Banda de Música Municipal Manoel de Benta


Banda Manoel de Benta de Assaré no V Encontro de Bandas em Santana do Cariri.


A Banda de Música Manuel de Benta, na regência do Maestro Marcelo Michel foi convidada pela Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo, em nome da Secretária Liliane Feitosa de Oliveira para participar do V Encontro de Bandas de Música de Santana do Cariri, realizado na noite do dia 23 de novembro de 2019.

Honrados pelo convite, a Gestão Municipal de Assaré, em nome do Secretário de Cultura Esporte e Lazer Vavá Gois agradeceu e confirmou a participação em tão grandioso evento.  Na gestão do prefeito Evanderto Almeida a banda de música municipal Manoel de Benta vem sempre fazendo belíssimas apresentações, participando de grandes encontros e eventos na região, levando assim boas músicas e a emoção de ouvir através dos seus músicos um momento único em suas apresentações. A Gestão Assaré de Todos faz questão e viabiliza a ida da Banda Manuel de Benta a todos os eventos de caráter regional, vem motivando sempre a juventude a se dedicar a arte musical, valorizando e colocando sempre em destaque os artistas da nossa terra.





____________________________________

Banda de Musica de Assaré Manoel de Benta participa do I Encontro de Bandas na cidade de Jucás.

No dia 13 de outubro de 2019 a Secretaria de Cultura da Cidade de Jucás fez o convite  a SECULT Assaré para que a renomada banda de música Manoel de Benta pudesse participar do I Encontro de Bandas de Músicas da cidade de Jucás.

O convite de imediato foi passado ao Prefeito Evanderto Almeida que autorizou a liberação da banda e o transporte para que os músicos assareenses participassem desse importante evento que reuniu bandas de músicas das cidades das regiões do Cariri, Cariri Oeste, Centro Sul e Inhamuns.

O evento aconteceu na Praça da Matriz Padre João Sticker, na cidade de Jucás, precisamente as 19 horas, onde todas as bandas que marcaram presença no evento se reuniram e fizeram suas apresentações. A Banda Municipal de Assaré sobre a regência do Maestro Marcelo Michel como sempre, fez uma belíssima apresentação e emocionou a todo o público presente.

Para Administração Municipal Assaré de Todos é sempre motivo de alegria poder participar de encontros de bandas de música em nossa região e no estado, pois é uma forma de incentivarmos ainda mais os nossos músicos e também vemos como reconhecimento receber convites para eventos de intercâmbio e de apresentações musicais como este.

Com eventos como este fazemos a nossa participação em várias cidades, prestigiando os encontros das bandas dos municípios e fortalecendo o convite para o nosso encontro de bandas que acontece todos os anos no mês de março, na semana da Festa de Patativa do Assaré.








__________________________________________________________________



Assaré - Banda Municipal Manoel de Benta participa por mais um ano do FEMUSCE na cidade de Santana do Cariri.

Neste último dia 06 de julho a Banda de música municipal Manoel de Benta, que é um importante equipamento cultural Assareense da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré se fez presente a mais uma edição do FEMUSCE - Festival de Música Santa Cecília que anualmente acontece na cidade de Santana do Cariri e reune dos dias 06 à 15 de julho diversas bandas de músicas da região, músicos e público amante de boas músicas e belíssimas apresentações por parte das bandas marciais do cariri.

A convite da organização do evento o município de Assaré por mais um ano participa do evento com a Banda de Música municipal, o convite foi enviado ao Secretário de Cultura Vavá Gois que de imediato entrou em contato com o maestro Marcelo Michael para juntos viabilizar a ida da banda até a cidade de Santana do Cariri com o apoio da Secretaria de Governo do Município que tem como secretário Francisco Paulo.

Na gestão do prefeito Evanderto Almeida a banda de música municipal Manoel de Benta vem sempre fazendo belíssimas apresentações e participando de grandes encontros e eventos na região, levando assim boas músicas e a emoção de ouvir através dos seus músicos um momento único em suas apresentações, repassando para todos que a escutam grandes emoções.



No Amaro / Assaré. 

No dia 06, além da ida até a cidade de Santana do Cariri, na manhã do mesmo dia a banda municipal também se fez presente ao distrito do Amaro em Assaré para abrilhantar a 14 cavalgada e missa do vaqueiro, que acontece durante a festa da padroeira da localidade que é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


A banda de música a cada ano vem atualizando seu repertório e vem também se consolidando como um importante equipamento  cultural do  Assaré e agora também regional, pois a mesma, através da parceria entre municípios vêm se apresentando nas cidades vizinhas em seus eventos tradicionais.



_____________________________

SECULT – ASSARÉ - Banda de Música Manoel de Benta participa do Encontro Musicultural  do Cariri Oeste - EMUC 2018 na cidade de Araripe.


No final da semana passada, marcando o término da programação cultural do mês de novembro, a Banda Municipal Manoel de Benta, ferramenta cultural ligada a SECULT Assaré,  esteve na cidade de Araripe, prestigiando o EMUC – Encontro Musicultural do Cariri Oeste.

Atendendo ao convite da Escola de Música Tabelião José Humberto de Alencar, do Município de Araripe, o secretário de Cultura Vavá Gois, viabilizou a ida da Banda Manuel de Benta a participar daquele evento de caráter regional que motiva a juventude a se dedicar a Arte de “Santa Cecília”, como alternativa de complemento das atividades paradidáticas. 

“Como sabemos, a música educa e ativa a inteligência. É o perfeito exercício da mente para que se tenha mais facilidade para a aprendizagem de outras disciplinas que constroem a intelectualidade. Aqui em Assaré, um dos nossos objetivos na SECULT é difundir o ensino da música. Até porque, o próprio prefeito Evanderto Almeida coloca sempre esta atividade entre as prioridades culturais da gestão”, comenta o Secretário Vavá Gois.

Para o maestro da Banda Municipal Manoel de Benta o EMUC faz parte de um compromisso espontâneo da Escola de Música de Araripe para resgatar a música instrumental brasileira, além de debater temas culturais, como ainda divulgar  os compositores e suas obras.


“O ensino da música está muito evidente em nosso Município. O Instituto O Canto do   Patativa vem há muitos anos se dedicando a formação musical e de lá já saíram muitos jovens que hoje estão tocando em bandas e tendo na música o seu principal trabalho remunerado. A Banda Manuel de Benta, por exemplo, é composta por músicos verdadeiramente profissionais. Para tanto, a Prefeitura investe, tendo contratado um maestro de formação acadêmica para ensinar teoria e assumir a batuta”, concluiu Vavá Gois.

___________________________________________


Banda de Música Manoel de Benta participa da abertura do  Festival Santa Cecília em Santana do Cariri.

Entre os dias 30 junho e 7 de julho o Instituto Santa Cecília do Município de Santana do Cariri, reuniu as mais variadas vocações musicais para o IV Festival de Música Santa Cecília. Os objetivos deste evento, que chega a sua 4ª edição, são as trocas de experiências na área da música, formações e apresentações públicas no Coreto da Cidade.

O IV Festival de Música Santa Cecília dividiu a programação da seguinte forma:
Pela manhã – oficinas de instrumentos de metais, cordas e percussão.
À tarde – práticas de bandas.
À noite – apresentações.

O Assaré marcou presença neste evento através da Banda Manoel de Benta, que em alto estilo, abriu o Festival, após ter recebido um convite especial para esta apresentação. Além desta apresentação, que, diga-se de passagem, receberam muitos aplausos.

As oficinas foram ministradas por maestros que vieram de Fortaleza e outras cidades do Estado. Os músicos que participaram das oficinas receberão certificados.

“A banda de Música Manoel de Benta é uma ferramenta musical muito importante ao nosso Município. Ela faz parte da alegria do nosso povo. A banda desperta em cada um de nós o lado doce e alegre da vida”, costuma dizer o secretário Vavá Gois.


A mesma está ligada à Secretaria de Cultura, recebendo o apoio da “Gestão Assaré de Todos”. Para os eventos como o IV Festival de Música Santana Cecília de Santana do Cariri a SECULT – Assaré disponibilizou o transporte para o deslocamento. Vavá ainda acrescenta: “Quero em nome do Município, agradecer ao convite que o Instituto Santa Cecília fez à nossa Banda, como também a manifestação de carinho e reconhecimento ao trabalho dos nossos profissionais da música”.










______________________________________________________________________

Assaré participa do VI Festival de Música de Cordas Ágio.

O evento musical está ocorrendo desde o dia 27 de janeiro, com previsão para ser concluído no dia 05 de fevereiro, na Vila da Música, no distrito de Belmonte, em Crato e tem como realizadora, a Secretaria de Cultura do Estado, Instituto Dragão do Mar, Escola Vila da Música e Sociedade Lírica do Belmonte - SOLIBEL.  Os músicos da região foram convidados a fazer parte de oficinas e apresentações. O VI Festival de Música de Cordas Ágio recebe uma motivação maior este ano, porque nela se comemora os 100 anos de vida do Padre Ágio Moreira, músico e fundador da SOLIBEL.


A Secretaria Municipal de Cultura de Assaré recebeu o convite, e com a intenção de participar efetivamente deste momento de grandeza cultural. Inscreveu a  Banda Manoel de Benta nas oficinas musicais, enviando o maestro Marcelo Michel e mais dois componentes, como ainda, monitores de música do Instituto O Canto do Patativa. Neste dia 02, a Banda Manuel de Benta se apresentou com a sua formação completa no palco da Vila da Música.

Sobre o VI Festival de Música de Cordas disse o Secretário de Cultura Vavá Gois: “Padre Ágio Moreira nasceu no Assaré. Então, recebe ele a nossa dupla admiração: um por ser nosso conterrâneo, que já nos dá muito orgulho e depois pelo trabalho social que ela faz há mais de 50 anos, envolvendo o jovem na aprendizagem  musical. O Brasil  ganha todos os dias excelentes profissionais formados na SOLIBEL”, concluiu.

Para o prefeito Evanderto Almeida, “padre Ágio é aquele tipo de pessoa que a gente até duvida que ela exista. Veja que grandeza de espírito. Padre Ágio se instalou em um sítio pobre de Crato e sem nenhuma ajuda oficial, por mais de 40 anos levou seu projeto sozinho. Foi assim que conseguiu provar que a mão calosa de quem puxa o cabo da enxada, ser a mesma que dominam o arco do violino. Parabéns meu nobre conterrâneo. Quando regressar do Rio de Janeiro, irei levar-lhe pessoalmente o meu abraço”, afirmou.


O Assaré foi representado nas comemorações do Centenário de Luz do Padre Ágio Moreira, pelo o Secretário Municipal de Cultura Vavá Gois e a Coordenadora de Políticas Públicas e Sociais Vandinha Almeida.








































___________________________________________________________












Nenhum comentário:

Postar um comentário