sábado, 16 de novembro de 2019

Assaré: Mais uma edição de cordas e violas dá vida ao sertão.

O projeto “Assaré no resgate das cordas e violas” esteve na noite desta sexta-feira, (15), na comunidade de Araçás, na região serrana do Município. O evento faz parte das atividades da Secretaria de Cultura local, que vem sendo levado a efeito desde o ano de 2017, com  total apoio da Gestão do prefeito Evanderto Almeida. Os cantadores e improvisadores se encontraram para este grande momento verdadeiramente cultural. Desta feita, na cantoria ao pé-de-parede se encontram em dupla, os improvisadores Manoel do Cego e Zé Alves; Antonio Poeta e Cícero Romário.

Um grande público se fez presente, em destaque também as presenças do Secretário Vavá Gois e do Prefeito Evanderto Almeida. São eles os chamados fãs de carteirinhas das cantorias e de outras manifestações populares. 

Os artistas da viola cantaram inspirados na noite de ontem nos Araçás. Saíram-se muito bem nas sextihas, nas glosas, nos motes e outros temas solicitados pelos presentes, como nas canções.

“Como se trata de um evento da nossa Pasta, cuidamos da organização, desde os convites às comunidades que integram a região dos Araçás até a preparação do local da cantoria. O nosso objetivo é, como já diz o projeto, resgatar a cultura da viola, tão comum nos anos passados. E neste meio, até descobrir o talento de crianças e jovens na arte de cantar de improviso”, explica o Secretário de Cultura Vavá Gois.

Já o prefeito Evanderto Almeida, também não deixa por menos: “Eu sou de uma geração de cantorias. Eu não perdia uma na nossa região. Ficava sentado bem na frente dos cantadores a noite inteira, sem perder um lance do improviso. Portanto, é preciso saber que a cantoria é uma das mais belas manifestações da cultura do povo. E os cantadores dizem coisas essenciais até mesma para a nossa forma de pensar a vida.  Por isso, sou um incentivador deste projeto enquanto eu for gestor municipal”, concluiu o Chefe do Executivo assareense.

Confira matéria completa e várias fotos do evento acessando o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário