terça-feira, 3 de julho de 2018

Mestres da cultura assareense são diplomados no Teatro José de Alencar em Fortaleza.


Na foto: Fabiano Piuba-Sec. De Cultura
Do Estado, Poliana Filha do Mestre Geraldo
Gonçalves e Izolda Cela - Vice-Governadora
do Estado. 
Mais dois mestres filhos de Assaré entraram no quadro dos Tesouros Vivos do Ceará.  O Projeto pertence à Secretaria de Cultura do Estado  – SECULT e na edição do ano passado garantiram vagas naquele seleto colegiado os mestres assareenses Dona Zenilda Ferreira, conhecida por fazer a melhor linguiça caseira  e o poeta Geraldo Gonçalves de Alencar. Os perfis dos vencedores de Assaré foram montados pela Secretaria Municipal de Cultura, que entre outros objetivos culturais, resgata os valores produzidos daqueles que se destacam em saberes e fazeres populares.

Entre os ganhadores encontrava-se o poeta Geraldo Gonçalves, que infelizmente, faleceu exatamente no dia em que a SECULT publicou os nomes dos novos mestres do Ceará no Diário Oficial, entretanto sua filha Poliana Gonçalves foi convidada a receber o título In Memoriam. A diplomação ocorreu no dia 25 de junho, em solenidade realizada no Teatro José de Alencar, onde estiveram presentes o Secretário Estadual de Cultura professor Fabiano Piúba e a vice-governadora Isolda Cela.

Por motivos superiores, Dona Zenilda Ferreira, Mestre em gastronomia "Linguiça Caseira" não pode comparecer à solenidade de diplomação dos mestres na Capital do Estado.

No entanto, o secretário Vává Gois entrou em acordo com o secretário da SECULT, o professor Fábiano Piuba, para que Dona Zenilda venha a ser diplomada aqui na região, em data a ser combinada.

A SECULT– Assaré tem se esforçado muito para fazer os seus mestres da cultura popular se tornarem reconhecidos em nível de Estado, entrando para o seleto quadro dos tesouros vivos do Ceará.

Este esforço parte do prefeito Evanderto Almeida e se confirma com trabalho da SECULT – Assaré que tem à frente o incansável Vavá Gois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário