quarta-feira, 13 de junho de 2018

Dança do bumba-meu-boi é resgatada em Assaré - Tradição e Cultura na Serra de Santana



O bumba-meu-boi é uma dança folclórica típica do norte e nordeste brasileiro, que no passado foi muito difundida em Assaré. Depois de muitos anos de ausência, um grupo de pessoas que conhece esta manifestação, está trazendo ela de volta no Sítio Cercada, na região da Serra de Santana.

Sob a coordenação dos fiéis Rafael Teixeira de Oliveira e Cícero de Pedrina, o Grupo de bumba-meu-boi daquela comunidade já conta com 25 membros e está originalmente montado, como determina a tradição.

O bumba-meu-boi mistura a dança e a representação teatral, onde os personagens são humanos e animais fantásticos, principalmente o boi. A história mistura sátira, comédia, tragédia e drama, na qual a figura do homem é frágil diante da força bruta do boi. A história é contada através de cantos e declamações, e os acontecimentos permeiam a vida, morte e ressurreição de um boi.

Os personagens principais são: o boi, a burrinha, a caipora entre muitos. A representação conta com alegorias muito coloridas, sendo que a alegoria do boi é feita com uma armação de madeira coberta por tecidos bordados, na forma de um touro. O homem que fica dentro desta alegoria é chamado de "miolo do boi”.

O grupo da Cercada se apresentará uma vez por mês em seu terreiro em frente ao Rafas Bar, na mesma localidade. No entanto, aceita convites para se apresentar em outros sítios, vilas e cidades.

Agora, para que o grupo se mantenha em atividade, será necessário o apoio logístico. Este apoio pode vir através de dinheiro em espécie ou doações de alimentos não perecíveis ou ainda objetos que possam ser leiloados. Tudo o que for arrecadado servirá para fazer frente às despesas com a Festa de Reis, no dia 6 de janeiro, ponto culminante do projeto anual.

O bumba-meu-boi é uma homenagem aos santos e divindades do catolicismo pela força que produz milagres restaurando a vida dos doentes e vencendo a morte pela ressurreição da carne.

Apoio da SECULT Assaré.
Ao tomar conhecimento da formação do grupo de bumba-meu-boi o prefeito Evanderto Almeida e o secretário Vavá Gois ficaram otimistas. Isso porque, está nos objetivos da Secult – Assaré ações de políticas públicas para recuperação das tradições do povo.
No próximo sábado, dia 16 de junho, o bumba-meu-boi da Cercada se apresentará naquela comunidade a partir das 7 horas da noite, em frente ao Rafas Bar. O convite é para todos os católicos e para os que admiram a tradição popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário