quarta-feira, 2 de maio de 2018

CORDEL NA FEIRA 2018, MISTO DE MUITA POESIA E ARTE DA CULTURA ASSAREENSE


Projeto Cordel na Feira volta com muita poesia e apresentações artísticas, na manhã desta segunda-feria, 30 de abril, na Praça do Mercado Público de Assaré. A primeira edição de 2018 foi sucesso e contou com o lançamento do Cordel A PELEJA DE SEU QUELÉ COM O DOUTOR, do poeta Sebastião Pereira Soares (Sebasto dos Correios).
O projeto é uma idealização da Secretaria de Cultura de Assaré, nascido início do ano passado, na gestão Assaré de Todos, do prefeito Evanderto Almeida, quando Vavá Góis, Secretário de cultura e toda a sua equipe desta pasta resolveram lançar um projeto que fomentasse a produção e publicação da Literatura de Cordel no município de Assaré, e que essa ação cultural despertasse também em nossos leitores, principiantes ou não, o gosto espontâneo pela leitura dos folhetos.
 Ao longo do ano de 2017 foram muitos cordéis lançados, muitos poetas tiveram suas poesias publicadas, recitadas e apresentadas em praça pública, o que deu maior visibilidade, credibilidade e sucesso ao projeto, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Assaré e do grande parceiro SESC Crato.
Um pouco sobre o autor do cordel. Sebastião Pereira Soares é natural de Assaré (Terra do poeta maior). Nasceu em 27 de setembro de 1955 e cresceu neste torrão frutífero da poesia popular, tendo como pais José Pereira de Carvalho e Heleni Soares Pereira. Sebasto diz que o amor pela Literatura de Cordel quando cursou  Curso de Letras na Universidade Regional do Cariri, na disciplina de Literatura Popular, naquele momento sentiu-se incentivado pelos encantos do cordel e logo depois pela construção do folheto, afirma o cordelista.
A peleja de Seu Quelé com o Doutor é de uma riqueza tamanha, pois o autor faz uso da linguagem literária para abordar de um assunto que ainda hoje é visto com um olhar diferente pelo homem, que é o Câncer de Próstata. E num tom poético o cordelista chama a atenção do leitor, mostrando os problemas e causas desta doença para aqueles que não procuram o médico para fazer o exame, muitas vezes por vergonha, medo. O autor do cordel ainda fala da  importância da prevenção, que é fundamental para a saúde do homem e que não deixem de ir ao médico, pois quem tem amor a vida se cuida.
O evento contou com a presença do Poeta Cícero Batista, que recitou poesias do seu livro, lançado e patrocinado pela SECULT Assaré, com a presença do poeta Daniel do Assaré, do senhor Geraldo Gonçalves, mestre da Cultura do Estado, além de um grupo de alunos da Escola Batistina Braga que estão desenvolvendo um projeto sobre Literatura de Cordel, com orientação dos professores Teodomiro e Kiki.
A animação artística ficou por conta de Mané do Cego e Ceci que sempre fazem a abertura do projeto, estiveram presentes o sanfoneiro Sandoval, Marquinhos Vaneirão, Forró pé-de-moleque, Toinho da Serrinha, Grupo Farra de Vaqueiro, Geovane do Cavaquinho, o cantor e compositor Cy Vilanova e os jovens sanfoneiros Zé Neto e Accel.


GALERIA DE FOTO COMPLETA É SÓ ACESSAR ESSE LINK ABAIXO:
http://secultassareceara.blogspot.com.br/p/projeto-cordel-na-feira-de-assare.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário