quinta-feira, 23 de novembro de 2017

7ª EDIÇÃO DO CORDEL DA FEIRA COM O LANÇAMENTO DO CORDEL “MÃE ÁFRICA” DO POETA E PROFESSOR LUIZÃO


Aconteceu mais uma edição do Projeto Cordel na Feira, desta vez a sétima edição teve um tom bem especial, pois dentro das atividades da Secretaria de Cultura de Assaré referentes ao dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, o lançamento do cordel do poeta e professor Luizão intitulado “Mãe África” veio de maneira singular relatar um pouco da trajetória de sofrimento e glórias, bem como o legado que os NEGROS deixaram para o nosso país, na busca incessante por Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Luíz Dias de Pinho nasceu no dia 09 de março de 1961, no Sítio Timbaúba – Tarrafas (CE), filho de Manoel Dias de Pinho e de Maria Izabel de Pinho. O gosto pela leitura ainda na infância foi o que motivou o poeta a se encantar e apaixonar-se pela Literatura de Cordel, ainda também, fonte de inspiração para escrever poesias, considerados pelo professor Luizão são seus mestres: Patativa do Assaré, o poeta maior e seu filho, o poeta Geraldo Gonçalves. O primeiro considerado um “monstro” na crítica social em seus poemas, já o segundo, um mestre na arte de compor versos líricos.
O evento tem total apoio da Administração Assaré de Todos e grande parceria do SESC que tem incentivado e valorizado a produção e publicação dos cordéis e contou também com a participação de vários artistas da terra, dos quais os violeiros e repentista Manel do Cego e Ceci do Amaro, Miceno Pereira e Chico Félix, Valter do Cavaquinho, Geovane do Cavaquinho, sanfoneiros Seu Gilson, Sandoval, Normando, Toninho da Serrinha, Tadeu da Serra, Dé de Belo, Raimundinho do Juá, Seu Cildo, Forró Farra de Vaqueiro, cantor Sandro Pegador.
Em suas palavras o professor e poeta Luizão ficou muito feliz por ter um cordel seu publicado e agradeceu a oportunidade de mostrar o seu trabalho, bem como ressaltou a importância de incentivar, valorizar e fomentar a produção da literatura de cordel em Assaré. Na oportunidade a SECULT Assaré agradece a presença de toda a comunidade que se fez presente para prestigiar o lançamento cordel, agradece também à presença de seu Afonso Goçalves, Filho de Patativa, do cantor Tony Camargo, filho ilustre de Assaré, bem como do grupo de alunos da Escola Batistina Braga, que acompanhados da coordenadora Núbia também foram prestigiar o grandioso evento, Cordel na Feira.

Veja todas as fotos clicando neste link em destaque:
https://secultassareceara.blogspot.com.br/p/galeria-de-fotos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário