistas locais e cidades vizinhas. Onde teve a apresentação da Banda de música Manoel de Benta, sobre a regência do maestro Marcelo, e já se apresentaram com o novo fardamento, além desta apresentação, contamos com a apresentação dos garotos Accel, Paulinho, Adrimar e Valdeir do projeto da escola de sanfona do professor Nícolas Santos, também os poetas Manel do Cego e Ceci do Amaro, Mestre Geovane do Cavaquinho, sanfoneiros Sandoval, Normando, Toinho da Serrinha, Tadeu e do poeta e locutor Antonio Rafael, que vieram abrilhantar ainda mais este evento com suas apresentações artísticas.
O evento a cada edição vem ganhando um número maior de público que vem prestigiar o lançamento do cordel, como também a apresentação cultural dos artistas locais. Em suas palavras o secretário de Cultura do Município, Vavá Góis diz que está bastante feliz com o projeto Cordel na Feira, pois a cada edição ele percebe a grandiosidade do projeto e o quanto é importante valorizar, incentivar e produzir literatura de cordel no nosso município, descobrindo novos talentos e publicando os cordéis de poetas da nossa região que muitas vezes produzem e não publicam. E este projeto é uma maneira que a Secretaria de Cultura de Assaré encontrou para que estes poetas pudessem divulgar as suas produções, ressaltou Vavá.

PRAÇA DO MERCADO DE ASSARÉ DIA 17 DE JULHO DE 2017.

LANÇAMENTO DO CORDEL " AO MEU AVÔ" DE AUTORIA DO POETA DANIEL GONÇALVES.

REALIZAÇÃO SECRETARIA DA CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER DE ASSARÉ EM PARCERIA COM O SESC - CRATO.
APOIO:  GESTÃO ASSARÉ DE TODOS.



























































___________________________________________________________

Cordel na Feira em Assaré : um show à parte.

As sanfonas de Sandoval, Raimundinho do Juá, Dé de Belo, Tadeu, Toinzinho da Serrinha e Normando, o cavaquinho do mestre Giovane, o bandolim de Tonozinho, as zabumbas de Fransquinho e Gambá e o triângulo com vários batedores, a voz de Marquinho Vaneirão e a viola de Mané do Cego saudaram o lançamento do cordel do poeta Zé Lopes, que aconteceu neste dia 12 de junho na Praça do Mercado.
As publicações de cordéis e seus lançamentos fazem parte do Projeto Cordel na Praça, fruto de uma parceria entre a SECULT Assaré e o SESC Crato. 
No mês passado, foi lançado o primeiro trabalho de autoria do poeta Geraldo Alencar. A meta é para que todo mês ocorra um lançamento.  Vários cordelistas estão agendados para o ano todo. O secretário Vavá Gois, o Coordenador de Cultura Literária professor Edival e toda coordenação de Cultura Popular estão entusiasmados com o projeto que recebeu total apoio do prefeito Evanderto Almeida.
“A meta é dá a oportunidade para que os cordelistas possam publicar os seus trabalhos gratuitamente. Sabemos que a maioria destes poetas populares são pessoas sem posses e que precisam de incentivos para publicar as suas obras. Eles podem vender e faturar uma graninha”, disse Vavá sobre o projeto.
Na segunda-feira, foi a vez do poeta Zé Lopes lançar o seu trabalho, intitulado “Ciço de Vó e o Capeta”, com xilogravura de Ismael G. O registro foi marcado por uma terreirada com a participação dos artistas da música e do cordelista e poeta de Tarrafas Antonio Rafael. 









































































































____________________________________________________________

Projeto Cordel na Feira ocorreu hoje na praça do Mercado Público de Assaré.

O projeto faz parte de uma parceria entre o SESC – Crato e a Secretaria de Cultura de Assaré. O evento ocorreu na Praça do Mercado, na manhã dessa segunda-feira.
Na programação constou o lançamento de Cordel do poeta Geraldo Alencar, que tem como título “Romão cabeça de ouro e as saudades de sinhá”, publicado pelo SESC – Crato. Em seguida aconteceu uma apresentação de bonecos do projeto “Distintas Miradas” que faz parte do Circuito Patativa do Assaré. Na terceira parte da programação constou apresentações de artistas populares da terra e a conclusão com a distribuição gratuita de cordéis, tanto de Geraldo como de outros cordelistas.





















































_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário