segunda-feira, 11 de junho de 2018

Assaré dá o último adeus ao sanfoneiro Chico Paes: o Sanfoneiro do povo.


O Assaré levou ao túmulo nesta última quinta-feira, (8), um dos seus mais ilustres filhos: o acordeonista Francisco Paes de Castro, popularmente conhecido por Chico Paes. O artista contava com 92 anos e deixa uma filha do primeiro casamento, duas filhas e um filho do segundo consorte.
Familiares, amigos, músicos e  centenas de fãs passaram pelo local onde o corpo de Chico Paes foi velado, na Rua São Francisco, aqui em Assaré. Não seria necessário dizer que todos estavam muito abalados. E não é para menos: o sanfoneiro do Rio Felipe animou o sertão por 80 anos.

A morte de Chico Paes repercutiu em todo o Brasil. Tinha ele um relacionamento pacífico entre os colegas de profissão, por isso era muito querido. Os artistas mais jovens o tratavam carinhosamente por Pai Chico. Era do  seu  feitio ajudar aos colegas.

Chico Paes aprendeu também com o seu pai, além de puxar o fole de 8 baixos, a profissão de afinador de sanfona. A sua incrível afinidade ligada à arte musical era tão sensível, que chegou a tocar percussão, como pandeiro, triângulo, zabumba, pratos e ainda tocava violão.

As mais expressivas homenagens ocorreram na Matriz de Nossa Senhora das Dores. Delas participaram Dani de Jade representante da SECULT-CE, muitas lideranças políticas e sociais do Município de Tarrafas, como: Os vereadores Tunes Antonio, Wadir Guerreiro, Valdeci Lêu, Bogó, Chicão do Crediário, a ex-prefeita Teca Lopes, o ex-prefeito Tertuliano Cândido, o líder político e empresário Cláudio Germano, secretário de cultura Tonozinho e o mestre Antonio Rafael.

Aqui de Assaré, registramos  as presenças do Secretário de Cultura Vavá Gois, da Secretária de Educação professora Eldevanha Souza, Secretário de Finanças Erasmo Rodrigues, Secretária de Saúde Roberta Almeida, vereador Itamar Pio, a ex-vereadora Aninha Palácio, que representou o deputado Anderson Palácio, o líder comunitário Lourismar do Amaro entre outros. O prefeito Evanderto Almeida não pode comparecer ao velório, porque participava do encontro de prefeitos em Fortaleza.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário