quarta-feira, 31 de julho de 2019

Assaré 154 anos: uma festa histórica dentro da história



No dia 19 de julho, o Assaré completou 154 anos de emancipação total, quando os filhos de Alexandre Silva Pereira, conseguiram vencer a ira dos coronéis que se opunham a instalação na Vila no lugar onde hoje se encontra.

Diante da crise financeira que passa o Município, o prefeito Evanderto Almeida e seu secretariado apostaram na criatividade para gastar menos e deu certo.

A programação festiva foi aberta no dia 15, no epicentro da feira semanal, quando foi lançado mais um cordel pelo Programa Cordel na Feira, projeto executado em parceria, Prefeitura de Assaré – Sesc Crato desde 2017. Poetas populares, grupos de forró e artesãos atenderam ao chamado da Secretaria Municipal 
de Cultura e deram conta do recado, proporcionando ao público uma manhã alegre e participativa. No mesmo local que ocorre também a “Feira da Agricultura Familiar” um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura de Assaré, que vem dando certo desde o seu lançamento no início do ano. O cordel lançado de autoria do poeta Daniel Gonçalves, explorava como tema, a arte em couro no Município de Assaré. A obra foi bem recebida pelo público. No mesmo espaço a Secretaria de Agricultura montou uma tenda para orientações relacionadas a preservação do meio ambiente. 

No dia 16, a partir das 8  horas da manhã, a Secretaria Municipal de Educação, através das escolas Antônio Ângelo da Silva, da Bonita, Batistina Braga e José Daniel da sede, montaram
uma  tenda cultural e pedagógica para levar ao conhecimento da sociedade local, as didáticas usadas para melhorar a aprendizagem dos seus alunos. Sob a tenda foram desenvolvidas as seguintes atividades: apresentação de fanfarra, exposição de trabalhos do II AMACIC, (pelos alunos da Escola Batistina Braga), recital de poesias, interpretações de músicas com  autorias de Patativa e Geraldo Gonçalves) e música do PETECA, (vencedora da etapa municipal). Foram estas atividades apresentadas pelos alunos da Escola Antonio Ângelo – escola nota 10. A contação de  estória ficou com núcleo gestor da Escola José Daniel.

Na programação do dia 17,  foram desenvolvida as atividades da Secretaria de Trabalho e Assistência Social dentro da programação para homenagear o Assaré nos 154 anos de emancipação.  Simultaneamente, ocorreram ações na Praça
Mario Gomes de matos, (centro da cidade) e no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que se iniciaram às 8 horas da manhã, recebendo um grande público.

No CRAS, foram emitidos documentos pela Casa do Cidadão e pela própria Secretaria e ofertados serviços de beleza, como maquiagem e manicure.

E na Praça, aconteceu a abertura da Colônia de Férias, as crianças  se envolveram em diversas atividades lúdicas. Compareceram todos os alunos dos projetos do Centro Social, do Instituto “O Canto do  Patativa” e do Projeto AABB Comunidade.


A programação para o dia 18, ficou sob a responsabilidade da
Secretaria Municipal de Saúde  que realizou o Projeto  SAÚDE NA PRAÇA  com diversos atendimentos ao público:
Fisioterapia
Aferição de Pressão
Aferição Auditiva
Tipagem Sanguinea
Aplicação de Flúor
Avaliação IMC
Vacinação
Alongamento
Entrega de Preservativos
Aferição de Glicemia.
Todas as ações foram bem procuradas pelo público.
Nesta oportunidade, o prefeito Evanderto Almeida fez a entrega de mais duas ambulâncias novas, adquiridas por emendas parlamentares dos deputados Anderson Palácio e Nizo Costa e a contrapartida do Município.

Dia 19 de julho: Dia do Município.
A programação teve início às 5 horas da manhã, com queima de fogos, leitura da crônica da cidade e a Banda Municipal Manoel de Benta ajudou a despertar a população ao executar a música “Parabéns pra você” e dobrados cívicos. Após este momento na Praça da Matriz, os vaqueiros profissionais, (aqueles que lidam diariamente com o gado nas fazendas, que contribuem significativamente com a economia local e são assim homenageados no dia do Município) saíram em cavalgada, iniciada na Praça do bairro da Moêda e concluída no Parque de Vaquejadas, local em que o padre celebra a missa em homenagem ao Município e ao vaqueiro. A cavalgada deste ano ficou conhecida como a maior desde que o evento foi criado em 1987.

Outra atração vinculada a esta manhã, foi o desfile dos Projetos Sociais, Culturais e Educacionais. Ao passarem  pelas principais ruas da cidade, as crianças e adolescentes dos projetos, como os vaqueiros foram aplaudidos pelo público que se postava nas calçadas e no Parque. A celebração da Missa e a solenidade de hasteamento dos pavilhões e a palavra oficial do prefeito foram acompanhados por centenas  de pessoas.

Após a celebração, a mesa solene foi composta pelas seguintes autoridades: Prefeito - Evanderto Almeida, Vice – prefeita – Professora Maria É, presidente da Câmara – vereador Anísio David, deputado federal Idilvan Alencar, Secretário Executivo de Turismo do Estado – Anderson Palácio e o padre Paulo Costa. Falando oficialmente, o prefeito Evanderto Almeida saudou o Município pelo aniversário e reforçou o seu compromisso de permanecer lutando para novas conquistas. No final da manhã, também no Parque de vaquejadas houve a tradicional corrida de jumento e o concurso para o jegue mais enfeitado.

Na parte da tarde, a vaquejada dos vaqueiros profissionais, oferecida pelo Município. À noite, aconteceu a festa dançante , também no Parque de Vaquejadas, com as bandas: Victor Meira \ Edson Lima e Gatinha Manhosa \ Arreio de Ouro \ Arnaldo Farias.

DIA 20 DE JULHO
Vaquejada no Parque Vicente Gonçalves Liberalino
Festa dançante com: Casadões do Forró \ Hélio Rodrigues \ Marlon Morais

DIA 21 DE JULHO
Vaquejada no Parque Vicente Gonçalves Liberalino
18:00 horas Festa dançante com: Alencar \ Normando do Acordeon \ Estouro de Paredão

Confira todas as fotos da semana do município clicando no link abaixo: 
http://secultassareceara.blogspot.com/p/galeria-de-fotos.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário