Patativa do Assaré em Arte e Cultura

XVI Assaré em Arte e Cultura: Patativa na sala da frente

A Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer, responsável pela programação de aniversário do Poeta Patativa do Assaré conseguiu nesta edição de 2020, deixar o evento essencialmente cultural em 3 dias bastante preenchidos.

O projeto passou a existir logo no primeiro ano, do também primeiro mandato do prefeito Evanderto Almeida, em 2005, tendo como finalidade se responsabilizar pela programação da festa de aniversário do poeta Patativa do Assaré, do planejamento à execução.  A partir de 2018, o Patativa em Arte e Cultura recebeu a parceria da SECULT – CE, depois que o Projeto entrou no calendário das festas populares do Estado do Ceará.

Nos últimos 4 anos, o evento ganhou feições culturais mais definidas. “Em vida, o poeta sempre pedia que não fizesse do seu aniversário um momento de modismo, mas de cultura de raiz ou até mesmo erudita, quando o objetivo fosse à análise da sua obra”, lembra o prefeito Evanderto Almeida. O Secretário de Cultura Vavá Gois acrescenta: “quando assumimos a Pasta da Cultura, já fomos mudando aquela prática de trazer grandes bandas, uma coisa muito boa, mas para outros momentos e não este. Nos seus dois mandatos passados Evanderto trouxe muitas atrações de nome nacional, mas era o tipo da coisa que não combinava. Além do mais, escondia a cultura propriamente dita. E vieram as cobranças dos outros públicos, por uma festa que tivesse a cara do poeta”.

A programação para comemorar os 111 anos do poeta agora em 2020 foi por demais diversificada, culturalmente arrojada que agradou a todos os gostos, inclusive a memória do próprio vate homenageado. As festas-bailes aconteceram nos dias 3 e 4 de março, com grupos que têm um pé na cultura. Eles se apresentaram na Praça Mário Gomes de Matos, conhecida como “Calçadão do Mercado” e os demais momentos em vários locais da cidade.




Confira a programação completa abaixo.
_________________________________________________________________________

A programação do XVI Patativa do Assaré em Arte Cultura teve a sua abertura, na manhã do dia 3, na Casa onde nasceu o poeta, na Serra de Santana, através do Projeto EXPO ARTE–Coisas do Meu sertão, da Escola Antonio Ângelo da Silva, que funciona na região serrana.

O início das atividades comemorativas aos 111 anos do poeta, foram abertas oficialmente pelo prefeito Evanderto Almeida. Na sequência, o professor Aderson Saraiva Landim abriu a EXPO ARTE – Coisas do Meu Sertão”, que este ano chegou à sua XII edição, sendo uma manifestação artística e cultural, realizada anualmente pela Escola pública municipal Antonio Ângelo da Silva, localizada no Sítio Bonita- Serra de Santana em Assaré.


Além do significativo público, formado pelas comunidades serranas, da sede, dos alunos e pais, estavam presentes a vice-prefeita Maria É Braga, uma das oradoras, como ainda o Secretário de Cultura Vavá Gois, a coordenadora das políticas Públicas Sociais Vandinha Almeida, a Secretária de Educação professora Eldevanha de Souza, a Secretária de Saúde Roberta Norões, a Secretária do Trabalho e Assistência Social Valéria Sampaio, o Secretário de Obras e Infra-estruturar Anizio Mota, o presidente da Câmara Municipal Anísio de Oliveira, os vereadores Edson Silva, Lanlan de Alexandre e Itamar Pio, a presidente da Fundação Isabel Cristina, a menestrel do Assaré em São Paulo Efigênia Matias, a diretora do Hospital Municipal- Doutora Eliane Lacerda e os filhos do poeta: João Batista Cidrão, Afonso Gonçalves e Inês Gonçalves.

Como explicou o professor Aderson Landim, “este evento prima pela importância e resgate da cultura popular e este ano, especialmente, em homenagem à vida e família do Poeta, com o tema “Na Morada do Poeta”, visando resgatar culturas, muitas vezes, adormecidas, mas de extrema significância para a perpetuação de determinadas realizações humanas, que caracterizaram uma época e nos dias atuais dão sua contribuição para a ciência popular e o nosso desenvolvimento intelectual”.



























































Na mesma manhã do dia 3, a Escola Maria Isabel realizou o seu “Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias”, que contou com a participação do SESC Crato. As apresentações estiveram a cargo do Grupo Bete Pacheco, que agradaram bastante. O mesmo Projeto foi reprisado à tarde na mesma escola.





























A Escola Batistina Braga realizou o seu “Projeto Aqui tem Coisa” na parte da tarde. O Projeto tem como objetivo mostrar a história assareense através da oralidade que transcede ao longo dos anos: “A história contada é o foco deste projeto, aliando a formação de novos conhecimentos à cultura popular e à comunicação. Histórias e cotidiano do povo de Assaré são contadas, recontadas e ressignificadas através da cultura popular.
Fotografias, vídeos, cordéis, dramatizações e diversas outras formas de expressões são utilizadas nas vivências propostas pelo projeto. A memória dos registros é tomada como elemento para o diálogo intergeracional, valorizando as experiências individuais e coletivas, vivenciadas e apresentadas através das histórias contadas na lembrança desses mestres. 
Dessa forma o projeto objetiva trazer essas pessoas para o cotidiano escolar com a finalidade de mostrar aos discentes o seu significado na preservação e continuidade da cultura local.

O povo assareense constitui-se de sua sabedoria, crenças e manifestações culturais que se fortalece diariamente com o passar dos anos. Contudo, observando que a cultura do povo nordestino está na essência do povo de Assaré, a Escola Batistina Braga resolveu abordar, estudar, resgatar e analisar a vida e obra desses mestres que mantém viva a história assareense através dos seus relatos contados”.

O Projeto Aqui Tem Coisa envolveu os mestres da cultura popular nas pesquisas, sendo eles: Djacir Augusto, Jesus Leite, Hugo Brilhante, José Romeiro, Crispim de Melo e o Documentarista Amadeu Brilhante. Cada mestre recebeu uma comenda que traz o nome do Projeto.



















Às 17 horas, o tradicional Cortejo do Assaré em Arte e Cultura saiu da concentração na Rua Dr. Paiva, para percorrer várias vias da cidade e dele participaram: autoridades, (prefeito, vice-prefeita, vereadores, secretários da Gestão), diretores das escolas, professores, equipe da Secretaria de Educação,Cultura, da menestrel do Assaré em São Paulo- Efigênia Matias, grupos de Bacamarteiros, Reisado, Caretas, Maculelê, Fanfarras, Bandas de Músicas Marciais do Assaré e da Região, Mestres da Cultura, alunos das oficinas do Instituto “O canto do Patativa” e familiares do poeta.


O cortejo teve sua conclusão no Calçadão, local de apresentações.





























Na noite da mesma terça-feira as bandas marciais fizeram um espetáculo à parte, sendo elas: Banda Padre David Moreira – Altaneira, Banda Francisco Paulo de Araújo – Santana do Cariri, Banda Padre Davi Moreira – Farias Brito e Banda Municipal Manoel de Banta – Assaré.


Pelos projetos sociais se apresentaram as bandas Sinfonia do Patativa e Regional Chico Paes.



























Já no palco Patativa, montado no Calçadão apresentaram-se as atrações festivas: Banda Nazirê, Italo Poeta e Victor Meira.

























Na Quarta–feira, dia 4, as atividades foram iniciadas logo às 8 horas da manhã, pelo Projeto Café Literário da Escola de Ensino em Tempo Integral Raimundo Moacir Alencar Mota, que nesta edição homenageou o cantador e poeta popular Sergio Batista.

















Ás 14 Horas no auditório do Memorial Patativa do Assaré o SESC - Crato realizava o seminário de apresentação dos seus programas pelos técnicos de cultura e lazer George Belizário e Bia Alencar. 

Imediatamente após a palestra, houve a abertura da Exposição “O Sonho que Cura” do SESC – Crato, que ficará aberta por 30 dias.

























Na sequência, um grupo formado por 14 escritores lançaram o livro “Um Sertão Encantado”, com artigos sobre Patativa do Assaré.



















Às 15:30 horas houve o lançamento do Pacote de Cordéis, como ponto culminante do Projeto Cordel na Feira de Assaré e a certificação dos parceiros culturais.
Os cordéis e seus autores são:

A Partida de um Gênio – professor Luizão;
Escola Moacir Mota 44 anos de história – professor Edival;
Facebook – Jornalista Denin Vieira;
Terceira Idade – Sebastião Pereira;
Lutando Juntos, venceremos – José Lopes;
Ligação na Hora errada – Rosinha Neves;
Professores Brasileiros no Canadá – Francy Freire;
A Disputa de Zé Barata e Chico Rato na eleição da Serra do Caritó – professor Paulo Soares;
Caixão das Almas – Poeta Daniel;
O Maior Ladrão – Patativa do Assaré

Ceará em Cordel – Jesus Leite.







































Inaugurações

No início da noite o prefeito Evanderto Almeida, acompanhado do presidente da Câmara Municipal e dos vereadores Edson Silva, Lanlan e Itamar  Pio, como ainda da vice-prefeita Maria É, do Secretário de Planejamento de Turismo do Ceará, Anderson Palácio e dos secretários municipal, da menestrel assareense em São Paulo-Efigênia Matias, do Reitor da UPA-professor Palácio Leite, de outras autoridades e do público, entregou os Portais Turísticos na entrada da cidade. O portal que está no Bairro Moêda recebeu o nome do saudoso Ribinha do Assaré. E o que fica na Serra da Ema, está ainda sem nome. 









A partir das 21 horas, no palco da festa, Fábio Carneirinho, Cícero do Assaré e Toca do Vale cantaram para milhares de pessoas que lotaram o calçadão municipal. À meia noite houve queima de fogos, os cantores interpretaram canções de Patativa e o prefeito Evanderto Almeida discursou se referindo ao poeta filho do Assaré e cidadão do mundo.





















A programação da quinta-feira dia 5, começou às 14 horas, com a solenidade de diplomação dos novos mestres da Cultura dos Saberes e Fazeres Populares assareense. Receberam as titularidades, as seguintes personalidades: Dona Inês – Guardiã da Cultura; Ceci do Assaré – Poeta; Dona Lúcia – Doceira e Dona Marlene –encarregada de grupo de Caretas.


O Secretário de Cultura Vavá Gois e o prefeito Evanderto Almeida presidiram a solenidade.































Em seguida teve a Mesa redonda sob o tema: “Os Mestres da Cultura”, com palestras de Alênio Carlos Noronha Alencar – Coordenador de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará - Vagner Gois - Secretário de Cultura de Assaré e Dane de Jade - Escritório Regional do Cariri Secult/CE.















Precisamente às 18 horas, foi celebrada pelo Padre Paulo Costa a Missa em ação de graças pelo aniversário de 111 anos do Poeta Patativa do Assaré, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Das Dores.


















Voltando ao Memorial, às 19horas, ocorreu a solenidade de entrega da Comenda Patativa do Assaré do Governo do Estado do Ceará. Os agraciados este ano foram: Rosemberg Cariry – Cineasta; Gilmar de Carvalho – Jornalista e Pesquisador; Josenir Lacerda – Cordelista; Raimundo Fagner – Cantor e Compositor; Oswald Barroso – Jornalista e Pesquisador. O Governador Camilo Santana foi representado nesta solenidade pela vice-governadora professora Isolda Cela. 











































Após o ciclo de falas e a entrega das comendas, aconteceu o lançamento do Livro “O melhor do Patativa do Assaré” - Secult / CE, organizado por Gilmar de Carvalho.







A solenidade de encerramento da programação do XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura, presidida pelo vereador - presidente, Francisco Anísio de Oliveira e no plenário os edis, Itamar Pio, José Dias de Oliveira, Cicero Alencar, Rosian Ferreira, Edson Silva, Zé de Dorico, se deu pela entrega de títulos de cidadania assareense conferidas pelos poderes Legislativo e Executivo de Assaré, ao Secretário de Estado da Cultura do Ceará Dr. Fabiano dos Santos Piúba e ao Presidente licenciado da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do SESC (Serviço Social do Comércio) e do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará), entidades que compõem o Sistema Fecomércio-CE, Dr. Luiz Gastão Bittencourt da Silva.


Como sempre, a programação como um todo, recebeu um ótimo público que vem crescendo ano a ano e o apoio da imprensa cearense.








































_____________________________________________________


XV Patativa do Assaré em Arte e Cultura: um evento para dizer que a estrela Patativa permanece brilhando intensamente.


A programação do XV Assaré em Arte e Cultura, neste  5 de março, para marcar  o 110º aniversário do poeta social Patativa, tudo teria para ser um evento atípico, por conta da coincidência com o carnaval. No entanto, a festa cultural surpreendeu até mesmo o secretário de Cultura Vavá Gois, o prefeito Evandetrto Almeida e os parceiros, tanto pelo desempenho perfeito da programação quanto pela participação popular. 

O auditório do Memorial Patativa do Assaré passou o dia lotado, faltando espaço para acolher aos que se atrasaram mais um pouquinho. A programação local se desenvolveu em um único dia, mas bastante suficiente  para superar  todas as expectativas.

A programação obedeceu aos horários, desde o seu início às 5 horas da manhã. Na salva anunciando o aniversário do poeta, teve queima de fogos e a apresentação da banda de música Manoel de Benta.
Desfile das bandas Manoel de Benta de Assaré, Pe. David Moreira de Altaneira, a Banda Municipal de Nova Olinda, Banda de Pífaros do maestro Luiz de Telma e as fanfarras das escolas  Batistina Braga, Moacir Mota e Patativa do Assaré na Serra de Santana. Foram atrações culturais que   levaram o público às calçadas logo cedo. 

No auditório do Memorial do poeta, a partir das 8:00 horas, formou-se a primeira mesa para abrir as comemorações, quando usaram a palavra o prefeito Evanderto Almeida, que abriu oficialmente a programação cultural. Na sequência usaram a palavra o Secretário de Cultura Vavá Gois, a Coordenadora de Políticas Públicas e Sociais Vandinha Almeida e a Presidente da Fundação Memorial Patativa do Assaré,   Izabel Cristina, neta do poeta. Participou da mesa o presidente da Câmara Municipal vereador Anísio David e os vereadores Itamar Pio e Branco do Amaro.

A Banda Municipal Manoel de Banta executou os hinos e a  Banda Sinfonia do Patativa fez uma apresentação cultural tocando  músicas do poeta.

Na mesa seguinte foi lançada a obra História do Assaré, que tem como autor o professor Crispim Melo. O historiador foi saudado pelo pesquisador José Romeiro de Carvalho e outras considerações sobre o trabalho do autor pelo presidente da Academia Brasileira de Letras seção Araripe Adriano Sousa e Jesus Leite.

Na terceira e última mesa da manhã foram consagrados mestres da Cultura dos saberes e fazeres populares seu Eliseu (mestre de bumba-meu-boi, professor Crispim (memorialista) e Doge Vaqueiro, (vaqueiro). 

A programação da manhã teve continuidade com a entrega de troféus aos pilotos do I Encontro de Paramotores de Assaré, que durante dois dias sobrevoaram a cidade e encantaram o público. A realização foi do diretor da TV Assaré online João Varjota com o apoio da gestão Municipal, através da Secretaria de Cultura.

A programação da manhã foi encerrada com um momento de autógrafo do professor Crispim, que distribuiu seu livro com os presentes.

Às 13 horas, lançamento de um pacote de 10 cordéis reunindo autores assareenses. São eles: Paulo Soares, Franci Freire, Patativa em Memória, Miceno Pereira, José Lopes, Luizão, Daniel Gonçalves, Ceci do Amaro, Renata dos Santos e Manoel do Cego. Emboladores mirins saudaram aos poetas cordelistas.

A programação no Auditório  prosseguiu com o lançamento do filme  em curta metragem, produzido pela Escola de saberes, com o título “A muíé que eu mais amei”, baseado no poema de Patativa com este mesmo título.

Um grande público também assistiu à missa pela alma do poeta que repousa no reino dos justos. 
Às 18:30 horas, no Memorial foi aberta a exposição Violas do poeta Daniel Gonçalves.

Na programação noturna, os cantores César Júnior, Hélio Rodrigues, Flávio Leandro e Caninana do Forró levaram ao Calçadão do Mercado um dos maiores públicos da história do evento. A multidão se mesclou com gente de todos os lados do Cariri.


Nota: a SECULT Assaré, em nome do Secretário Vavá Gois e do prefeito Evanderto Almeida agradecem aos parceiros que são: Governo do Estado do Ceará e SECULT – Ceará.














 





DIA 04 DE MARÇO 
1º ENCONTRO DE PARAMOTOR EM ASSARÉ - PATATIVA 110 ANOS (04 E 05 DE MARÇO )
Serra da Ema - Assaré. 










DIA 05 DE MARÇO DE 2019. 
SALVA DE FOGOS COM A PARTICIPAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL MANOEL DE BANTA. 









ENCONTRO DE BANDAS E FANFARRAS PELAS RUAS DE ASSARÉ. 
Participação: Banda Manoel de Benta, Banda Municipal de Altaneira, Banda Municipal de Nova Olinda, Banda de Pifano do professor Luizão e equipe, Fanfarras das escolas Moacir Mota, Batistina, Antonio Ângelo e Patativa do Assaré da Serra de Santana. 




















ABERTURA OFICIAL DO EVENTO NO AUDITÓRIO BELINHA CIDRÃO. 
* Abertura e Lançamento do Livro Histórias do Assaré de autoria do professor Crispim Melo. 




























* ENTREGA DOS TÍTULOS DE MESTRES DA CULTURA ASSAREENSE AO SENHOR DOGE VAQUEIRO, SEU ELIZEU E AO PROFESSOR CRISPIM. 

















ENTREGA DE TROFÉUS DE PARTICIPAÇÃO AOS PILOTOS DO 1º ENCONTRO DE PARAMOTOR PATATIVA 110 ANOS. 
















TARDE DE LANÇAMENTO DE CORDÉIS NO MEMORIAL PATATIVA DO ASSARÉ. 
Pacote de 10 cordéis reunindo autores assareenses. São eles: Paulo Soares, Franci Freire, Patativa em Memória, Miceno Pereira, José Lopes, Luizão, Daniel Gonçalves, Ceci do Amaro, Renata dos Santos e Manoel do Cego.























CONTINUAÇÃO A PROGRAMAÇÃO DA TARDE CULTURAL NO MEMORIAL COM O LANÇAMENTO DO FILME " A MUIÉ QUE MAIS AMEI" (Escola de Saberes Ave Poesia). 










MISSA SOLENE NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES - PATATIVA 110 ANOS. 















ABERTURA DA EXPOSIÇÃO VIOLAS NO MEMORIAL. 
DE: DANIEL GONÇALVES. 





SHOW ARTÍSTICO COM CÉSAR JUNIOR, HÉLIO RODRIGUES, FLAVIO LEANDRO E CANINANA DO FORRÓ. 
Calçadão Público. 



























________________________________________

2018 - Festa de Patativa: um evento que marcou de ponta a ponta a cultura assareense. 

A Programação do XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, cujo objetivo foi comemorar o aniversário do poeta, que se vivo fosse teria completado 109 anos de existência, obteve um resultado surpreendente, muito embora, algumas experiências novas inseridas ao evento deixavam um clima apreensivo à equipe. Como por exemplo: este ano realizou-se a primeira festa em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado – SECULT. Uma parceria que incluíram muitas ações inovadoras. Entrou assim outra mão para mexer a massa. Mas, tudo saiu dentro do planejado, até as ações que correram  por fora da programação oficial. A participação do SESC Crato mais uma vez foi marcada com brilho. O SESC Crato já é parceiro deste evento há muitos anos.

A abertura, no dia 3 pela manhã, ocorreu no mesmo local do ano passado: na Escola Antonio Ângelo da Silva e na Escola Rural Patativa do Assaré, que anualmente apresentam suas programações próprias. Este ano a Escola Antonio Ângelo chegou à décima edição do seu projeto que divulga Patativa, conhecido por EXPOARTE. No mesmo dia à tarde, o SESC – Crato desenvolveu as suas atividades na Escola Maria Isabel e a Escola Batistina saiu às ruas com o seu cortejo composto por alunos e artistas. Enquanto no Memorial fora aberta a exposição da Casa Gino. Na Praça da Matriz ocorreu no mesmo horário a feira de artesanato de gastronomia. À noite no Memorial ocorreu um festival de sanfoneiros com participação de mais de 40 artistas entre solistas e percussionistas.

A programação para o dia 4 começou muito cedo com a Copa Patativa de Futsal na AABB. Enquanto que no memorial aconteciam seminários sobre Patativa e Patrimônio Cultural. A partir das 13 horas do mesmo dia, os secretários Vavá Gois, do Município e Fabiano Piuba da SECULT CE discutiam políticas públicas de cultura, no mesmo local. Na mesma tarde houve lançamento do pacote de 6 cordéis de autores assareenses. Depois, no Auditório do Memorial, um festival de violas reuniu artistas do improviso do Assaré e da região. À noite, muito  forró na Praça da Matriz com Cícero do Assaré, Sanfonada Cariri com o trio Rafael Belo Xote, Raniêr Oliveira e Elidon Silva e o cantor Hélio Rodrigues.

No alvorecer do dia 5 teve queima de fogos e apresentações de bandas de música pelas ruas da cidade. Enquanto que no Café Literário da Escola Moacir Mota o cantor e compositor Gildário do Assaré era  homenageado. À tarde foram diplomados os novos mestres da cultura assareense. Este ano passaram a compor o quadro de mestres o jornalista Jesus Leite e a artesã Bibita. Em seguida foi lançado o livro do poeta – cantador Cícero Batista. No finalzinho da tarde, na Matriz de Nossa Senhora das Dores foi celebrada a missa pelo conforto da alma do poeta, pelo Padre Paulo Costa. Após a celebração, o secretário de Assistência Social do Estado, Josbertine Clementino entregou certificados a 20 jovens que concluíram o curso de turismo pelo Projeto Primeiro Passo.

No palco armado na Praça da Matriz houve o momento com o Governador e depois muito forró no nível da tradição com Gildário do Assaré, sanfoneiro Waldonys e o forrozeiro Caninana e sua banda.


Confira as fotos.

DIA 03 DE MARÇO - Abertura do XIV Patativa do Assaré em Arte Cultura com o Projeto EXPOARTE - Escola Antonio Ângelo da Silva e Escola Patativa do Assaré - Serra de Santana.
















DIA 03 DE MARÇO -  Escola Maria Isabel - Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias - Participação do SESC Crato e Agentes de  Leitura (SECULT - CE)











DIA 03 DE MARÇO -  Escola Batistina Braga - Projeto Aqui Tem Coisa e cortejo da tradição pelas ruas da cidade - Parceria SESC Crato CE.



























DIA 03 DE MARÇO - Abertura da exposição Casa Gino de fotografias no Memorial Patativa do Assaré.




DIA 03 DE MARÇO - Encontro de sanfoneiros de Assaré no Memorial Patativa do Assaré.















DIA 04 DE MARÇO -  Assaré. Copa Patativa do Assaré, de futebol de campo society na AABB.




 








DIA 04 DE MARÇO - ( Manhã )Seminário Patativa do Assaré: Patrimônio e Memória. 1º Mesa "Vida e Obra de Patativa" com: Geraldo Gonçalves e Professor Luizão \ 2º Mesa Cultura e Patrimônio com: Jesus Leite, Alênio Carlos, Daniel Gonçalves, Junior Santos. Auditório do memorial.








DIA 04 DE MARÇO - (Tarde) Mesa política cultural intersetorial com Vagner Gois - Sec. de Cultura, Turismo e Esporte de Assaré e Fabiano Piuba Secretário de Cultura do Estado do Ceará.












DIA 04 DE MARÇO - Lançamento de pacote de 06 (seis) cordéis do Projeto Cordel na Feira













DIA 04 DE MARÇO -  Festival de violas com violeiros de Assaré e região. Participação de Pedro Bandeira. Auditório do Memorial Patativa do Assaré.








DIA 04 DE MARÇO - Palco Patativa Shows com Cicero do Assaré, Sanfonada Cariri com Rafael Belo Xote, Ranier Oliveira e Elidon Silva e para encerrar show com Hélio Rodrigues e Forró Pra Que Melhor.











DIA 05 DE MARÇO - Salva de fogos e encontro de Bandas de Músicas e Fanfarras.















DIA 05 DE MARÇO - Projeto Café Literário na Escola Moacir Mota.











DIA 05 DE MARÇO - Homenagem ao novos Mestres da Cultura Assareenses. Mestre Jesus Leite e Mestra Bibita.









DIA 05 DE MARÇO - Lançamento do livro do poeta Cicero Batista.
















DIA 05 DE MARÇO - Missa em ação de graças pelo aniversário de 109 anos do poeta Patativa do Assaré.












DIA 05 DE MARÇO - Apresentação, pelo Governador Camilo Santana, de ações e projetos do Governo do Estado do Ceará para Assaré.










 


DIA 05 DE MARÇO - Palco Patativa: Shows com Gildário do Assaré, Waldonys e Caninana.


















_________________________________________________________

2017 - Festa de Patativa saiu no peso e na medida: era assim que Patativa queria.


VIII EXPOARTE. Escola Antonio Ângelo da Silva.
Uma festa essencialmente cultural do começo ao fim. A abertura das comemorações iniciou-se na sexta-feira, dia 3, na Escola Antonio Ângelo. A programação produzida pela escola envolveu alunos, professores e comunidades. O poeta foi lembrado em todas as dimensões de sua vida. Alunos e alunas dramatizaram poemas, recitaram poesias e destacaram a produção musical de Patativa.
A decoração do espaço ficou mais do que perfeita. Tudo ali se transformou na casa do poeta. A exposição de utensílios domésticos decorou o ambiente, de forma original, que nos reportou a um lar sertanejo de época.
Com riqueza de detalhes, os organizadores do evento cuidaram bem da gastronomia. Aos presentes foram servidas comidas típicas, como os bolos de caco, de milho, de puba entre outros sabores. Caldo, tapiocas, sucos de natural de frutas, café com leite e cuscuz, sem esquecer o tradicional mungunzá. Depois da fala das autoridades, em destaque o prefeito Evanderto Almeida, a vice Maria É e a secretária Eldevanha Souza, as comemorações se fortaleceram com apresentações dos  violeiros Miceno Pereira e Mané do Cego e o forrozeiro Normando do Acordeom e seu grupo.













Escola Maria Isabel – Projeto Inspiração Nordestina.
Na mesma manhã e tarde do dia 3, artistas do grupo terreiro de estórias do SESC Crato se apresentaram para as crianças daquela escola.    

















POETISA ASSARENSE LANÇA LIVRO.
 Filha do Distrito do Amaro, mas radicada em Crato, a poetisa Maria Ferreira lançou o seu livro de poesias, recentemente publicado, na tarde do mesmo dia 3 no auditório  dona Belinha Cidrão, no Memorial Patativa do Assaré. O público que prestigiou ao lançamento da poetisa foi formado também por alunos da Escola Profissionalizante.
Em seguida, houvera um recital do poeta Daniel Gonçalves, neto de Patativa.
Na mesma tarde, o pintor Marcelo Dias expôs seus trabalhos feitos a partir de matérias recicláveis, também no auditório do Memorial.



















ESCOLA BATISTINA BRAGA HOMENAGEIA O POETA COM O PROJETO AQUI TEM COISA.
Fez parte deste projeto um cortejo cultural, com  a participação de alunos, professores, autoridades e os artistas do povo. Durante o trajeto, pelas principais ruas, com paradas estratégicas para homenagear personalidades culturais, como: Dona Deusa – mestra da religiosidade cultural; Miceno Pereira – cantador repentista e compositor; Geraldo Alencar poeta e compositor; Chico Paes – mestre de sanfona concertina e compositor.










DIPLOMAÇÃO DOS MESTRES DA CULTURA.
A programação teve prosseguimento no palco, na Praça do Mercado, quando foram diplomados como mestres da cultura popular do Assaré, o artista em couro Luiz Rafael Alencar – Mestre Durão, Francisco Domingos de Lima – Mestre Giovane do Cavaquinho e Plácido Cidade Nuvens – Mestre Plácido. À solenidade compareceram as autoridades, como o chefe do Executivo Evanderto Almeida, a vice-prefeita Maria É Braga, o presidente da Câmara vereador Anísio David entre outros.













AS VIOLAS GEMERAM COM SAUDADE DO POETA.
Ainda na sexta-feira a noite, no palco armado na Praça do Mercado, duplas de violeiros se apresentaram para reverenciar o mestre.
A noite se tornou ainda mais atraente com as apresentações dos artistas Pratas da Casa, da dupla Alencar e Hercílio Passos, Gordo do Acordeon e Forró Xote Xonado e Luizinho de Irauçaba.












Café Literário homenageia artista do Assaré.
No dia 4, as atividades começaram com o VIII Café Literário da Escola Moacir Mota, quando a sanfoneiro Caninana do forró fora o homenageado.
À noite as sanfonas se encontraram no palco para um belíssimo festival com os artistas populares do próprio Município. Foram 19 sanfoneiros.  Entre as apresentações de destaques, estava a de Chico Paes, o mestre da concertina.
Depois, shows com o sanfoneiro Arnaldo Farias, Banda Night Forrozeira e o encerramento com o cantor e compositor Hélio Rodrigues e a Banda Pra que melhor.




























·    
Dia 5: um dia dedicado ao esporte.
 Jogos de futebol society e futsal masculino aberto. As competições ocorreram na AABB e na Escola Profissionalizante. Durante o dia na AABB houve ainda um show com Cesinha  Coração de Ouro, Normando do Acordeon e Arnaldo Farias.
Às 19 horas Missa em ação de graças na Matriz de Nossa Senhora das Dores.
A partir das 22 horas, show com Érica Diniz, Vicente Neri e Junior Viana.
As comemorações do aniversário do poeta, no formato dado pela gestão, receberam o apoio da sociedade. Em função de que, Patativa é cultura.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário