quarta-feira, 29 de maio de 2019

SECULT ASSARÉ: Projeto Cordel na Feira de Assaré tem seu 35º cordel lançado no evento da Feira Livre de Assaré. Cordel “Tarrafas: Casos e Causos” de autoria do cordelista Rednê do Carmo.

Aconteceu  no último dia 27 de maio mais uma edição do projeto Cordel na Feira de Assaré,  coordenado pela Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer  com a parceria do SESC Crato e total apoio da Prefeitura Municipal de Assaré. Desta vez com o lançamento de mais um cordel do professor, poeta e coordelista Rednê do Carmo intitulado “Tarrafas: Casos e Causos”.
Com o mote “Tarrafas ó terra amada / Melhor lugar do Brasil, o cordel traduz o saudosismo do poeta do Romantismo Gonçalves Dias, quando em seus versos exalta sua terra amada, seus encantos e suas belezas naturais, traduzindo um retrato fiel da Tarrafas amada, ambiente bucólico e pastorial, que transcende ao longo dos anos. Vai desde os causos e casos contados em rodas de amigos e vizinhos sentados na calçada de casa, estórias de trancoso, memória e cultura de toda uma gente e a saudade desse tempo que se perde ao longo dos tempos com os avanços tecnológicos, mas ficam as lembranças dos belos tempos.

Francisco Rednê do Carmo, filho dos agricultores Manoel Sacramento do Carmo e Francisca Felizarda do Carmo nasceu  aos quatorze dias do mês de março de mil novecentos e setenta e dois no Sítio Malhada da Areia a 17 km da sede do município de Assaré. Através de sua mãe, semi-analfabeta teve seu primeiro contato com as letras aos três anos de idade e foi aos sete anos de idade, na escola e contato com a sua primeira professora, Antonia Ivandir, que aprendeu muito do pouco que sabe “usar as palavras, para ensinar cantar  e encantar com seus versos”. Sempre foi um sonhador e viu na educação uma forma de enxergar melhor o mundo e de conquistar o mundo. “Sou feliz pelo que tenho. Pois tenho o mais essencial em um homem: Deus, minha família, composta de pai e mãe, dois irmãos, esposa e um casal de filhos, o suficiente para que os meus dias sejam valiosos”, disse Rednê.

O evento contou com a participação de alunos das escolas do município, que sempre prestigiam os evento do Projeto Cordel na Feira, desta vez com a participação dos alunos da Escola Criança Feliz, professora Aparecida Carvalho, participaram também as coordenadoras da SME, os Secretários Municipais Iezio Franklin e Anisio Mota, que sempre aguardam ansiosos pelas edições deste importante projeto cultural.

Fizeram uso da palavra o Secretário de Cultura Vavá Gois que em mais uma edição agradeceu ao poeta Rednê do Carmo por participar do projeto e ressaltou que o projeto e a secretaria estão abertos  para cadastro, seleção e publicação de cordéis dos escritores do município e região circunvizinhas.
Em sua fala Rednê agradeceu ao Secretário Vavá Gois e todos da  equipe da SECULT Assaré pela oportunidade de estar lançando o seu 2º cordel no projeto, falou um pouco da essência do  cordel e apresentou também a banda de forró que o seu filho Accel do Acordeon faz parte e que veio abrilhantar ainda mais o evento.

No momento artístico do evento tivemos a participação de vários artistas da terra, dentre eles: o poeta Daniel Gonçalves, os violeiros repentistas Mané do Cego e Ceci do Amaro, os sanfoneiros Accel, Raimundinho do Juá e Zé Neto, o cantor Valdeir, o músico Geovane do Cavaquinho e a participação de Raimundo das Aroeiras, dentre muitos outros músicos tradicionais do  Assaré.
Com este lançamento a SECULT Assaré já possui em seu acervo 35 (trinta e cinco) cordéis lançados com o projeto Cordel na Feira de Assaré.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO ACESSANDO  LINK ABAIXO: 
http://secultassareceara.blogspot.com/p/projeto-cordel-na-feira-de-assare.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário