quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Assaré tem 02 mestres da cultura classificados em nível de Estado no edital Tesouros Vivos da Cultura.


A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará divulgou nesta terça-feira (31), os nomes dos novos mestres da Cultura do Estado, que concorreram ao Edital dos Tesouros Vivos da Cultura. Na relação estão os nomes do poeta Geraldo Gonçalves de Alencar e da mestra em gastronomia D. Francisca Zenilda Soares Ferreira. Ao certame em nível de Estado se inscreveram mais de 200 mestres para concorrer a uma das 15 vagas.

A Secretaria Municipal de Cultura de Assaré montou o dossiê de 05 mestres, dos quais foram eleitos 02, o que se considera um fato raro. Dificilmente um Município consegue emplacar um nome, imagine dois. Para o Secretário de Cultura Vavá Gois, este feito se deve ao esforço da Gestão do prefeito Evanderto Almeida, que se empenha pela valorização dos mestres populares. “São eles os verdadeiros animadores das motivações populares. Fazem isso sem interesse financeiro, somente com a intenção de manter as tradições, em repassar às novas gerações os costumes que herdaram dos seus antepassados. Estas pessoas existem em qualquer lugar, mas precisam ser valorizadas. São os guardiões da verdadeira identidade do povo”, disse Vavá.

Continuando, acrescentou Vavá que reconhece a competência da sua equipe que atua no Departamento de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, que se envolveu nas pesquisas, colhendo o material para enriquecer o dossiê de cada um dos mestres.

Quem são os novos mestres assareenses:

Na foto Mestre Geraldo e Mestre Antonio
Rafael (Tarrafas) ambos classificados
 nesse último edital dos Tesouros Vivos.
Geraldo Gonçalves de Alencar, nascido na Serra de Santana, sobrinho de Patativa, começou a versejar ainda na adolescência. Com 23 anos de idade se notabilizou como poeta depois que produziu o poema lírico com o titulo: “Nosso Ranchinho”. Na fase seguinte, aderiu ao social, dentro da mesma Escola Romântica recebendo elogios da crítica ao seu poema “Sorriso de pobre”.  Geraldo já publicou vários livros, sendo o mais recente “Ramalhetes”, onde ele se expressa através de sonetos e trovas. Nestas habilidades, soneto e trova, Geraldo aparece entre os melhores do Brasil.

Na foto a Mestra Zenilda.
Dona Zenilda do Mercado se especializou na gastronomia tradicional. A arte de cozinhar ela herdou da sua mãe, dona Alexandrina, a maior fabricante de doces  e compotas de todos os tempos em Assaré. No entanto, dona Zenilda voltou-se para a confecção de lingüiças caseiras. A sua clientela ultrapassa as fronteiras do Município.
Dona Zenilda e Geraldo Alencar são mestres dos saberes e fazeres do Município de Assaré. E agora, tesouros vivos do Estado. Parabéns.






Nenhum comentário:

Postar um comentário