quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

SECULT Assaré é diamante no Selo de Responsabilidade Cultural 2018.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) entregou nesta segunda-feira, 17/12, em solenidade no Tetro José de Alencar o Selo de Responsabilidade Cultural 2018, destinado ao reconhecimento de pessoas jurídicas de direito público e privado, com e sem fins lucrativos, que comprovadamente implementam ou incentivam programas, projetos e ações voltados para o desenvolvimento cultural do Estado do Ceará.

O Município de Assaré, que fora contemplado na categoria de diamante, (o topo da classificação), recebeu o selo através do Prefeito Evanderto Almeida e do Secretário de Cultura Vavá Gois.

“O Selo de Responsabilidade Cultural é garantido por uma lei de 2003 (Lei Estadual nº 13.426). Ele reconhece empresas e instituições culturais que apoiam, realizam e promovem a cultura no Ceará, seja diretamente ou por meio de leis de incentivo, como a Lei Rouanet e a Lei do Mecenato Estadual.

Empresas que receberam o Selo

Confira por categoria as empresas e instituições que receberam o Selo de Responsabilidade Cultural 2018.

Modalidade Diamante: Servis  Segurança; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Sobral, Prefeitura Municipal de Assaré e M. Dias Branco

Modalidade Ouro: Cegás; Condomínio Shopping Benfica; Fundação Beto Studart; Instituto Beatriz e Lauro Fiúza;

Boas Práticas: Arcos – Associação Arte e Acordes; Associação Filhos e Amigos de Icó, Associação Shalom; Instituto Katiana Pena; Prefeitura Municipal de Palhano; FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

Como o Assaré conseguiu.

Projetos culturais como “Cordel na Feira”, quando mensalmente a SECULT – Assaré lança um folheto de cordel na feira local, em parceria com o SESC Crato, possibilitando os poetas a terem os seus trabalhos publicados sem ônus para eles; as “Terreiradas Culturais de Capoeira e Maneiro-pau” envolvendo crianças e adolescentes; o “Assaré no Resgate das Cordas e Violas”, que promove cantorias nas comunidades urbanas e rurais, levaram o Município de Assaré à excelência da responsabilidade cultural, reconhecida pela SECULT – Ceará, ao conferir-lhe o Selo de Responsabilidade Cultural em memorável noite no Teatro José de Alencar.

Convidado a se pronunciar durante a outorga do valoroso Selo, o prefeito Evanderto Almeida, deixou claro em suas palavras que o seu compromisso com a cultura popular sempre fez parte de todas as suas gestões como ferramenta de inclusão social. Em conversa com a imprensa, após o recebimento desta honraria que continua repercutindo nos meios culturais e políticos, Evanderto aprofundou o seu comentário sobre o Selo de Responsabilidade Cultural recebido das mãos do Secretário Estadual de Cultura Fabiano Piuba: “O Assaré é reconhecido nacionalmente como a terra da cultura. Não só por conta da poesia de Patativa, mas pelas tradicionais danças folclóricas, a religiosidade popular, as cantorias de pede de parede e muitos outros folguedos. E isso não pode morrer, porque a cultural popular é a vida construída por décadas e até séculos pela sabedoria do povo”.

Por sua vez, o Secretário de Cultura Vavá Gois, que planeja e executa as ações, se disse muito honrado com o Selo recebido pelo Assaré através da Pasta a quem está à frente: “O nosso trabalho se volta diariamente para este trabalho, que assumimos como missionário. E a nossa meta é marcar presença em todas as comunidades. Despertar a cultura popular que habita dentro da alma de cada pessoa. Mesmo dos jovens que sabem pouco sobre elas. Mas quando são motivados, eles aceitam de bom grado. Isso porque a cultura popular se transmite pelo próprio sangue e faz parte do DNA de cada pessoa. O Selo só faz nos motivar cada vez mais e por outro lado, indica que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes”, concluiu. 

O secretário Vavá Gois e o prefeito Evanderto Almeida encontram-se ainda em Fortaleza onde participam de audiências em várias secretarias do Governo e regressarão na sexta-feira.

Créditos fotos: Secult Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário