quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Batismo e troca de cordas do Grupo de Capoeira Renascer no dia 26 de setembro marca o início de um novo ciclo para a prática esportiva no município de Assaré.


A revitalização das manifestações culturais que tiveram experiências exitosas nas gestões passadas de Evanderto Almeida, voltaram a ser motivadas pela Secretaria Municipal de Cultura local, a partir do retorno do mesmo ao Paço Municipal. As manifestações não desapareceram, porque a cultura popular não morre,  apenas se recolheram pela falta de apoio logístico para que pudessem se manter em atividade.

Entre estes resgates culturais, está o Grupo de Capoeira, que tão bem se movimentou entre os anos 2005/ 2012, ao contar com um espaço próprio para formações e  apresentações cedido pela Gestão Municipal.

Na arrumação da Secretaria de Cultura, que tem à frente o desportista Vavá Gois, a capoeira entrou novamente em ação no dia 14 de junho de 2017. A partir de então, o Grupo Renascer de Capoeira foi recebido pelo Centro Social e Educacional Maria de Jesus Oliveira, reconquistando todos os direitos obtidos no passado.

Fotos da oficina durante o ano de 2017\2018. 
Sob a coordenação do professor de capoeira Helio Maurício, o Grupo se manteve apadrinhado pela instituição Porto da Barra de São Paulo, que tem como referência o Mestre Bradesco, conhecido internacionalmente. E pelo êxito da aprendizagem dos alunos veteranos  e novatos nesta modalidade de arte, em uma solenidade marcada para as 18 horas do dia 26 de setembro, na Quadra da Escola Batistina Braga, muitos dos capoeiristas assareenses serão batizados recebendo a primeira promoção, enquanto  outros  trocarão de cordas. Já o professor Hélio Maurício será consagrado ‘mestre de capoeira’.

As cerimônias serão ministradas pelo Mestre Bradesco, que virá a Assaré para este objetivo específico a convite direto de Kely Rodrigues, Vandinha, Vavá Gois e Evanderto Almeida. 
Após o batizado dos novos capoeiristas e das trocas de cordas, muitos grupos convidados de outros municípios se apresentarão para o púbico. Na mesma oportunidade, Vavá Gois, pela Cultura e Vandinha Almeida e Kelly Rodrigues, pelo Centro Social reforçarão o projeto, convidando os jovens a fazer parte da Capoeira, um esporte bom para o corpo e a mente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário