segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Dezembro, último mês do ano de 2019 e a Secult Assaré participa de duas importes reuniões com a SECULT Ceará na cidade do Crato.


Durante o mês de dezembro aconteceram importantes reuniões na área da cultura para a região do Cariri e para o nosso Assaré. Em meados do mês natalino a convite do Escritório Regional da Cultura no Cariri através de sua coordenadora Dany de Jade e do Secretário da pasta da cultura no estado do Ceará, o titular Fabiano Piúba aconteceu no Teatro Raquel de Queiroz, na cidade do Crato uma importante reunião para retomada de articulação e criação do Fórum de Cultura e Turismo da região do Cariri.

Para realização desse encontro foram convidados todos os secretários de Cultura e Turismo do Cariri, além de pessoas que fazem a nossa cultura como artistas locais, artesãos, atores, músicos, mestres, coordenadores de grupos culturais e guias turísticos, bem como pessoas que tenham a paixão e amor pelo fazer cultural.

O município de Assaré contou com presença da Vice-Prefeita Maria É Braga Mota e do Secretário da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer Vavá Gois que juntos com os demais representantes dos municípios do Cariri ouviram as palavras do Secretário Fabiano Piúba, do coordenador de patrimônio da Secult Ceará Alênio Carlos e da mediadora da reunião, a coordenadora do Escritório Regional da Cultura Dany de Jade que agradeceram a presença de todos e falaram das politicas públicas da Secretaria de Cultura para a nossa região e para todo o estado.

Depois da apresentação dos projetos e ações da Secult Ceará os palestrantes deram um suporte maior ao falarem da retomada dos trabalhos do Fórum de Cultura e Turismo no Cariri, visto que o mesmo a alguns anos encontra-se desativado e como  o setor do turismo deu continuidade a um novo fórum que é o CONDETUR, que vem realizando um bom trabalho. Agora, ao formar essa grande parceria com o setor cultural da nossa região desejamos com muita ansiedade o retorno dos trabalhos do Fórum de Cultura junto ao turismo, Já que na nossa região o turismo e cultura caminham fortemente juntos.

O primeiro passo foi dado, agora é aguardar as demais reuniões e assembleias para formar definitivamente com a presença dos seus representantes a diretoria oficial do novo Fórum da Cultura e Turismo da  região do Cariri e assim trabalharmos e fortalecer os direitos e deveres da nossa cultura para os municípios e grupos participantes.

Reunião da SECULT CEARÁ com os representantes de Assaré.

No último dia 30 de dezembro se reuniram no Teatro Raquel de Queiroz ,  sede do Escritório Regional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará na Região do Cariri a Coordenadora da instituição anteriormente citada a senhora Dany de Jade, a Vice - Prefeita de Assaré Maria É, Prefeito de Assaré Evanderto Almeida e o Secretário da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré Vavá Gois para debater e iniciar o projeto do XVI Patativa do Assaré em Arte Cultura que será realizado em março de 2020. A reunião teve a participação do Secretário de Cultura do Estado do Ceará Fabiano Piúba por meio virtual, em que  do puderam conversar e discutir os projetos e parcerias para realização da Festa do Patativa do Assaré, Edição 2020.

A reunião foi bastante proveitosa e com ótimas ideias e perspectivas onde até o mês de março serão discutidas, trabalhadas e realizadas para que juntos possamos por mais um ano realizar uma grande festa cultural em comemoração aos 111 anos do grande Poeta Patativa do Assaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário