terça-feira, 4 de agosto de 2020

Assaré: SECULT – Assaré lança mais um cordel no formato virtual.

Mesmo em tempos da pandemia, a Secretaria Municipal de Cultura de Assaré permanece com o “Projeto Cordel na Feira”, lançando os trabalhos dos poetas assareenses, só que no formato virtual. Como se sabe, o Projeto Cordel na Feira é uma atividade conjunta entre a SECULT – Assaré e o SESC – Crato, que vem sendo desenvolvida desde 2017 com muito sucesso, garantindo assim o seu objetivo: acordar vocações poéticas, (tem gente que não sabia que era poeta e se descobriu depois deste projeto) e publicar as obras dos vates sem condições financeiras.   

O Secretário Municipal de Cultura, Vavá Gois, fala sobre o Projeto Cordel na Feira neste período de isolamento social.  “O Projeto Cordel na Feira nunca se acabou. Não ocorre presencialmente na Praça, com a participação dos artistas da música. Mas, as obras em si, estão sendo lançadas e divulgadas na nossa plataforma digital, ou seja: no Blog e nas páginas que a Pasta mantém na internet. 

Hoje, estamos lançando mais um cordel, desta vez, do poeta Irineu, um poeta assareense que foi descoberto pelo poeta Zé Lopes, seu colega no Conselho Tutelar. Zé Lopes, autor de muitos cordéis, ao descobrir que Irineu Alencar era poeta, passou a incentivá-lo a produzir. E Irineu compôs o seu cordel de estréia explorando um tema bem engraçado e interessante: A Traição Pelo WhatsApp. É este cordel que está sendo lançado na plataforma da SECULT- Assaré”.  

O cronograma de lançamento mensal de cordéis está mantido pelo Projeto, garante Vavá. “O cordel de Irineu Alencar é referente ao mês de julho. Agora, quando passar esta pandemia ,o Projeto volta à Praça do Mercado. E na reestréia, haverá um lançamento coletivo, com todas as obras publicadas na plataforma neste período. Quero também lembrar que todos esses cordéis estão impressos e serão distribuídos com os turistas, visitantes, escolas, bibliotecas e repartições públicas. A outra parte, será destinada ao autor”
afirma o Secretário.

Lei o Cordel acessando o nosso link abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário