GALERIA DE FOTOS CAPOEIRA \ MANEIRO PAU


Gestão Assaré de Todos realiza com grande êxito 1º Evento de Batizado e Trocas de Cordas do Grupo Renascer de Assaré / Porto da Barra. 

No ultimo dia 26 de setembro de 2018 a Prefeitura Municipal de Assaré, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré em parceria com o Centro Social Maria de Jesus Oliveira e com apoio da Escola Batistina Braga realizaram o 1º Evento de Batizado e Troca de Cordas do Grupo Renascer / Porto da Barra de Capoeira de Assaré.

O evento contou com um enorme público que lotou o Ginásio Poliesportivo da Escola. Foram batizados com a 1ª (primeira) corda 17 (dezessete) alunos, com a 2ª (segunda) foram agraciados 12 (doze) alunos, na 3ª (terceira) corda foram 04 (quatro) alunos, na 4º (quarta) corda tiveram 04 (quatro) alunos, na 5ª (quinta) corda elevaram para esta categoria 05 (cinco) alunos, já na 6ª (sexta) corda tivemos 01 (um) aluno e tivemos um importante momento no evento que foi a consagração do Professor Mauricio Moreira do Grupo de Capoeira de Assaré, que se tornou Mestre de Capoeira do Porto da Barra em cerimônia realizada pelo Mestre Bradesco, da cidade de São Paulo. Vale salientar que cada aluno e professor que foi consagrado no evento se fizeram presentes juntamente com os seus padrinhos e madrinhas de batismo que lotaram as cadeiras de honras na parte interna da quadra. Também se fizeram presentes ao evento o Grupo de Capoeira da Comunidade de Riacho Verde do município de Tarrafas e Professores de outros municípios vizinhos como: Juazeiro do Norte, Altaneira e Crato.

O evento teve seu início com os trabalhos de cerimonial realizado pela repórter e apresentadora Geane Neres que de início chamou a composição da mesa. onde se fizeram presentes o Prefeito Evanderto Almeida, Secretário de Cultura Vavá Gois, Coordenadora de Políticas Públicas de Assaré Vandinha Almeida, Coordenadora do Centro Social Kelly Rodrigues, Articulador do Selo UNICEF em Assaré Agnaldo Cândido, Secretária de Educação Eldevanha Souza, Diretor da Escola Batistina Braga Mário Daniel e a senhora Izelda representando o mestre Valdete (In memoriam).

Fizeram uso da palavra o Prefeito Evanderto Almeida, o Secretário Vavá Gois, A Coordenadora de Políticas Públicas Vandinha Almeida e Diretora do Centro Social Kelly, em que nas suas falas os mesmos parabenizaram aos alunos, professores, pais e em especial o professor e agora Mestre Maurício Moreira de Assaré e o Mestre Bradesco, falaram do compromisso da gestão para com a Capoeira e outros projetos esportivos, culturais e sociais em nosso município. Logo em seguida a Banda de Música Manoel de Benta fez a execução dos hinos do município e do Brasil.

Na fala do Mestre Bradesco, o mesmo falou do compromisso do prefeito Evanderto Almeida que sempre o oportunizou a sua vinda de São Paulo até Assaré para realizar batizados de Capoeira e falou da felicidade de poder estar novamente em Assaré, terra do Patativa,  desta vez consagrando um Mestre de Capoeira da própria cidade, mostrando a todos que nos seus longos anos de trabalhos de fundação da capoeira em Assaré, junto ao Mestre Valdete (In Memória) até nos dias de hoje, após mais de 30 anos de história e realização estão vendo frutos sendo colhidos, ressaltou o mestre.

No evento proporcionado pela Gestão Assaré de Todos além do Batizado e troca de cordas coletivo, todos os alunos participantes do Grupo de Capoeira receberam camisetas do projeto para usarem em eventos e nas oficinas do grupo, a organização também patrocinou todas os cordas de categorias e certificados e no final ofertou um lanche para todos os alunos e professores participantes.














































________________________________________________________________

PROJETOS RENASCER DE CAPOEIRA E MANEIRO-PAU REALIZARAM SUAS ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS NOS FESTEJOS ALUSIVOS A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NA COMUNIDADE DOS BARREIROS DOS ALCÂNTARAS EM ASSARÉ.

Projetos Renascer de Capoeira e Maneiro-Pau ligados as Secretarias de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Assaré realizaram na comunidade dos Barreiros dos Alcântaras a sua última Terreirada do ano de 2017 .
Aconteceu no último dia 29 de novembro de 2017, na abertura dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade dos Barreiros do Alcântaras em Assaré. Este foi  mais um evento intitulado de Terreirada Cultural, onde o grupo Renascer formado por crianças, jovens e adultos, se apresentam formando lindas rodas culturais de capoeira e maneiro-pau.
A convite de pessoas da comunidade dos Barreiros, a SECULT Assaré e a Coordenação de Projetos Sociais do nosso município, através do Grupo Renascer de Cultura foram convidados para participar da abertura das festividades da semana da padroeira daquela comunidade. Imediatamente os órgãos convidados aceitaram ao convite e iniciaram as articulações para a realização daquela que seria a última Terreirada deste ciclo do 2º semestre de 2017, a  qual aconteceu na calçada da capela da comunidade que fica à 4 km de distância da SEDE do município.
Nesse dia os alunos e participantes do grupo, participaram do asteamento do pau da bandeira de Nossa Senhora da Conceição, logo em seguida assistiram a missa de abertura dos festejos da padroeira na comunidade e depois da santa missa iniciaram suas belíssimas apresentações com rodas de Capoeira entre os alunos do projeto e também com participação de capoeiristas da nossa cidade, que sempre acompanham e participam das rodas de capoeira do novo Projeto Renascer.  Em seguida tivemos as apresentações das rodas de Maneiro-Pau, onde brincantes da velha guarda e jovens participantes desta bonita manifestação cultural se juntaram e encantaram a todos com os seus cântico, dança e agilidade do maneiro-pau.

O evento contou com  um grande público, que pode assistir e aplaudir o Projeto Renascer de Cultura e logo após as apresentações a Administração Assaré de Todos através da SECULT Assaré ofertou um momento de confraternização e descontração para os participantes que foram até a residência do senhor Federal dos Barreiros que juntamente com sua esposa fizeram um delicioso mungunzá e muito refrigerante para os alunos com o apoio da SECULT Assaré.























































_________________________________________________


CELEBRAÇÃO DOS 59 ANOS DE CASADOS DO MESTRE ZEZÉ MENINO E DONA NAIR É CELEBRADO COM  NOVENA E APRESENTAÇÕES DE CAPOEIRA E MANEIRO-PAU NA CIDADE DE ASSARÉ.

Nesse último sábado, dia 18 de outubro de 2017, aconteceu a 4ª edição do projeto Terreirada que envolve rodas de capoeira e maneiro-pau. O evento aconteceu a convite do Mestre da nossa cultura popular assareense, o popular “Zezé Menino”, que realizou em sua residência nessa mesma data a sua tradicional renovação religiosa e também celebrou o seu aniversário de casamento com sua esposa, a senhora Nair, que juntos comemoraram 59 anos de matrimônio. 
Para o Secretário de Cultura e Esportes de Assaré, Vavá Gois, juntamente com sua equipe, o professor de capoeira Maurício Moreira e os seus amigos que coordenam o grupo de capoeira e maneiro-pau foi um convite bastante gratificante que o mestre, sua esposa e seus filhos que vieram de outros estados fizeram para o nosso grupo cultural, para ele, os pedidos dos mestres devem sempre ser atendidos.
Nesse dia tivemos dois momentos, sendo o primeiro um encontro de todos os amigos, parentes e familiares do mestre e sua esposa com uma linda celebração da renovação religiosa, um momento de fé e comunhão em Deus para os que estavam presentes na casa do casal. Logo em seguida foi servido um lanche para todos os presentes ofertado pela família e após todos serem servidos como é de costume nas renovações aconteceu a segunda parte desse encontro, que foi o evento Terreirada, o qual foi realizado na rua em frente a casa do mestre, despertando a atenção de todos os convidados do momento religioso dos vizinhos do mestre, moradores da Rua Maria Delfino e de moradores de outras ruas do Bairro Vila Nildália.
A Terreirada iniciou com uma bonita roda de maneiro-pau, que teve como puxador o mestre Zezé Menino, a roda tem sempre o seu momento de emoção para o mestre e para todos que fazem parte direta e indiretamente nela, pois a mesma reúne membros da nova geração de brincantes dessa manifestação e também da velha guarda de outrora dos grupos de maneiro-pau assareense. Logo após a roda de maneiro-pau foi a vez do atabaque, pandeiro e berimbau tocarem juntos em uma só sintonia, fazendo com que a ginga, o esporte e a dança da nossa capoeira acontecesse em frente a casa do mestre Zezé Menino, que sempre fica bastante satisfeito com as manifestações culturais que fazem parte da Terreirada, que o mesmo vem oferecendo para o povo assareense.  































___________________________________________________

TERREIRADA COM RODAS DE CAPOEIRA E MANEIRO-PAU NO CALÇADÃO DO MERCADO PÚBLICO DE ASSARÉ.

Aconteceu na noite desta quarta-feira, (18) no calçadão do mercado público de Assaré, a terceira edição do Projeto TERREIRADA ASSAREENSE, um misto de cultura e tradição com rodas de capoeira e maneiro-pau, os quais têm a frente o Professor Maurício e o mestre Zezé Menino.
O evento já faz parte do calendário cultural da Secretaria de Cultura de Assaré e a cada apresentação vem conquistando o público, que cada vez mais estão bem participativos diante das apresentações da terreirada. Para o secretário de cultura Vavá Góis isso é reflexo de um excelente trabalho desenvolvido pelos que estão à frente destas manifestações culturais, pois são apresentações muito bem elaboradas, com muita técnica e precisão.

Este projeto é desenvolvido pela SECULT-ASSARÉ e conta com o apoio da Administração Assaré de Todos, bem como da Secretaria de Ação Social que cede o espaço do Centro Social para que o grupo de capoeira tenha um local para suas aulas e treinamentos. A TERREIRADA, como assim foi pensada com muito carinho por toda a equipe da Secretaria de Cultura, visa com estas ações, que acontecem uma vez por mês, resgatar e valorizar estas manifestações culturais, pois acredita que são ações imprescindíveis para o fortalecimento das políticas públicas da Secretaria de Cultura do nosso município.







































_________________________________________________


Terreirada levou cultura e alegria ao bairro Zé Dodô. 

O evento faz parte do calendário da SECULT Assaré de 2017. A “Terreirada” de ontem, quarta-feira, (20), no Bairro Zé Dodô foi a segunda edição deste evento,  porque a abertura das atividades, que incluem capoeira e maneiro-pau, se deu no mês passado, na frente da casa do mestre Zezé Menino.
Ao exemplo de outras atividades ligadas à SECULT-Assaré, a “Terreirada” vem sendo muito bem recebida pela população. Para o secretário de Cultura Vavá Gois, “A tereirada é também um dos caminhos para se resgatar a cultura popular. O maneiro-pau, por exemplo, é uma atividade cultural das mais importantes do nosso Município. Em 1918, na inauguração do Mercado Público, o show principal foi com um grupo de maneiro-pau. O ‘cantor da roda’, como era chamava o vocalista do grupo, fez uma estrofe para cada comerciante que ocupava uma loja no Mercado.  É uma cultura secular e deve ser preservada”, disse Vavá.
No mesmo sentido, disse Vavá que estava contente com a receptividade que os brincantes tiveram no Bairro Zé Dodô. Além dos populares, registraram-se as presenças de destaques como o vereador Itamar Pio, filho do bairro e amante da cultura popular, do diretor de recursos humanos da Prefeitura Fábio junior, da  professora Naisa, coordenadora de  projetos do centro social e do mestre Zezé Menino, que mesmo fora do picadeiro, mas dirige o grupo. A terreirada acontece por meio da parceria SECULT – Assaré e o Centro Social Maria de Jesus Oliveira.

O prefeito Evanderto Almeida ligou para Vavá lamentando a sua ausência a esta manifestação que ela tanto gosta e que a Gestão abraça, por se encontrar em Fortaleza.













































_________________________________________________



TERREIRADA  ASSAREENSE COM RODA DE CAPOEIRA E MANEIRO-PAU

Quarta-feira dia 23 de agosto, por volta das 18:30, na Vila Nildália, em frente a casa do mestre Zezé Minino aconteceu a Primeira Terreirada Assareense, com atividades de roda de capoeira e maneiro-pau com um grupo de crianças e adolescentes, os quais estão a frente o professor Maurício e o grande mestre Zezé Menino.
De origem africana, a capoeira é uma manifestação artística em que acompanha movimentos corporais ao som de instrumentos musicais. No Brasil surge no século XVI, quando o país ainda era colônia de Portugal, como uma necessidade de proteção dos escravos que sofriam maus tratos dos colonizadores portugueses.
Já o maneiro-pau, de origem cearense, oriunda do cangaço, possivelmente da região do cariri é uma manifestação artística dançada exclusivamente por homens. Dança esta que se assemelha com a capoeira, pois faz uso de bastões, os quais são usados para acentuar a nota dominante do canto, assim atrelado movimentos corporais ao som da música.
Este projeto TERREIRADA ASSAREENSE pensado e desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, objetiva com estas ações, resgatar e valorizar estas manifestações culturais, bem como fortalecer as políticas e ações propostas por esta Secretaria para o ano de 2017 em nosso município.

A SECULT agradece a presença dos moradores da Vila Nildália e de todas as pessoas que foram prestigiar este grandioso projeto. Agradecimentos também ao vereador Itamar pio e à Maria Naíza, representante do Centro Social. O Secretário Vavá Góis, em suas palavras disse que está bastante feliz e entusiasmado com as ações desenvolvidas pela pasta em que está à frente, pois acredita que ações como estas são importantíssimas para o desenvolvimento cultural de Assaré e que, em nome da SECULT e da Gestão Assaré de Todos, estará sempre disposto a desenvolver projetos e buscar incentivos para o fortalecimento da cultura em nosso município, ressaltou Vavá.




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário