PROJETO CARETAS DO ASSARÉ

Projeto Caretas do Assaré da Secult Assaré juntamente com os grupos de Caretas do município irá participar do Cortejo de Abertura da Mostra SESC Cariri de Cultura em Crato.

O Projeto Caretas do Assaré que nasceu no ano de 2017 de uma parceria entre a Administração Assaré de Todos do prefeito Evanderto Almeida, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do município juntamente com os grupos de caretas locais só vem crescendo e ganhando reconhecimento na nossa cidade e na região. 

No ano de 2018 a convite do Escritório Regional de Cultura do Cariri o grupo de Caretas do bairro da Moêda participou do Festival Internacional de Máscaras no Cariri. Evento esse que foi realizado por uma comissão de estudiosos Canadenses, que em parceria com o Escritório Regional de Cultura do Governo do Estado realizaram esse grande evento que deixou a todos do grupo bastante felizes. 

Já nesse ano de 2019 fomos surpreendidos e ficamos bastante felizes com o convite do Sesc Crato feito pela sua Coordenação de Cultura á secretaria de cultura do município para indicar um grupo de caretas para participar do Cortejo de Abertura da Mostra SESC Cariri de Culturas 2019, que sairá em apresentação no dia 8 de novembro, às 16:00 horas pelas principais ruas do Crato. 

O Secretário Vavá Góis por volta das 17:30 horas do dia 15 de outubro subiu a Serra de Santana e realizou uma reunião com os membros do Grupo Caretas da Bonita, que tem a coordenação de Marlene e sua filha Kátia. A pauta da reunião foi para ler o ofício convite vindo do Sesc Crato e falar sobre a parceria entre o município, o Sesc e o grupo, também foram discutidos assuntos de logística e de apresentação da manifestação cultural assareense que irá representar a nossa cultura no cortejo de abertura da mostra. 

Bastante felizes os membros do grupo agradeceram a administração municipal e ao Sesc por possibilitarem pela primeira vez a ida de um grupo cultural de caretas para participarem da Mostra Sesc Cariri de Culturas e se mostraram muito agradecidos e anciosos, esperando o dia dessa apresentação inédita nas terras do Crajubar.




________________________________________


3ª Edição do Projeto Caretas do Assaré é realizado com sucesso, através da Gestão Assaré de Todos e grupos de caretas do município.

Durante o período da Semana Santa aconteceu o projeto de apoio e incentivo aos grupos de Caretas de Assaré, o projeto foi elaborado desde 2017 pela Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré com a visão de oferecer mais acompanhamento e apoio aos grupos de manifestação popular das diferentes localidades que realizam as brincadeiras dos caretas e a malhação do Judas. Segundo a tradição popular, esta festa  relembra a trajetória de Cristo rumo ao calvário, onde os carrascos espancavam Jesus e os “caretas” representam aqueles que se escondiam por trás das máscaras.

O projeto tem parceria direta da Secretaria de Governo através do Secretário Francisco Paulo e é acompanhado de perto pelo
Secretário de Cultura Vavá Gois e toda equipe da Secult Assaré. Os grupos são cadastrados no projeto e recebem apoio de transportes para locomoção de todos até as comunidades assareenses e também  cidades vizinhas. Além disso os grupos do projeto recebem também apoio financeiro para realização de suas festas dançantes e para Malhação do Judas que acontecem sempre no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa.

No Domingo de Páscoa a Prefeitura Municipal de Assaré por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizou o já tradicional Cortejo dos Grupos de Caretas, que desfilaram pelas principais ruas da cidade. Esse ano o cortejo contou com a participação de 05(cinco) grupos:  Grupo da Serra da Ema que tem a organização de Juninho, Grupo dos Barreiros que tem a organização de Leudo, Grupo da Bonita organizado por Marlene, Grupo da Cercada organizado por Deus e o Grupo das Laranjeiras organizado por Veinho, os demais grupos que foram agraciados não participaram do cortejo, Grupo do São José por motivos de força maior e justificável e o Grupo Banguê.
Prefeito Evanderto junto ao público assistindo e filmando a Quinta do Judas do Sítio Cercada na Serra de Santana. 

O Secretário Vavá Gois e o agente Natan Bertoldo se fizeram presentes em vários locais que realizaram a malhação do Judas, registrando e prestigiando os eventos nas comunidades. O Prefeito Evanderto Almeida e a Vice-Prefeita Maria É também se fizeram presentes nas festas dos caretas da Serra de Santana, assistindo junto com toda a população serrana as 02(duas) tradicionais festas de caretas da comunidade que todos os anos acontecem  no sábado de aleluia.

Todos os grupos que participaram do projeto ficaram bastante felizes em poder contar com um projeto da administração municipal, fazendo com que a cultura e o folclore da festa dos caretas sejam preservados e perpetuados ao longo dos anos.

CONFIRA DEZENAS DE FOTOS DAS ATIVIDADES CULTURAIS DOS GRUPOS DOS CARETAS. 

CORTEJO DOS GRUPOS DE CARETAS NO DOMINGO DE PÁSCOA PELAS RUAS DA CIDADE. 
Concentração Parque de Vaquejadas com destino ao Bairro Serra da Ema. 




































FESTA DOS CARETAS (MALHAÇÃO DO JUDAS REALIZADAS PELOS GRUPOS EM SUAS COMUNIDADES)
GRUPO DE CARETAS DAS LARANJEIRAS - ORG.: VEINHO E EQUIPE










































FESTA DOS CARETAS (MALHAÇÃO DO JUDAS REALIZADAS PELOS GRUPOS EM SUAS COMUNIDADES)

GRUPO DE CARETAS DA VILA BONITA (SERRA DE SANTANA) - ORG.: MARLENE E EQUIPE.














































FESTA DOS CARETAS (MALHAÇÃO DO JUDAS REALIZADAS PELOS GRUPOS EM SUAS COMUNIDADES)

GRUPO DE CARETAS DA CERCADA (SERRA DE SANTANA) - ORG.: CICERO MACÊDO (DEUS) E EQUIPE.
















FESTA DOS CARETAS (MALHAÇÃO DO JUDAS REALIZADAS PELOS GRUPOS EM SUAS COMUNIDADES)

GRUPO DE CARETAS DO BANGUÊ (SEDE) - ORG.: MAZIM E EQUIPE.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário