segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Assaré: Educação e Cultura realizam a I Mostra de Cultura Afrodescendente.

Com o objetivo de valorizar a Cultura Afrodescendente, que mesmo sendo vivenciada no cotidiano, passa sempre por despercebida ou então massacrada, as Secretarias de Cultura, Educação e Administração Municipal resolveram sair em defesa desta temática, que entrará não somente na programação para o Dia da Consciência Negra, mas também nas políticas sociais e educacionais o ano inteiro.

A essência da I Mostra da Cultura Afrodescendente tem raízes na Escola Batistina Braga, que já desenvolve um projeto interno neste sentido, ao explorar o tema junto aos seus alunos. Pegando esse gancho, as pastas se unem diante do impactante tema e resolvem dar grandiosidade ao Projeto, retirando as suas experiências bem sucedidas de dentro das quatro paredes do Batistina Braga para toda a comunidade escolar.

Para dá o formato pedagógico ao Projeto, as secretarias foram em busca de parceiros. Nesta condição estão, a Escola de Saberes Ave e Poesia e as Escolas Maria Isabel, Joaquim Neco da Costa, Ananias Ferreira de Melo , Antonio da Silva Leal, Patativa do Assaré , Antonio Ângelo da Silva e Batista de Assaré.

Sobre as experiências da Escola Batistina, diz a professora Ismênia Leite “As ações desenvolvidas para o dia 20 de novembro nasceram da necessidade de compartilharmos todo um trabalho realizado durante o ano letivo, de valorização e respeito à cultura afro dentro da Escola Batistina Braga. Então, convidamos as demais Escolas do município, a nos unirmos e juntos com  a sociedade civil, trabalharmos o respeito e a igualdade entre os povos, reconhecendo o valor e a importância dos negros na construção e formação do povo brasileiro”. 

As ações irão se apresentadas na I Mostra da Cultura Afrodescendente, no dia 20 de novembro, a partir das 18 horas, na Praça do Mercado. Este evento, antes de tudo, tem o objetivo de refletir e mostrar a sociedade o significado e importância desse dia , através de manifestações culturais, que vão desde desfiles, dramatização, roda de capoeira, construção de acessórios afro, danças e tudo o que há de representação desta grandiosa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário