GALERIA DE FOTO "CULTURA II"

Assaré: Festa de aniversário dos 155 anos atraiu milhares, mesmo que remotamente.


O Município de Assaré comemorou neste dia 19, o seu aniversário de emancipação. Anualmente, neste período, o evento é amplamente comemorado com uma vasta programação cultural com a inclusão da Vaquejada. Sem a mínima condição para realizar o evento envolvendo a participação popular diretamente, a Prefeitura Municipal, não deixou de lembrar a data, usando as ferramentas oferecidas pela Internet.

A programação teve início às 5 horas da manhã, na Praça da Matriz de Nossa Senhora das Dores. Neste primeiro momento, houve a queima de fogos, veiculação da crônica da cidade e a primeira entrevista do dia com o prefeito Evanderto Almeida exclusivamente para a TV Quixabeira do Assaré, que cobriu a programação completa.



Na sequência, como não houve o tradicional desfile que reúne mais de 500 vaqueiros, apenas uma representação simbólica saiu às ruas, fazendo o mesmo percurso. Desfilaram somente os 3 vaqueiros encourados, ( Doge Vaqueiro, Chico Pereira, e Totonho dos Ozé) que todos os anos  conduzem os pavilhões do Município, do Estado do Ceará e do Brasil. No entanto, foi possível conservar a dupla de aboiadores de sempre: Manuel do Cego e Frasquinho Aboiador. A TV Quixabeira também transmitiu ao vivo a passeata simbólica.

Às 9 horas, houve uma Mesa Redonda com autoridades para discutir o Assaré do presente. Compartilharam da mesma, o prefeito Evanderto Almeida, a vice-prefeita Maria É, o secretário Executivo de Turismo do Ceará, Anderson Palácio, o Secretário Municipal de Governo, Beny Pontes e o professor Palácio Leite.


A TV Quixabeira bateu recorde de audiência. O Assaré estava todo antenado para viver intensamente, mesmo em casa, o dia do seu Município.

As 15:00 a Banda de Música Municipal de Assaré realizou virtualmente a sua homenagem ao Município e às 19:00hs foi celebrada a Missa em ação de graças.

Merece também destaque a live do cantor Caninana do Forró e seus convidados, do dia 18 para o dia 19, no espaço da I9 Eventos, também para homenagear o Município.


Live do Cantor Caninana do Forró realizada no dia 18 de julho em homenagem ao aniversário de Assaré.
HOMENAGENS DIA 19 DE JULHO.



























































Assaré: Révellion em casa com artistas da casa

Este ano, as secretarias de Cultura e de Governo da Gestão Municipal resolveram apostar em um jeito diferente de fazer o Révellion, ou seja: fazer uma passagem de ano somente com atrações residentes na cidade. A ideia, de início, não soou bem aos ouvidos daquelas pessoas que gostam de coisas exageradas, como a contratação de grandes bandas e shows caros.

Reunidos, o prefeito Evanderto Almeida, o Secretário de Cultura Vagner Gois (Vavá) e o Secretário de Governo Francisco Paulo (Popô) decidiram comemorar a virada do ano com apresentações dos artistas locais e o bom, que deu certo. Até a nossa chuva fez parte da grande festa.

A incerteza que rondava aos organizadores do evento, vinham por conta da chuva que caiu sobre a cidade a partir das 7 e  meia da noite, prolongando-se até às dez. Com isso a abertura da festa atrasou em mais de uma hora. Mas, por outro lado, o público ia chegando lentamente. Quando o prefeito Evanderto Almeida recebeu o ano novo em companhia do público, a Praça já estava lotada.

A primeira atração foi o show do padre Paulo Costa, que movimentou a multidão com os cantos populares cristãos e da religiosidade popular. Na sequência vieram as apresentações engajadas dos cantores Cícero do Assaré e Banda; Alencar e Banda; Hélio Rodrigues, Cy Vila Nova e a noite terminou com o cantor também da terra, Caninana do Forró, que sustentou o público até as 7 e meia da manhã.

Diante do resultado positivo, em se fazer uma festa de passagem de ano apenas com as atrações da terra, ficou-se sabendo que a chuva não atrapalhou em nada, porque na verdade, ela foi a atração de abertura do révellion assareense de 2020.

“Fiquei muito contente. Tivemos um révellion em casa e o pessoal de casa deu conta do recado, animando alegremente a noite. Falo dos artistas da terra, a quem devemos valorizar. A festa foi muito mais aconchegante do que se tivéssemos contratado bandas caríssimas para este evento. E todos saíram satisfeitos”, avaliou o prefeito Evanderto Almeida.

O Secretário de Cultura Vavá Gois também compartilhou da alegria. “O importante agora é saber que o povo assareense gosta dos seus artistas também. A prova disso é que todos os shows foram aplaudidos. O público começou a se movimentar com o Padre Paulo Costa  e terminou com o Caninana. Acertamos em cheio. E até nos sentimos mais assareenses ainda por sentir a nossa terra em cima e embaixo do palco. E como diz o dito do povo, ‘foi só alegria’. Agora, partiremos rumo ao aniversário do Patativa, que já tem uma programação muito assareense também”, disse Vavá.  






















































_________________________________________________________________


Mestre da cultura assareense participa de encontro  dos Mestres do Mundo 2019 realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará na cidade de Sobral.


O Encontro dos Mestres do Mundo Edição 2019 teve por mais uma vez a parceria da SECULT Assaré,  que não mediu esforços, articulo e garantiu a participação do Mestre Tesouros Vivos, hoje  reconhecido pela SECULT CEARÁ no evento,  que neste ano de 2019 aconteceu na cidade de Sobral, região Norte do Estado do Ceará.

Se fez presente ao evento o Mestre Assareense Deca Pinheiro que foi ao evento acompanhado do seu filho Antônio, lá puderam participar de toda a programação cultural nos seus 03(três) dias de realização. O  senhor Deca Pinheiro fez parte da programação, onde proferiu  palestras, levou seus ensinamentos e rodas de conversas a todo o público presente.

A Administração Assaré de Todos vem sempre dando  oportunidades, mantendo uma parceria constante com os seus atores principais que fazem cultura, fazendo assim com que todos possam estar sempre integrados com a cultural local, regional, estadual e nacional.


Para o Secretário Vavá Gois é motivo de alegria estar sempre perto dos fazedores da nossa cultura e mais satisfatório ainda é poder ter o nosso Assaré representado e reconhecido em diversos locais, eventos e projetos, quando somos convidados  e fazemos de tudo para mostrar o nosso potencial e  representação cultural.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário