GALERIA DE FOTOS "TURISMO RELIGIOSO"

Gestão Municipal participa da programação sobre a consciência negra na Casa do Infincado


O evento surgiu pela iniciativa do Padre Vilecí Vidal, que é membro nato da Comissão Pastoral da Terra – CTP, um movimento social ligado à Diocese de Crato, da qual o religioso está agregado. A Secretaria Municipal da Cultura entrou com o apoio institucional para a realização do evento e como parceiros, entraram em seguida, a Comunidade de Genezaré ,a Secretaria Municipal de Educação, pela Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Neco da Costa, da professora Cidália e sua família, do seu Hélio Rodrigues, (hoje proprietário da fazenda Infincado) e a Secretaria de Governo da Gestão Evanderto Almeida.

Segundo o Padre Vileci, “o objetivo maior é manter viva a cultura e memória dos negros, pessoas fundamentais e importantes na construção e formação do nosso País”.  


A programação da 11ª edição do Dia da Consciência Negra na casa Grande do Infincado iniciou-se com o acolhimento ao público pelos grupos de manifestações culturais afro -descendentes, que estão ligados ao evento. Após a acolhida, o Padre Vileci Vidal celebrou a Missa solene. Na homilia, o tema racismo prevaleceu após o litúrgico. Entendendo-se que, a data marca sempre um ponto de partida para mais uma investida contra a segregação racial e sugere a convivência pacífica, como forma de vida, respeitando as diferenças, como estão nos ensinamentos de Cristo no Evangelho.


Após a missa, a Secretaria de Cultura lançou o Cordel de autoria do poeta popular Cícero Batista, da Serra de Santana, com o tema “Os seres nocivos do meio ambiente”.  E apresentou na sequência, os projetos culturais apoiados pela Pasta, em destaques: Grupo de Maneiro Pau, Roda de Capoeira, Grupo de Cantigas de Rodas e peças teatrais das escolas parceiras.

Já a Secretaria  Municipal de Educação se fez presente na programação pela Escola Joaquim Neco, que funciona em Genezaré, distrito em que está localizada a casa do barão. Os alunos reforçaram o evento, contando para o público, a história da casa Grande do Infincado, que pertenceu ao Barão de Aquiraz e no passado, foi palco de escravidão. A outra presença se deu por conta da URCA, que mantém em Assaré a formação pedagógica especialmente para os professores. A turma do PARFOR se fez acompanhada da professora Zuleide Queiroz.


Compareceram nesta sexta-feira à casa Grande do Infincado para participar da 11ª edição do Dia da Consciência Negra, as seguintes autoridades do Município: Vice-prefeita Maria É Braga, Secretário de Cultura Vavá Gois,  Secretária de Educação professora Eldevanha de Souza, Secretário de Agricultura Iézio Franklin, Prefeito de Campos Sales Moésio Loiola e sua comitiva e o renomado escritor Gilmar de Carvalho que veio a convite da Secretaria Municipal da Cultura de Assaré.
























































































________________________________________



Festa de Reis é celebrada em Assaré na comunidade da Serra de Santana com apresentações culturais e uma linda homenagem do Grupo dos Caretas de Bumba-Meu-Boi com o apoio da Gestão Assaré de Todos através da SECULT ASSARÉ.

A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. Ela possui um caráter cultural e religioso e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos). A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três Reis magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

Nesse sentido, na noite do último sábado, 5 de janeiro de 2019 foi celebrado na Serra de Santana mais precisamente no sítio Cercada, na Quadra do estabelecimento do Rafas uma noite cultural com a Festa de Reis organizada pelo Grupo de Caretas Bumba-meu-boi que tem como coordenador o senhor Rafael Teixeira e amigos, que contaram para a organização do evento com o apoio total da administração Assaré de Todos, através da Secult Assaré, em que ofertaram o apoio e incentivo para realização desta grande festa cultural e de tradição resgatada na comunidade serrana.

Estiveram presentes o senhor Prefeito Evanderto Almeida que está sempre acompanhando e apoiando os projetos e ações culturais realizadas pela Secult e de grupos que são assistidos pela secretaria da cultura do município, o Secretário da Cultura, Turismo e Esporte de Assaré Vavá Gois que desde o retorno do grupo cultural vem apoiando e sendo grande parceiro desse grupo em apresentações em Assaré e na região através da Secult Assaré, o ex-vereador da localidade José Filgueiras e um grande público dos sítios e comunidades serrana e da sede de Assaré e também  um bom público  do município de Tarrafas que veio assistir essa grande noite cultural.

A administração Assaré de Todos através da SECULT ASSARÉ articulou a ida do grupo Renascer de Capoeira e Maneiro Pau para participar do evento com o projeto da secretaria de Terreirada Cultural que realizaram lindas e envolventes apresentações para o grande público presente.

A família Teixeira juntamente com demais famílias que compõem o grupo dos Caretas de Bumba-meu-boi ofertaram para todos os participantes do Grupo Renascer e para todo o público convidado um delicioso jantar coletivo feito com produtos e alimentos ofertados pela população das localidades, onde o grupo passou visitando com objetivo de arrecadar esses alimentos para no dia da  Festa de Reis ofertarem um jantar para a comunidade.

Logo após as apresentações do Grupo Renascer tivemos a apresentação do grupo local dos Caretas de Bumba-meu-boi que no dia da Festa de Reis fazem a sua homenagem a essa importante data com uma apresentação totalmente voltada para essa noite antecipada do dia de reis. O público assistiu toda a apresentação realizada pelo grupo que é natural da Serra de Santana.


Ao término das apresentações culturais aconteceu uma festa dançante com Normando do Acordeon e Forró do Sertão, festa essa que teve o apoio do prefeito Evanderto Almeida e a finalidade do recurso arrecadado com essa festa é para  angariar  recursos e para fortalecer ainda mais o grupo.

































______________________________________________

Missa da Consciência Negra  completa 10 anos de celebração na casa do Barão de Aquiraz, Distrito de Genezaré em Assaré.

O evento foi criado em 2008 por iniciativa do Padre Vileci Vidal, na época vigário de Assaré e a professora Cidália, recebendo total apoio da gestão do então prefeito Evanderto Almeida, como ainda do Instituto Canto do Patativa.

Depois de conhecer a Casa Grande do Infincado e saber da sua história, que foi um patrimônio do Barão de Aquiraz, um potentado político e fazendeiro do século XIX,  que usou aquela fazenda para produzir gado de corte e mão de obra escrava para vender nos engenhos de Pernambuco, o Padre Vileci Vidal veio a instituir a Missa da Consciência Negra naquele local, que deixou um forte marco da escravidão no sertão cearense.

A programação para comemorar os 10 anos do evento, passou por vários momentos de preparação entre os parceiros. O padre Vileci, permanece sendo o celebrante principal. Ele próprio vinculou o ato à Comissão Pastoral da Terra – CPT, instituição que está sob a sua coordenação em nível de Diocese.  A Prefeitura Municipal se fez representada pela Secretaria de Cultura, que tem à frente o secretário Vavá Gois e este se encarregou de quase toda logística e da programação do evento. Isso
porque foi a Secretaria de Cultura quem mobilizou as outras pastas e instituições. Com a Secretária de Educação Eldevanha Sousa ele conseguiu um ônibus para o deslocamento dos alunos da Escola Batistina Braga, que apresentaram uma peça sobre o tema “Consciência Negra”. O mesmo transporte levou os alunos dos projetos de capoeira e maneiro-pau. Outros parceiros vieram da própria comunidade do distrito de Genezaré, onde se encontra a Casa do Infincado. A Escola Joaquim Neco da Costa apresentou uma coreografia cujo tema  foi a escravidão e um recital sobre a Casa. Na ocasião a SECULT Assaré fez o lançamento do cordel “Maria Antonieta” de autoria do Poeta Daniel Gonçalves, que retrata a beleza da mulher negra. O casal Antônio de Eugênio e Irismar ofereceu o almoço às autoridades envolvidas no projeto e seu Hélio, hoje proprietário da Fazenda Infincado colocou o imóvel à disposição para a celebração de mais uma missa, que marca a luta que ainda persiste em defesa da igualdade e inclusão da pessoa negra à sociedade.

A Missa da Consciência Negra na Casa Grande do Infincado ganhou um formato de grito dos excluídos. Na sua celebração este ano, compareceram representações de grupos quilombolas, em destaque, a Comunidade do Arruda, do Município de Araripe.

Presenças.

Estiveram presentes à celebração da Missão da Consciência Negra na sua 10ª edição, o padre Paulo Costa, (que concelebrou com o padre Vileci), a prefeita Maria É Braga, o Secretária da SECULT Vavá Gois, a secretária de Educação Eldevanha Sousa, professor Luizão, diretor da Escola Batistina Braga  Mario Daniel, Diretor da Escola Joaquim Neco da Costa professor Orlando, o chefe do destacamento policial sargento Bandeira e seus comandados, a TV Verdes Mares, TV Quixabeira do Assaré e comunidade do Distrito de Genezaré, sítios vizinhos e alunos de algumas escolas do município de Campos Sales.

O prefeito Evanderto Almeida não compareceu porque está de licença do cargo, mas telefonou para a comissão para apoiar o evento.


CONFIRA DEZENAS DE FOTOS DO EVENTO:












































































____________________________________________________

CULTURA E RELIGIOSIDADE MARCAM O DIA DE REIS NA CIDADE DE ASSARÉ COM LINDAS APRESENTAÇÕES DE LAPINHA ORGANIZADAS PELA ARTESÃ BIBITA E SEUS FAMILIARES, COM APOIO DA SECULT ASSARÉ.


O dia de Reis foi criado para lembrar a data em que os três Reis Magos entregaram presentes ao Menino Jesus. É uma festa da Igreja Católica Apostólica Romana, realizada entre os dias vinte e quatro de dezembro e 06 de janeiro, o dia da comemoração.
Trazido pelos portugueses na época da colonização do Brasil, o dia de reis é um movimento cultural onde os grupos realizam apresentações, saem em caminhada pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino Jesus para as pessoas que o recebem.
Na história do natal os reis magos foram guiados por uma estrela até chegarem ao local onde Maria estava com seu filho, na presença de José. O caminho percorrido foi longo, pois cada um estava em uma localidade, por isso demoraram cerca de doze dias para chegar a Belém.
Gaspar partiu da Ásia, levando incenso para proteger o Messias. Sua utilidade é espantar insetos com o aroma espalhado pelo ar, fazendo também do objeto uma reprodução da fé e da espiritualidade.
Aqui em Assaré não foi diferente, aconteceu no dia 06 (dia de Reis) como de costume a belíssima apresentação do grupo de lapinha com crianças e adolescentes da nossa cidade.  Essa manifestação cultural já existe em Assaré há vários anos, onde teve a coordenação da mestra Dona Deusa (in memória)  juntamente com outras amigas que sempre realizaram o evento. Dentre suas parceiras destaca-se a artesã Bibita que por muitos anos esteve ao lado de dona Deusa e hoje dona Bibita dá continuidade a realização da apresentação desta linda manifestação cultural juntamente com um grupo de amigos, familiares e pais, perpetuando assim essa importante manifestação no cenário religioso da Igreja Católica.
Na apresentação deste ano a coordenadora Bibita contou com o apoio da Administração Assaré de Todos, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, que se mostrou bastante empenhada em ajudá-la na realização da Lapinha, como também no registro fotográfico e gravação de vídeos para o acervo da secretaria de cultura Cultura e publicação no blog site, afim de servir para projetos futuros, contou também com a parceria das famílias das crianças que participaram das apresentações, as quais deixamos o nosso carinho e gratidão.
Estiveram presentes o Secretário de Cultura Vavá Góis, o Secretário de Agricultura Iézio, a filha da Mestra Dona Deusa, Deusimar, famílias da rua Clóves Paes de Castro e das ruas circunvizinhas que foram prestigiar essa importante manifestação cultural e religiosa em nossa cidade. Na oportunidade Vavá que esteve no local, conversou com a Coordenadora Bibita e disse que a SECULT ASSARÉ está a inteira disposição para realizar a próxima lapinha em 2019.









































































_______________________________________________________

Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer mobiliza grupo de penitentes de Genezaré. 

Na noite desta terça-feira, (10), o Secretário Municipal de Cultura, Vavá Gois, esteve no povoado de  Genezaré  para se reunir com a Irmandade de Penitentes  que ali habita. O tema-chave do encontro foi a inscrição da Irmandade em editais do Ministério da Cultura. Diga-se de passagem que este grupo religioso já tem um mestre da cultura cearense  Tesouros Vivos do Ceará que  é o mestre Deca Pinheiro.
A intenção de Vavá Gois é fortalecer a irmandade como elemento da cultura tradicional e religiosidade popular do Município. Para tanto, autorizou o mobilizador  cultural da Secretaria, Renan Santana, a colher imagens fotográficas e filmagens para enriquecer o arquivo da Irmandade. Estas imagens entrarão como elemento documental nos projetos a que irá concorrer.
A cultura dos penitentes é uma atividade religiosa que remonta aos primeiros séculos do cristianismo. A autoflagelação se volta à remissão dos pecados tanto dos penitentes como da humanidade, lembrando que a morte de Cristo foi para salvar os pecadores.
Com o passar dos tempos, estas práticas foram se distanciando do gosto popular. Até porque, a medicina as condena, diante dos riscos que correm à suade do penitente, provocada pelos cortes das navalhas. A própria Igreja Católica, não proíbe, mas recomenda a não se fazer uso do instrumento cortante, que possa provocar ferimentos.































_________________________________________________________

Galeria de fotos da derrubada do pau da bandeira na mata e também da busca do pau no dia da abertura da Festa de Nossa Senhora das Dores. 


Escolha e derrubada do pau da bandeira Sítio Lagoa de Dentro \ Assaré - CE.  





Preparação e busca do pau da bandeira nos dias 6 e 7 de setembro de 2017.




















































____________________________________________________



12ª CAVALGADA JOSÉ DE BRITO E MISSA DO VAQUEIRO NO DISTRITO DE AMARO- ASSRÉ/CE

Aconteceu neste dia 8 de julho, no Distrito de Amaro a 12ª Cavalgada José de Brito e Missa do Vaqueiro. Evento cultural que faz parte de um dos momentos da festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e que a cada ano vem crescendo cada vez mais, sempre contanto com um número expressivo de vaqueiros que vem das cidades de Altaneira, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Tarrafas, bem como os vaqueiros do nosso município que vêm para expressar a sua fé e devoção a nossa padroeira.
A Missa do Vaqueiro é um evento religioso, tradicional na cultura popular do sertão nordestino. Esta celebração teve sua origem a partir do desaparecimento do vaqueiro Raimundo Jacó, um vaqueiro de muita coragem do sertão nordestino. A ideologia cristã da missa é um ato de fé do homem sertanejo, que apesar de ser um povo sofrido, não perde jamais a esperança de dias melhores.
A Missa do Vaqueiro na comunidade de Amaro acontece dentro da festa em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que este ano tem como tema: Maria, auxílio dos cristãos intercedei por nós! A festa é um momento para reacender a fé do povo em um ato de renovação cristã e compromisso verdadeiro que Deus faz a cada um de nós.
A celebração tornou-se uma das principais manifestações da cultura popular na região, esta missa tem toda sua liturgia baseada na vida dos “heróis do sertão” que assistem a celebração religiosa, montados em seus cavalos.
No rosto de cada vaqueiro é possível ver as marcas de uma vida de muito trabalho, debaixo do sol forte do sertão, motivo de muito orgulho para os vaqueiros. Assim a fé e a devoção que os vaqueiros têm a Nossa Senhora os trazem até este evento religioso para pedirem auxílio e proteção em suas vidas e agradecer por tudo que Deus tem dado de melhor ao homem do campo.
Queremos aqui agradecer aos organizadores da 12ª Missa do Vaqueiro, por este grandioso evento cultural do nosso município, João Batista, Ailton Panema, Branco, Lourismar, a parceria também da nossa Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, a Administração Assaré de Todos através do Prefeito Evanderto Almeida e aos Celebrantes da missa, os Padres Ronaldo Oliveira, Valdênio Nergino e Vileci Vidal e também ao Diácono Auricélio Brito.

Créditos das fotos: Facebook de João Alves "Garoto Beleza de Altaneira" \  Facebook da Pref. Municipal de Assaré. 









































____________________________________________________


Coroação de Maria-Nossa Senhora de Fátima é um tema da arte cristã, uma solenidade que objetiva saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade, especialmente popular, e aqui em Assaré- Ceará tornou-se uma tradição religiosa iniciando mais ou menos na década de 1930. Tendo como idealizadora principal a Senhorita Lígia Firmeza a mesma sempre auxiliada por sua afilhada Maria Deusa Prudêncio. Somente meninas participavam e a Senhora Margarida Arrais do Nascimento como decoradora do evento religioso, ou seja, responsável por toda ornamentação necessária e cabível na época e seu esposo José Ferreira do Nascimento no teclado, ambos ensaiavam com as crianças que eram selecionadas pela equipe com um máximo acompanhamento. Após o falecimento da Senhorita Lígia Firmeza a sua afilhada que sempre auxiliava a senhora Maria Deusa Prudêncio assumiu, e seguiu ano após ano.
E em 1995 a professora Maria das Dores Arrais do Nascimento, filha do casal José Ferreira do Nascimento e Margarida Arrais, também a filhada da senhorita Ligia Firmeza. E até hoje a professora das Dores faz acontecer esse momento que é digno de Maria Mãe e Rainha do Céu. E a professora faz realmente de forma especial, não sozinha é claro com uma nova equipe, que citemos Luciano como tecladista, Chaguinha nas vozes com as crianças, José Airton, mas conhecido como “Zé da Lazinha e Tacinho que assumem desde a ornamentação até o figurino das crianças e adolescentes, Lucimar e com o apoio total do pároco Padre Ronaldo.

Então a solenidade se reveste da maior pompa, respeito e profundo fervor espiritual, visando deixar evidente a devoção sincera dos assareenses, Comunidade Eclesial e a grandeza do amor de seus membros, que será traduzido pela intensidade do carinho e do maior interesse que puderem demonstrar durante a cerimônia. A Coroação de Maria é o quinto mistério glorioso do Santo Rosário. Na Igreja Católica, a coroação é comemorada durante o mês de maio, à escolha de datas das Comunidades.

Apoio da estrutura: Prefeitura Municipal, Vandinha Almeida e Alex Pop. 












































_________________________________________


Procissão de Nossa Senhora de Fátima em Assaré: devoção Mariana

No sábado dia 13 de maio de 2017, ocorreu na nossa cidade a procissão de Nossa Senhora de Fátima. O evento mariano aqui no Município foi criado em 1955 por seu Zé Ferreira. Dois anos antes, 1953, a imagem de Nossa Senhora de Fátima peregrinou pelo Brasil. Aqui no Ceará passou por muitas cidades, arrebatando multidões. Seu Zé Ferreira trabalhava  na cidade de Iguatu. Como católico,  acompanhou a passagem  da imagem e se fez devoto da Mãe do verbo encarnado, aparecida em 1917 a três crianças, na gruta da Iria, na cidade de Fátima em Portugal.
 Regressando ao Assaré, seu Zé Ferreira combinou com o pároco da época, o padre Agamenon de Matos e no dia 13 de maio de 1955 a primeira procissão saiu às ruas com um pequeno número de fiéis.
A partir do segundo ano, a procissão caiu na preferência dos devotos e hoje chega a ser a maior manifestação mariana do Cariri Oeste. O dia 13 de maio este ano foi especial para os devotos de Nossa Senhora de Fátima. Celebrou-se  100 anos da aparição da santa aos meninos portugueses.
Confira as fotos da grande procissão mariana de Assaré.




































_______________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário